José Gerardo Bastos da Costa Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7592525658322441
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Mestre em Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), finalizado em 2017. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), finalizado em 1991.2. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), finalizado em 2001. Atualmente, professor de História no Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Campus Mossoró, desde 2010. Experiência na área de História, com ênfase em História e em Ensino de História, e na área de Gestão em Escola Pública. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Gerardo Bastos da Costa Júnior
Nome em citações bibliográficas
COSTA JÚNIOR, J. G. B.;COSTA JÚNIOR, JOSÉ GERARDO BASTOS DA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.
Rua Raimundo Firmino de Oliveira, 400
Costa e Silva
59000000 - Mossoró, RN - Brasil
Telefone: (84) 33152752
Fax: (84) 33152761


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado em POSENSINO.
IFRN - Campus Mossoró, IFRNMO, Brasil.
Título: A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Francisco das Chagas Silva Souza.
2000 - 2001
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: O Professor e as Tendências Pedagógicas.
Orientador: Joselena Santos Di Mattia.
1987 - 1991
Graduação em Licenciatura Plena em História.
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Imagens em sala de aula. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em História dos índios na sala de aula. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Eu narrador de mim: narrativas de si e formação de professores. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Cinquenta Anos do Golpe e a Ditadura Civil-Militar. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Ensino em História da África. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formação de Professores. (Carga horária: 42h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2007
Formação à Distância para a Educação Política. (Carga horária: 80h).
Faculdade 7 de Setembro, FA7, Brasil.
2003 - 2005
Formação de Professores. (Carga horária: 100h).
Fundação Demócrito Rocha, FDR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Administração Pública e Gestão Ética. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em Gestão Escolar. (Carga horária: 258h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação do Ensino Médio na Área de C. Humanas. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
1988 - 1988
O Movimento Estudantil dos anos 60 a 80. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc. Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outros (prestador de serviço), Enquadramento Funcional: ? Prof. Curso de Esp. no Ensino de História


Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Outros (prestador de serviço), Enquadramento Funcional: ? Prof. do Curso de Lic. Esp. em História


Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de História do E.M. e Coord. Pedagógico, Carga horária: 40


Colégio Stella Maris, STELLA MARIS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Prof. de História do E.F. e Coord. de Área, Carga horária: 20


