Rafael Ribeiro de Castro Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7036583692568033
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Bacharel em Cinema e Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Mídia, Cultura e Produção de Sentido. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias (Televisões/UFF) e Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult/UFF). Componente da equipe editorial da Revista Contracampo (PPGCOM/UFF - Qualis B1). Atualmente desenvolve pesquisa em Estudos de Gênero, Cultura Fandom, Música e Cultura Drag, tendo também interesse de pesquisa nas áreas de comunicação e consumo, com enfoque nas particularidades da narrativa seriada. Participou da elaboração da instalação Impressões (2012), premiada na XI Bienal do Recôncavo da Bahia com o Prêmio Aquisição. Possui experiência como diretor, roteirista e produtor executivo, sendo diretor dos curtas-metragem Emergir (2014), A Filha do Homem (2014), vencedor do Voto Popular do Concurso Curta Criativo 2014 (promovido pelo Sesi Cultural) e Invasão Drag (2018), documentário produzido com o fomento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro através do edital Territórios Culturais vencedor do prêmio dos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Montagem no II Festival de Cinema Sertão & Diversidade e Menção Honrosa no Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo. Atualmente se dedica à função de produtor executivo do curta-metragem documentário 'Eu Sou Mc Carol, 100% Feminista', sendo realizado com o Programa de Estadual de Fomento ao Curta Universitário da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, com previsão de lançamento em 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Ribeiro de Castro Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Artes e Comunicação Social.
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis
São Domingos
24210201 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292624
URL da Homepage: http://www.ppgcom.uff.br/corpodiscente.php


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: VEIO À TONA, FOI K.O.: PABLLO VITTAR E A CULTURA DRAG NA MÍDIA BRASILEIRA,Orientador: Mayka Castellano.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2012 - 2016
Graduação em Cinema e Audiovisual.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Consumo e espectatorialidade de séries detelevisão feitas para streaming.
Orientador: Mayka Castellano.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em Cinema e Audiovisual.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Ano de interrupção: 2012
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Monitoramento de Redes Sociais. (Carga horária: 12h).
Centro de Operações Rio, COR-RJ, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Criação de WebSeries e Mercado. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Desenvolvimento e financiamento de projetos audiovisuais. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Cultura Digital/ Direito e Tecnologia. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Wordpress. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Marketing Digital. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Crowfunding. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Mobilizando em tempos de Redes Digitais. (Carga horária: 4h).
Rio Criativo, RC, Brasil.
2014 - 2014
Fotógrafo. (Carga horária: 190h).
SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
2014 - 2014
Curso Espectro Cinematográfico - Aula II. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Curso Espectro Cinematográfico - Aula IV. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Curso Espectro Cinematográfico - Aula III. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.
2014 - 2014
Workshop de Direção. (Carga horária: 8h).
Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro - Curta Cinema, CURTA CINEMA, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em The Future of Storytelling. (Carga horária: 20h).
University of Potsdam, UNI/Potsdam, Alemanha.
2012 - 2012
Extensão universitária em Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
O múltiplos lugares de Roberto Farias. (Carga horária: 6h).
Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
2007 - 2007
Corel Draw 12, Photo Shop CS2 e Indesign CS2. (Carga horária: 96h).
JFW - Escola Profissionalizante de Informática, JFW, Brasil.
2006 - 2006
Roteiro para Teatro, Cinema, Documentário e TV. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Complexo de Ensino Renato Saraiva, CERS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário em audiovisual, Enquadramento Funcional: Estagiário em audiovisual, Carga horária: 30


Rivello/Menta, MENTA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, MUSEU NACIONAL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Cinetrupe Produções, CINETRUPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Produtor Executivo



