Leonardo Augusto Lopes Rodrigues

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9481375627977566
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017 - 2021), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ). Trabalha principalmente nos seguintes temas: sociologia das profissões, sociologia da educação, ensino superior e políticas educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Augusto Lopes Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, L. A. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Maria Ligia de Oliveira Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: DESIGUALDADES E ENSINO SUPERIOR: uma análise socioeconômica dos alunos de engenharia do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Ligia Barbosa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: desigualdades sociais; ensino superior; ENADE; Engenharias.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Latim. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

2018 - 2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Sociologia
Fundamentos da Educação: Antropologia
Metodologia Científica
Organização do Trabalho Escolar
Tópicos Especiais em Educação: a Escola e a Cultura Afro-Brasileira
2017 - 2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
Fundamentos da Educação: Sociologia
Metodologia Científica
Tópicos Especiais em Educação IV: Práticas Pedagógicas
Tópicos Especiais em Educação: A escola e a Cultura Afro-Brasileira
2017 - 2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação: Antropologia
Metodologia Científica
Organização do Trabalho Escolar
2016 - 2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar
Fundamentos da Educação: Antropologia
Fundamentos da Educação: Sociologia
Metodologia Científica
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação

Escola Estadual Dom Benevides, E. E. D. B., Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia e Filososfia, Carga horária: 11



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
A Cultura das Disciplinas: Diferentes Pequenos Mundos na Universidade
Descrição: Este projeto tem por objetivo avançar as reflexões sobre as práticas docentes, no sentido de se estudar a cultura das disciplinas, de se verificar se esta é realmente determinante nas práticas cotidianas do ensino superior, como mostra a literatura contemporânea.Para isso, tratar-se-á de definir o que é esta ?cultura disciplinar?, quais os seus componentes, quais as coerções que exercita sobre os acadêmicos, quais as recompensas, quais são seus valores e normas. Além disso, pretende verificar a hipótese de que a formação que é realizada nas instituições de ensino superior, ou seja, os processos de ensino e aprendizagem, que incluem a elaboração do currículo e de programas de disciplinas, além das práticas propriamente pedagógicas, estão conformados pela cultura da disciplina, que parece se afastar do conhecimento propriamente dito da disciplina, envolvendo também crenças e mitos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Leonardo Augusto Lopes Rodrigues - Integrante / Glícia Gripp - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Idiomas


Inglês
Lê Bem.
Espanhol
Lê Bem.
Francês
Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. A. L.. A diversificação institucional no Ensino Superior Brasileiro: uma análise dos aspectos socioeconômico dos alunos. In: XXXI Congreso de la Associación Latinoamericana de Sociología, 2018, Montevidéu. Anais do XXXI Congreso ALAS 2017, 2018.

2.
GRIPP, G. ; RODRIGUES, L. A. L. . Quem modela o trabalho do professor: currículos dos cursos de formação de professores no Brasil. In: XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de la Sociología, 2018, Montevidéu. Anais do XXXI Congresso Alas, 2017.

3.
RODRIGUES, L. A. L.. A Organização do Conhecimento no Campo Acadêmico Brasileiro: Um Estudo Comparado dos Cursos de Enfermagem. In: Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. I.

4.
GRIPP, G. ; RODRIGUES, L. A. L. ; TESTI, B. M. . ENSINO SUPERIOR: A CONSTITUIÇÃO DAS HIERARQUIAS INSTITUCIONAIS. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, 2011, Uberlândia. Políticas Educação Superior I, 2011.

5.
GRIPP, G. ; RODRIGUES, L. A. L. ; TESTI, B. M. . A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DISCENTES: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS.. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, 2011, Uberlândia. Políticas Educação Superior I, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, L. A. L.; GRIPP, G. . A PRÁTICA ACADÊMICA: AS INFLUÊNCIAS INSTITUCIONAIS E DO CAMPO DE CONHECIMENTO.. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2012, Ouro Preto. Anais do SIC-UFOP, 2012.

2.
TESTI, B. M. ; RODRIGUES, L. A. L. . O Impacto das Reformas Educacionais no Ensino Superior Brasileiro. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. Anais do SIC-UFOP, 2011.

3.
RODRIGUES, L. A. L.; GRIPP, G. . Cultura das Disciplinas: Diferentes Pequenos Mundos na Universidade. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. Anais do SIC-UFOP, 2011.

4.
RODRIGUES, L. A. L.; GRIPP, G. . A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO: UM ESTUDO COMPARADO. In: Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ouro Preto. XVIII SIC, 2010.

5.
RODRIGUES, L. A. L.; TESTI, B. M. . REFORMAS POLÍTICO-EDUCACIONAIS: SUAS CONSEQÜÊNCIAS NOS FENÓTIPOS DISCENTES.. In: Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ouro Preto. XVIII SIC, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, L. A. L.. A Organização do Conhecimento no Campo Acadêmico Brasileiro: Um Estudo Comparado dos Cursos de Enfermagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RODRIGUES, L. A. L.. A Organização do Conhecimento: A relação entre disciplinas e o ensino superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, L. A. L.; GRIPP, G. . A Organização do Conhecimento Acadêmico: Um Estudo Comparado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
RODRIGUES, L. A. L.; TESTI, B. M. . Reformas Político-Educacionais: Suas Consequências nos Fenótipos Discentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RODRIGUES, L. A. L.. Produção de banco de dados a partir dos microdados do Censo da Educação Superior (1995; 2005; 2015) e dos microdados do Enade (2014).. 2016.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Superior.Fechamento Social e ensino superior: o caso dos engenheiros do Brasil. 2018. (Seminário).

2.
XXXI Congresso Alas. A diversificação institucional no Ensino Superior Brasileiro: uma análise dos aspectos socioeconômico dos alunos.. 2017. (Congresso).

3.
Introdução a uma Sociologia dos Estudantes. 2014. (Seminário).

4.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. A Organização do Conhecimento: A relação entre disciplinas e o ensino superior. 2013. (Congresso).

5.
XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A PRÁTICA ACADÊMICA: AS INFLUÊNCIAS INSTITUCIONAIS E DO CAMPO DE CONHECIMENTO. 2012. (Seminário).

6.
II Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade.Arte Renascentista: Expressão de valores dominantes do período moderno. 2011. (Encontro).

7.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Cultura das Disciplinas: Diferentes Pequenos Mundos na Universidade. 2011. (Seminário).

8.
Segundas Jornadas Nacionales de Investigadores en Formación. ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS FENÓTIPOS DISCENTES.. 2010. (Congresso).

9.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Reformas Político-Educacionais: Suas Consequências nos Fenótipos Discentes. 2010. (Seminário).

10.
Seminário de Iniciação Científica da UFOP.A Organização do Conhecimento Acadêmico: Um Estudo Comparado. 2010. (Seminário).

11.
3º Seminário de História da Historiografia: Aprender com a história?. 2009. (Seminário).

12.
Colóquio Olhares Sobre o Negro: Educação das Relações Étnico-Raciais, historiografia e literatura.. 2009. (Outra).

13.
História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa na Ásia. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, L. A. L.. XV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 20:35:52