Flávio Fraquetta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1881912703343114
  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018) e Graduação em Ciências ? Licenciatura Plena pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí ? FAFIPA (2011). Especialista em Educação Especial - Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação - ESAP, e Mestre em Formação Docente Interdisciplinar da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná ? UNESPAR, campus de Paranavaí. Atua como professor em tempo parcial (horista) no curso de Pedagogia da UNIFATECIE (Paranavaí-Pr), como docente na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR (Loanda-Pr) e professor no Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (Paranavaí-Pr). Na Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR (Loanda-Pr), está a frente da Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pedagogia e da Coordenação de Estágio do Curso de Administração. É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Pedagogia e Bacharel em Administração da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná - FACINOR (Loanda-Pr). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávio Fraquetta
Nome em citações bibliográficas
FRAQUETTA, F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar.
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Título: DESENHANDO-ME COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÃO ANTES E DEPOIS DO CONTATO COM A SALA DE AULA.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Profa. Dra. LUCILA AKIKO NAGASHIMA.
2012 - 2012
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Síndrome de Asperger: um desafio na sala de aula..
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Ciências.
Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, FAFIPA, Brasil.




Atuação Profissional



Unifatecie, UNIFATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo, PAROQUIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28


Facinor, FACINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Prrofessor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 11
Outras informações
Coordenador de Estágio do curso de Administração desde 2015.


Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, FACINOR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná, FATECIE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
À caminho do TCC
Descrição: Em virtude de, em breve, as acadêmicas iniciarem a disciplina Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC (1º semestre de 2019), percebe-se a necessidade de estimulá-las e orientá-las quanto à leitura e produção de textos científicos, enfatizando a linguagem formal e as normas para elaboração e formatação destes trabalhos. Também observa-se a importância de incentivá-las para a produção e publicação de artigos em periódicos na área da educação, bem como apresentação em eventos científicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
METOODOLOGIA NO PROCESSO-ENSINO APRENDIDZAGEM E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Descrição: O Ensino de Ciências requer uma relação entre teoria e prática, proporcionando aos estudantes do Ensino Fundamental os conhecimentos e habilidades necessárias para atuarem em uma sociedade marcada por um crescente avanço científico e técnico. Pereira e Silva (2002) apud Fracalanza (1997) argumentam que o Ensino de Ciências deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita, possibilitarem o aprendizado de conceitos básicos da área de Ciências e principalmente, oportunizar o aluno a compreender as relações entre Ciências e Sociedade. Neste contexto, o Ensino de Ciências tem exigido dos professores uma atualização contínua de conhecimentos e metodologias para dar conta dos crescentes avanços nesta área. Diante desse desafio, a presente proposta de trabalho apresenta como eixo norteador estabelecer uma discussão sobre a função continuada de professores de Ciências, diagnosticando os desafios para a pesquisa de uma metodologia de ensino e aprendizagem, pautada por discussões atuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Flávio Fraquetta - Coordenador / Lucila Akiko Nagashima - Integrante / Shalimar Calegari - Integrante / Bruna Marques - Integrante.
2011 - 2012
? Projeto: Determinação dos elementos metálicos no chorume gerado no aterro sanitário de Paranavaí, Estado do Paraná- PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Flávio Fraquetta - Coordenador / Lucila Akiko Nagashima - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
LAZER SOLIDÁRIO PARA A MELHOR IDADE
Descrição: Oportunizar as acadêmicas experiências educacionais na organização do trabalho pedagógico com o idoso. Levar a comunidade atividades lúdico pedagógicas, promovendo a interação sócia educativa como um dos eixos na atuação do pedagogo. Divulgação do curso de pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
VIVÊNCIAS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS
Descrição: Ampliação da experiência e capacitação acadêmica, aprimorando o conhecimento sobre os diversos espaços educativos e suas peculiaridades. Assim como, contribuir na formação do futuro professor/ pedagogo, despertando sua atenção para o enriquecimento de suas aulas e elaboração de atividades extracurriculares para seus futuros alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Congresso Regional de Administração
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2012
Projeto PIBID/FAFIPA: Integração entre educação superior e educação básica para a melhoria na qualidade do ensino/aprendizagem- CAPES, Paranavaí ? PR.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flávio Fraquetta - Coordenador / Lucila Akiko Nagashima - Integrante.
2009 - 2009
Projeto de Extensão: Conscientização da coleta seletiva da cidade de Paranavaí.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRAQUETTA, F.2018FRAQUETTA, F.; MARQUES, B. . A EDUCAÇÃO E O HOMEM NA PERSPECTIVA DE ROUSSEAU. Revista Arakuaa de Educação, v. 01, p. 122-134, 2018.

