Alexia Teixeira Antelo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0497127771813416
  • Última atualização do currículo em 18/07/2017


Publicitária graduada pela Universidade Federal do Pampa, atuando - em projetos de ensino e extensão - em ações de alinhamento estratégico entre produtos e marcas, desenvolvendo atividades voltadas à pesquisa e planejamentos de comunicação e marketing. Buscando agregar os conhecimentos já obtidos, com a moda, hoje é mestranda de Design de Vestuário e Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina, unindo em sua dissertação a pesquisa de tendência com novas tecnologias têxteis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexia Teixeira Antelo
Nome em citações bibliográficas
ANTELO, A. T.;ANTELO, Alexia


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Design de vestuário e moda.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Dulce Maria Holanda Maciel.
Palavras-chave: moda; design de moda; novas técnologias.
2013 - 2017
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Coolhunting 3.0: A interação gerada no Instagram como ferramenta de pesquisa de tendência de moda.
Orientador: Profº. Me. Fernando Silva Santor.
2010 interrompida
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2011.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional ASSPE, ASSPE, Brasil.




Formação Complementar


2017
Extensão universitária em Relações Públicas e Empreendedorismo. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Comunicação e Moda (Componente Complementar de Graduação). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Planejamento Estratégico de Comunicação em Relações Públicas. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2016 - 2016
Cool Hunting - Pesquisa e análise de tendências. (Carga horária: 16h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing (SUL), ESPM SUL, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Sociologia do Rock no Brasil (Componente Complementar de Graduação). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Comunicação Marginal e Folkcomunicação (Componente Complementar de Graduaçã. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Comunicação Persuasiva (Componente Complementar de Graduação). (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Estratégias de comunicação digital (Componente Complementar de Graduação). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de ensino, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2014 - 2015
Agenda Cultural Omicult
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2016
Planejamento de Comunicação Colaborativa na Oca Missioneira
Descrição: O avanço tecnológico, somado à consolidação da internet está reconfigurando as formas de comunicação, criando e ampliando as práticas socioculturais dos indivíduos. Como consequência, tem-se a origem de novas formas de participação dos usuários da internet, intensificadas pela possibilidade de produção e geração de seus próprios conteúdos. São diversas ferramentas de mídias digitais e sociais que permitem a produção de vídeos, blogs, websites colaborativos, softwarers sociais, etc. Para o profissional de Relações Públicas a expansão destas tecnologias torna-se estratégica, uma vez que a sua prática requer o emprego de inúmeras técnicas e instrumentos de comunicação digital para o desenvolvimento das suas atribuições no âmbito das organizações dos diferentes setores público, privado e não ?governamental no relacionamento com seus diversos públicos. Diante desta realidade, este projeto tem como objetivo criar um espaço para o desenvolvimento do planejamento de comunicação colaborativa na Oca Missioneira. Sendo a comunicação colaborativa entendida como uma prática comunicacional em que os usuários são produtores de conteúdo; e a Oca Missioneira uma agência (house) experimental para os alunos do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural, e que leva este nome por remeter aos povos indígenas que viviam no território missioneiro antes da chegada dos padres jesuítas ao território onde hoje sãos as Missões do RS e que tem como foco de trabalho a produção cultural na referida região. Além disso, o projeto visa promover a reflexão e debate sobre a comunicação colaborativa e as suas interfaces com o planejamento de relações públicas e produção cultural empregando para tanto técnicas e instrumentos de comunicação dirigida e digital/social. E considerando a ênfase do curso, que é a produção cultural o projeto se propõe a adotar novos conceitos na elaboração do planejamento de comunicação para organizações do 3ª setor ligadas aos domínios culturais de São Borja, aproximando os acadêmicos da realidade local; e com isso desenvolver atividades práticas para facilitar a compreensão dos conteúdos dos componentes curriculares, fomentando, assim a permanência e o bom desempenho acadêmico. Para operacionalização desta proposta, primeiramente será realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para mapeamento de ações de comunicação colaborativa, bem como dos conceitos e definições de planejamento de comunicação. Na sequencia serão identificadas as organizações do 3º setor ligadas aos domínios culturais localizadas em São Borja e a formalização de parceria para que o alunos possam elaborar o planejamento de comunicação colaborativa com o apoio dos representantes das organizações. Desta forma, a proposta está estruturada em dois principais momentos: no primeiro em que será elaborado o diagnóstico da realidade da organização e o planejamento conforme a demanda identificada, na qual os alunos serão os responsáveis por conduzir o processo com o suporte dos professores da equipe deste projeto de ensino, e assim, colocar em prática uma das principais atribuições do profissional de relações públicas que é a realização de diagnóstico e planejamento. Já no segundo, será implementada a ação de comunicação colaborativa, como por exemplo, criar um blog para determinada organizações do 3º setor ligada aos domínios culturais para divulgação das suas atividades e interação com a comunidade, sendo que nesta etapa os alunos serão os mediadores e consultores das organizações, colocando em prática funções como de mediação e a consultoria. Neste processo, o bolsista será o interlocutor entre os grupos (alunos e organizações), responsável pela organização de encontros da equipe, pela organização textos para leitura sobre os principais temas do projeto, e principalmente apoiar os alunos nas atividades práticas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Alexia Teixeira Antelo - Integrante / Marcela Guimarães - Coordenador / Tiago Costa Martins - Integrante / Joel Felipe Guindani - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Planejamento Estratégico de Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento de marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa de marketing.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa de mercado.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design Gráfico.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Planejamento de mídia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Melhor Projeto de Comunicação Integrada da Região Sul, Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
2015
Melhor Projeto de Comunicação Integrada do Brasil, Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTELO, Alexia; SANTOR, F. S. ; ANDRES, Fernanda . Mundo híbrido: a evolução da Web como base para novas culturas de interação. In: Intercom Sul 2017, 2017, Caxias do Sul. IJ: Comunicação multimídia, 2017.

