Angelica Scheffer da Motta Abrantes

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  • Última atualização do currículo em 27/10/2018


Licenciada e bacharela em Geografia, 2013 e 2014, respectivamente, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus de Ourinhos. Mestra em Geografia (2017) e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, Campus de Presidente Prudente (São Paulo, Brasil). Foi bolsista de extensão e do núcleo de ensino da UNESP, de iniciação científica da FAPESP, e de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É membro do grupo de pesquisas CEDIAPGEO (Centro de Estudo e Divulgação de Informações sobre Áreas Protegidas (APPs, RLs, APAs), Bacias Hidrográficas e Geoprocessamento). Atuou como professora da educação básica na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, no período de janeiro de 2014 a julho de 2015. Atualmente, leciona em escolas privadas e pública, ministrando aulas de geografia para o ensino fundamental e médio, e na Universidade do Sagrado Coração, ministra a disciplina "História das Cidades", como parte das atividades da Especialização em "História, Cultura e Poder". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelica Scheffer da Motta Abrantes
Nome em citações bibliográficas
ABRANTES, A. S. M.;ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta;ABRANTES, Angelica S. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA AREIA COMO INDICADORA DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS EM BACIA HIDROGRÁFICA,
Orientador: Edson Luís Piroli.
2015 - 2017
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: ANÁLISE DO USO DA TERRA E DAS SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NOS MUNICÍPIOS DE OURINHOS/SP, JACAREZINHO/PR E RIBEIRÃO CLARO/PR,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Edson Luis Piroli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: uso e cobertura da terra; Qualidade microbiológica da areia; Produção do espaço.
2009 - 2014
Graduação em Geografia Bacharelado.
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
Título: Análise do processo de deformações no reboco de paredes: identificação das possíveis causas e consequências na vila Sá e jardim Brilhante, município de Ourinhos/SP.
Orientador: Maria Cristina Perusi.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Geografia Licenciatura.
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2008
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática.
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Governança da água na América Latina. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Qualidade de Água em Reservatórios. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Práticas Mecânicas e Conservação de Água e Solo. (Carga horária: 50h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Os micro-organismos na formação dos depósitos de ferro e manganês. (Carga horária: 1h).
Oficina de textos, OFITEXTO, Brasil.
2016 - 2016
Água e Floresta: Uso Sustentável na Caatinga. (Carga horária: 10h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método Otto Pfafstetter. (Carga horária: 12h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Os problemas e soluções do novo código florestal. (Carga horária: 1h).
Oficina de textos, OFITEXTO, Brasil.
2015 - 2016
Monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento, manejo e gestão de bacias. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2015 - 2015
Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Cor. (Carga horária: 20h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2012 - 2012
Por uma Geografia da música. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Trabalho com projetos e informática para inclusão. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Iniciação a LIBRAS. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Amostragem de solo e interpretação de resultados d. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2011 - 2011
Teoria e método em Geografia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
O uso da tecnologia assistiva para o ensino de alu. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Marilia, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Aplicação dos conhecimentos geomorfológicos em EIA. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Recursos didáticos adaptados no processo de alfabe. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Marilia, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Aplicações do Geoprocessamento nas Ações da Defesa. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Digitalização de Bacias Hidrográficas e Análise Am. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Ourinhos, UNESP, Brasil.
2007 - 2008
Técnico em Informática. (Carga horária: 1500h).
Escola Técnica Estadual "Jacinto Ferreira de Sá", ETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 30

Atividades

01/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
01/2014 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora Voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina de Geologia, ministrada pela Profa. Dra. Maria Cristina Perusi, na UNESP - Câmpus de Ourinhos

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - FAPESP, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria da disciplina de Pedologia junto ao Laboratório de Geologia, Pedologia e Geomorfologia da UNESP/Ourinhos

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do núcleo de ensino, Carga horária: 8

Atividades

03/2014 - 08/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Experimental de Ourinhos, Campus Experimental de Ourinhos.

Atividade realizada
Monitoria voluntária junto a disciplina de Geologia, curso de Geografia.
02/2010 - 06/2014
Extensão universitária , Campus Experimental de Ourinhos, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Colóide.
02/2011 - 08/2011
Outras atividades técnico-científicas , Campus Experimental de Ourinhos, Campus Experimental de Ourinhos.

Atividade realizada
Monitoria na disciplina de Pedologia, curso de Geografia.

