Leonardo Salvalaio Muline

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6532025449371654
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Doutor em Ciências na área de Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Especialista em Educação e Gestão Ambiental pela Faculdade Saberes e Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente sou professor de Biologia do Instituto Federal Fluminense, Campus Macaé. Desenvolvo pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia, nas áreas de Formação de Professores, Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Salvalaio Muline
Nome em citações bibliográficas
MULINE, Leonardo Salvalaio


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: O Ensino de Ciências no Contexto dos anos iniciais da Escola Fundamental: a formação docente e as práticas pedagógicas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Isabela Cabral Félix de Sousa.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Formação inicial; práticas pedagógicas; anos iniciais do ensino fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2011 - 2013
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Título: A prática pedagógica em Educação Ambiental de professores das séries iniciais de uma escola do município da Serra-ES: um estudo crítico-reflexivo.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Carlos Roberto CAmpos.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Práxis pedagógica; Patrimônio ecológico; transdisciplinaridade; meio ambiente; Guia didático de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Especialização em EDUCAÇÃO E GESTÃO AMBIENTAL. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE SABERES, SABERES, Brasil.
Título: Análise de como os professores da Escola de Ensino Fundamental Augusto Ruschi, localizada no município de Serra/ES, trabalham a Educação Ambiental..
Orientador: Patrícia Silveira da Silva Trazzi.
2001 - 2005
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em VII JORNADA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - FUNÇÃO DE PARECERISTA. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2017 - 2017
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Ética e Serviço Público. (Carga horária: 20h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Moodle para professores e tutores. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2013 - 2013
Módulo Presencial de Formação de Tutores. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Aspectos Metodológicos em Ensino de Ciências. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação sobre Práticas da Educação a Distância. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
2011 - 2011
Programa Educação Ambiental Simbora no Parque. (Carga horária: 12h).
Instituto Marcos Daniel, IMD, Brasil.
2011 - 2011
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 300h).
Consultoria, Assessoria, Treinamento e Educação, Sociedade Civil LTDA, SAMAR, Brasil.
2011 - 2011
Plantei uma floresta em meu coração.
Instituto EDP Escelsa, EDP, Brasil.
2010 - 2011
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS. (Carga horária: 180h).
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, UNB, Brasil.
2010 - 2010
Jogos educacionais.
Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
2010 - 2010
Uso de revistas em sala de aula.
Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
2010 - 2010
Formação Continuada. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
2010 - 2010
Novas Perspectivas do Ensino de Ciências. (Carga horária: 6h).
Prefeitura Municipal de Vitória, PMV, Brasil.
2009 - 2010
TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. (Carga horária: 400h).
EDUCARTE CURSOS, EDUCARTE, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada. (Carga horária: 43h).
Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
2009 - 2009
Formação Continuada na área de Ciências. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Experimentoteca e a educação científica. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada na área de Ciências. (Carga horária: 150h).
Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelha, Brasil.
2008 - 2008
Formação Continuada na área de Ciências. (Carga horária: 24h).
Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
2006 - 2006
DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Carga horária: 550h).
CENTRO DE ESTUDOS E CAPACITAÇÃO, CEC ES, Brasil.
2005 - 2005
Ecossistema Mata Atlântica. (Carga horária: 20h).
Acellor Mittal, CST, Brasil.
2005 - 2005
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAÇÃO DE CIDADANIA. (Carga horária: 300h).
CENTRO DE ESTUDOS E CAPACITAÇÃO, CEC ES, Brasil.
2001 - 2001
Atualidades em Doenças Genéticas Humanas. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Biologia para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Elaborador/Revisor, Carga horária: 8
Outras informações
Elaboração e Revisão de Itens para a inclusão de Ciências da Natureza no Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e no Encceja;


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor/Orientador, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor/Orientador do Curso de Capacitação e Formação de Professores em Educação Ambiental à Distância.


