Cremilson Oliveira Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2001958395577382
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Licenciado em Letras: Português/Inglês (Unisul, 2005); Especialista em Psicopedagogia (Unisul, 2008); Especialista em Gestão do cuidado escolar (UFSC, 2011); Mestre em Ciências da Linguagem (Unisul, 2013); Doutor em Ciências da Linguagem (Unisul, 2015), com abordagem de pesquisa em gênero e sexualidade em narrativas de videogames (Role Playing Games). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cremilson Oliveira Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Tubarão.
Rua Deputado Olices Pedra de Caldas - de 223/224 a 1199/1200
Dehon
88704296 - Tubarão, SC - Brasil
Telefone: (48) 33019100
URL da Homepage: www.tubarao.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Questões de gênero no videogame Mass Effect 3: análise das representações das feminilidades e das masculinidades sob a ótica de teorias feministas, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Jussara Bittencourt de Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura; Gênero, Normatividade, Sexualidade, Violências; Videogames; Mass Effect 3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2011 - 2013
Mestrado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Lendo Fable 2: os videogames como espaço possível de negociações e produção de efeitos de sentido,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jussara Bittencourt de Sá.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cultura; mídias; Videogames; jogos eletrônicos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2011
Especialização em Gestão do cuidado para uma escola que protege. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Escola, relações de gênero e violências: práticas de produção de corpos e modos de subjetivação.
Orientador: Rogério Machado Rosa.
2006 - 2008
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 450h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: Intervenção psicopedagógica para o estímulo e desenvolvimento do autocontrole e da cognição, a partir de estudo de caso com aluno de 8 anos. diagnosticado com hiperatividade e dispraxia.
Orientador: Patrícia dos Reis Pozza.
2002 - 2005
Graduação em Letras: Português/Inglês.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: English language learning through videogames and computer games: a pedagogical approach.
Orientador: Márcia Irene da Fonseca.




Formação Complementar


2018 - 2018
My English Online - Nível 2. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2018 - 2018
My English Online - Nível 3. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2018 - 2018
My English Online - Nível 1. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2018 - 2018
My English Online - Nível 4. (Carga horária: 60h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2009 - 2009
Formação continuada: introdução à educação digital. (Carga horária: 40h).
Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores. (Carga horária: 120h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2005 - 2005
Elaboração de projetos na escola: interdisciplinar. (Carga horária: 20h).
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2005 - 2005
Educação integral e desenvolvimento humano. (Carga horária: 45h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2002 - 2002
Implementação do projeto político pedagógico. (Carga horária: 8h).
Governo do Estado de Santa Catarina, GOVERNO/SC, Brasil.
2001 - 2001
Oral and Written Communication. (Carga horária: 40h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
1997 - 1997
Introdução à microinformática. (Carga horária: 100h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.
1995 - 1995
Processamento de dados. (Carga horária: 122h).
Futuro Certo Informática, FCI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Educação Básica Renato Ramos da Silva, EEBRSS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico, Carga horária: 40


Escola de Educação Básica Prof. Luís Félix Barreto, EEBLF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico Pedagógico, Carga horária: 40


Centro de Educação de Jovens e Adultos, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola de Educação Básica Lagunense, EEBL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Prefeita Municipal de Laguna, PML, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Escola, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Desenvolvi monitoria da disciplina de Língua Inglesa atendendo alunos provenientes de vários cursos da instituição.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Leitura de imagens: uma possibilidade de (des)construção de conhecimentos
Descrição: A leitura de imagens como possibilidade de ampliação de conhecimento, desenvolvimento de autonomia e posicionamento crítico na produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa é a proposta deste projeto visando o desenvolvimento da linguagem e da cultura. Estudamos conceitos básicos da linguagem visual (pictórica) com o intuito de uma proposta interdisciplinar, com o objetivo de subsidiar o embasamento teórico da pesquisa e a prática, bem como conceitos de construção e desnaturalização uma vez que reforçam o objetivo de repensar as formas convencionais de se ler, ser e estar no mundo que está em nosso redor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cremilson Oliveira Ramos - Coordenador / Thayse Edinéia Pacheco - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Revisor de periódico


2012 - 2014
Periódico: Catwalk


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2017 RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA. A representação do gênero e da sexualidade em personagens de videogame: uma análise de conteúdo. REVISTA MEMORARE, v. 4, p. 38-67, 2017.