Liceu/Colégio Francisco Garrido, LFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 27

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia
03/2017 - 03/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Xadrez

Colégio Esquema Único, CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 10

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

ETEC RODRIGUES DE ABREU, ETECRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 6

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia

Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

06/2018 - Atual
Ensino, História, Cultura e Poder, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História das cidades

Colégio São José, CSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Geografia


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA AREIA COMO INDICADORA DAS ALTERAÇÕES OCORRIDAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS
Descrição: As alterações ocorridas no ambiente, no âmbito da bacia hidrográfica, tendem a ser denunciadas no fundo de vale, pois além de modificar o ciclo hidrológico e a fauna aquática, comprometerá a qualidade dos recursos naturais ali encontrados. Vários componentes da natureza podem ser utilizados como indicadores ambientais para avaliar as condições da água e como a bacia está sendo usada. Na presente pesquisa, a areia acumulada no leito de dois rios será utilizada como indicadora das condições de manejo das bacias hidrográficas e terá sua qualidade analisada, pois trabalhos anteriores apontam que a mesma está contaminada por bactérias do grupo coliforme e por fungos decompositores de matéria orgânica o que afeta seu uso na construção civil, trazendo prejuízos e risco de doenças para a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Angelica Scheffer da Motta Abrantes - Coordenador / Edson Luis Piroli - Integrante.
2015 - 2017
ANÁLISE DO USO DA TERRA E DAS SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NOS MUNICÍPIOS DE OURINHOS/SP, JACAREZINHO/PR E RIBEIRÃO CLARO/PR
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angelica Scheffer da Motta Abrantes - Coordenador / Edson Luis Piroli - Integrante.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2015 - 2017
Atlas ambiental escolar de Presidente Prudente - São Paulo, Brasil
Descrição: O uso e ocupação do solo urbano têm sido diferenciado, não só em densidade populacional, mas em qualidade de serviços e equipamentos coletivos. Este processo de produção do espaço urbano transformou as paisagens locais e trouxe consequências às condições socioambientais das cidades, tais como: impactos hidrológicos, morfológicos, climáticos, biogeográficos, socioeconômicos e culturais. Estes problemas são abordados em vários trabalhos acadêmicos. Nas instituições públicas estão dispersos e em escalas diferenciadas, impedindo a análise integrada da realidade local, além disso, poucos são os resultados de pesquisas locais que chegam à educação básica para fins pedagógicos. Neste sentido, entende-se que a concepção ambiental que integra aspectos históricos, físicos, sociais e culturais, para uma compreensão conjunta do ambiente de Presidente Prudente, na forma de um atlas ambiental, torna-se um importante recurso de apoio pedagógico, de gestão e planejamento territorial. A cidade de Presidente Prudente possui 210.393 mil habitantes, e está localizada no Extremo Oeste do Estado de São Paulo, na latitude 22º07´32´´S, longitude 51º23´20´´W Gr., cujas altitudes atingem cerca de 480m. Geomorfologicamente, no município de Presidente Prudente, predominam as colinas amplas de topos suavemente ondulados, e planícies aluviais com morfologias de fundo chato, baixas declividades que variam de 5 a 20%, e associações de Latossolos e Argissolos. Devido a esta morfologia, a expansão urbana territorial de Presidente Prudente constituiu-se de uma dinâmica de ocupação marcada pela história econômica, política e social da região. A malha urbana foi implantada, na sua maior parte nos compartimentos de relevo dos topos das colinas (espigão divisor de águas) e das vertentes côncavo-convexas, retilíneas e mistas (locais que apresentam declividades). E em menor intensidade nos fundos de vale (onde geralmente se encontra os cursos dágua), que sofreram alterações no processo geomorfológico, gerando impactos socioambientais. A metodologia utilizada nesta pesquisa envolverá atividades em Gabinete e em Campo. Os Trabalhos em Gabinete serão divididos em: a) Organização da produção científica dos temas relacionados ao ambiente de Presidente Prudente-SP, catalogando-os; b) Atualização e manipulação de banco de dados georreferenciados em ambiente que administre tanto dados vetoriais como matriciais, e realize a integração de dados de Sensoriamento Remoto num SIG. Para alimentar o banco dispomos de: Imagens de satélite ALOS PRIMS; Imagens de satélite CBERS resolução 20x20, 2011; Base Cartográfica Digital com dados planimétricos do Município de Presidente Prudente na escala 1:10.000 (cedidos pela Prefeitura Municipal de Presidente Prudente); Carta Topográfica Analógica de Presidente Prudente na escala de 1:50.000; Fotografias aéreas analógicas do município de Presidente Prudente na escala 1: 25.000 de 1995; e Ortofotos digitais da cidade de Presidente Prudente na escala 1:20.000 de 2003; c) Elaboração da base de dados para Cartografia Digital, no software ARCGIS. Software que permite a manipulação de dados socioeconômicos e ambientais. As atividades de Campo estão subdivididas em: a) Entrevistas com sujeitos sociais envolvidos na construção da história ambiental do município, pesquisadores e representantes dos órgãos públicos ou privados, diretamente envolvidos com a temática; b) Registro fotográfico da paisagem de Presidente Prudente; c) Coleta de pontos em GPS (Global Position System) para conferência e cruzamento de dados em ambiente SIG; d) Os procedimentos para organização do banco de dados em ambiente SIG (Sistema de Informação Geográfica) e Cartografia Digital, dar-se-á início a partir da definição das feições cartográficas a serem identificadas e codificadas no banco, compondo assim a base cartográfica e a associação a outros tipos de informações.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Angelica Scheffer da Motta Abrantes - Integrante / Maria Cristina Perusi - Integrante / João Lima Sant'anna Neto - Integrante / João Osvaldo Rodrigues Nunes - Coordenador / Érika Cristina Nesta Silva - Integrante / Melina Fushimi - Integrante / Encarnita Salas Martin - Integrante / Arthur Magon Whitacker - Integrante / Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia - Integrante / Jose Mariano Caccia Gouveia - Integrante / José Tadeu Garcia Tommaselli - Integrante / Jurandyr Luciano Sanches Ross - Integrante / Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim - Integrante / Paulo Cesar Rocha - Integrante / Rosangela Aparecida de Medeiros Hespanhol - Integrante.
2012 - 2014
Identificação das possíveis causas e consequências da deformação no ?reboco? das paredes de algumas casas da Vila Sá e Jardim Brilhante no município de Ourinhos/SP
Descrição: O Projeto abordará aspectos importantes acerca da temática ambiental, em especial, os impactos que ação antrópica promove em áreas de mineração de areia. Destaca-se o fato de que as deformações nas paredes das casas resultam em prejuízos financeiros para o morador, tendo em vista a necessidade de reformas nem sempre com resultados satisfatórios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Angelica Scheffer da Motta Abrantes - Coordenador / Maria Cristina Perusi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - 2010
Projeto Colóide
Descrição: Bolsista da Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD durante o período de fev. a dez. de 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Angelica Scheffer da Motta Abrantes - Integrante / Maria Cristina Perusi - Coordenador.Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Holos Environment (Online)
2015 - 2016
Periódico: Revista Formação (Online)


