Yohana Diel Saheli

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  • Última atualização do currículo em 09/03/2018


Possui Licenciatura em Letras Português - Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). É docente (EBTT DE) de Língua Portuguesa e Literatura e de Língua Inglesa no Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado Barracão. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na área de concentração Linguagem e Tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Yohana Diel Saheli
Nome em citações bibliográficas
SAHELI, Y. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado Barracão, IFPR.
Rodovia PR 163, Km 01
Industrial
85700000 - Barracão, PR - Brasil
Telefone: (49) 36441684
URL da Homepage: http://reitoria.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil. Orientador: Maria de Lourdes Rossi Remenche.
2010 - 2013
Graduação em Letras Português/Inglês.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: A afetividade no discurso do professor de língua portuguesa: a valoração do discurso de senso comum.
Orientador: Nívea Rohling.




Formação Complementar


2015 - 2015
Advanced English Course. (Carga horária: 75h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2015 - 2015
Oficina Institucional sobre Lousa Digital. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado Barracão, IFPR, Brasil.
2014 - 2014
Comunicação escrita. (Carga horária: 14h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2003 - 2007
Língua Inglesa. (Carga horária: 450h).
Escola de Idiomas Fisk, FISK, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná - Campus Avançado Barracão, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura I
Língua Estrangeira Moderna I - Inglês
02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Estrangeira Moderna II - Inglês
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I
Língua Estrangeira Moderna I - Inglês

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SETI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina de Morfofonologia sob a orientação e supervisão da Professora-Orientadora Maria Lúcia de Castro Gomes.


Excellence in English, EXIEN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


Escola de Idiomas Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Instrutora de Idiomas, Carga horária: 24


Centro de Idiomas Athus, ATHUS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Letramentos: novos estudos para uma nova perspectiva de ensino
Descrição: Este projeto de pesquisa surgiu da necessidade e do desejo de compreender a perspectiva teórica de Brian Street acerca os chamados Novos Estudos do Letramento dos quais é pioneiro e prolífico autor. Os Novos Estudos do Letramento (New Literacy Studies - NLS) prometem renovar o ensino de línguas. Com suas novas concepções acerca do que realmente são Letramentos, Brian Street sugere um movimento que afaste de generalizações idealizadas sobre a natureza da Linguagem e do Letramento e que vá à direção da compreensão das práticas letradas em contextos sociais ?reais?. Para o autor a própria noção de analfabetismo deve ser rejeitada por ter consequências nocivas como a equivocada ideia de que pessoas ?iletradas? possuiriam menores capacidades cognitivas para a aquisição do letramento. Por apresentar concepções tão renovadoras para o ensino de línguas, acredita-se ser de fundamental importância estudar a perspectiva teórica de Street. Este trabalho tem como objetivo geral, portanto, compreender a perspectiva de Brian Street sobre os Novos Estudos do Letramento. Para isso, será realizada uma pesquisa bibliográfica em que serão selecionadas obras produzidas ou não pelo próprio autor que permitam se ter entendimento sobre os Novos Estudos do Letramento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Ludoteca para o Ensino Médio
Descrição: Para muitos alunos, o estudo da Matemática, da Química, de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa ainda é visto e vivenciado como algo maçante e monótono, o que se justifica, em partes, pela forma tradicional e mecanizada de se trabalhar os conteúdos, a qual é caracterizada pela ênfase predominante na memorização de conceitos, fórmulas, nomenclaturas, regras e normas. O excesso de trabalho com materiais e exemplos abstratos por parte dos professores contribui para que os estudantes criem uma antipatia por suas disciplinas, o que prejudica em muito a construção e a exploração do conhecimento. Assim, esse projeto se propõe a dar subsídio à prática docente no ensino das disciplinas de Matemática, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa por meio da construção e divulgação de materiais que favoreçam o desenvolvimento frequente de atividades lúdicas em ambiente escolar. Acreditando-se, conforme afirma Gallagher (1997), que as habilidades e competências adquiridas a partir de atividades realizadas sob condições agradáveis, ficam retidas por longos períodos de tempo. Mediante a isso, serão criados, planejados, desenvolvidos, construídos e reproduzidos diversos jogos envolvendo materiais de baixo custo e, concomitantemente, será elaborada uma apostila que sirva como guia ao professor para trabalhar com os jogos propostos. A existência concreta desses materiais propiciará, então, a implantação de uma ludoteca no Campus Avançado do IFPR de Barracão, o qual oferece espaço físico para tal. Espera-se que, após a estruturação consistente da ludoteca, esta possa servir como apoio e inspiração para as aulas dos professores da região de Barracão, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Normas, métodos e técnicas para elaboração de trabalhos escolares para o Ensino Médio
Descrição: Este projeto tem por objetivo dirimir um dos problemas mais alarmantes que afligem a educação, a saber, o parco conhecimento dos estudantes sobre normas, técnicas e métodos de pesquisa e produção de trabalhos escolares. Para a realização de tal projeto, será ofertado aos estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Médio do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Avançado Barracão, um curso de normas, técnicas e métodos de pesquisa em que serão ministradas aulas de caráter teórico-prático segmentado em módulos. Ao final do curso, os alunos apresentarão trabalhos desenvolvidos em um exercício de auto-observação e autocrítica visando o amadurecimento acadêmico e pessoal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Certificado de Melhor Aluna do curso de Letras Português - Inglês, Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANCHES, D. C. P.; SAHELI, Y. D.; FONSECA, N. F.. Professor EBTT - IFPR. 2015. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Ciclo e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem - Linguagem, Identidade e Subjetividade: Vertigem das Ciências Humanas. Identidade docente em contextos híbridos: entre discursos e práticas multiletradas. 2017. (Congresso).

2.
1ª Conferência Intermunicipal da Juventude.Direito à Comunicação. 2015. (Outra).

3.
III Semana Acadêmica de Letras. 2013. (Outra).

4.
Quem é Shakespeare?. 2013. (Outra).

5.
Celebrando Shakespeare: o teatro elisabetano e o Otelo brasileiro. 2012. (Outra).

6.
Contemporary Issues in the USA. 2012. (Outra).

7.
I Mesa-redonda sobre Educação e Pessoas com Necessidades Específicas. 2012. (Outra).

8.
ABRALIN - Curitiba. 2011. (Congresso).

9.
Atividades do Projeto Fullbright. 2011. (Outra).

10.
II Semana Acadêmica de Letras da UTFPR. 2010. (Outra).

11.
Clever approaches to new and old problems. 2009. (Seminário).

12.
XIX Seminário do CELLIP. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARCO, I. ; RIBEIRO, A. M. ; BOHRER, M. ; SAHELI, Y. D. . I Semana Intermunicipal do Meio Ambiente. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Conferido certificado de Melhor Aluna do Curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês, do Campus Curitiba, por ter atingido o melhor desempenho acadêmico da turma de formandos do 1º semestre letivo de 2013;

2) Ministrou aulas de Português para Falantes de Outras Línguas em curso oferecido pelo Departamento de Línguas da UTFPR, com carga horária de 20 horas, de outubro a novembro de 2012;

3) Atuou como Monitora Voluntária da disciplina de Morfofonologia sob a orientação e supervisão da Professora-Orientadora Maria Lúcia de Castro Gomes de 03 de dezembro de 2012 a 16 de maio de 2013 com 15 horas semanais de atividades acadêmicas.



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