Juliana de Oliveira Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1120605609243355
  • Última atualização do currículo em 13/06/2018


Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2007) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Atualmente é professora regente do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, alfabetização, espaços escolares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Oliveira Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, J. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Colégio Universitário Geraldo Reis.
Rua Alexandre Moura, 8
São Domingos
24210200 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292712
URL da Homepage: www.coluni.uff.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Crianças: Modos de (Vi)Ver, Praticar e Narrar seus Espaços Cotidianos,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Carmen Lúcia Vidal Pérez.
Palavras-chave: Espaço; Escola; Cidade; Narrativa; Experiência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2008
Especialização em andamento em Formação em Psicopedagogia.
Tekoa - Centro de Estudo da Aprendizagem, TEKOA, Brasil.
Título: Psicopedagogia institucional.
2009 - 2011
Especialização em Alfabetização das Classes Populares. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Educação Patrimonial.
2008 - 2009
Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Métodos tradicionais de alfabetização em tempos de letramento: Um estudo de caso..
Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.
2007 - 2008
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: A ludicidade na psicopedagogia.
Orientador: Maria Esther de Araújo Oliveira.
2001 - 2007
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Audiodescrição. (Carga horária: 8h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2017 - 2017
Programas de Informática na Área da Deficiência Visual. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2017 - 2017
Iniciação ao Sistema Braille. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2016 - 2016
Oficinas On-line do Entre na Roda: Leitura na Escola e na Comunidade. (Carga horária: 32h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Leitura, Escrita e Ensino: Discutindo a Formação d. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Sala de Leitura na Integração Universidade-Escola. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Capacitação para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Geografia da Infância e Geografia Humanista. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Dificuldade de leitura-escrita e TDAH na infância. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Patrimônio Cultural e Leitura Literária. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em IV Curso de Extensão do GEFEL: Alfabetização. (Carga horária: 50h).
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, ISERJ, Brasil.
2014 - 2014
Danças circulares dos povos para principiantes. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Formação Docente. (Carga horária: 20h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2010 - 2010
Curso Básico de Educação Especial. (Carga horária: 44h).
Instituto Helena Antipoff, IHA, Brasil.
2010 - 2010
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2009 - 2009
Curso online Poesia. (Carga horária: 30h).
Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.
2009 - 2009
Poesia ? Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. (Carga horária: 30h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2009 - 2009
Midiaeducação. (Carga horária: 40h).
Multirio, MULTIRIO, Brasil.
2008 - 2008
Atualização em Ciências.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento para Visita Didática. (Carga horária: 4h).
Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, JBRJ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Alfabetização, leitura e escrita. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Ciclos de Formação. (Carga horária: 12h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2005 - 2005
Curso Avançado de Inglês.
Escola Internacional de Idiomas, EF, Inglaterra.


Atuação Profissional



Colégio Universitário Geraldo Reis, COLUNI - UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Supervisão e revisão de aulas digitais e postagem na plataforma EDUCOPEDIA.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora das disciplinas: Arquitetura no Brasil I e II ? Professor: Francisco Salvador Veríssimo.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora das disciplinas: Estatística e Matemática na Educação Infantil. Professora: Mônica Mandarino.


Creche Escola Mary Poppins, CEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 22



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Patrimônio e educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicopedagogia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, J. O.. Olhares Infantis - Memória e Patrimônio. In: Dulcinéa Campos; Janaína Antunes; Margarete Góes; Mônica Costa. (Org.). II Encontro de Estudos Bakhtinianos. Vida, Cultura, Alteridade.. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, v. 1, p. 170-172.

2.
BORGES, J. O.. Aprender a ouvir para aprender a pensar: O que faz um rato em sala de aula?. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - GEGe. (Org.). IV Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana: nosso ato responsável. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. 1, p. 317-318.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, J. O.. Rocinha: Mudanças e persistências. Boletim Direitos Humanos na sala de aula. Publicação Novamerica ? Programa Direitos Humanos, Educação e Cidadania., Rio de Janeiro, 01 jul. 2009.

2.
BORGES, J. O.. Projeto Pingos de consciência: precisamos cuidar da água do mundo. Direitos Humanos na sala de aula, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 01 jul. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, J. O.. VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E NARRATIVAS DOS ESPAÇOS COTIDIANOS DAS CRIANÇAS. In: I Seminário Nacional Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação, 2017, Vitória. ?Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação?. Vitória: UFES, 2017. p. 623-636.

2.
BORGES, J. O.. Cidade: Espaço tão próximo, mas ao mesmo tempo tão estranho. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. As Redes Educativas e as Tecnologias: movimentos sociais e a educação. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2015.

3.
BORGES, J. O.. Espaços da escola e da cidade: pensando com as crianças. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1.

4.
BORGES, J. O.. O trabalho com Projetos na turma de alfabetização do Colégio Universitário Geraldo Reis. In: IX SICEA Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora. Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 1353-1364.

5.
BORGES, J. O.. Crianças: modos de (vi)ver, praticar e narrar seus espaços cotidianos.. In: IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia. IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014.

