Luz Marina Lopes de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4960156081332866
  • Última atualização do currículo em 02/10/2017


Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2012), e MBA em Gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui formação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará. Atualmente mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará - UFPA. Área de atuação: Economia amazônica, Desenvolvimento regional e urbano, Economia agroextrativista do açaí, Arranjo produtivo Local, políticas de desenvolvimento regional e industrialização. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luz Marina Lopes de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, L. M. L.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Economia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Orientador: prof. Dr. Daniilo Araújo Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Economia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: CONFIGURAÇÃO URBANO-RURAL NO ESTADO DO PARÁ: UMA ANÁLISE DOS CIRCUITOS URBANOS DA ECONOMIA DO AÇAÍ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.
Orientador: Danilo de Araújo Fernandes.
2009 - 2012
Graduação em Administração.
Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
Título: ESTRATÉGIAS DE REINGRESSO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL NO ANO DE 2012 PARA A COOPERATIVA DOS MICROPRODUTORES E ARTESÃOS DA ÁREA METROPOLITANA DE BELÉM.
Orientador: Luiz Carlos Marques Ongaratto.




Formação Complementar


2013 - 2015
MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Projeto de Automatização da Feira do Ver-o-Peso.
Orientador: Marta Rocha Camargo.
2007 - 2011
INGLÊS. (Carga horária: 300h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Economia Ambiental. (Carga horária: 16h).
Conselho Regional de Economia, CORECON, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
O objetivo geral deste projeto é compreender a dinâmica e o contexto histórico de formação das elites sub-regionais amazônicas ao longo do século XX, assim como a sua relação com a elaboração das grandes estratégias de desenvolvimento regional no período pós Segunda Guerra Mundial.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboradora na pesquisa do Projeto A FORMAÇÃO DAS ELITES NA AMAZÔNIA: DIVERSIDADE ESTRUTURAL E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SÉCULO XX. O objetivo geral deste projeto é compreender a dinâmica e o contexto histórico de formação das elites sub-regionais amazônicas ao longo do século XX, assim como a sua relação com a elaboração das grandes estratégias de desenvolvimento regional no período pós Segunda Guerra Mundial.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa e extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboradora no Projeto Assessoria Técnica para Elaboração e Gestão de Projetos Sociais voltados para o Mercado Institucional de Alimentos do Território da Cidadania do Baixo Tocantins e na Região do Salgado. Trata-se de um programa de extensão universitária integrado ao ensino e a pesquisa cujo objetivo é promover assessoria técnica em elaboração de projetos sociais voltados à ampliação da participação dos empreendimentos da agricultura familiar (AF) e empreendimentos econômicos solidários (EES) no mercado institucional de alimentos, em particular aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programas de Economia Solidária, Programas de Aqüicultura e Pesca e outras políticas públicas de inclusão sócio-produtiva existentes no Território da Cidadania do Baixo Tocantins e na Região do Salgado no Estado do Pará. Observa-se a importância em promover o avanço e a descentralização das políticas de segurança e soberania alimentar, desenvolvimento rural, economia solidária e oferecer aos gestores públicos e a sociedade civil organizada o acesso as metodologias de gestão participativas e as novas tecnologias de informação com o objetivo de instrumentalizar as ações de políticas públicas no âmbito da agricultura familiar, economia solidária e merenda escolar, assim como, potencializar a capacidade de governança da esfera municipal, particularmente as gestões públicas dos municípios de Abaetetuba, Cametá, Colares, Curuçá, Igarapé-Miri, Moju, São Caetano de Odivelas e Vigia. Parti-se de um diagnóstico preliminar baseado nas condições de territórios deprimidos, contudo, observa-se o potencial de governança dessas localidades ao serem identificadas ações no âmbito da melhoria da oferta de alimentos saudáveis e no fortalecimento da articulação com produtores locais organizados em cooperativas agrárias e associações de pescadores artesanais.