Colégio Equipe, EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História e de Atualidades do E.M, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
PESQUISA DO POVOAMENTO DO MERIDIONAL CEARENSE BASEADO EM MODELOS DE GEORREFERENCIAMENTO
Descrição: O projeto prevê a entrega de um protótipo que consistirá em um sistema memorial da região do meridional cearense, construído através da extração de dados coletados do patrimônio documental da região, que datam dos séculos XVIII e XIX, e do relacionamento entre esses dados. O sistema será disponibilizado aos usuários em telas interativas multitoque e possuirá 3 módulos: módulo de informações genealógicas, módulo de informações biográficas e módulo de informações estatísticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gerardo Bastos da Costa Júnior - Integrante / George Ney Almeida Moreira - Coordenador.
2017 - Atual
OS CURSOS DE LICENCIATURAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS ACADÊMICAS?
Descrição: A pesquisa tem a finalidade de fazer um mapeamento da produção acadêmica a respeito dos cursos de licenciaturas nos Institutos Federais. Alguns questionamentos nortearão o estudo: a atual realidade institucional dos IFs, com a criação das licenciaturas, têm suscitado pesquisas acadêmicas sobre o funcionamento desses cursos, com ênfase na formação docente e nas práticas pedagógicas? Essas pesquisas têm circulado no meio acadêmico em publicações em Programas de Pós-Graduação, eventos da área de educação e tecnologia e/ou periódicos especializados? Com relação à metodologia, a investigação pode ser classificada como exploratória, visto que se configura como um estado da arte e segue as orientações de Romanowski e Ens (2006) e Teixeira (2006) . A abordagem sobre os dados terá caráter qualitativo, mas também quantitativo, pois consideramos que os dois tipos de pesquisa se complementam e não se opõem (Minayo, 2007). O recorte temporal desse mapeamento da produção acadêmica partirá do anos de s anos a partir de 2009, visto que os IFs foram criados em fins de 2008. Serão considerados inicialmente para obtenção de dados, o Portal de periódicos da Capes, o Banco de teses e dissertações e o Google acadêmico. Entretanto, será dado ênfase nos periódicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Importante destacar que essa essa sequência da ordem de bases de pesquisa poderá ser alterado no decorrer do estudo em função de imprevistos que podem a vir a acontecerem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: José Gerardo Bastos da Costa Júnior - Integrante / Francisco das Chagas Silva Souza - Coordenador / Francisca Leidiana de Souza - Integrante / Luiz Antonio da Silva dos Santos - Integrante / Marcio Adriano de Azevedo - Integrante / Bruno Vinicius Costa Barbalho - Integrante / Smith de Oliveira Torres - Integrante.
2016 - 2017
A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO IFRN
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gerardo Bastos da Costa Júnior - Integrante / Francisco das Chagas Silva Souza - Coordenador.
2016 - Atual
TRABALHO, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA
Descrição: A pesquisa visa discutir temas acerca da relação trabalho, educação e processos de ensino-aprendizagem. Dessa forma, pensar a educação e os processos de ensino como algo construído nas práticas cotidianas e "tecido junto" com as demais áreas dos saberes, superando a fragmentação imposta pelo modelo tradicional, é uma das preocupações da investigação. Também nos interessa discutir abordagens voltadas para o ensino profissional, políticas públicas, formação e práticas docentes, memória, história da educação e das instituições de ensino, patrimônio, práticas não formais de educação, dentre outros temas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: José Gerardo Bastos da Costa Júnior - Integrante / Francisco das Chagas Silva Souza - Coordenador / Francisca Leidiana de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Formação de professores e de estudantes da rede pública para a Olimpíada Nacional em História do Brasil
Descrição: Este projeto visa contribuir para a renovação teórica e metodológica do ensino de História em escolas públicas da cidade de Mossoró/RN a partir da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ONHB está na sua 7ª edição e tem o início das provas previsto para 04 de Maio de 2015, tendo cinco fases virtuais com duração de seis dias cada, e uma final presencial na cidade de Campinas/SP. A participação por equipes e o modelo de provas da ONHB propicia o desenvolvimento de habilidades de cooperação, pesquisa e análise, importantes para a formação do estudante. O professor atua como um orientador na equipe e tem contato com documentos históricos em diversos gêneros e material acadêmico atualizado que contribuem bastante com a melhoria de suas práticas em sala de aula. A nossa proposta consiste em realizar encontros de orientação com professores e alunos de três escolas públicas da cidade durante fases virtuais da olimpíada e, em seguida, ter aulas que auxiliem tanto na fase final como para um trabalho crítico e construtivo com o material disponibilizado para fins didáticos. Esperamos assim contribuir para elevar a qualidade do ensino de História nas escolas da rede pública e estimular a participação de mais alunos na ONHB, de forma a despertar nos discentes um maior interesse pela História do Brasil e propiciar o contato com uma produção acadêmica atual e bem conceituada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: José Gerardo Bastos da Costa Júnior - Coordenador / Francisco das Chagas Silva Souza - Integrante / Ana Maria do Nascimento Moura - Integrante / Jose Avelino de Sousa Filho - Integrante / Ana Flávia Oliveira Barbosa de Lira - Integrante / Renata Rayanne da Silva Santiago - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Medalhista de Prata e de Bronze como Professor-Orientador na 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2018
Selecionado entre os 50 melhores planos de aula produzidos no 5º Curso de Formação continuada à distância da 9ª ONHB, Departamento de História da Unicamp.
2017
Medalhista de Prata como Professor-Orientador na 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2016
Medalhista de Ouro e de Bronze como Professor-Orientador na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2016
Selecionado entre os 50 melhores planos de aula produzidos no 3º Curso de Formação continuada à distância da 7ª ONHB, Departamento de História da Unicamp.
2015
Medalhista de Ouro, Prata e Bronze como Professor-Orientador na 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2015
Selecionado entre os 50 melhores planos de aula produzidos no 2º Curso de Formação continuada à distância da 6ª ONHB, Departamento de História da Unicamp.
2014
Medalhista de Ouro, Prata e Bronze como Professor-Orientador na 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2013
Medalhista de Ouro, Prata e Bronze como Professor-Orientador na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Departamento de História da Unicamp.
2013
Selecionado entre os 50 melhores planos de aula produzidos no 1º Curso de Formação continuada à distância da 5ª ONHB, Departamento de História da Unicamp.
2012
Medalhista de Ouro, Prata e Bronze como Professor-Orientador na 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.
2011
Medalhista de Ouro, Prata e Bronze como Professor-Orientador na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.
2010
Medalhista de Bronze como Professor-Orientador na 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA2018SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA ; Francisca Leidiana de Souza ; COSTA JÚNIOR, J. G. B. . Ensino Médio Integrado: a produção do conhecimento nos anos 2007 a 2017. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI, v. 4, p. 643-659, 2018.

2.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.2017COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Francisca Leidiana de Souza ; Luiz Antonio da Silva dos Santos ; Francisco das Chagas Silva Souza . O currículo integrado nos documentos do IFRN: perspectivas e desafios. REVISTA LABOR, v. 02, p. 180-192, 2017.