FABRA, FABRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor do curso de Especialização em Educação e Gestão Ambiental. Disciplinas ministradas: Estatística e Bioetica; Metodologia da Pesquisa Científica; Política Nacional do Meio Ambiente.


Instituto Federal do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Didática Geral
Outras informações
Professor da disciplina Didática Geral para o curso de Segunda Licenciatura em Matemática


Prefeitura Municipal da Serra-ES, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 25
Outras informações
Professor da disciplina de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental. Pesquisador sobre novas metodologias para o Ensino de Ciências e de Biologia e formação de professores.


Prefeitura Municipal de Vitória, PMV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 25
Outras informações
Professor da disciplina de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental. Pesquisador sobre novas metodologias para o Ensino de Ciências e de Biologia e formação de professores.


Secretaria de Estado da Educação - ES, SEDU-ES, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia/Ciências


ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO, COLÉGIO FAESA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências


Centro Educacional Básico Três Irmãos, ETI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências


Prefeitura Municipal de Vila Velha, PM/VilaVelha, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Estatutário, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 25



Projetos de extensão


2015 - 2015
Educação Ambiental por um mundo consciente
Descrição: Trabalho com as temáticas de Educação Ambiental com alunos da rede municipal de Macaé-RJ.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Biologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MULINE, Leonardo Salvalaio2017MULINE, Leonardo Salvalaio; SOUSA, I. C. F. . DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA ELETRÔNICA DEBATES EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, v. 7, p. 4-25, 2017.

2.
MULINE, Leonardo Salvalaio2016MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P . Uma sequência didática para trabalhar a educação ambiental crítica com alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Revista Práxis (Online), v. 8, p. 105-114, 2016.

3.
ADMIRAL, T. D.2014ADMIRAL, T. D. ; CAMPOS, C.R.P ; MULINE, Leonardo Salvalaio . A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-12, 2014.

4.
GOMES, A,G.2014GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; MULINE, Leonardo Salvalaio . ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU ? ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-12, 2014.

5.
MULINE, Leonardo Salvalaio2013MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; AMADO, M, V. ; CAMPOS, C.R.P . Jogo da ?trilha ecológica capixaba?: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidade. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, p. 183-195, 2013.

6.
MULINE, Leonardo Salvalaio2013MULINE, Leonardo Salvalaio; LEITE, S.Q.M. ; CAMPOS, C.R.P . Sequência Didática de Ciências para debater o tema alimentação nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 74-87, 2013.

7.
MULINE, Leonardo Salvalaio2013MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . MOSTRA CULTURAL COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UMA MANEIRA DE SUPERAÇÃO DA NEUTRALIDADE DA CIÊNCIA. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 3, p. 3-13, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, R. C. M. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; BARROS, M. D. M. . Reflexões em ensino de ciências [recurso eletrônico]. 1. ed. Curitiba: Atena, 2016. v. 2. 260p .

2.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; FREITAS, R. S. ; SANTOS JUNIOR, C. L. ; GIMENES, S. S. . HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA AUXILIAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA. 2. ed. Vitória: EDIFES, 2014. v. 2. 331p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; SOUSA, I. C. F. . A Educação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar contemporâneo a partir da literatura brasileira em revistas de ensino. In: XI ENPEC, 2017, Florianópolis. A Educação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar contemporâneo a partir da literatura brasileira em revistas de ensino, 2017.

2.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; MATTOS, L. . Abordagens de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014.

3.
GOMES, A,G. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; CAMPOS, C.R.P . Ensinando história, cultura e ciências no museu - atividades interdisciplinares para formação de criticidade. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014.

4.
ADMIRAL, T. D. ; CAMPOS, C.R.P ; MULINE, Leonardo Salvalaio . A construção de um dicionário de cinemática e a resolução do problema do movimento da Arruela - aplicando a argumentação no ensino de Física. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014, Niterói. IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 2014.