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Holos Environment (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ABRANTES, Angelica S. M.2017ABRANTES, Angelica S. M.; PERUSI, M. C. . O USO DA TERRA NAS APPS DO CURSO MÉDIO DO RIO PARANAPANEMA E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL - OURINHOS/SP. REVISTA GEOGRAFIA E PESQUISA, v. 11, p. 45-58, 2017.

2.
ABRANTES, A. S. M.2017ABRANTES, A. S. M.; PIROLI, E. L. . Mudanças no uso e cobertura da terra das APPs dos corpos d?água do município de Jacarezinho-PR, nos anos de 1995 e 2015. Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias, v. 10, p. 111-118, 2017.

3.
ZAHER, C. A.2012ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; FARIAS, E. F. ; ABRANTES, A. S. M. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; COSTA, F. A. ; BENTO, A. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. . MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM SOLOS: A ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. V, p. 33-53, 2012.

4.
ABRANTES, A. S. M.2012ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; COSTA, F. A. ; BENTO, A. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL INCLUSIVA: A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM SOLOS COM GRUPOS DA TERCEIRA IDADE DO MUNICÍPIO DE OURINHOS-SP. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. V, p. 4-19, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . Análise das causas e consequências de deformações no reboco de casas. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BARROS, C. E. . ATLAS AMBIENTAL ESCOLAR DE PRESIDENTE PRUDENTE, SÃO PAULO, BRASIL. In: NUNES, J. O. R.; GOUVEIA, I. C. M. C. ; GOUVEIA, J. M. C. ; TERUYA, H. S. ; CORREIA, R. C. M. ; MALDONADO, M. A. ; ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. (Org.). SOLOS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS E NECESSÁRIOS. 1ed.Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2017, v. 1, p. 1-.

2.
PERUSI, M. C. ; COSTA, F. A. ; SANTOS, W. S. ; ABRANTES, A. S. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DOS NÚCLEOS DE ENSINO ? ALGUMAS REFLEXÕES DO PROJETO ?COLÓIDE?. In: Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de Ensino da Unesp: Artigos 2012: Processos de Ensino e de Aprendizagem dos Conteúdos Escolares. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica: UNESP. Pró-Reitoria de Graduação: Núcleos de Ensino da UNESP, 2014, v. 1, p. 82-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta; PIROLI, E. L. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO SUBSÍDIO PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO USO E COBERTURA DA TERRA. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS URBANOS, 2016, Campo Mourão/PR. SEURB. Campo Mourão: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE CAMPO MOURÃO, 2016. p. 679-693.

2.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta; PIROLI, E. L. . Geoprocessamento aplicado na análise das mudanças de uso e cobertura da terra entre 1995 e 2005 no município de Ribeirão Claro/PR. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, São Luís/MA. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Luís/MA: AGB, 2016.

3.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . Análise da qualidade da areia destinada a construção civil no município de Ourinhos/SP. In: XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013, Vitória/ES. XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, 2013.

4.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . IDENTIFICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL: POSSÍVEL COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DO MATERIAL. In: IX Semana de Geografia, 2013, Ourinhos. IX Semana de Geografia da UNESP/Ourinhos. Ourinhos: UNESP/ Câmpus Experimental de Ourinhos, 2013. p. 86-95.