2.
FRAQUETTA, F.2017FRAQUETTA, F.. DISCUTINDO AS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS ADEQUADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM TDAH. Revista Científica Fatecie, v. 02, p. 01, 2017.

3.
FRAQUETTA, F.2016FRAQUETTA, F.; NAGASHIMA, L. A. . O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Científica UniFatecie, v. 01, p. 33-44, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAQUETTA, F.; MACHADO, F. C. S. . A EQUIPE ESCOLAR E O TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE - TDAH. In: II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018, LOANDA - PR. II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018.

2.
FRAQUETTA, F.; ALMEIDA, G. O. . A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA DE 4 A 5 ANOS DE IDADE. In: II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018, LOANDA - PR. II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018.

3.
FRAQUETTA, F.; CONDO, A. S. . O USO DA TECNOLOGIA E MÍDIAS TECNOLÓGICAS DENTRO DA SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO. In: II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018, LOANDA - PR. II CICLO DE ESTUDOS DE PEDAGOGIA, 2018.

4.
FRAQUETTA, F.; CONDO, A. S. ; BELLOTO, T. R. F. . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: Uma abordagem conceitual e direitos educacionais. In: II ciclo de estudos de pedagogia, 2018, Loanda-PR. II ciclo de estudos de pedagogia, 2018.

5.
FRAQUETTA, F.. A ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016, LOANDA - PR. VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016.

6.
FRAQUETTA, F.. O PROFESSOR E O PROCESSO DA LINGUAGEM: A LEITURA VISTA SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA. In: VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016, LOANDA - PR. VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016.

7.
FRAQUETTA, F.. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO:ENSINO TRADICIONAL X NOVAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO. In: VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016. VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016.

8.
FRAQUETTA, F.. FILOSOFANDO NO ENSINO MÉDIO: A DISCIPLINA DE FILOSOFIA EM SALA DE AULA. In: VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016, LOANDA - PR. VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURAS FACINOR, 2016.

9.
CALEGARI, S. ; NAGASHIMA, L. A. ; FRAQUETTA, F. ; ROYER, M. R. ; PIRES, M. Y. . Construção de Modelos com Material Alternativo para Ilustração de Estruturas Moleculares.. In: VIII Congresso Internacional: Didáctica de las Ciencias., 2014, Habana. XIII Taller Internacional sobre la Ensenanza de la Física, 2014.

10.
FRAQUETTA, F.; CARMO, S. D. ; CALEGARI, S. . PIBID: Estímulo à formação dos professores de ciências.. In: 1 Encontro de Iniciação a Docência., 2011, Paranavaí. 1 Encontro de Iniciação a Docência., 2011.

11.
FRAQUETTA, F.; CARMO, S. D. ; NAGASHIMA, L. A. . PIBID: atividade investigativa na construção do conhecimento nas aulas de ciências.. In: 11 Encontro de Iniciação a Docência., 2011, Paranavaí. 1 Encontro de Iniciação a Docência., 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRAQUETTA, F.; MARQUES, B. ; NAGASHIMA, L. A. ; CALEGARI, S. . Atividades investigativas no Ensino de Ciências Biológicas.. In: 2o Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçú. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 178-178.

2.
MARQUES, B. ; FRAQUETTA, F. ; CALEGARI, S. ; NAGASHIMA, L. A. . A formação do professor de ciências e o método Peer Instruction ? uma análise para os conceitos da Física.. In: 2o Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçú. 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15. p. 161-162.

Apresentações de Trabalho
1.
FRAQUETTA, F.. A atividade investigativa como ferramenta didática do conhecimento no ensino de Ciências.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRAQUETTA, F.. O professor e o processo da linguagem: a leitura vista sob a ótica da pedagogia histórico-crítica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRAQUETTA, F.. Tecnologia e educação: ensino tradicional X novas tecnologias como recursos didáticos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRAQUETTA, F.. Filosofando no ensino médio: a disciplina de filosofia em sala de aula.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FRAQUETTA, F.; NAGASHIMA, L. A. . Concepção antes e depois do contato com a sala de aula: desenhando-me como professor de Ciências Naturais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRAQUETTA, F.; SCOTTA, N. M. S.. Participação em banca de DANIELLI LAZAROTO.BRINCADEIRAS COMO RECURSOS PARA A ESTIMULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

2.
FRAQUETTA, F.; RIBEIRO, A. E.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA DE SOUZA.INCLUSÃO DO ALUNO SURDO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

3.
FRAQUETTA, F.; LITTIG, N. M. R.; PRZYBICZ, M. E.. Participação em banca de LAUANA LUIZ SANTANA.TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE - TDAH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

