Viviane Eiko Ito Yamasaki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6805193870161793
  • Última atualização do currículo em 07/01/2019


Doutoranda e Mestre em Administração em Gestão Internacional e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2013). Graduada em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2007). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Eiko Ito Yamasaki
Nome em citações bibliográficas
YAMASAKI, V. E. I.;YAMASAKI, V.E.I.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Administração: Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Orientador: Mario Henrique Ogasawara.
Palavras-chave: Estrategia internacional; Marketing.
2011 - 2013
Mestrado em Administração em Gestão Internacional.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: A influência da autoestima, da autoestima do corpo e do materialismo na aceitação da cirurgia plástica estética - Estudo comparativo entre Brasil e Portugal,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Mateus Canniatti Ponchio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2003 - 2007
Graduação em Administração de Empresas.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Planejamento Estratétigo para Cia Athlética.
Orientador: Maurício Turra.




Atuação Profissional



Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós Graduação, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Planejamento estratégico em comunicação


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes Prosup

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente editorial na Internext


Faculdade de Informática e Administração Paulista, FIAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da Graduação. Disciplinas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Marketing Digital


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 6
Outras informações
Professora do curso de Pós graduação em Marketing - EAD. Disciplinas: Marketing, Pesquisa de Mercado, Comunicação Integrada de Marketing, Comportamento do Consumidor e TCC I e TCC II


Faculdade de Tecnologia Termomecânica, FTT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora da Graduação. Disciplinas: Marketing, Técnicas de Comercialização e Jogos de Empresas


Grupo Pão de Açucar, GPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área: Marketing ? Consultora de Marketing ? Estruturação do painel de indicadores, Orçamento do Marketing ? Bandeira Pão de açúcar. ? Acompanhamento das Pesquisas Nielsen e Planejamento de Marketing.


Lord Corporation, LORD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área: Marketing - Especialista de Marketing Estruturação, desenvolvimento e entrega de analises setoriais dos principais mercados de atuação da empresa no Brasil e Latam. ? Desenvolvimento e gerenciamento de planos de marketing para a introdução de novos produtos no mercado brasileiro. ? Mapeamento do mercado e desenvolvimento de estratégia para ganhos de market share. ? Negociação com fornecedores (agencias, design e gráficas) para o desenvolvimento anual de feiras (ALMACO, FEICON, EXPOBOR, EXPOMIN (CHILE), FEIPLAR etre outras). ? Coordenação e acompanhamento de mídias sociais, relações públicas, CRM e atividades relacionadas a comunicação.


AGR Consultores, AGR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área: Mergers and Acquisitions Consultora Associada de Inteligência de Mercado. Responsável pela construção das análises de mercado que suportam a viabilidade e avaliação dos planos de negócios, que se referem a Startups, avaliação de empresas e fusões e aquisições. ? Responsável pela Construção e Sustentação do Plano de Negócios por meio de:  Análises macro e microeconômicas.  Análise de Mercado: Analise setorial, planejamento estratégico, projeções e viabilidades.  Análise do ambiente negócio, tendências da Indústria e desempenho financeiro.  Análise interna da empresa: diagnostico dos processos internos, análise de desempenho, reestruturação de processos para as empresas.  Desenvolvimento do modelo de negócio e análise dos pilares de geração de valor.  Experiência em projetos de varejo (bebidas, vestuário, decoração entre outros) indústria, commodities e serviços financeiros.


Telefônica, TFN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Analista de Marketing Sênior, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Área: Satisfação de Clientes - Responsável pelo Projeto de qualidade no Call Center, através de ações de endomarketing, revisão de processos, treinamentos etc. - Gestão dos Laboratórios de Satisfação (Atento e Uranet), sendo responsável pela gestão da equipe (18 Terceiros), pela implementação de Pesquisas de Mercado, envolvendo Pesquisas com Concorrentes, Pesquisas de Satisfação (ISC) e Processos (ISP) para o segmento negócios. - Identificação de oportunidades de melhoria junto às áreas de negócios, seja na implementação de novas pesquisas ou no alinhamento periódico sobre movimentações nos índices de satisfação; Responsável pela reestruturação dos Laboratórios com ganhos na renegociação do contrato; -Elaboração e execução de treinamentos para os Institutos de Pesquisa e Laboratórios


Natura, NATURA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Analista Júnior, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40
Outras informações
Área: Planejamento Estratégico Participação no projeto do Balanced Scorecard 2008 Natura, realizando as seguintes atividades: - Consolidação dos PEAs (Plano Estratégico das Áreas) com análise dos mapas, relações de causa e efeito, objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas; - Interface com consultoria IBM (responsável técnica pela construção dos BSCs em base SAP-SEM); - Elaboração de materiais com as configurações de criação dos mapas, objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas nos BSCs Natura; - Validação em ambiente de testes SAP dos BSCs construídos para estratégia 2008.