5.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. ; SANTOS, W. S. ; COSTA, F. A. ; SPINELLI, J. ; MORENO, L. T. . A educação ambiental inclusiva: a educação não formal em solos com grupos da terceira idade do município de Ourinhos/SP. In: VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral, CE. VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Sobral, CE: UVA, 2012.

6.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. . Múltiplas abordagens da educação não-formal em solos: a elaboração de vídeos documentários. In: VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral, CE. VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Sobral, CE: UVA, 2012.

7.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Características socioeconômicas e implicações no orçamento familiar dos moradores da Vila Sá e Jardim Brilhante, município de Ourinhos/SP, em decorrência das deformações no ?reboco? das paredes de algumas casas. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012.

8.
ABRANTES, A. S. M.; BASSO, S. L. ; SANTAROSA . O estudo do espaço geográfico através das representações cartográficas: experiências da I Semana de Geografia da E. E. 'Prof. José Augusto de Oliveira', Ourinhos/SP. In: VIII Semana de Geografia, 2012, Ourinhos. VIII Semana de Geografia. Ourinhos: UNESP/Ourinhos, 2012.

9.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; PEREIRA, A. N. . O uso da arte como recurso para educação ambiental:projeto COLÓIDE - Núcleo de Ensino da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos. In: 9 Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia, 2010, Marilia/SP. 9 Jornada do Núcleo de Ensino de Marilia, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES JUNIOR, E. C. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. . A educação em solos no ensino médio: os livros didáticos e sua importância multifacetada observada no Instituto de Ensino Santanna de Vinhedo/SP. In: VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral, CE. VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Sobral, CE: UVA, 2012.

2.
ABRANTES, A. S. M.; FURINI, L. A. ; VALIM, E. M. ; TAONI, L. J. ; SANTAROSA ; PESSANHA, S. E. ; NASCIMENTO, W. L. . Das primeiras aglomerações até as cidades contemporâneas: o problema da exclusão social. In: VII Semana de Geografia - Política, cultura e meio ambiente: múltiplas dimensões do território, 2011, Ourinhos. VII Semana de Geografia, 2011.

3.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; MORENO, L. T. . A experiência de educação em solos com um grupo de deficientes auditivos e visuais - AJADAVI e Projeto Colóide. In: XIV Simoósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada -, 2011, Dourados/MS. XIV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada -. Dourados/MS, 2011.

4.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BENTO, A. C. ; COSTA, F. A. ; PEREIRA, A. N. ; SANTOS, W. S. ; ZAHER, C. A. . O uso de material didático como subsidio ao Ensino de Geografia: vulcão fissural ? formação da Bacia Sedimentar do ParanáÁ. In: VI Encontro de Ensino de Geografia, 2011, Ourinhos. VI Encontro de Ensino de Geografia. Ourinhos: UNESP/Ourinhos, 2011.

5.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. ; PRADO, C. ; SOUZA, B. A. N. . A importância do trabalho de campo no ensino não formal com um grupo da terceira idade de Ourinhos/SP: educação ambiental tendo como eixo principal o recurso natural solo. In: II Encontro do Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia/SP. II Encontro do Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID. São Paulo: PROGRAD, 2010.

6.
PEREIRA, A. N. ; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; PRADO, C. ; MORENO, L. T. ; ABRANTES, A. S. M. ; COSTA, R. C. ; SOUZA, B. A. N. . Educação ambiental inclusiva - experiência de ensino de solos com jovens e adolescentes da AADF. In: Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia/SP. Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID. São Paulo: PROGAD, 2010.

7.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; ABRANTES, A. S. M. . Educação ambiental tendo como eixo principal o recurso natural solo para a terceira idade: a produção de vídeo documentário. In: Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia. Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID. São Paulo: PROGRAD, 2010.

8.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; SOUZA, B. A. N. ; COSTA, R. C. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. ; PRADO, C. . A elaboração de materiais didáticos como ferramenta no ensino de Geografia - a casinha geológica. In: V ENSIGEO: o ensino de Geografia e o processo de construção da cidadania, 2010, Ourinhos/SP. V ENSIGEO, 2010.

9.
MORENO, L. T. ; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; FERREIRA, J. J. ; ABRANTES, A. S. M. . Extensão universitária: um dos mecanismos do ensino superior que visa integrar universidade e comunidade minimizando a problemática da desigualdade educacional no Brasil. In: V ENSIGEO: o ensino de Geografia e o processo de construção da cidadania, 2010, Ourinhos/SP. V ENSIGEO, 2010.

10.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; SOUZA, B. A. N. ; PEREIRA, A. N. ; FERREIRA, J. J. ; ABRANTES, A. S. M. . O ensino de Pedologia na disciplina de Geografia: projeto colóide vai à escola. In: V ENSIGEO - o ensino de Geografia e o processo de construção da cidadania, 2010, Ourinhos/SP. V ENSIGEO, 2010.

