Letícia Estevão Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4358189417039369
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Letícia Estevão Moraes é licenciada em Física pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (2014). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (Pecim) da Universidade Estadual de Campinas (2017) e, atualmente, é aluna de Doutorado pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora da educação básica no estado de São Paulo, tendo participado como aluna bolsista dos programas PIBIC e PIBID durante a graduação em Licenciatura em Física. Durante a pós-graduação foi bolsista de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, coorienta alunos da graduação em Licenciatura em Física. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação não formal, Física Ambiental, Formação de professores. Possui interesse na Área Educacional e Ensino de Ciências/Física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Letícia Estevão Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, L. E.;MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Física Ambiental e a Formação de Professores: Um estudo colaborativo entre Universidade e Escola,
Orientador: Maria José Fontana Gebara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formação de professores; Ensino de Física Ambiental; Espaços Híbridos; Pesquisa colaborativa; Pesquisa-ação; Núcleos de Significação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2017
Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: FÍSICA AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria José Fontana Gebara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Física Ambiental; Educação não-formal; Espaços não-formais de educação; Análise Fatorial; Pesquisa quali-quanti.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2014
Graduação em Física.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O ENSINO DE FÍSICA AMBIENTAL: ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SOROCABA E REGIÃO.
Orientador: Maria José Fontana Gebara.
2008 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
ETEC Rubens de Faria e Souza, ETECRFS, Brasil.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em Astronomia para Docência: Astrofísica. (Carga horária: 240h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Núcleos de Estudo de Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Experimentos de baixo custo para o ensino de Físic. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Introdução Astrofísica Estelar. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva da Secretária da Educação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora concursada da disciplina de Física pela Escola Estadual Júlio Prestes de Albuquerque, na cidade de Sorocaba.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8
Outras informações
Aulas ministradas: Física; Química; Matemática


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa Institucional de Bolsas, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Colaboradora pelo Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Docente (PESCD) é um programa institucional que possibilitou o meu aperfeiçoamento da formação do estudante de Pós-Graduação para o estágio em experiência docente ou de apoio às atividades docentes na disciplina Como Ensinar Física II. Saliento que durante o afastamento da responsável pela disciplina, fui professora substituta, ministrando as aulas e realizando atividades com os estudantes.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência na disciplina de Como Ensinar Física I.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Colaboradora do Programa de Estágio Docente (PED) pela Faculdade de Educação nas disciplinas Conhecimento em Física Escolar I e Conhecimento em Física Escolar II.



Projetos de extensão


2018 - Atual
Professores inovadores com um café: Questões Socioambientais no Ensino de Ciências
Descrição: Este projeto faz parte da minha tese de doutorado que encontrasse em andamento, com conclusão prevista em 2020. Neste projeto de extensão visamos a formação de professores de Física para o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam as questões socioambientais. Para isso, pretendemos criar um espaço que estreitem os laços entre a Universidade e a Escola para a promoção de um bem comum, o Ensino de Física. Deste modo,prevemos o envolvimento de licenciandos em Física, alunos do MNPEF vinculados a UFSCar e professores da rede estadual paulista..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Letícia Estevão Moraes - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Outros Projetos


2018 - Atual
Clube de Ciências Estadão
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Ambiental.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ciências Ambientais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovado no Concurso Público para Professor Substituto de Ensino de Física - Edital 108/16, Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO2017 MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO; GEBARA, M. J. F. . A percepção de professores brasileiros sobre a utilização da Física Ambiental em espaços não formais. Enseãnza de las Ciencias, v. 2017, p. 3231-3236, 2017.

2.
MORAES, L. E.2016MORAES, L. E.; COSTA, P. M. ; GEBARA, M. J. F. . A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. extra, p. 1088-11093, 2016.

3.
MORAES, L. E.2015MORAES, L. E.; GEBARA, M. J. F. . O ensino de Física Ambiental: Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de educação. Atas do ... ENPEC, v. 10, p. 1-8, 2015.

4.
SOARES, ANTONIO AUGUSTO2015SOARES, ANTONIO AUGUSTO ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES . Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, p. 915-933, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO; GEBARA, M. J. F. . La Física Ambiental como estrategia para la enseñanza de Física. In: JESÚS ÁNGEL MENESES VILLAGRÁ; MARÍA JOSÉ FONTANA GEBARA. (Org.). ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS PARA LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA. 1ed.Burgos: Universidad de Burgos, 2018, v. 1, p. 63-94.

2.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO; GEBARA, M. J. F. . O ENSINO DE FÍSICA AMBIENTAL: ANÁLISE DO POTENCIAL PEDAGÓGICO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Perez Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 10-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO; GEBARA, M. J. F. . A visão de professores de Física sobre a utilização da Física Ambiental em espaços de educação não formal. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018, Campos do Jordão. Os desafios da pesquisa em Ensino de Física frente às tensões contemporâneas, 2018. v. 1.