4.
FRAQUETTA, F.. Participação em banca de Ana Flávia Oliveira de Carvalho e Ana Paula Frigo.Perfil dos profissionais de enfermagem dos serviços públicos de atendimento pré-hospitalar da cidade de Paranavaí.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

5.
FRAQUETTA, F.. Participação em banca de Karina da Silva Roos e Stephanie Gomes Carvalho.Aleitamento Materno - Perecpção quanto às práticas dos profissionais da equipe de estratégia em saúde da família.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

6.
BREDA, L.; FRAQUETTA, F.; SANTOS, L.. Participação em banca de Lucas Marini Passareli.Percepção de colaboradores sobre a gestão de desempenho por competência em agência financeira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

7.
BREDA, L.; FRAQUETTA, F.; SANTOS, L.. Participação em banca de Thamires dos santos.Dseafios da mulher empreendedora:estudo de caso Mary Kay Ash.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

8.
FRAQUETTA, F.. Participação em banca de Calima Aline Andreoli.Mortalidade por pré-eclâmpsia/eclâmpsia.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

9.
FRAQUETTA, F.. Participação em banca de Márcia Rodrigues e Raquel Ferrari.Indicação clínica do parto cesária e a percepção da enfermagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

10.
FRAQUETTA, F.; CARDOSO, A. A. A.; SARAVALLI, A. A.. Participação em banca de Paulo Sergio Bernardis Pereira.Recrutamento e seleção: o caso do Banco X. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

11.
FRAQUETTA, F.; CARDOSO, A. A. A.; SARAVALLI, A. A.. Participação em banca de Vanda Garcia Prado Ramos.Análise do composto de Marketing em um supermercado segundo a percepção dos proprietários.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

12.
FRAQUETTA, F.; CARDOSO, A. A. A.; SARAVALLI, A. A.. Participação em banca de Olacir de Souza Ribeiro.Análise do ISSQN na arrecadação municipal em comparação com IPTU e ITBI e sua evolução.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.

13.
FRAQUETTA, F.; BREDA, L.. Participação em banca de Marcos Cristhian Sartori Lima.Análise do Imposto Predial e territorial Urbano (IPTU) de um município com potencial turístico: estudo de caso do município de Porto Rico , Pr.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIA DO PEDAGOGO 2018: O compromisso Docente no Ambiente escolar. 2018. (Outra).

2.
I SEMINÁRIO TRABALHO EDUCATIVO E ESCOLARIZAÇÃO (GENTEE). 2018. (Seminário).

3.
DIA DO PEDAGOGO 2017:. 2017. (Outra).

4.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DEBATE.DISCUTINDO TEMÁTICAS PERTINENTES AO ENSINO. 2017. (Outra).

5.
MESA REDONDA "AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR".AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outra).

6.
SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLARNO. 2017. (Seminário).

7.
Dia do Pedagogo 2015: 15 anos de FACINOR, 15 anos do curso de Licenciatura em PEDAGOGIA. 2016. (Outra).

8.
Dia do Pedagogo 2016: Escola e Democracia.. 2016. (Outra).

9.
VI SEMINÁRIO DE LICENCIATURA DA FACINOR. 2016. (Seminário).

10.
III Seminário Regional de Educação - Pensando e Repensando a educação: D: Desafios e Possibilidade.. 2015. (Seminário).

11.
2o Congresso Internacional de Educação em Ciências. Atividades investigativas no Ensino de Ciências Biológicas.. 2014. (Congresso).

12.
II Seminário Regional da Educação Nota 10. 2014. (Seminário).

13.
I Encontro de Iniciação à Docência: PIBID/FAFIPA.PIBID: ATIVIDADE INVESTIGATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. 2011. (Encontro).

14.
I Encontro de Iniciação à Docência: PIBID/FAFIPA.PIBID: estímulo à formação dos professores de Ciências.. 2011. (Encontro).

15.
II Encontro de Iniciação científica da FAFIPA - EIC.AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE METAIS NO LIXIVIADO BRUTO E TRATADO COLETADO NO ATERRO SANITÁRIO DE PARANAVAÍ, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. 2011. (Encontro).