3.
SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA2016 SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA ; COSTA JÚNIOR, JOSÉ GERARDO BASTOS DA . A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) como prática pedagógica no ensino médio integrado do IFRN. Revista História Hoje, v. 5, p. 66-86, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Francisca Leidiana de Souza ; Francisco das Chagas Silva Souza ; COSTA JÚNIOR, J. G. B. ; Luiz Antonio da Silva dos Santos . O Ensino Médio Integradointegra? Reflexões para debate. In: Albino Oliveira Nunes; Francisco das Chagas Silva Souza; Verônica Maria de Araújo Pontes. (Org.). Ensino na educação básica. 1ªed.Natal: IFRN, 2017, v. 01, p. 75-107.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Francisco das Chagas Silva Souza . A presença do mundo do trabalho na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). In: IV Colóquio Nacional e I Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional, 2017, Natal/RN. Anais do IV Colóquio nacional, I Colóquio internacional: a produção do conhecimento em educação profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional. Natal/RN: IFRN, 2017.

2.
Francisca Leidiana de Souza ; COSTA JÚNIOR, J. G. B. ; Francisco das Chagas Silva Souza . Ensino Médio Integrado: um estado do conhecimento. In: IV Colóquio Nacional e I Internacional: A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional, 2017, Natal/RN. Anais do IV Colóquio nacional, I Colóquio internacional: a produção do conhecimento em educação profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional. Natal/RN: IFRN, 2017.

3.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Francisca Leidiana de Souza ; Francisco das Chagas Silva Souza . Trajetória Histórica do Ensino Médio: da dualidade à perspectiva de integração. In: XV Encontro Cearense de História da Educação/V Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação/IV Simpósio Nacional de Culturas e Geoeducacionais, 2016, Fortaleza/CE. LDB 20 anos: políticas, histórias e espaços educacionais. Fortaleza/CE: EdUECE, 2016. v. 1. p. 965-975.

4.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Flávia Oliveira Barbosa de Lira ; Renata Rayanne da Silva Santiago . Formação de Estudantes da Rede Pública para a ONHB: um relato de experiência. In: IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade, 2016, Mossoró/RN. Anais do IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional Ensino Interdisciplinaridade: Ensino, Juventude e Diversidade na Escola Pública. Mossoró/RN: UERN, 2016. v. 1. p. 1123-1131.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Francisco das Chagas Silva Souza ; Ana Flávia Oliveira Barbosa de Lira ; Renata Rayanne da Silva Santiago . Formação de professores e estudantes da Rede Pública para a Olimpíada Nacional em História do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Os Movimentos Culturais de Juventude. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Imagens, símbolos e frases que (des)construíram a memória nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. A Pós-Modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Entendendo a proposta do ENEM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Racismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA ; Francisca Leidiana de Souza . Estado da Arte: o que é, para que serve e como elaborar?. 2018. .

2.
COSTA JÚNIOR, JOSÉ GERARDO BASTOS DA; Mariana Medeiros de Sousa ; Maria Luisa Firmino de Morais . Dialogando com as provas finais da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2018. .

3.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Flávia Oliveira Barbosa de Lira ; Renata Rayanne da Silva Santiago ; OLIVEIRA, M. V. M. . ONHB para principiantes. 2017. .

4.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Flávia Oliveira Barbosa de Lira ; Renata Rayanne da Silva Santiago . Verdade 12.528: a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Maria do Nascimento Moura; Mauro Rogério de Almeida Vieira; COSTA JÚNIOR, JOSÉ GERARDO BASTOS DA. Participação em banca de Hiago Vieira Gurgel de Lima. Os desafios de ensinar História Local e Regional no ensino fundamental II: experiências dos professores municipais da cidade de Jucurutu/RN. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - IFRN/Campus Mossoró.

2.
SOUZA, FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA; COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura. Participação em banca de Lázaro Alves do Vale. A implantação da UNED/ETFRN em Mossoró: o que narram os primeiros servidores?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Contemporaneidade) - IFRN/Campus Mossoró.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura; Maria Marta de Medeiros. Banca Examinadora das provas de desempenho e títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de História do IFRN - Campus Mossoró. 2018. IFRN/Campus Mossoró.

2.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura; Maria Marta de Medeiros. Banca Examinadora das provas de desempenho e títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de História do IFRN - Campus Apodi. 2018. IFRN/Campus Mossoró.

3.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura; Luciana Medeiros da Cunha. Banca Examinadora das provas de desempenho e títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de História do IFRN - Campus Ipanguaçu. 2017. IFRN - Campus Ipanguaçu.