2.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO; GEBARA, M. J. F. . A percepção de professores brasileiros sobre a utilização da Física Ambiental em espaços não formais de educação. In: X Congresso Internacional sobre Investigación en Didática de las Ciencias, 2017, Sevilla. Revista Enseñanza de las Ciencias. Sevilla, 2017. v. 2017. p. 3231-3236.

3.
MORAES, L. E.; COSTA, P. M. ; GEBARA, M. J. F. . A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. In: VII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias., 2016, Bogotá. VII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2016. v. 7. p. 1088-1093.

4.
MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A. . O Ensino da Radioatividade e Física Nuclear com o uso dos simuladores. In: Simpósio Nacional do Ensino de Física, 2015, Uberlândia. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015. v. 11.

5.
MORAES, L. E.; GEBARA, M. J. F. . O ensino de Física Ambiental: Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de educação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015. v. 5.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. Fisica Ambiental e formação de professores: um estudo colaborativo entre Universidade e Escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MORAES, L. E.; GEBARA, M. J. F. ; COSTA, P. M. . A Educação Ambiental e o Ensino de Física: Uma análise dos documentos legais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A. . O Ensino da Radiatividade e Física Nuclear com o uso de simuladores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MORAES, L. E.; GEBARA, M. J. F. . O ensino de Física Ambiental: Análise do potencial pedagógico de espaços não-formais de educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MORAES, L. E.; GEBARA, M. J. F. . FÍSICA AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. ; SOARES, A. A. . O uso de simuladores computacionais no Ensino de Física Moderna e Contemporânea. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MORAES, L. E.. Regência: uma experiência utilizando aprendizagem significativa em aulas de astronomia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MORAES, L. E.; DIAS, S. C. . Estudo da equação de Tollman-Oppenheimer-Volkoff para diferentes Equações de Estado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DIAS, S. C. ; MORAES, L. E. . Estudo da Equação de Estado Politrópica de uma Estrela Gasosa da Sequencia Principal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. Oficina de Física Ambiental. 2018. (Curso de curta duração).

2.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. Oficina Multidisciplinar: Questões Ambientais no Ensino de Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. IX ENFOO - Encontro de Formação de professores de Ciências. 2017. (Parecerista de Trabalhos para Congresso).

4.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. Oficina Multidisciplinar - Questões Ambientais no Ensino de Física. 2017. (Curso de curta duração).

5.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. 2017. (Parecerista de Trabalhos para Congresso).

6.
MORAES, L. E.. Introdução à Astronomia. 2014. (Curso de curta duração).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. A visão de professores de Física sobre a utilização da Física Ambiental em espaços de educação não formal. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Internacional Escola Pública. 2017. (Congresso).

3.
VII Seminário Interno do PECIM.FÍSICA AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO COLABORATIVO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA.. 2017. (Seminário).

4.
VII Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias.. A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. 2016. (Congresso).

5.
V Seminário Interno do PECIM.FÍSICA AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS. 2015. (Seminário).

6.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.O ENSINO DA RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR COM O USO DE SIMULADORES. 2015. (Simpósio).

7.
II Semana da Física e Matemática.O ensino da radioatividade e física nuclear com o uso de simuladores. 2014. (Outra).

8.
Curso de Verão do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. 2012. (Encontro).

9.
XX Congresso de Iniciação Cientifica da UFSCar. Estudo da Equação de Tolman-Oppenheimer-Volkoff para diferentes Equações de Estado. 2012. (Congresso).

10.
XXXIII Encontro Nacional de Física de Partículas de Campos.A study of the Tolman-Oppenheimer-Volkoof equation of the using a van der Waals type. 2012. (Encontro).

11.
9ª Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar. 2011. (Congresso).

12.
Diálogos Freirianos: Implicações do Pensamento de Paulo Freire na prática pedagógica e na formação dos professores. 2011. (Oficina).

13.
I Semana da Física. 2011. (Encontro).

14.
XIX Congresso de Iniciação da Universidade Federal de São Carlos. Estudo da Equação de Estado Politrópica de uma Estrela Gasosa da Sequencia Principal. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTUNATO, I. ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES ; TERRA, C. N. . III Encontro de Práticas Pedagógicas. 2017. (Congresso).

2.
BRANDL, Ana Lúcia ; SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F. ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, F. G. . Meninas com Ciência. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thalita Domingues Prado. A percepção pública da Ciências de futuros professores de Ciências da Natureza: o caso da UFSCAR Sorocaba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Letícia Estevão Moraes.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO. Oficina Multidisciplinar: Questões Ambientais no Ensino de Ciências. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORTUNATO, I. ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, FRANCIÉLE GONÇALVES ; TERRA, C. N. . III Encontro de Práticas Pedagógicas. 2017. (Congresso).

2.
BRANDL, Ana Lúcia ; SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F. ; MORAES, LETÍCIA ESTEVÃO ; OLIVEIRA, F. G. . Meninas com Ciência. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:14:47