IBM Research Brazil, IBM BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40
Outras informações
Área: Inteligência de Mercado Atuação como estagiária suportando todas as atividades relacionadas ao departamento de Market Intelligence voltadas para Hardware. As principais funções incluem: - Responsável pelas análises Competitivas dos produtos, buscando as oportunidades de melhorias em toda a cadeia para melhorar as vantagens competitivas dos mesmos; - Responsável pelas análises mercadológicas do setor, mapeamento dos concorrentes, e monitoramento constante das ações e lançamentos dos concorrentes diretos e indiretos; - Responsável pelas análises de reposicionamento dos produtos e suporte a vendas; - Monitoramento de ações e desempenhos dos canais; - Monitoramento de lançamentos e campanhas na Web;



Prêmios e títulos


2012
Terceiro Melhor artigo da área Gestão do Produto, XIX SIMPEP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
YAMASAKI, V.E.I.2014 YAMASAKI, V.E.I.; MACLENNAN, M.L.F. ; ALMEIDA, L.M. . Marketing innovation autonomy for subsidiaries in new products development: a case study in fixed telecom. International Journal of Logistics Systems and Management (Print), v. 17, p. 275, 2014.

2.
YAMASAKI, V. E. I.;YAMASAKI, V.E.I.2013 YAMASAKI, V. E. I.; PONCHIO, M. C. ; ROCHA, T. V. . O Consumo de Cirurgia Estética: a influência da autoestima e do materialismo. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 2, p. 30-52, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
YAMASAKI, V. E. I.; ROCHA, T. V. ; Duarte, P. ; Silva, S. . Evidence of a glocal marketing strategy: a case study in the Brazilian telecommunication market. In: 9th Iberian International Business Academy, 2013, Braga. 9th Iberian International Business Academy, 2013.

2.
YAMASAKI, V. E. I.; PONCHIO, M. C. ; ROCHA, T. V. . O Consumo de Cirurgia Estética: a influência da autoestima e do materialismo. In: XVI Semead, 2013, São Paulo. O Consumo de Cirurgia Estética: a influência da autoestima e do materialismo, 2012.

3.
YAMASAKI, V. E. I.; MACLENNAN, M. L. F. ; ALMEIDA, L. M. . DE MARKETING NAS SUBSIDIARIAS PARA INOVAR NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TELEFONIA FIXA. In: XIX Simpep, 2012, Bauru. DE MARKETING NAS SUBSIDIARIAS PARA INOVAR NO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE TELEFONIA FIXA, 2012.

4.
MACLENNAN, M. L. F. ; PICCIOLI, M. L. ; GODEGUES, P. A. ; YAMASAKI, V. E. I. . Aplicação de Tipologias de Estratégias de Expansão Internacional em Economias Emergentes: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas. In: XV Semead, 2012, São Paulo. Aplicação de Tipologias de Estratégias de Expansão Internacional em Economias Emergentes: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
YAMASAKI, V. E. I.; RODRIGUES, T. V. R. ; DUARTE, P. A. O. ; SILVA, S. C. E. . Evidence of a glocal marketing strategy: a case study in the Brazilian telecommunication market. INTERNATIONAL JOURNAL OF BUSINESS EXCELLENCE (ONLINE), 2019.

2.
MACLENNAN, M. L. F. ; PICCIOLI, M. L. ; YAMASAKI, V. E. I. . Aplicação de Tipologias de Expansão Internacional: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 2014.

3.
YAMASAKI, V. E. I.; MACLENNAN, M. L. F. ; ALMEIDA, L. M. . Marketing Inovation Autonomy For Subsidiaries In New Products Development: A Case Study In Fixed Telecom. International Journal of Logistics Systems and Management (Print), 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPES, A. J. M.; YAMASAKI, V. E. I.; MACLENNAN, M. L. F.. Participação em banca de Geovana Nunes da Silva e Bruna Sousa.Estudo de caso Havaianas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica.

2.
FARIA, V.M.C.O.; YAMASAKI, V. E. I.; MACLENNAN, M. L. F.. Participação em banca de Juliana de Freitas Pereira e Bianca Barbosa Ferraz.Utilização do Site reclame aqui na análise de qualidade de serviços. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica.




Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Effenberger Rodrigues e Maria de Fátima Ferreira. A influência do relacionamento com os fornecedores na satisfação de clientes no comércio eletrônico. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Processos Gerenciais) - Faculdade de Tecnologia Termomecânica. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 18:53:14