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
LabCult
Descrição: O grupo reúne pesquisas que enfocam as tecnologias da comunicação articuladas a aspectos da vida social contemporânea, contribuindo para a compreensão do computador como ambiente comunicacional, a partir de dois eixos articulados: musicult e cibercult. O eixo musicult privilegia a temática da experiência estética de produção-circulação-consumo da música, articulada às tecnologias da comunicação e dinâmicas identitárias. De forma ampla, a repercussão do trabalho se traduz enquanto contribuição ao entendimento da história da música massiva, das formas de escuta na modernidade e o papel das tecnologias neste processo. No eixo cibercult, trabalhos sobre games, narrativas hipertextuais e análises do espaço urbano como ambiente para as tecnologias da comunicação na modernidade contribuem para a reflexão sobre a história das tecnologias da comunicação e a cibercultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Rafael Ribeiro de Castro Moraes - Integrante / Luiza Bittencourt - Integrante / Simone Evangelista - Integrante / Luana Inocêncio - Integrante / Simone Pereira de Sá - Coordenador / Leonam Dalla Vecchia - Integrante / Tatyane Larrubia - Integrante / José Messias - Integrante / Rodolfo Viana de Paulo - Integrante / Maria Barros - Integrante / Jonas Pilz - Integrante / Rômulo Vieira - Integrante / Merícia Cassiano - Integrante / Ana Clara Gualda - Integrante / Paulo Victor Soares - Integrante.
2017 - Atual
Televisões
Descrição: O Televisões - Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias reúne pesquisadores e discentes interessados em compreender a relação entre a televisão, entendida como tecnologia e como forma cultural, e os conflitos instituídos a partir do atual contexto midiático, marcado pela efervescente reconfiguração audiovisual acarretada sobretudo pela popularização da cultura digital. Entre outros objetivos, o Televisões pretende construir modelos teórico-metodológicos que permitam a compreensão da dinâmica cultural e social da televisão e das novas mídias audiovisuais, com ênfase na reconfiguração da linguagem, no circuito comunicativo dos produtos televisivos, na produção de sentido e na relação travada entre esses produtos, as empresas midiáticas e o público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (2) .
Integrantes: Rafael Ribeiro de Castro Moraes - Integrante / Mayka Castellano - Integrante / Ariane Holzbach - Coordenador / Daniel Rios - Integrante / Ana Luiza Monteiro - Integrante / Daniela Araújo - Integrante / Pollyane Belo - Integrante / Wagner Dornelles - Integrante / Leonam Dalla Vecchia - Integrante / Melina Meimaridis - Integrante / Daniela Mazur - Integrante / Gabriel Ferreirinho - Integrante.
2011 - 2011
Cine Caos e Link Livre - Produtos de uma era digital: registros do cotidiano
Descrição: O Cine Caos e o Link Livre promoveram o estudo de como o surgimento de novas tecnologias promoveram transformações na voz que enuncia na obra documental. Refletimos sobre como se dá a intervenção do sujeito no mundo através da perspectiva do documentário contemporâneo em que o narrador se coloca em primeira pessoa. Para essa reflexão, pesquisamos algumas correntes do documentário que pensaram temas como sociedade, coletividade e liberdade a partir dos seus meios de produção. Como as inovações tecnológicas contribuíram para retirar o realizador de sua posição divina conduzindo-o ao protagonismo de suas próprias produções? Um dos objetivos do projeto foi promover a compreensão das múltiplas e diferentes linguagens que constituem o desenvolvimento dos sujeitos em formação. Desta forma, a aprendizagem de si foi construída de forma lúdica, criativa e relacional, instigando e estimulando assim, o desejo de saber, conhecer e ensinar, sempre considerando a dimensão pedagógica, como elemento significativo, e que constitui o processo de formação individual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rafael Ribeiro de Castro Moraes - Integrante / Maíra da Silva Conde - Integrante / Camila Martins Yallouz - Integrante / Angelita Bogado - Coordenador.
2008 - 2008
Programa de Iniciação Científica - Júnior - PIC Jr.
Descrição: Promovido conjuntamente pelo Museu Nacional e Colégio Pedro II, no período de março a novembro de 2008, desenvolvendo trabalhos na Seção de Memória e Arquivo, sob a coordenação de Maria José Veloso da Costa Santos e orientação de Regina Maria Macedo da Costa Dantas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Cine Caos - O cinema e o saber local
Descrição: A universidade sendo formada e a cidade sendo transformada. Tudo isso num mesmo tempo, ainda que sejam ?diferentes?, ainda que cada uma adote um olhar e uma utilidade do tempo condizente a si, elas se encontram num espaço e tempo social e é impossível negar que a relação entre a universidade e a cidade não exerça influência uma sobre a outra. Contudo, a fim de contribuir para estreitar os laços entre a universidade e a cidade (bem como o desenvolvimento de ambas), estudantes do Centro de Artes Humanidades e Letras promoveram o Cine Caos, um cineclube que propôs debates de diversos temas, utilizando como recurso a linguagem audiovisual. Foram exibidos filmes que buscaram estimular o senso crítico através da leitura e da discussão das obras, como forma de promover o desenvolvimento de uma cidadania plena. Além das exibições o Cine Caos realizou oficinas de linguagem cinematográfica e técnicas de roteiro onde as crianças realizaram diversos exercícios audiovisuais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Rafael Ribeiro de Castro Moraes - Integrante / Maíra da Silva Conde - Integrante / Camila Martins Yallouz - Integrante / Angelita Bogado - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Contracampo (UFF)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura Camp.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria Queer.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Televisão e Novas Mídias.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura fã.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Imagem e Recepção.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Melhor Documentário por Invasão Drag, II Festival de Cinema Sertão & Diversidade.
2018
Melhor Edição por Invasão Drag, II Festival de Cinema Sertão & Diversidade.
2018
Menção Honrosa por Invasão Drag, Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo.
2014
Curta Criativo - Voto Popular, Sesi/FIRJAN.
2012
Prêmio Aquisição, XI Bienal do Recôncavo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
INOCENCIO, L.2018INOCENCIO, L. ; MORAES, R. . E AÍ, LETS GET SICKENING?: representatividade e produção de memes em comunidades digitais brasileiras a partir do consumo de RuPaul's Drag Race. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 6, p. 59-82, 2018.