11.
COSTA, R. C. ; PERUSI, M. C. ; PEREIRA, A. N. ; ABRANTES, A. S. M. ; ZAHER, C. A. ; PRADO, C. ; FERREIRA, J. J. ; SOUZA, B. A. N. ; MORENO, L. T. . Tons da terra: a arte no ensino de solos. In: Deficiência e educação ambiental: o relato de uma experiência, 2010, Ourinhos/SP. V ENSIGEO, 2010.

12.
SOUZA, B. A. N. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. ; FERREIRA, J. J. ; PRADO, C. . Deficiência e educação ambiental: o relato de uma experiência. In: V ENSIGEO - o ensino de Geografia e o processo de construção da cidadania, 2010, Ourinhos/SP. V ENSIGEO, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . INFLUÊNCIA DOS FUNGOS NA QUALIDADE DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE OURINHOS/SP. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP (1ª Fase), 2013, Ourinhos. XXV CIC. São Paulo: Angelica, 2013.

2.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . Influência dos fungos na qualidade da areia destinada à construção civil no município de Ourinhos/SP. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP (2ª Fase), 2013, Barra Bonita. XXV CIC - 2ª fase, 2013.

3.
BENTO, A. C. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. ; ZAHER, C. A. . A educação em solos e a formação inicial de professores de Geografia: a eficiência dos materiais didáticos como recurso para atualização das bases conceituais e fixação de conteúdos. In: VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral, CE. VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Sobral, CE: UVA, 2012.

4.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Caracterização de portos de areia no município de Ourinhos/SP. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2012, Ourinhos. XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2012.

5.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Caracterização de portos de areias do município de Ourinhos/SP. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP/ 2ª FASE, 2012, São Pedro. Trabalhos Apresentados na 2ª Fase. São Paulo: UNESP, 2012.

6.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; PEREIRA, A. N. ; ZAHER, C. A. ; COSTA, F. A. ; SANTOS, W. S. ; MORENO, L. T. . A canalização de córregos urbanos em debate: relato de experiência com alunos do ensino médio no município de Ourinhos/Sp. In: 6º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2011, Águas de Lindóia/SP. 6º Congresso de Extensão universitária da UNESP, 2011.

7.
COSTA, F. A. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; ZAHER, C. A. ; MORENO, L. T. ; SPINELLI, J. ; SANTOS, W. S. . Educação em solos no assentamento rural Nova Esperança, município Euclides da Cunha Paulista/SP: relato de experiência. In: 6º Congresso de Extensão Universitária, 2011, Águas de Lindóia. 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Águas de Lindóia/SP: PROEX/UNESP, 2011.

8.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; COSTA, F. A. ; ABRANTES, A. S. M. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; SANTOS, W. S. ; MORENO, L. T. ; BENTO, A. C. . O conceito de solo para moradores do assentamento rural Nova Esperança, município de Euclides da Cunha/SP. In: 6º Congresso de Extensão Universitária, 2011, Águas de Lindóia. 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Águas de Lindóia/SP: PROEX/UNESP, 2011.

9.
PEREIRA, A. N. ; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; COSTA, F. A. ; ABRANTES, A. S. M. ; MORENO, L. T. ; BENTO, A. C. ; SANTOS, W. S. ; COSTA, R. C. ; SPINELLI, J. . Projeto Colóide 'vai à escola': educação em solos nas escolas públicas de Ourinhos/SP. In: 6º Congresso de Extensão Universitária, 2011, Águas de Lindóia. 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Águas de Lindóia/SP: PROEX/UNESP, 2011.