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Colaboradora no Projeto Formação de Formadores para as Incubadoras Públicas de Empreendimentos Econômicos Solidários. Objetivo do projeto é a realização de curso de extensão em economia solidária e gestão de empreendimentos solidários por meio da Incubadoras Universitárias de Economia Solidária da UFPA-Marabá, UFAL, UNIR, UFRR, UFRN, UNEB, UFRB, Unemat-Cáceres, UFAC, IFPA-Castanhal, Prefeitura de Bragança-PA. Público beneficiário 300 pessoas.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
O Arranjo produtivo Local da polpa de frutas do Nordeste Paraense e região Metropolitana de Belém
Descrição: No ano de 2003, no contexto de uma rodada de pesquisa da RedeSist, procedemos uma pesquisa sobre o Arranjo Produtivo Local em torno do processamento de frutos na região do Nordeste Paraense e na Região Metropolitana de Belém (Costa, Andrade e Fiock, 2004). A escolha desse APL deveu-se ao seu grande significado numa estratégia que vise o desenvolvimento de base rural sustentável na Amazônia (Costa, Andrade e Fiock, 2006). A pesquisa expôs a emergência na região Nordeste Paraense e Metropolitana de Belém de um tipo de estruturação de processamento industrial de frutas formada por empresas formalmente constituídas, maiores que os pontos tradicionais de obtenção de polpa de açaí para consumo imediato (os chamados ?batedores de açaí?), mas dominantemente pequenas, baseadas primordialmente em produtos regionais, de base extrativa ou agrícola com capacidade produtiva crescente, em conjunto com um leque importante de produtos exóticos, orientadas aos mercados locais e nacional do Nordeste e do Sudeste do País. Passados sete anos, foram feitas novas entrevistas com as mesmas empresas entrevistadas em 2003. Com a análise dos resultados da nova pesquisa de 2010, vários resultados apontavam a necessidade de aprofundamento dos estudos do APL. Entre eles um aprofundamento do estudo da cadeia de insumos e produtos derivados do mercado de polpa de frutas de açai. Desta forma, inicia-se em 2012, uma nova etapa da pesquisa, na qual é feita levantamento de informações relativas aos mercados que funcionam de modo complementar aos das empresas atuantes na produção de polpa de fruta. Ou seja, mercados de insumos industriais, máquinas, equipamentos e demais materiais utilizados pelas empresas responsáveis pelo processamento da fruta, ao mesmo tempo em que inicia-se, de modo complementar à pesquisa da indústria, um levantamento de dados referentes ao mercado dos ?batedores de açaí? na Região metropolitana de Belém..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A FORMAÇÃO DAS ELITES NA AMAZÔNIA: DIVERSIDADE ESTRUTURAL E ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO SÉCULO XX
Descrição: O objetivo geral deste projeto é compreender a dinâmica e o contexto histórico de formação das elites sub-regionais amazônicas ao longo do século XX, assim como a sua relação com a elaboração das grandes estratégias de desenvolvimento regional no período pós Segunda Guerra Mundial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luz Marina Lopes de Almeida - Coordenador / Cássio Amâncio Belizário - Integrante / Danilo Araújo Fernandes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2011 - 2014
Projeto UrbisAmazônia
Descrição: O objetivo deste projeto é qualificar e preencher lacunas em nossa compreensão da estrutura e funcionamento do fenômeno urbano na Amazônia contemporânea dentro de um quadro conceitual que aceita a hipótese da urbanização extensiva. Faremos isso a partir da possibilidade de descrever, caracterizar, medir, representar e cartografar um Sistema Urbano num espaço regional como a expressão territorial da urbanização contemporânea na Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luz Marina Lopes de Almeida - Coordenador / Cássio Amâncio Belizário - Integrante / Danilo Araújo Fernandes - Integrante / Antonio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Ana Cláudia Cardoso - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Projeto Formação de Formadores para as Incubadoras Públicas de Empreendimentos Econômicos Solidários