6.
BORGES, J. O.. Olhares Infantis: As crianças e seus modos de (vi)ver e narrar seus lugares. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo. ANAIS DO V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ? VOZES DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DOCENTE ? EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS E MEMÓRIAS POLIFÔNICAS, 2013.

7.
BORGES, J. O.. APRENDER A OUVIR PARA APRENDER A PENSAR. In: Rodas de Conversa Bakhtiniana, 2012, São Carlos - SP. IV CÍRCULO rodas de conversa bakhtiniana. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2012. p. 98-99.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, J. O.. A escola pública é para todos. E a cidade, para quem é?. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niterói. IV CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2012. p. 83-84.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, J. O.. VIVÊNCIAS, PRÁTICAS E NARRATIVAS DOS ESPAÇOS COTIDIANOS DAS CRIANÇAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, J. O.. Quando 'ARBTHUR' vira vaca? Percursos de um processo de alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, J. O.. Narrativas infantis sobre processos de alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORGES, J. O.. Espaços da escola e da cidade: pensando com as crianças.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, J. O.. Alfabetização por Projetos: construindo caminhos no cotidiano da escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BORGES, J. O.. O trabalho com Projetos na turma de alfabetização do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF - Relato de Experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BORGES, J. O.. Crianças: modos de (vi)ver, praticar e narrar seus espaços cotidianos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, J. O.. Cotidiano Escolar: Como as crianças percebem seus lugares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES, J. O.. Olhares Infantis: As crianças e seus modos de (vi)ver e narrar seus lugares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORGES, J. O.. Olhares infantis - Memória e Patrimônio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORGES, J. O.. Aprender a ouvir para aprender a pensar - o que faz um rato em sala de aula?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORGES, J. O.. A escola pública é para todos. E a cidade, para quem é?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BORGES, J. O.. Métodos Tradicionais de Alfabetização em tempos de Letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BORGES, J. O.. XIV Mostra de Iniciação à Docência na Educação Básica. 2016. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Conectando Conhecimentos Adaptações curriculares: estratégias avaliativas na área da deficiência visual.. 2018. (Seminário).

2.
IV Seminário Conectando Conhecimentos do Instituto Benjamin Constant. 2017. (Seminário).

3.
Seminário Nacional "Infâncias e Juventudes na cidade: um diálogo com a educação". 2017. (Seminário).

4.
3º Simpósio do Rio de Janeiro e 2º Encontro Internacional de Investigação no Campo da Psicopedagogia. 2016. (Simpósio).

5.
III Colóquio Pedagógico - Tempo de Ensinar, Aprender e Refletir. 2016. (Outra).

6.
II Sicea Inter-regional Sul-Sudeste.Quando "ARBTHUR" vira vaca? Percursos de um processo de alfabetização. 2016. (Seminário).

7.
II Sicea Inter-regional Sul-Sudeste. 2016. (Seminário).

8.
I Seminário de Formação Docente da FEUFF: histórias, práticas e concepções. 2016. (Seminário).

9.
VI Seminário Vozes da Educação 20 anos: Memórias, Políticas e Formação Docente. 2016. (Seminário).

10.
XX Seminário de Psicopedagogia. 2016. (Seminário).

11.
Debate Pátria Educadora: o que está sendo e o que pode vir a ser. 2015. (Outra).

12.
II Círculo de Conversas PIBID UFF/PEDAGOGIA - Conversa sobre a diferença na escola. 2015. (Outra).

13.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão. 2015. (Outra).

14.
IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Espaços da escola e da cidade: pensando com as crianças. 2015. (Outra).

15.
IX SICEA Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação I SICEA Internacional. 2015. (Seminário).

16.
IX SICEA Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação I SICEA Internacional.O trabalho com Projetos na turma de alfabetização do Colégio Universitário Geraldo Reis. 2015. (Seminário).

17.
Seminário de Educação Integral - Práticas para uma Cidade Educadora. 2015. (Seminário).

18.
VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação.Cidade: Espaço tão próximo, mas ao mesmo tempo tão estranho. 2015. (Seminário).

19.
VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação. 2015. (Seminário).

20.
Conversa com as Professoras: A escola e os (des)conhecimentos infantis. 2014. (Outra).

21.
Conversa com as Professoras - Alfabetização sem Cartilha: Ler e escrever não é fazer dever!. 2014. (Outra).

22.
IV GRUPECI - SEminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa. 2014. (Seminário).

23.
IV GRUPECI - SEminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa.Crianças: modos de (vi)ver, praticar e narrar seus espaços cotidianos.. 2014. (Seminário).

24.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2014. (Outra).

25.
XXI Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita - FALE/SG. 2014. (Outra).

26.
15º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós. 2013. (Seminário).

27.
II EEBA Encontro de Estudos Bakhtinianos.Olhares Infantis - Memória e Patrimônio. 2013. (Encontro).

28.
I Seminário A Criança e sua Participação na Cidade. 2013. (Seminário).

29.
I Seminário Arquitetos da Educação. 2013. (Seminário).

30.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na atualidade. 2013. (Seminário).