10.
BENTO, A. C. ; PERUSI, M. C. ; PEREIRA, A. N. ; ZAHER, C. A. ; ABRANTES, A. S. M. ; MORENO, L. T. ; SANTOS, W. S. ; COSTA, F. A. ; SPINELLI, J. . Projeto Colóide: educação + arte = uma equação positiva. In: 6º Congresso de Extensão Universitária, 2011, Águas de Lindóia. 6º Congresso de Extensão Universitária da Unesp. Águas de Lindóia/SP: PROEX/UNESP, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ABRANTES, A. S. M.; PIROLI, E. L. . Geoprocessamento aplicado na análise das mudanças de uso e cobertura da terra entre 1995 e 2005 no município de Ribeirão Claro/PR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta; PIROLI, E. L. . A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO SUBSÍDIO PARA COMPREENDER AS MUDANÇAS DO USO E COBERTURA DA TERRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . Análise da qualidade da areia destinada a construção civil no município de Ourinhos/SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . INFLUÊNCIA DOS FUNGOS NA QUALIDADE DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE OURINHOS/SP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. . IDENTIFICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL: POSSÍVEL COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DO MATERIAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; GOMES JUNIOR, E. C. . Educação ambiental inclusiva: a educação não formal em solos com grupos da terceira idade do município de Ourinhos/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BENTO, A. C. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; GOMES JUNIOR, E. C. . A educação em solos e a formação inicial de professores de Geografia: a eficiência dos materiais didáticos como recurso para atualização das bases conceituais e fixação de conteúdos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. . Múltiplas abordagens da educação não-formal em solos: a elaboração de vídeos documentários. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Características socioeconômicas e implicações no orçamento familiar dos moradores da Vila Sá e Jardim Brilhante, município de Ourinhos/SP, em decorrência das deformações no ?reboco? das paredes de algumas casas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Caracterização de portos de areia no município de Ourinhos/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Caracterização de portos de areias do município de Ourinhos/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
ABRANTES, A. S. M.; BASSO, S. L. ; SANTAROSA . O estudo do espaço geográfico através das representações cartográficas: experiências da I Semana de Geografia da E. E. 'Prof. José Augusto de Oliveira', Ourinhos/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GOMES JUNIOR, E. C. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. . A educação em solos no ensino médio: os livros didáticos e sua importância multifacetada observada no Instituto de Ensino Santanna de Vinhedo/SP. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; MORENO, L. T. . A experiência de educação em solos com um grupo de deficientes auditivos e visuais - AJADAVI e Projeto Colóide. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; COSTA, F. A. ; BENTO, A. C. ; MORENO, L. T. ; PEREIRA, A. N. ; SANTOS, W. S. ; ZAHER, C. A. . A canalização de córregos urbanos em debate: relato de experiência com alunos do ensino médio no município de Ourinhos/Sp. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BENTO, A. C. ; COSTA, F. A. ; SANTOS, W. S. ; PEREIRA, A. N. ; ZAHER, C. A. . O uso de material didático como subsidio ao Ensino de Geografia: vulcão fissural ? formação da Bacia Sedimentar do ParanáÁ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ABRANTES, A. S. M.; FURINI, L. A. ; PESSANHA, S. E. ; TAONI, L. J. ; VALIM, E. M. ; SANTAROSA ; NASCIMENTO, W. L. . Das primeiras aglomerações até as cidades contemporâneas: o problema da exclusão social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; FERREIRA, J. J. . A elaboração de materiais didáticos como ferramenta no Ensino de Geografia: casinha geológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
MORENO, L. T. ; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, F. A. ; FERREIRA, J. J. ; ABRANTES, A. S. M. . Extensão Universitária: um dos mecanismos no Ensino Superior que visa integrar universidade e comunidade, minimizando a problemática da desigualdade educacional no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
SOUZA, B. A. N. ; PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; ZAHER, C. A. ; COSTA, R. C. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. ; PRADO, C. ; FERREIRA, J. J. . Deficiência e Educação Ambiental: o relato de uma experiência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
COSTA, F. A. ; PERUSI, M. C. ; PEREIRA, A. N. ; ABRANTES, A. S. M. ; ZAHER, C. A. ; PRADO, C. ; MORENO, L. T. ; FERREIRA, J. J. . Tons da terra: a arte no ensino de solos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; FERREIRA, J. J. ; ABRANTES, A. S. M. . O Ensino de Pedologia na disciplina de Pedologia: Projeto Colóide vai à escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; MORENO, L. T. . A importância do trabalho de campo no ensino não formal com um grupo da terceira idade de Ourinhos/SP: educação em solos tendo como eixo principal o recurso natural solo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; COSTA, R. C. ; ABRANTES, A. S. M. ; PEREIRA, A. N. . O uso da arte como recurso para educação ambiental:projeto COLÓIDE - Núcleo de Ensino da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PEREIRA, A. N. ; PERUSI, M. C. ; ZAHER, C. A. ; PRADO, C. ; MORENO, L. T. ; ABRANTES, A. S. M. ; COSTA, R. C. ; SOUZA, B. A. N. . Educação ambiental inclusiva - experiência de ensino de solos com jovens e adolescentes da AADF. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
ZAHER, C. A. ; PERUSI, M. C. ; SOUZA, B. A. N. ; PRADO, C. ; PEREIRA, A. N. ; COSTA, R. C. ; ABRANTES, A. S. M. . Educação ambiental tendo como eixo principal o recurso natural solo para a terceira idade: a produção de vídeo documentário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ABRANTES, A. S. M.; ALVES, R. B. ; PAIVA, P. C. S. . Sistema DeBella. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; SANTANNA NETO, J. L. ; GOUVEIA, J. M. C. ; TOMMASELLI, J. T. G. ; NUNES, J. O. R. ; AMORIM, M. C. C. T. ; HESPANHOL, R. A. M. ; FUSHIMI, M. ; SILVA, E. C. N. ; ROSS, J. L. S. . Atlas Ambiental Escolar de Presidente Prudente. 2017. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

2.
ABRANTES, A. S. M.. Fatores de formação do solo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta. Introdução à educação em solos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CARVALHAL, M. D. ; ABRANTES, A. S. M. . Revista Formação (Online) - Edição Especial do Projeto Casadinho/PROCAD - A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E A DINÂMICA URBANO-REGIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE (1990-2010). 2016. (Editoração/Periódico).

5.
CARVALHAL, M. D. ; ABRANTES, A. S. M. . Revista Formação (Online) - Vol. 2, No 22 (2015). 2015. (Editoração/Periódico).

