Iracy Silva Pimenta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7475337737670619
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Atualmente é doutoranda em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG). Possui interesse nas áreas de demografia e economia, com ênfase para participação feminina no mercado de trabalho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Iracy Silva Pimenta
Nome em citações bibliográficas
PIMENTA, I. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Demografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Simone Wajnman.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Economia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Diferencial de rendimentos por gênero no Brasil: uma perspectiva setorial,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jader Fernandes Cirino.
Coorientador: Francisco Carlos da Cunha Cassuce.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 interrompida
Especialização interrompida em 2016 em Estatística com ênfase em Indústria e Mercado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2009 - 2012
Graduação em Ciências Econômicas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: As relações comerciais entre Brasil e China no período 1994-2011 e as ameaças da Doença Holandesa e da Desindustrialização.
Orientador: Flávio Constantino Barbosa.




Formação Complementar


2015 - 2015
Macrodinâmica com Jogos Evolucionários. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Software Estatístico R - módulo I. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Estágio em Ensino como monitora da disciplina Economia Matemática para alunos do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Viçosa.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora II, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino da disciplina Introdução à Economia para as turmas de Comunicação Social e Ciências Contábeis no primeiro semestre de 2016 e Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica e Secretariado Executivo no segundo semestre de 2016.

Atividades

08/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia (duas turmas)
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Economia (duas turmas)

Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Júnior, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação com entrevistas de pesquisa, preparação de questionários, mailing e apuração de dados; realização de estudos, análises de cenários e de mercado; consolidação e tratamento das informações apuradas; geração de relatórios e boletins, análise de eventuais inconsistências; análise de processos, rotinas, organização de trabalho e controles operacionais.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Assessoria econômica, controle de termômetro de vendas e inadimplência, elaboração de matrizes econômicas, análise de aspectos econômicos de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, Atualização de valores e indicadores econômicos, cálculo de juros, elaboração e tabulação de pesquisas qualitativas e quantitativas, pesquisas de mercado.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitoria das disciplinas Introdução à Macroeconomia e Introdução à Microeconomia do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais- ICEG PUC Minas.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20
Outras informações
As atividades realizadas neste estágio estão relacionadas ao monitoramento das atividades parlamentares em comissões nos horários e dias estabelecidos pelo regimento interno da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; elaboração de relatórios deste acompanhamento; organização de seminários temáticos referentes ao projeto; elaboração de textos analíticos sobre o processo legislativo para publicação destinada aos setores aos quais o projeto se destina, e a realização de estudos sobre a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual do Estado de Minas Gerais.


Banco do Brasil S.A., BB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Auxílio na condução de processos judiciais. Elaboração de mensagens corporativas a outras dependências do Banco. Realização de consultas sintéticas em aplicativos internos. Impostação de informações em banco de dados.



Projetos de extensão


2010 - 2010
Acompanhamento e Monitoramento do Legislativo Estadual
Descrição: O projeto tem como objetivo expor à sociedade maneiras de acompanhamento do legislativo do Estado de Minas Gerais, através da observação e análise de reuniões das comissões da Assembleia Legislativa do estado, e posterior difusão dessas informações em boletins impressos e pelo endereço eletrônico legislativonesp.blogspot.com. Para este fim, o projeto e o núcleo ao qual este pertence mantém ligações com a Associação Democracia Ativa e com a Arquidiocese de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Iracy Silva Pimenta - Integrante / Raquel Beatriz Junqueira Guimarães - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUEIROZ, S.L. ; PIMENTA, I. S. ; SOARES, S. S. ; RODRIGUES, C. T. . ANÁLISE DOS IMPACTOS DO PROGRAMA PROACESSO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BENEFICIADOS ENTRE OS ANOS DE 2002 E 2009.. In: XVII Seminário sobre a economia mineira, 2016, Diamantina. Anais do 17º Seminário sobre a Economia Mineira, 2016. v. 4. p. 117-131.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUEIROZ, S.L. ; PIMENTA, I. S. ; SOARES, S. S. ; RODRIGUES, C. T. . Análise dos Impactos do Programa ProAcesso no Desenvolvimento Econômico dos Municípios Beneficiados entre os anos de 2002 e 2009. PLANEJAMENTO E POLITICAS PUBLICAS, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTA, I. S.; QUEIROZ, S.L. ; VERONA, A. P. A. . Perfil dos divorciados por sexo no Brasil segundo o Censo Demográfico 2010. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PIMENTA, I. S.; QUEIROZ, S.L. ; VERONA, A. P. A. . Perfil dos divorciados por sexo no Brasil segundo o Censo Demográfico 2010. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIMENTA, I. S.; CIRINO, J.F. ; CASSUCE, F. C. C. . Diferencial de rendimentos por sexo nos grandes setores econômicos do Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PIMENTA, I. S.; CIRINO, J.F. ; CASSUCE, F. C. C. . Diferencial de rendimentos por gênero no Brasil: uma perspectiva setorial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CIRINO, J.F.; GOMES, A.P.; PIMENTA, I. S.. Participação em banca de Raniella Orquizia da Silva.Análise por gênero da produção do corpo docente dos cursos de Economia nas universidades federais de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
TEIXEIRA, E.C.; OLIVEIRA, E.P.; PIMENTA, I. S.. Participação em banca de Moisés Lopes Saraiva Ferreira.Capital humano e crescimento econômico: um estudo de caso para as maiores economias do mundo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
VIEIRA, F. A. C.; SILVA, O. M.; PIMENTA, I. S.. Participação em banca de Farley Azevedo Sant'Ana.Inovação como fator determinante nas exportações brasileiras no período entre 2000 e 2011. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
TOYOSHIMA, S.H.; SILVA, E.H.; PIMENTA, I. S.. Participação em banca de Jade Gama Diniz.Industrialização e Meio Ambiente: Um estudo de caso de São José dos Campos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Viçosa.

5.
LÍRIO, V.S.; VIEIRA, F. A. C.; PIMENTA, I. S.. Participação em banca de Gabriel Furtado Biancardi.Exportações brasileiras de carne bovina e avícola: uma análise dos condicionantes no período pós-crise. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Viçosa.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congreso de la Associación Latinoamericana de Población. Diferencial de rendimentos por sexo nos grandes setores econômicos do Brasil. 2018. (Congresso).

2.
8º Congreso de la Associación Latinoamericana de Población. Perfil dos divorciados por sexo no Brasil segundo o Censo Demográfico 2010. 2018. (Congresso).

3.
PAA 2018 Annual Meeting. 2018. (Congresso).

4.
XXI Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Perfil dos divorciados por sexo no Brasil segundo o Censo Demográfico 2010. 2018. (Congresso).

5.
Encontro Nacional de Estudo de População, Trabalho, Fecundidade e Comportamento Sexual e Reprodutivo.Diferencial de rendimentos por gênero no Brasil: uma perspectiva setorial. 2017. (Encontro).

6.
VI Seminário de Desenvolvimento e Políticas Públicas. 2015. (Seminário).

7.
XXVII Seminário Internacional de Política Econômica. 2015. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 10:31:20