2.
RAMOS, C. O.2015RAMOS, C. O.; NASCIMENTO, E. C. . IMAGENS, SONS E SILÊNCIO: O SENTIDO DE EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DO TEATRO DE SOMBRAS. O TEATRO TRANSCENDE (ONLINE), v. 20, p. 74, 2015.

3.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2013 RAMOS, C. O.. Videogames: um espaço intersticial de possibilidades para a partilha do comum. OUTRAS TRAVESSIAS, v. 0, p. 157-173, 2013.

4.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2013RAMOS, C. O.. CHANTER, Tina. Gênero: conceitos-chave em filosofia. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: ArtMed, 2011.. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ), v. 1, p. 130-142, 2013.

5.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2012 RAMOS, C. O.. O efeito do real na construção da narrativa do jogo eletrônico Fable 2. Luminária (União da Vitória), v. 1, p. 53-63, 2012.

6.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2011 RAMOS, C. O.. Escola, relações de gênero e violências: práticas de produção de corpos e modos de subjetivação. Ensino e Pesquisa (União da Vitória), v. 8, p. 57-68, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
RAMOS, C. O.. Jogos de videogame: reflexões acerca de violências e identidade. In: Ana Maria Borges de Sousa; Isabella Benfica Barbosa. (Org.). Cuidar da Educação, Cuidar da Vida. 01ed.Florianópolis: UFSC, 2011, v. 01, p. 199-205.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIERI, M. M. N. ; RAMOS, C. O. . Retratos de uma época: as imagens históricas utilizadas como fontes de pesquisa. In: VI Simfop - Simpósio de formação de professores: educação, currículo e escola, 2014. ANAIS DO IV SIMFOP. Tubarão: Unisul, 2014. v. VI. p. 1-10.

2.
PACHECO, T. E. ; RAMOS, C. O. . Percepção de alunos e professores da rede pública e privada de ensino de Araranguá sobre leitura imagética nas aulas de Física. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física O ENSINO DE FÍSICA NOS ÚLTI, 2013. v. 1. p. 1-8.

3.
RAMOS, C. O.. A questão do gênero na configuração da narrativa de videogames: espaços intersticiais para repensar modelos hegemônicos. In: VII Ciclo de Estudos em Linguagem, 2013, Ponta Grossa. Linguagem, Identidade e Subjetividade no breve século XX, 2013. p. 277-286.

4.
RAMOS, C. O.; PIERI, M. M. N. . A sala de aula como ambiente de embate cultural: percepções sobre o preconceito linguístico. In: SIMFOP ? Simpósio sobre Formação de Professores, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP. Tubarão: Unisul, 2012.

5.
BLISSARI, S. R. R. ; REIS, O. B. ; GARCIA, L. E. ; RAMOS, C. O. ; SILVA, José Johnny Ferreira da. . Formação docente e a gestão do cuidado: proposta de mudanças na formação profissional/ética. In: XI COLÓQUIO DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR DA AMERICA DO SUL - II Congresso Internacional IGLU, 2011, Florianópolis. XI COLÓQUIO DE GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR DA AMERICA DO SUL, 2011. p. 1-10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, E. C. ; SILVA, L. E. ; SIQUEIRA, A. P. P. ; RAMOS, C. O. ; ORTIGA, P. M. ; MARQUES, C. L. M. F. . Fala Professor! Fala Professora!: diálogos sobre arte e cultura. In: Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, 2014, Gaspar. Anais do SEPEI 2014. Gaspar: IFSC, 2014. v. 4. p. 8-12.