2.
MORAES, R.2018MORAES, R.. Juntos até o fim: afeto e ativismo de fã a partir da intertextualidade narrativa da série Sense8. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 59, 2018.

3.
MORAES, R.2015 MORAES, R.. RUPAUL?S DRAG RACE E SEU FANDOM: um nicho em expansão. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 15, p. 94-104, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, R.. Sense8 e o consumo de séries em streaming: Das mil e uma noites até as maratonas na Netflix.. 1. ed. Düsseldorf, Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 88p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, R.. FORMATOS NA NETFLIX: UMA ANÁLISE DE GÊNERO A PARTIR DO REALITY SHOW ULTIMATE BEASTMASTER. In: III Jornada GEMINiS, 2018, São Paulo, SP. Anais da III Jornada Internacional GEMInIS, 2018.

2.
MORAES, R.. PABLLO É POP: A VISUALIDADE DRAG NOS VIDEOCLIPES DA ERA VAI PASSAR MAL. In: III Jornada GEMINiS, 2018, São Paulo, SP. Anais da III Jornada Internacional GEMInIS, 2018.

3.
MORAES, R.. Vem, não tem igual: visibilidade e controvérsias do queer na mídia a partir da campanha #FanFeat Coca-Cola. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville, SC. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.

4.
INOCENCIO, L. ; MORAES, R. . SEGURA ESSA ESTRATÉGIA AÍ, MONAMU!: memes, branded content e comunidades de gosto na promoção de seriados Netflix. In: IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro, RJ. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018.

5.
MORAES, R.; DALLA VECCHIA, L. ; LARRUBIA, T. . Aceita, eu sou gostosa: performance de gênero e ativismos no funk proibidão da drag queen Lia Clark. In: Comunicon - Congresso Internacional em Comunicação e Consumo, 2018. Anais do VII Congresso Internacional em Comunicação e Consumo.

6.
MORAES, R.; INOCENCIO, L. . DESSA VEZ ESSA TAL DE PABLLO VITTAR FOI LONGE DEMAIS: afetos, disputas e consumo de memes LGBTQ+ na cultura digital. In: IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018, Rio de Janeiro, RJ. Anais do IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo, 2018.

7.
MORAES, R.. I Am We: O afeto no fandom de Sense8 e a mobilização contra o cancelamento. In: I Congresso Televisões, 2017, Niterói. I Am We: O afeto no fandom de Sense8 e a mobilização contra o cancelamento, 2017. v. 1.

8.
MORAES, R.. NARRATIVA SERIADA NA TELEVISÃO E SUAS ORIGENS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. In: Comunicon, 2016, São Paulo. GT 03 ? COMUNICAÇÃO E CONSUMO: Periodizações e perspectivas Históricas, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, R.. FORMATOS NA NETFLIX: UMA ANÁLISE DE GÊNERO A PARTIR DO REALITY SHOW ULTIMATE BEASTMASTER. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MORAES, R.. Vem, não tem igual: visibilidade e controvérsias do queer na mídia a partir da campanha #FanFeat Coca-Cola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MORAES, R.; INOCENCIO, L. . DESSA VEZ ESSA TAL DE PABLLO VITTAR FOI LONGE DEMAIS: afetos, disputas e consumo de memes LGBTQ+ na cultura digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
INOCENCIO, L. ; MORAES, R. . SEGURA ESSA ESTRATÉGIA AÍ, MONAMU!: memes, branded content e comunidades de gosto na promoção de seriados Netflix. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAES, R.; DALLA VECCHIA, L. ; LARRUBIA, T. . Aceita, eu sou gostosa: performance de gênero e ativismos no funk proibidão da drag queen Lia Clark. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MORAES, R.. PABLLO É POP: A VISUALIDADE DRAG NOS VIDEOCLIPES DA ERA VAI PASSAR MAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAES, R.. I Am We: O afeto no fandom de Sense8 e a mobilização contra o cancelamento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MORAES, R.. Relevância e repercussão do fandom de Rupaul's Drag Race na representação da cultura drag na grande mídia brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MORAES, R.. NARRATIVA SERIADA NA TELEVISÃO E SUAS ORIGENS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MORAES, R.; INOCENCIO, L. . I AM WE: engajamento afetivo, resistência e intertextualidade narrativa no fandom da série Sense8. Sorocaba, SP': Afetos em Narrativas - Volume 2, 2018 ((Capítulo de Livro Aceito Para Publicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MORAES, R.; POLIVANOV, B. ; OLIVEIRA, T. . Revista Contracampo. 2018; Tema: Revista científica. (Rede social).