16.
PARANAVAÍ UNIVERSITÁRIA. MOSTRA DE PROFISSÕES E FERIA DE SERVIÇOS DAS IES DE PARANAVAÍ. 2010. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRAQUETTA, F.. CICLO DE ESTUDOS DIRECIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

2.
FRAQUETTA, F.. PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PEDAGOGIA P.M.P. 2017. (Outro).

3.
FRAQUETTA, F.. SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

4.
FRAQUETTA, F.. SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

5.
FRAQUETTA, F.. SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

6.
FRAQUETTA, F.. DIA DO PEDAGOGO 2017. 2017. (Outro).

7.
FRAQUETTA, F.. SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

8.
FRAQUETTA, F.. GRUPO DE ESTUDOS FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DEBATE. 2017. (Outro).

9.
FRAQUETTA, F.. DIA DO PEDAGOGO 2017. 2017. (Outro).

10.
FRAQUETTA, F.. SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

11.
FRAQUETTA, F.. PROJETO AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. (Outro).

12.
FRAQUETTA, F.. COMISSÃO CIENTIFICA DO SEMINÁRIO DO MEIO AMBIENTE. 2017. (Outro).

13.
FRAQUETTA, F.. CICLO DE ESTUDOS DIRECIONADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. 2017. (Outro).

14.
FRAQUETTA, F.. PROGRAMA MULTIDISCIPLINAR DE PEDAGOGIA P.M.P. 2016. (Outro).

15.
FRAQUETTA, F.. Dia do Pedagogo 2015: 15 anos de FACINOR, 15 anos do curso de Licenciatura em Pedagogia.. 2015. (Outro).

16.
FRAQUETTA, F.; XAVIER, G. A. S. Q. ; SANTOS, L. . CONREAD 2015: Gestão e Inovação. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lilian Joice Santos. Inclusão social: oportunidade pessoas com necessidades educacionais especiais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

2.
Izabela Cristina Dantas Corrêa. Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma análise da metodologia utilizada no Ensino Fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

3.
Bruna Ignácio Gonçalves. O PROFESSOR NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

4.
Jaqueline Goldoni dos Anjos. O papel da ação metodológica do professor na mediação do processo de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

5.
Ademílson Nunes da Silva Filho. O lugar do sagrado no ensino religioso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

6.
Patricia Voss. Gestão familiar em uma micro empresa: Estudos de caso da Comando Auto Peças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

7.
Amanda Carrasco Fredericci. Qualidade de Vida no Trabalho dos colaboradores da Copagra Cooperativa Agroindustrial do Noroeste Paranaense. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

8.
Danieli Real. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FEMININO UNIVERSITÁRIO PERANTE A MODA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

9.
Eduardo Dalla Vecchia Sperandio. Análise do fluxo de caixa da empresa Comercial Sperandio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

10.
Gilvan Honorato Santos. O papel da liderança na motivação da equipe, segundo os liderados na área pública educacional no município de Santa Mônica-PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

11.
Dárlin Araújo de melo Cerrqueira. PSICOMOTRICIDADE E O PROCESSO DE ESCRITA EM CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

12.
Paula Vitorino Nogueira. A Influência das Mídias Sociais na Decisão de Compra dos Acadêmicos do Curso de Administração ? Facinor.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

13.
Cintia Natalia Ap. Davies. Identificação do Layout de uma Empresa de Facção: ?Ídalo Confecções?.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.

Iniciação científica
1.
Pietra Teixeira dos Santos. Síndrome de Down e os benefícios da Equoterapia. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná. Orientador: Flávio Fraquetta.



Outras informações relevantes


ATIVIDADES PROFISSIONAIS:

?	Apresentação do trabalho ?PIBID : atividade investigativa na construção do conhecimento nas aulas de ciências?, e, ?PIBID: estímulo à formação dos professores de Ciências? no I Encontro de Iniciação à Docência: PIBID/ FAFIPA.

?	Projeto: Determinação dos elementos metálicos no chorume gerado no aterro sanitário de Paranavaí, Estado do Paraná- PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí; entre Março/2011 a Fevereiro/2012.

?	Curso ?Como Ensinar os Porquês dos Conceitos Básicos da Matemática, Visando a Melhora do Processo de Ensino e Aprendizagem?, promovido pela Faculdade Estadual de Educação,Ciências e Letras de Paranavaí; entre Abril/2010 e Dezembro/2010, Paranavaí- PR.

?	Curso de Extensão: ?Educação Estatística: analisando dados qualitativos e quantitativos?, realizado pela Universidade Positivo; 2011.

? Participação do XX Semana de Ciências Biológicas e Matemáticas 2009, promovida pelo Departamento de Ciências Biológicas e Matemática - Fafipa.

? Participação do XXII Semana de Ciências, promovida pelo Departamento de Ciências Biológicas e Matemática - Fafipa, 2011.


? Participação do XIX Semana de Ciências e Matemáticas 2008 educação, Ciência e Tecnologia, promovida pelo Departamento de Ciências Biológicas e Matemática - Fafipa.


? Participação do Evento: Paranavaí Universitária: Mostra de profissões e feira de serviços das IES de Paranavaí - Fafipa, 2010.

? Curso: Como formar alunos emocionalmente saudáveis: os líderes de hoje e amanhã. Escola da Inteligência - Educação Socioemocional. 2015. 120 horas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 17:20:12