2.
PIERI, M. M. N. ; BARZAN, G. S. C. ; RAMOS, C. O. . Reforço escolar: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem no ensino público. In: V Seminário de educação, cultura e sociedade (V EDUCS) - II Seminário Internacional, 2012, Tubarão. V Seminário de educação, cultura e sociedade (V EDUCS) - II Seminário Internacional, 2012. v. 2. p. 113-120.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, C. O.. Videogames: um entrelugar de embates cultural. In: Simpósio sobre Formação de Professores ? SIMFOP, 2012, Tubarão. Anais do III Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, 2012.

2.
RAMOS, C. O.; SA, J. B. . A narrativa lúdica dos videogames: espaços possíveis de produção de sentidos. In: 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia - 1ª Jornada de Pesquisas em Curso, 2012, Florianópolis. 1º Seminário Nacional Discurso, Cultura e Mídia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, C. O.. Narrativas no videogame Mass Effect 3: análise das representações das feminilidades e das masculinidades sob a ótica de teorias feministas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIERI, M. M. N. ; RAMOS, C. O. . Retratos de uma época: as imagens históricas utilizadas como fontes de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, C. O.. A questão do gênero na configuração da narrativa de videogames: espaços intersticiais para repensar modelos hegemônicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RAMOS, C. O.; PIERI, M. M. N. . A sala de aula como ambiente de embate cultural: percepções sobre o preconceito linguístico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SA, J. B. ; FORMENTIN, C. N. ; CADORIN, F. B. ; GERALDES JUNIOR, G. A. ; SOUZA, S. C. L. ; RAMOS, C. O. ; SPINDOLA, E. M. ; TIBURCIO, S. L. . Representações, Migrações e Cultura Digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ORTOLAN, F. L.; RAMOS, C. O.; SILVA, S. N.. Banca de Concurso Público do IFSC Edital 42/2013 ? Língua Portuguesa. 2014. Instituto Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência: Perspectivas da análise do (in)visível: a arquitetura do não verbal. 2016. (Outra).

2.
Conferência: Zico e a nação rubro negra: o mito fundacional na formação da nação. 2016. (Outra).

3.
Conferência: O Antropoceno e os desafios para a crítica cultural. 2015. (Seminário).

4.
Conferência: Reflexões sobre a interface Linguística Cognitiva e Saúde. 2015. (Seminário).

5.
Curso: Introdução à localização de games. 2015. (Oficina).

6.
IV SCA - Simpósio Catarinense de Astronomia. 2015. (Simpósio).

7.
Mesa Redonda: Interdisciplinaridade da Matemática com as Ciências da Linguagem: questões e desafios. 2015. (Seminário).

8.
Seminário: A "ideologia" de gênero. 2015. (Seminário).

9.
Conferência: A pesquisa qualitativa e a análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. 2014. (Seminário).

10.
Conferência: Currículo e interculturalidade: desafios para a escola. 2014. (Seminário).

11.
Conferência: Ensino, Novos Tempos e o Pacto com a Educação na UFS. 2014. (Seminário).

12.
Conferência: O projeto Modernidade/Colonialidade. 2014. (Seminário).

13.
Forum de Ensino de Línguas do Instituto Federal de Santa Catarina. 2014. (Outra).

14.
Minicurso: Formas do não pertencimento na estética contemporânea. 2014. (Outra).

15.
Roda de Debates: ?Estudos comparativos sobre a sexualidade no contexto da América Latina?. 2014. (Outra).

16.
Roda de Debates: ?Experiências de pesquisa em gênero e sexualidade do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE?. 2014. (Outra).

17.
VI Simfop - Simpósio de formação de professores: educação, currículo e escola.Retratos de uma época: as imagens históricas utilizadas como fontes de pesquisa. 2014. (Simpósio).

18.
CIEL - VII Ciclo de Estudos em Linguagem.A QUESTÃO DO GÊNERO NA CONFIGURAÇÃO DA NARRATIVA DE VIDEOGAMES: ESPAÇOS INTERSTICIAIS PARA REPENSAR MODELOS HEGEMÔNICOS. 2013. (Simpósio).