5.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . MUSEUS, ESTUÁRIOS E MANGUEZAIS EM ANCHIETA-ES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. In: III SINECT, 2012, Ponta Grossa. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

6.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; AMADO, M, V. . JOGO DA ?TRILHA ECOLÓGICA CAPIXABA?: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE. In: III SINECT, 2012, Ponta Grossa. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2012.

7.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; LEITE, S.Q.M. ; RUI, H. M. G. ; LEONOR, P. B. . O CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAIS. In: IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2012, Porto Alegre. IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 2012.

8.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . O papel da mostra cultural como estratégia pedagógica para a divulgação científica. In: I Jornada de Educação em Ciência e Matemática, 2012, VITORIA. I JECIM, 2012.

9.
MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P ; LEITE, S.Q.M. . Uma proposta de sequência didática de ciências para debater o tema alimentação humana: uma abordagem sócio-cultural no ensino fundamental. In: I Jornada de Educação em Ciência e Matemática, 2012, Vitória. I JECIM, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU ? ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE. In: II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação., 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação., 2013. p. 231-232.

2.
MATTOS, L. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; CAMPOS, C.R.P . A educação ambiental: um estudo de caso em uma escola no município de Vila Velha-ES. In: III Encontro NAcional de Educadores, 2013, Alegre. III ENED, 2013.

3.
MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P . PRESENÇA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DA SERRA (ES) ? UM ESTUDO CRÍTICO-DESCRITIVO. In: I Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Ifes, 2011, Vitória. PRESENÇA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DA SERRA (ES) ? UM ESTUDO CRÍTICO-DESCRITIVO. Vitória: IFES, 2011. v. 1. p. 1-33.

Apresentações de Trabalho
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; SOUSA, I. C. F. . A Educação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar contemporâneo a partir da literatura brasileira em revistas de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROCHA, R. C. M. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; BARROS, M. D. M. . Guia do educador para o filme 'os sem floresta'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; MATTOS, L. . Abordagens de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ADMIRAL, T. D. ; CAMPOS, C.R.P ; MULINE, Leonardo Salvalaio . A construção de um dicionário de cinemática e a resolução do problema do movimento da Arruela - aplicando a argumentação no ensino de Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GOMES, A,G. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; CAMPOS, C.R.P . Ensinando história, cultura e ciências no museu - atividades interdisciplinares para formação de criticidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU ? ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MATTOS, L. ; MULINE, Leonardo Salvalaio ; CAMPOS, C.R.P . A educação ambiental: um estudo de caso em uma escola no município de Vila Velha-ES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P ; LEITE, S.Q.M. ; LEONOR, P. B. ; RUI, H. M. G. . O CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . MUSEUS, ESTUÁRIOS E MANGUEZAIS EM ANCHIETA-ES: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; AMADO, M, V. ; CAMPOS, C.R.P . JOGO DA ?TRILHA ECOLÓGICA CAPIXABA?: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA LUDICIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; CAMPOS, C.R.P . O papel da mostra cultural como estratégia pedagógica para a divulgação científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MULINE, Leonardo Salvalaio; LEITE, S.Q.M. ; CAMPOS, C.R.P . Uma proposta de sequência didática de ciências para debater o tema alimentação humana: uma abordagem sócio-cultural no ensino fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P . PRESENÇA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DA SERRA (ES) ? UM ESTUDO CRÍTICO-DESCRITIVO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P . Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série Guia Didático de Ciências).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio. Banca de análise curricular e avaliação da prova de desempenho didático para o cargo de professor substituto de Biologia do Instituto Federal Fluminese. 2017. Instituto Federal Fluminense.

2.
MULINE, Leonardo Salvalaio. Consultor Ad Hoc voluntário na análise de projetos da primeira feira de Ciências e Engenharia da IX Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. 2012. Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Formação Presencial das Equipes de Avaliação Interdisciplinar, História, Geografia e Ciências. 2018. (Seminário).

