Rodrigo Silva Mendes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5220509593062169
  • Última atualização do currículo em 24/11/2018


Aluno do curso de Mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto. Possui Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Matemática pela Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Alto Paraopeba. Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell e graduação em Tecnologia em Logística pela Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem grande interesse em estudos na área de Educação Matemática, formação de professores que ensinam Matemática e Ensino e Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Silva Mendes
Nome em citações bibliográficas
MENDES, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Epistemologia da prática profissional de um professor de Matemática bem sucedido egresso da EaD,Orientador: Edmilson Minoru Torisu.
2017
Especialização em andamento em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2018 - 2018
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 720h).
Instituto de Ciência, Educação e Tecnologia de Votuporanga, ICETV, Brasil.
Título: Os desafios do trabalho docente frente às políticas públicas: Um relato de caso.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2016 - 2017
Especialização em Matemática Financeira e Estatística. (Carga Horária: 620h).
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
Título: O uso de Atividades Lúdicas no Ensino Fundamental.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2013 - 2015
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Atividades Matemáticas com alunos do Programa Acelerar para Vencer (PAV) em Minas Gerais: Um Estudo de Caso.
Orientador: Eduardo Sarquis Soares.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário de Jales, UNIJALES, Brasil.
2012 - 2015
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Sociedade de Ensino Elvira Dayrell, SOED, Brasil.
Título: O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: Ana Paula Rodrigues.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Licenciatura em Física.
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas, IFMG, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2009 - 2011
Graduação em Logística.
Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Título: Custos Logísticos no Estoque.
Orientador: Afonso Henriques.
Bolsista do(a): MEC, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2018
Metodologia do Ensino da Matemática para EJA. (Carga horária: 200h).
WR Educacional, WR, Brasil.
2017 - 2017
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Elementos da Matemática. (Carga horária: 200h).
WR Educacional, WR, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Gestão de Projetos. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
TI na Educação. (Carga horária: 7h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
"UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA: Encontro de Formação". (Carga horária: 40h).
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, MAGISTRA, Brasil.
2014 - 2014
Manutenção de Microcomputador. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inglês em Rede. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2008 - 2008
Departamento de Pessoal. (Carga horária: 60h).
Agência para o Desenvolvimento de Congonhas, ADECON, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor do Curso Técnico em Logística, Carga horária: 20
Outras informações
Curso do PRONATEC - IFMG Campus Congonhas

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Introdução ao Cálculo, Carga horária: 20

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Estatística e Probabilidade
Cálculo Diferencial e Integral 3
06/2016 - 03/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I
Matemática II
07/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 2
02/2017 - 06/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Matemática Básica
Geometria Analítica
06/2016 - 12/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatísitca e Probabilidade
Geometria Analítica
Matemática Básica
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto Aplicado à Logística
09/2014 - 12/2015
Direção e administração, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas, .

Cargo ou função
Supervisor do Curso Técnico em Logística.

SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO (MG), SEEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Coordenador, Carga horária: 5
Outras informações
O Meu Primeiro Negócio é uma iniciativa do Governo de Estado de Minas Gerais em parceria com a Junior Achievement Minas Gerais, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) que tem como principal objetivo promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 24

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estrutura de Dados (Técnico em Informática- PRONATEC)
Estatística e Probabilidade (Técnico em Informática - PRONATEC)
Ética Profissional ( Técnico em Logísta e Técnico em Recursos Humanos)
Fundamentos de Hardware (Técnico em Informática - PRONATEC)
Matemática (1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio)
Tecnologia da Informação (Projeto Reinventando o Ensino Médio - SEE)
Fundamentos de Logística ( Técnico em Logística)

Colégio Nossa Senhora da Piedade, CNSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 15

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos)


Projetos de extensão


2016 - 2017
Oficinas preparatórias para o ENEM
Descrição: O projeto das oficinas preparatórias para o ENEM, visa atender a demanda de alunos dos cursos técnicos integrados do IFMG Campus Ouro Preto que estudam em tempo integral e, portanto, tem dificuldade de se preparar melhor para o tipo de prova que o ENEM apresenta. As oficinas são baseadas nos conteúdos cobrados pelo ENEM em anos anteriores, com o objetivo de sanar todas as dúvidas trazidas pelos alunos, referentes à esses conteúdos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
PIBID
Descrição: O PIBID do IFMG Campus Congonhas, tem como objetivos, incentivar novos profissionais para o exercício da docência no ensino básico, em escolas públicas, e capacitar os futuros professores para a produção e uso de materiais alternativos ao livro didático e para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de ensino


2018 - 2018
Intensivo de Língua Portuguesa e Matemática para alunos ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados
Descrição: Aulas de Matemática.
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Projeto de Intervenção, Integração social(escola, familia, comunidade).
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: Melhorar o rendimento em Língua Portuguesa e Matemática de alunos que ingressam na instituição para cursar os Cursos Técnicos Integrados..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (30) .
Integrantes: Rodrigo Silva Mendes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Patrono da Turma de Formandos do Curso Técnico em Logística do PRONATEC/IFMG, Instituto Federal de Minas Gerais/ PRONATEC Congonhas.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENDES, R. S.. Epistemologia da prática profissional de uma professora de Matemática bem sucedida egressa da EaD. In: XXII Encontro Brasileiro de estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. XXII EBRAPEM, 2018.

2.
MENDES, R. S.; OLIVEIRA, C. A. . Atividades matemáticas com alunos do programa acelerar para vencer (pav) em Minas Gerais: um relato de caso. In: II Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos Anos Iniciais, 2017, Juiz de Fora. Anais do II CIMAI, 2017. p. 92-96.

Apresentações de Trabalho
1.
MENDES, R. S.; OLIVEIRA, C. A. . Atividades Matemáticas com alunos do Programa Acelerar para Vencer (PAV) em Minas Gerais: Um relato de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Encontro).

2.
Seminário Comemorativo dos 10 anos do Mestrado Profissional em Educação Mateatmática. 2018. (Seminário).

3.
XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Epistemologia da prática profissional de uma professora de Matemática bem sucedida egressa da EaD. 2018. (Encontro).

4.
II Encontro de Ciências e Matemática (CIMAI). 2017. (Encontro).

5.
II Encontro de Ciências e Matemática (CIMAI).Atividades Matemáticas com Alunos do Programa Acelerar para Vencer (PAV) em Minas Gerais: Um Relato de Caso.. 2017. (Encontro).

6.
II Workshop de Matemática e Matemática Aplicada - UFSJ. 2017. (Outra).

7.
VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO. 2017. (Encontro).

8.
VIII ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).

9.
UM OLHAR SOBRE A PRÀTICA: Encontro de Formação de Professores. 2014. (Encontro).

10.
UFMG Jovem. Jogo Mitos e Verdades sobre a Dengue. 2013. (Feira).

11.
Palestra com o Psicólogo francês Gérard Verganald. 2012. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:35:13