4.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Francisco das Chagas Silva Souza; Luciana Medeiros da Cunha. Banca Examinadora das provas de desempenho e títulos do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de História do IFRN - Campus Ipanguaçu. 2015. IFRN - Campus Ipanguaçu.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras. 2018. (Olimpíada).

2.
I Encontro de Saberes Históricos: formação de professores de História e ensino. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro de Saberes Históricos: formação de professores de História e ensino.Desafios de Ensinar História no Tempo Presente. 2018. (Encontro).

4.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientador de equipes. 2018. (Olimpíada).

5.
X Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e XXIII Jornada de Ensino de História e Educação. 2018. (Encontro).

6.
2ª Jornada em História do Direito.Um relato de experiência: minicurso verdade 12.258 - a ditadura civil-militar e a Comissão Nacional da Verdade. 2017. (Encontro).

7.
Ciclo de Palestras. 2017. (Olimpíada).

8.
IV Colóquio Nacional e I Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional. 2017. (Simpósio).

9.
IV Colóquio Nacional e I Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional.Ensino Médio Integrado: um estado do conhecimento. 2017. (Simpósio).

10.
IV Colóquio Nacional e I Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: A reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional.A presença do mundo do trabalho na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2017. (Simpósio).

11.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientador de equipes. 2017. (Olimpíada).

12.
V Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores.O currículo integrado no IFRN: perspectivas e desafios para a superação da dualidade da educação. 2017. (Encontro).

13.
V Encontro Internacional Trabalho e Perspectivas de Formação dos Trabalhadores. 2017. (Encontro).

14.
Ciclo de Palestras. 2016. (Olimpíada).

15.
IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade.Formação de estudantes da rede pública para a ONHB: um relato de experiência. 2016. (Seminário).

16.
IV Seminário Nacional do Ensino Médio/I Encontro Nacional de Ensino e Interdisciplinaridade. 2016. (Seminário).

17.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de equipes. 2016. (Olimpíada).

18.
XV Encontro Cearense de História da Educação/V Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação/IV Simpósio Nacional de Culturas e Geoeducacionais. 2016. (Encontro).

19.
XV Encontro Cearense de História da Educação/V Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação/IV Simpósio Nacional de Culturas e Geoeducacionais.Trajetória Histórica do Ensino Médio: da dualidade à perspectiva de integração. 2016. (Encontro).

20.
Ciclo de Palestras. 2015. (Olimpíada).

21.
II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar/VIII Colóquio de Extensão/I Salão de Extensão.Formação de professores e estudantes da Rede Pública para a Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2015. (Simpósio).

22.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2015. (Olimpíada).

23.
Ciclo de Palestras. 2014. (Olimpíada).

24.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2014. (Olimpíada).

25.
Ciclo de Palestras. 2013. (Olimpíada).

26.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2013. (Olimpíada).

27.
Ciclo de Palestras. 2012. (Olimpíada).

28.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2012. (Olimpíada).

29.
Ciclo de Palestras. 2011. (Olimpíada).

30.
Olimpíada nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2011. (Olimpíada).

31.
Ciclo de Palestras. 2010. (Olimpíada).

32.
Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Orientação de Equipes. 2010. (Olimpíada).

33.
Documentos no Ensino de História. 2008. (Oficina).

34.
III Jornada de Ensino de História. 2008. (Simpósio).

35.
Escolarização da Merenda. 1998. (Seminário).

36.
V Encontro Estadual de História. 1996. (Encontro).

37.
História: Ética em Desenvolvimento da Cidadania. 1995. (Oficina).

38.
XV Congresso Nacional de Educação. 1995. (Congresso).

39.
III Encontro de Professores e Autores da Editora Moderna. 1994. (Encontro).

40.
A Crise do Leste Europeu. 1991. (Seminário).

41.
Um Lugar na Escola para a História do Ceará. 1989. (Seminário).

42.
A Escravidão no Contexto da Abolição. 1988. (Seminário).

43.
IX Encontro Nacional de Estudantes de História. 1988. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura . Organização de Seminário de Preparação para a 10ª Olimpíada Nacional em História do Bbrasil (ONHB). 2018. .

2.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura . Organização de Seminário de Preparação para a 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2017. .

3.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.; Ana Maria do Nascimento Moura . Organização de Seminário de Preparação para a 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2016. .

4.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Organização de Seminário de Preparação para a 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2015. .

5.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Organização de Seminário de Preparação para a 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2014. .

6.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Organização de Seminário de Preparação para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2013. .

7.
COSTA JÚNIOR, J. G. B.. Organização de Seminário de Preparação para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 19:29:00