2.
ANTELO, Alexia; ANDRES, Fernanda . Unipampa ? Uma reflexão acerca da funcionalidade da identidade visual da Universidade Federal do Pampa. In: XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2015, Joinville. Anais 2015, 2015.

3.
ANTELO, Alexia; ANDRES, Fernanda . O cliente antes da agência: uma análise do posicionamento da agência de publicidade Taterka por meio da redação publicitária. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DA MAIA, Marília ; FEITOSA, Sara ; ANTELO, Alexia ; MARTINS, J. C. ; LARA, Keller . VT PUBLICITÁRIO OUTONO/INVERNO DE CALÇADOS CAMPONESA NEW FASHION. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. v. 7.

2.
ANTELO, Alexia; SILVA, Marcela . OMICULT COMO ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÕES EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. v. 7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTELO, Alexia; SILVA, Marcela . AGEND VIRTUAL DE DIVULGAÇÃO DE ATIVIDADES CRIATIVAS E CULT. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014, Bagé. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2014. v. 6.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTELO, Alexia. Ateliê Cultural ? Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANTELO, A. T.; MARTINS, J. C. . Moob: A música move o mundo ? Plano de Comunicação Integrada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ANTELO, A. T.. O cliente antes da agência: uma análise do posicionamento da agência de publicidade Taterka por meio da redação publicitária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ANTELO, A. T.. Unipampa ? Uma reflexão acerca da funcionalidade da identidade visual da Universidade Federal do Pampa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO COLABORATIVA EM RP(. 2016. (Congresso).

2.
XXIII Prêmio Expocom 2016 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Ateliê Cultural ? Planejamento de Comunicação Integrada de Marketing. 2016. (Exposição).

3.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. OMICULT COMO ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÕES EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA. 2015. (Congresso).

4.
XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Unipampa ? Uma reflexão acerca da funcionalidade da identidade visual da Universidade Federal do Pampa. 2015. (Congresso).

5.
XXII Prêmio Expocom 2015 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Moob: A música move o mundo ? Plano de Comunicação Integrada. 2015. (Exposição).

6.
XXII Prêmio Expocom 2015 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Moob: A música move o mundo ? Plano de Comunicação Integrada. 2015. (Exposição).

7.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O cliente antes da agência: uma análise do posicionamento da agência de publicidade Taterka por meio da redação publicitária. 2015. (Congresso).

8.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Agenda Virtual de Divulgação de Atividades Criativas e Culturais. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Marcela ; Tiago Martins ; Joel Guindani ; ANTELO, Alexia . 2º EMiCult - Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. 2016. (Congresso).

2.
SILVA, Marcela ; Tiago Martins ; Joel Guindani ; ANTELO, Alexia . EMiCult - Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. 2015. (Congresso).

3.
SILVA, Marcela ; Tiago Martins ; Joel Guindani ; ANTELO, Alexia ; MARCHEZAN, M. ; ROCHA, A. C. . Ateliê Cultural. 2015. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 4:25:54