Gelindo Martineli Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2940293274394996
  • Última atualização do currículo em 15/03/2017


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2005), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2010) e Mestrado Profissional em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Atualmente é professor de matemática da educação básica na Escola Municipal Jeliomar Brandão e na Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes- Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, atuando principalmente no seguinte tema: História da Matemática, Etnomatemática e Educação Financeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gelindo Martineli Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, G. M.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Municipal Jeliomar Brandão, Prefeitura Municipal de Prudente de Morais.
Rua Deli Pereira de Araújo, 205
São João II
35715000 - Prudente de Morais, MG - Brasil
Telefone: (031) 37110789


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: As contribuições da Etnomatemática e da perspectiva sociocultural da História da Matemática para a formação da cidadania dos alunos de uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Milton Rosa.
Coorientador: Marger da Conceição Ventura Viana.
Palavras-chave: Programa Etnomatemática; História da Matemática; Educação Financiera; Cidadania; Estudo do Método Misto.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2010
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 465h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: O USO DIDÁTICO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
Orientador: Professora Msc Rosemary Aparecida Benedito.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Centro Universitário de Sete Lagoas, UNIFEMM, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em 21º Módulo Programa Atualização Professores E. Méd. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em 20º Módulo Porgrama Atualização Profesores E. Mé. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Direitos Humanos para Agentes Socioeducativos. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Estado da Defesa Social de Minas Gerais, SEDS/MG, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação para Docentes: Educação Inclusiva. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo/MEC, SEESP/MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Municipal Jeliomar Brandão, EMJB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental


Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica de Matemática, Carga horária: 24
Outras informações
Professor de Matemática de duas turmas do 7º Ano do Ensino Fundamental e de duas turma do 3.º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Arthur Bernardes em Sete Lagoas.


Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, SEE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador de Estudos, Carga horária: 2
Outras informações
Orientação de estudos de professores da Escola Estadual Doutor Arthur Bernardes do Curso de Aperfeiçoamento para professores e especialistas do Ensino Médio de escolas públicas ministrado pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) cujo nome é Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALVES, G. M.2016ALVES, G. M.; ROSA, M. ; VIANA, M.C.V. . As Contribuições da Etnomatemática e da Perspectiva Sociocultural da História da Matemática para a Formação da Cidadania dos Alunos. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa - ALME, v. 29, p. 721-729, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, G. M.; ROSA, M. ; VIANA, M.C.V. . Em busca de uma formação cidadã fundamentada na educação financeira, na etnomatemática e na perspectiva sociocultural da história da matemática. In: Francisco de Assis Bandeiras; Paulo Gonçalo Farias Gonçalves. (Org.). ETNOMATEMÁTICAS PELO BRASIL: aspectos teóricos, ticas de matema e práticas escolares. 01ed.Curitiba: Editora CVR, 2016, v. 01, p. 187-210.

2.
ALVES, G. M.; VIANA, M.C.V. ; ROSA, M. . Contribuições da História da Matemática na Perspectiva da Etnomatemática para a Educação Financeira em uma classe do oitavo ano do Ensino Fundamental. In: LESTON, P. ; FLORES, R. ; LOPEZ, J. M. ; MICELLI, M. ; OROPEZA, C. ; ROSA, M. ; RUIZ, C. ; SERAN, L. A. ; VEIGA, D.. (Org.). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. 1ed.Cidade do México: Patrícia Leston, 2014, v. 27, p. 1405-1413.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, G. M.; VIANA, M.C.V. ; ROSA, M. . Contribuições da História da Matemática, dos princípios metodológicos da Modelagem Matemática e da ação pedagógica do Programa Etnomatemática para a aprendizagem de Matemátemática Financeira em uma turma do 8º Ano do Ensino Fundamental. In: VI Encontro de Educação Matemática de Minas Gerais - VI EMEM, 2012, Juiz de Fora. Anais do VI EMEM, 2012. v. 01.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, G. M.; VIANA, M.C.V. ; ROSA, M. . Contribuciones de la Historia de la Matemática en la pesrpectiva de la Etnomatemática para la Educación Financiera en un clase de octavo grado de la escuela primaria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ALVES, G. M.; ROSA, M. ; VIANA, M.C.V. . Em busca de uma Educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania nos alunos. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Quinto Congresso Brasileiro de Etnomatemática - CBEm. Educação financeira fundamentada no programa etnomatemática e na perspectiva sociocultural da história da matemática para a promoção da cidadania dos alunos. 2016. (Congresso).

2.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Em busca de uma Educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania dos alunos. 2015. (Encontro).

3.
V Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2013. (Encontro).

4.
Vigésimo Séptima Reunión Latinoamericana de Matemática Educatica - RELME 27.Contribuciones de la Historia de la Matemática en la pesrpectiva de la Etnomatemática para la Educación Financiera en un clase de octavo grado de la escuela primaria. 2013. (Outra).

5.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

6.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática - VI EMEM.Contribuições da História da Matemática, dos princípios metodológicos da Modelagem Matemática e da ação pedagógica do Programa Etnomatemática para a aprendizagem da Matemática Financeira em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental. 2012. (Encontro).

7.
XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME 26. 2012. (Congresso).

8.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2011. (Encontro).

9.
VI Semana de Educação da FAFISETE. 2005. (Oficina).

10.
V Semana de Educação da FAFISETE - A construção Humana: educação numa perspectiva inclusiva. 2004. (Seminário).

11.
IV Semana de Educação da FAFISETE - A Formação do Educador na Realidade Brasileira. 2003. (Oficina).

12.
III Semana de Eduação da Fafisete. 2002. (Outra).



Inovação



Produto tecnológico
1.
ALVES, G. M.; ROSA, M. ; VIANA, M.C.V. . Em busca de uma Educação Financeira cidadã: promovendo o desenvolvimento da cidadania nos alunos. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, G. M.; VIANA, M.C.V. ; ROSA, M. . Contribuciones de la Historia de la Matemática en la pesrpectiva de la Etnomatemática para la Educación Financiera en un clase de octavo grado de la escuela primaria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:36:31