31.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na atualidade.Cotidiano Escolar: Como as crianças percebem seus lugares. 2013. (Seminário).

32.
V Seminário Vozes da Educação.Olhares infantis. 2013. (Seminário).

33.
V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas. 2013. (Seminário).

34.
XXIII Jornada Pedagógica: "O grito nas ruas e o eco na educação". 2013. (Outra).

35.
Encontro Anual de Professores de Sala de Leitura. 2012. (Encontro).

36.
III Encontro WMF Martins Fontes de Literatura Infantil e Juvenil. 2012. (Encontro).

37.
IV Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana.APRENDER A OUVIR PARA APRENDER A PENSAR: O QUE FAZ UM RATO NA SALA DE AULA?. 2012. (Outra).

38.
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. 2012. (Congresso).

39.
IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. A escola pública é para todos. E a cidade, para quem é? Um estudo sobre alfabetização patrimonial.. 2012. (Congresso).

40.
8ª Jornada Internacional de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

41.
Jornadas Psicopedagógicas TEKOA.TEKOA e Formação Profissional - Depoimento. 2011. (Outra).

42.
Oficina "Educação Ambiental Crítica". 2011. (Oficina).

43.
Oficina Trabalho de Itens da Prova Bimestral de Matemática a partir dos Descritores da Prova Brasil. 2011. (Oficina).

44.
I Encontro Estadual de Alfabetização e Leitura Literária/ VII Seminário de Alfabetização e Leitura. 2010. (Seminário).

45.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre diálogos. 2010. (Congresso).

46.
III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Métodos tradicionais de alfabetização em tempos de letramento: um estudo de caso.. 2010. (Congresso).

47.
Métodos de Alfabetização: uma escolha do professor?. 2010. (Outra).

48.
Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Simpósio).

49.
Seminário Leitura e Aprendizagem: um exercício de muitos olhares. 2010. (Seminário).

50.
Profissão Professor: O resgate da Pedagogia - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Instituto Alfa e Beto. 2009. (Seminário).

51.
Centro de Estudos ?Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Ciências. 2008. (Outra).

52.
Encontro de Professores do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

53.
I Seminário Integrado de Educação da 2ªCRE - Reflexões sobre Práticas Curriculares da Escola do Século XXI. 2008. (Seminário).

54.
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. Participação com os alunos da Escola Municipal Luiz Delfino. 2008. (Olimpíada).

55.
V Seminário Integrado da Diretoria de Educação Fundamental "Conhecimento, Cultura e Formação: a Valorização das Idéias e das Práticas Pedagógicas". 2008. (Seminário).

56.
Seminário Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro: História, Restauração e Educação Patrimonial. 2007. (Seminário).

57.
V Congresso Internacional de Educação -. 2007. (Congresso).

58.
Encontro com a Escola da Ponte, um outro caminho para a Educação. 2006. (Encontro).

59.
1º Colóquio Resgate da Identidade Brasileira. 2002. (Outra).

60.
1º Seminário de Ensino Arquitetura e Urbanismo da FAU/UFRJ. 2002. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Geovana Espíndola Ardim. Experiências e vivências nos lugares e espaços do COLUNI-UFF. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

2.
Marylin Liz Fontoura Diniz. Experiências e vivências nos lugares e espaços do COLUNI-UFF. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Edvan Miranda Santana. Projeto Cinema e Escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

2.
Luiz Octávio Vargas Fortes. Projeto Cinema e escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Iniciação à Docência no Ensino Fundamental 1) - Colégio Universitário Geraldo Reis, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

3.
Matheus Dias Rocha Leite. Projeto Cinema e Escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

4.
Sabrina Lamonica Nogueira. Projeto Cinema e Escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

5.
Silvia Roque Pinto. Projeto Cinema e Escola. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

6.
Jéssica Cardoso Martins. Experiências e vivências nos lugares e espaços do COLUNI-UFF. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

7.
Daylane da Silva de Souza. Experiências e vivências nos lugares e espaços do COLUNI-UFF. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

8.
Giulia Gonçalves Arigoni Nicacio. Experiências e vivências nos lugares e espaços do COLUNI-UFF. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.

9.
Mateus Pendilhe Amorim. Projeto De Formação Docente No Colégio Universitário Geraldo Reis ? COLUNI/UFF. 2017. Orientação de outra natureza. (Colégio Universitário Geraldo Reis) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Juliana de Oliveira Borges.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BORGES, J. O.. Projeto Pingos de consciência: precisamos cuidar da água do mundo. Direitos Humanos na sala de aula, Rio de Janeiro, p. 3 - 3, 01 jul. 2008.


Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, J. O.. Alfabetização por Projetos: construindo caminhos no cotidiano da escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, J. O.. O trabalho com Projetos na turma de alfabetização do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI/UFF - Relato de Experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 5:14:14