6.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . IDENTIFICAÇÃO DAS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DEFORMAÇÃO NO ?REBOCO? DAS PAREDES DE ALGUMAS CASAS DA VILA SÁ E JARDIM BRILHANTE NO MUNÍCIPIO DE OURINHOS/SP. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. . Tintaterraterapia e a Geografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . IDENTIFICAÇÃO DAS POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA DEFORMAÇÃO NO ?REBOCO? DAS PAREDES DE ALGUMAS CASAS DA VILA SÁ E JARDIM BRILHANTE NO MUNÍCIPIO DE OURINHOS/SP. 2013. (Relatório de pesquisa).

9.
ABRANTES, A. S. M.; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. . Educação Ambiental Inclusiva: Elaboração de Materiais Didáticos como Recursos Potencializadores da Relação Ensino-aprendizagem em Solos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; BENTO, A. C. ; COSTA, R. C. ; GOMES JUNIOR, E. C. ; ZAHER, C. A. . Solos e de(e)ficiência: elaboração de materiais didáticos com vistas na educação ambiental inclusiva. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
ABRANTES, A. S. M.. Projeto Colóide. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ABRANTES, A. S. M.; GREGORIO, R. H. M. . Canalização de córregos urbanos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ABRANTES, A. S. M.. Canalização de Córregos Urbanos. 2011. .

14.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Aprenda a fazer detergente com óleo de cozinha e tinta de solo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
PERUSI, M. C. ; ABRANTES, A. S. M. . Formação Continuada de Professores: Leitura Integrada da Paisagem - Solo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. . Vulcão Fissural - Bacia Sedimentar do Paraná. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

17.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; FERREIRA, J. J. ; COSTA, R. C. ; ZAHER, C. A. ; PEREIRA, A. N. . A vida do (no) solo e elaboração de materiais didáticos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ABRANTES, A. S. M.. Apresentação do Sistema DeBella. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ABRANTES, Angelica S. M.. Banca examinadora no Componente Curricular: Procedimentos de Enfermagem.. 2018. ETEC RODRIGUES DE ABREU.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMINÁRIO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA /XIX SEMANA DE GEOGRAFIA /XIV ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIAAFI.Comissão Científica. 2018. (Seminário).

2.
XIX Encontro Nacional de Geógrafos.Parecerista. 2018. (Encontro).

3.
III  SEMINÁRIO  NACIONAL  DE  INTEGRAÇÃO  DA GRADUAÇÃO  E  PÓS-GRADUAÇÃO  EM  GEOGRAFIA,  XVII  SEMANA DE  GEOGRAFIA  E  XII  ENCONTRO  DE  ESTUDANTES  DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.Avaliadora de trabalho.. 2016. (Seminário).

4.
I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH-Paranapanema.. 2016. (Seminário).

5.
XVIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - 1ª fase. Avaliadora de trabalhos apresentados.. 2016. (Congresso).

6.
XVIII Encontro Nacional de Geógrafos.Geoprocessamento aplicado na análise das mudanças de uso e cobertura da terra entre 1995 e 2005 no município de Ribeirão Claro/PR. 2016. (Encontro).

7.
XI ENANPEGE. 2015. (Encontro).

8.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1ª fase. Avaliação de trabalhos. 2015. (Congresso).

9.
Dia do Geógrafo.Impressões de uma professora de Geografia em seu início de carreira. 2014. (Encontro).

10.
IX Semana de Geografia.IDENTIFICAÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA NA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL: POSSÍVEL COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DO MATERIAL. 2013. (Outra).

11.
XV Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Análise da qualidade da areia destinada a construção civil no município de Ourinhos/SP. 2013. (Simpósio).

12.
XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP (1ª Fase). INFLUÊNCIA DOS FUNGOS NA QUALIDADE DA AREIA DESTINADA À CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE OURINHOS/SP. 2013. (Congresso).

13.
Geoarte: a Geografia nos documentários. 2012. (Outra).

14.
VIII Semana de Geografia.O estudo do espaço geográfico através das representações cartográficas: experiências da I Semana de Geografia da E. E. "Prof. José Augusto de Oliveira", Ourinhos/SP. 2012. (Outra).

15.
VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos.Educação ambiental inclusiva: a educação não formal em solos com grupos da terceira idade do município de Ourinhos/SP. 2012. (Simpósio).

16.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Características socioeconômicas e implicações no orçamento familiar dos moradores da Vila Sá e Jardim Brilhante, município de Ourinhos/SP, em decorrência das deformações no ?reboco? das paredes de algumas casas. 2012. (Encontro).

17.
XXIV Congresso de Iniciação Científica. Caracterização de portos de areia no município de Ourinhos/SP. 2012. (Congresso).

18.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNESP/ 2ª FASE. Caracterização de portos de areias do município de Ourinhos/SP. 2012. (Congresso).

19.
6º Congresso de extensão universitária da UNESP. A canalização de córregos urbanos em debate: relato de experiência com alunos do ensino médio no município de Ourinhos/Sp. 2011. (Congresso).