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Armando Lirio de Souza em 16/12/2014.
Descrição: Objetivo do projeto é a realização de curso de extensão em economia solidária e gestão de empreendimentos solidários por meio da Incubadoras Universitárias de Economia Solidária da UFPA-Marabá, UFAL, UNIR, UFRR, UFRN, UNEB, UFRB, Unemat-Cáceres, UFAC, IFPA-Castanhal, Prefeitura de Bragança-PA. Público beneficiário 300 pessoas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
ASSESSORIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS VOLTADOS PARA O MERCADO INSTITUCIONAL DE ALIMENTOS DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BAIXO TOCANTINS E NA REGIÃO DO SALGADO
Descrição: Trata-se de um programa de extensão universitária integrado ao ensino e a pesquisa cujo objetivo é promover assessoria técnica em elaboração de projetos sociais voltados à ampliação da participação dos empreendimentos da agricultura familiar (AF) e empreendimentos econômicos solidários (EES) no mercado institucional de alimentos, em particular aos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa da Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programas de Economia Solidária, Programas de Aqüicultura e Pesca e outras políticas públicas de inclusão sócio-produtiva existentes no Território da Cidadania do Baixo Tocantins e na Região do Salgado no Estado do Pará. Observa-se a importância em promover o avanço e a descentralização das políticas de segurança e soberania alimentar, desenvolvimento rural, economia solidária e oferecer aos gestores públicos e a sociedade civil organizada o acesso as metodologias de gestão participativas e as novas tecnologias de informação com o objetivo de instrumentalizar as ações de políticas públicas no âmbito da agricultura familiar, economia solidária e merenda escolar, assim como, potencializar a capacidade de governança da esfera municipal, particularmente as gestões públicas dos municípios de Abaetetuba, Cametá, Colares, Curuçá, Igarapé-Miri, Moju, São Caetano de Odivelas e Vigia. Parti-se de um diagnóstico preliminar baseado nas condições de territórios deprimidos, contudo, observa-se o potencial de governança dessas localidades ao serem identificadas ações no âmbito da melhoria da oferta de alimentos saudáveis e no fortalecimento da articulação com produtores locais organizados em cooperativas agrárias e associações de pescadores artesanais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luz Marina Lopes de Almeida - Coordenador / Armando Lirio - Integrante / Nayara Ribeiro - Integrante / Kelvin Morais - Integrante / Diogo Santana - Integrante / Cássio Amâncio Belizário - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALIAS NETO, F. M. ; ALMEIDA, L. M. L. . Estado e burocracia no Brasil: notas sobre um debate. In: VIII Encontro de Pós-Graduação em História Econômica, 2016, São Paulo. Brasil República I, 2016.

2.
ALMEIDA, L. M. L.; FERNANDES, D. A. ; CARDOSO, A. C. . OS DOIS CIRCUITOS URBANOS DA ECONOMIA DO AÇAÍ NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: Dinâmica histórica e configuração atual. In: Seminário sobre Economia Mineira, 2016, Diamantina. Economia Urbana, 2016.

3.
CARDOSO, A. C. ; FERNANDES, D. A. ; KATO, E. S. ; ALMEIDA, L. M. L. . O CIRCUITO INFERIOR DA ECONOMIA URBANA NA AMAZÔNIA: um estudo sobre o papel do mercado de batedores artesanais de açaí na economia da Região Metropolitana de Belém. In: XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos - XIII ENABER, 2015, Curitiba. Questões urbanas e metrópoles, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, D. A. ; BELIZARIO, C. A. ; ALMEIDA, L. M. L. . A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA AMAZÔNIA: um estudo sobre o perfil da política de incentivos fiscais na década de 70 no Estado do Pará. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 2014, Florianópolis. (Neo)desenvolvimentismo em Questão - Florianópolis: SEP, 2014., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, D. A. ; ALMEIDA, L. M. L. ; BELIZARIO, C. A. . A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA E AS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA AMAZÔNIA: um estudo sobre o perfil da política de incentivos fiscais na década de 70 no Estado do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, L. M. L.. A Configuração socioeconômica e espacial do Circuito inferior da Economia Urbana no Estado do Pará. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
ALMEIDA, L. M. L.. Circuito inferior na Amazônia: o desenvolvimento das cidades e a influência da produção agroextrativista do açaí sobre o sistema urbano. 2013. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários Preparatórios e VI Ciclo de Seminários do Projeto Sócrates 2012. 2012. (Seminário).

2.
2° Congresso Norte e Nordeste de Administração. 2011. (Congresso).

3.
10° Encontro Regional dos Estudantes de Administração da da Região Norte - EREAD. 2010. (Encontro).

4.
2° Congresso Norte e Nordeste de Administração. 2010. (Congresso).

5.
Congresso Estudantil da UFPA - CONE. 2010. (Congresso).

6.
I Encontro das Quartas Internacionais de Administração do CESUPA. 2010. (Encontro).

7.
II Encontro das Quartas Internacionais de Administração do CESUPA. 2010. (Encontro).

8.
I Painel de Estágio Supervisionado de Administração. 2010. (Outra).

9.
Semana de Economia IPEA/UFPA. 2010. (Outra).

10.
Semana do Economista 2010. 2010. (Outra).

11.
Seminário Pará: Projeto de desenvolvimento para Cidadania Melhor. 2010. (Seminário).

12.
4° Workshop de Administração do CESUPA. 2009. (Outra).

13.
Dia D do Marketing. 2009. (Seminário).

14.
Encontro de Comércio Exterior - ENCOMEX. 2009. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:00:17