19.
Conferência: Decifrando a cultura alimentar pré-histórica no litoral sul do Brasil: uma perspectiva isotópica. 2013. (Seminário).

20.
Conferência: Drama e documento, atualidade e história no cinema brasileiro contemporâneo. 2013. (Seminário).

21.
Conferência: Flusser com Freud - tradução, sujeito e cultura. 2013. (Seminário).

22.
Conferência: Relações Hemisféricas: a América Latina e o Documentário Transnacional. 2013. (Seminário).

23.
Conferência: Uma análise discursiva sob a perspectiva dos Estudos Culturais. 2013. (Seminário).

24.
III Seminário Internacional da RIAIPE3 e VI EDUCS. 2013. (Seminário).

25.
Mesa Redonda: Teoria da Relevância e Humor. 2013. (Outra).

26.
Conferência: Educação intercultural na sociedade contemporânea. 2012. (Seminário).

27.
IV SIMFOP ? Simpósio sobre Formação de Professores.Representações, Migrações e Cultura Digital. 2012. (Simpósio).

28.
IV SIMFOP ? Simpósio sobre Formação de Professores.A sala de aula como ambiente de embate cultural: percepções sobre o preconceito linguístico. 2012. (Simpósio).

29.
V Seminário de educação, cultura e sociedade (V EDUCS) - II Seminário Internacional.Reforço escolar: uma alternativa para a melhoria do processo de ensino aprendizagem no ensino público. 2012. (Seminário).

30.
Conferência: A bissociação: um paradoxo relevante para a construção do humor. 2011. (Seminário).

31.
Conferência: A leitura crítica e o aporte da análise crítica de gêneros. 2011. (Seminário).

32.
Conferência: Crianças, cinema e educação. 2011. (Seminário).

33.
Curso sobre Validação de Autodeclaração de Candidatos Negros, das Ações Afirmativas. 2011. (Outra).

34.
Seminário: A gestão do Cuidado para uma escola que Protege. 2011. (Seminário).

35.
Curso: Disseminadores de Educação Fiscal. 2007. (Outra).

36.
Treinamento sobre qualidade no trabalho. 2007. (Outra).

37.
VII conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente. 2007. (Outra).

38.
Educação Integral e Desenvolvimento Humano. 2005. (Outra).

39.
Elaboração de Projetos na Escola: ação, interdisciplinaridade e e e motivação. 2005. (Encontro).

40.
IV Semana Integrada das Licenciaturas. 2005. (Outra).

41.
Lançamento regional do programa APOMT. 2005. (Outra).

42.
Seminário de defesa pública de monografia. 2005. (Seminário).

43.
Capacitação dos profissionais do ensino e médio e fundamental em DST/HIV/AIDS e drogas. 2004. (Encontro).

44.
Implementação do Projeto Político Pedagógico. 2002. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2012 RAMOS, C. O.. O efeito do real na construção da narrativa do jogo eletrônico Fable 2. Luminária (União da Vitória), v. 1, p. 53-63, 2012.

2.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2013 RAMOS, C. O.. Videogames: um espaço intersticial de possibilidades para a partilha do comum. OUTRAS TRAVESSIAS, v. 0, p. 157-173, 2013.

3.
RAMOS, C. O.;RAMOS, CREMILSON OLIVEIRA2013RAMOS, C. O.. CHANTER, Tina. Gênero: conceitos-chave em filosofia. Trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: ArtMed, 2011.. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ), v. 1, p. 130-142, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, C. O.. A questão do gênero na configuração da narrativa de videogames: espaços intersticiais para repensar modelos hegemônicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIERI, M. M. N. ; RAMOS, C. O. . Retratos de uma época: as imagens históricas utilizadas como fontes de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAMOS, C. O.. Narrativas no videogame Mass Effect 3: análise das representações das feminilidades e das masculinidades sob a ótica de teorias feministas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:41:15