20.
II Simpósio de Conservação do Solo e Água: Antropização versus resiliência. 2011. (Simpósio).

21.
VI Encontro de Ensino de Geografia.O uso de material didático como subsidio ao Ensino de Geografia: vulcão fissural ? formação da Bacia Sedimentar do ParanáÁ. 2011. (Encontro).

22.
VII Semana de Geografia - Política, cultura e maio ambiente: as multiplas dimensões do território. Das primeiras aglomerações até as cidades contemporâneas: o problema da exclusão social. 2011. (Congresso).

23.
XIV Simoósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada -.A experiência de educação em soloso com um grupo de deficientes auditivos e visuais - AJADAVI e Projeto Colóide. 2011. (Simpósio).

24.
9ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília - Ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica. O uso da arte como recurso para educação ambiental: Projeto Colóide - Núcleo de Ensino da UNESO/Campus Experimental de Ourinhos. 2010. (Congresso).

25.
Dia da Árvore 2010 - Plantio de mudas florestais na Área de Preservação Permanente do Rio Paranapanema. 2010. (Outra).

26.
II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID.A importância do trabalho de campo no ensino não formal com um grupo da terceira idade de Ourinhos-SP: educaçõ ambiental tendo como eixo principal o recurso natural solo. 2010. (Encontro).

27.
I SImpósio da Conservação do Solo e Água: " Solo e Água: Planejar, Intervir e Mitigar Impactos". 2010. (Simpósio).

28.
V ENSIGEO: o ensino da Geografia e o Processo de Construção da Cidadania. A elaboração de materiais didáticos como ferramenta no Ensino de Geografia: casinha geológica. 2010. (Congresso).

29.
VII Semana de Geografia: A escola construindo o espaço do cidadão. 2010. (Congresso).

30.
VI Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2010. (Congresso).

31.
V Semana de Geografia, "A Geografia e as Transformações do Homem no Espaço e no Tempo" e IV ENSIGEO, "Políticas Educacionais e Inclusão" da UNESP de Ourinhos-SP. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta; PIROLI, E. L. ; COSTA, F. A. . V Semana da Árvore. 2016. (Exposição).

2.
ABRANTES, Angelica Scheffer da Motta. XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP - 1ª fase. 2016. (Congresso).

3.
SANTANNA NETO, J. L. ; SPOSITO, E. S. ; SILVA, C. A. ; ABRANTES, A. S. M. . XI ENANPEGE. 2015. (Congresso).

4.
SENA, C. C. R. G. ; PAULA, A. E. H. ; MAIA, D. C. ; MELLO, M. C. O. ; ABRANTES, A. S. M. . VIII Encontro de Ensino de Geografia - Ensigeo. 2013. (Congresso).

5.
ABRANTES, A. S. M.; MELLO, M. C. O. ; SANTAROSA ; RAMIRES, T. ; MARTELATO, B. F. ; BASSO, S. L. . I Semana de Geografia da Escola Estadual "Professor José Augusto de Oliveira". 2012. (Outro).

6.
FUINI, L. L. ; ABRANTES, A. S. M. ; MOURÃO, P. F. C. . VIII Semana de Geografia. 2012. (Outro).

7.
PERUSI, M. C. ; MOURÃO, P. F. C. ; ABRANTES, A. S. M. . II Simpósio de Conservação do Solo e Água: Antropização versus Resiliência. 2011. (Congresso).

8.
ABRANTES, A. S. M.; PEDON, N. R. ; MOURÃO, P. F. C. . VI Encontro de Ensino de Geografia: Diversidade e Inclusão na Educação Básica. 2011. (Congresso).

9.
ABRANTES, A. S. M.; PIROLI, E. L. ; MANZIONE, R. L. ; MOURÃO, P. F. C. . VI Semana de Geografia da UNESP Ourinhos. 2010. (Congresso).

10.
ABRANTES, A. S. M.; PERUSI, M. C. ; MOURÃO, P. F. C. . I Simpósio da Conservação do Solo e Água: solo e água: Planejar, Intervir e Mitigar Impactos. 2010. (Congresso).

11.
MELLO, M. C. O. ; MOURÃO, P. F. C. ; ABRANTES, A. S. M. . V Ensigeo: O ensino de Geografia e o processo de construção do conhecimento. 2010. (Congresso).

12.
ABRANTES, A. S. M.; LUEDEMANN, M. S. ; MOURÃO, P. F. C. . V Semana de Geografia, "A geografia e as Transformações do homem no Espaço e no Tempo" e IV ENSIGEO, "Políticas Educacionais e Inclusão" da UNESP de Ourinhos-SP. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


- Aprovação no Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos de professor de educação básica II - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Geografia - 2013 - 80º lugar (D. E. Ourinhos) e 65º lugar (D. E. R. Presidente Prudente);
- Aprovação no Processo Seletivo Simplificado para provimento de cargos de professor de educação básica II - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo - Geografia - 2013 - 2º lugar (D. E. Ourinhos).



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