2.
MORAES, R.; INOCENCIO, L. . LabCult. 2018; Tema: Tecnologias da comunicação. (Rede social).

3.
MORAES, R.. Invasão Drag. 2017; Tema: Cultura Drag. (Rede social).

4.
MORAES, R.. Invasão Draw Race. 2017; Tema: Desenho; Cultura Drag. (Fórum).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MORAES, R.. Invasão Drag. 2018. Filme.

2.
PEREIRA DE SÁ, S. ; MORAES, R. . Sou Mc Carol, 100% Feminista. 2018. Filme.

3.
MORAES, R.. Juventude Coletiva. 2017. Filme.

4.
MORAES, R.. A Filha do Homem. 2014. Filme.

5.
MORAES, R.. Emergir. 2014. Filme.

6.
BRUNE, A. ; ARAUJO, J. ; MOTA, S. ; MORAES, R. ; CONI, I. ; DUTRA, R. . Instalação Impressões. 2012. Instalação.

7.
MORAES, R.. Descompasso. 2010. Filme.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Vem, não tem igual: visibilidade e controvérsias do queer na mídia a partir da campanha #FanFeat Coca-Cola. 2018. (Congresso).

2.
Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo.Mesa redonda pós-sessão do filme Invasão Drag. 2018. (Outra).

3.
Festival do Rio.Exibição do documentário Invasão Drag. 2018. (Outra).

4.
III Jornada GEMINiS. PABLLO É POP: A VISUALIDADE DRAG NOS VIDEOCLIPES DA ERA VAI PASSAR MAL. 2018. (Congresso).

5.
Visões Periféricas.Mesa redonda pós-sessão do documentário Invasão Drag. 2018. (Outra).

6.
Cine Tamoio - Festival de Cinema de São Gonçalo.Juventude Coletiva. 2017. (Outra).

7.
I Congresso Televisões. I AM WE O afeto no fandom de SENSE8 e sua mobilização contra o cancelamento da série. 2017. (Congresso).

8.
Visoes Periféricas.Juventude Coletiva (Filme). 2017. (Outra).

9.
V Mostra de Filmes ?Memória em Movimento?.Juventude Coletiva. 2017. (Outra).

10.
Comunicon. NARRATIVA SERIADA NA TELEVISÃO E SUAS ORIGENS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. 2016. (Congresso).

11.
VII CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2016. (Outra).

12.
Mostra do Filme Livre.A Filha do Homem. 2015. (Outra).

13.
Quinta da Palavra - Mostra de Curtas Solar - Curta Verão.Emergir. 2015. (Outra).

14.
Rio Content Market. 2015. (Congresso).

15.
Universidade é lugar para Negro? Racismo no sistema de ensino brasileiro. 2015. (Seminário).

16.
5ª Muestra Audiovisual Cine Sinú.Emergir. 2014. (Outra).

17.
Feria Internacional de Cine de Manizales. Emergir. 2014. (Feira).

18.
Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil.Emergir. 2014. (Outra).

19.
Mostra de Curtas Ao Ar Livre.A Filha do Homem. 2014. (Outra).

20.
Rio Market. 2014. (Congresso).

21.
Festival Internacional de Televisão. 2013. (Congresso).

22.
IV CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2013. (Outra).

23.
Rio Content Market. 2013. (Congresso).

24.
II CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2011. (Outra).

25.
I CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTELLANO, M. ; HOLZBACH, A. ; MORAES, R. . I Congresso TeleVisões. 2017. (Congresso).

2.
BODANZKY, L. ; MORAES, R. . Concurso Cultural Brasil em Cartaz. 2015. (Concurso).

3.
SOUZA, C. M. D. ; SUZART, S. ; PARREIRA, J. ; MORAES, R. . Sarau Dj 2012 - música, mercado, novas mídias. 2012. (Outro).

4.
MORAES, R.; BOGADO, A. M. ; YALLOUZ, C. M. ; SOUZA, C. R. S. ; CONDE, M. S. ; CORREA, B. F. ; AZEVEDO, G. P. ; ROZA, H. A. ; ZANDE, J. T. G. B. ; SILVA, L. A. S. ; STIGLIANO, L. R. ; CARBONIERI, M. C. ; OLIVEIRA, R. A. R. . Seminário Estudos do Link Livre. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 1:37:43