2.
ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.A Educação em Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: um olhar contemporâneo a partir da literatura brasileira de revistas de ensino. 2017. (Encontro).

3.
IV Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.Abordagem das questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. 2014. (Outra).

4.
Oficina de Elaboração e Revisão de Itens para Ciências da Natureza no SAEB.Elaboração de Itens de Ciências da Natureza para o SAEB. 2014. (Oficina).

5.
II Encontro Nacional de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação.ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU ? ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE. 2013. (Encontro).

6.
III Encontro Nacional de Educadores - ENED.A educação ambiental: um estudo de caso em uma escola no município de Vila Velha-ES. 2013. (Encontro).

7.
III Encontro Nacional de Ensino de Ciências,da Saúde e do Ambiente. 2012. (Encontro).

8.
III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.Jogo da trilha ecológica capixaba: uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e a educação ambiental através da ludicidadeMuseus, estuários e manguezais em Anchieta/ES: uma proposta interdisiciplinar de ensino de ciências em espaços não formais. 2012. (Simpósio).

9.
II Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Ifes. 2012. (Seminário).

10.
IV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS.O CONCEITO DE BIOTECNOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS SÉRIES FINAIS. 2012. (Outra).

11.
Jornada Científica de educação em Ciências e Matemática.Uma proposta de sequência didática de ciências para debater o tema alimentação humana: uma abordagem sócio-cultural no ensino fundamental/O papel da mostra cultural como estratégia pedagógica para divulgação científica. 2012. (Outra).

12.
Jornada Científica de educação em Ciências e Matemática.Uma proposta de sequência didática de ciências para debater o tema alimentação humana: uma abordagem sócio-cultural no ensino fundamental/O papel da mostra cultural como estratégia pedagógica para divulgação científica. 2012. (Outra).

13.
I Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Ifes.PRESENÇA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DA SERRA-ES: UM ESTUDO CRÍTICO-DESCRITIVO. 2011. (Seminário).

14.
I Encontro de Biologia no Espírito Santo - Desafios e Perspectivas da Profissão para o século XXIsão. 2002. (Encontro).

15.
V Semana de Biologia da UFES. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio. II ENCONTRO DE MEIO AMBIENTE - ECOIFF. 2017. (Outro).

2.
MULINE, Leonardo Salvalaio. II Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Ifes. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ANJOS, M. P. N. dos; BARROS, L. A. A.; NOGUEIRA, C. J.; PETE. INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO RETIRO EM SANTA LEOPOLDINA/ES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas de Gênero e de Raça) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jacquesmara da Victória. A importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

2.
Sirlene Ribeiro Oliveira. A importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

3.
Lucas Leal Barrozo. Elaboração de uma proposta de trilha ecológica na área de proteção ambiental de Guanandy para aplicação de Educação Ambiental e Ecoturismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

4.
Romer Fraga dos Santos. Ecopedagogia:análise crítica de aplicabilidade nas ecolas públicas da rede municipal de Presidente Kennedy - ES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

5.
Rayanne Pires de Souza Valadão. Análise de como os conteúdos de Biotecnologia estão inseridos nos livros didáticos de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

6.
Stéfanie de Souza Aguiar Ogione. Análise de como os conteúdos de Biotecnologia estão inseridos nos livros didáticos de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.

7.
Kaio Perim Bizoni. Elaboração de uma proposta de trilha ecológica na área de proteção ambiental de Guanandy para aplicação de Educação Ambiental e Ecoturismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo. Orientador: Leonardo Salvalaio Muline.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; GOMES, A,G. ; FREITAS, R. S. ; SANTOS JUNIOR, C. L. ; GIMENES, S. S. . HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: APONTAMENTOS PARA AUXILIAR NA CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA. 2. ed. Vitória: EDIFES, 2014. v. 2. 331p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio; CAMPOS, C.R.P . Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Série Guia Didático de Ciências).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MULINE, Leonardo Salvalaio. II Seminário da Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Campus Vitória do Ifes. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 9:12:35