Juliana Battisti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9777025474298287
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


É professora efetiva de Português, Literatura e Espanhol no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Rolante. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), linha de pesquisa Linguística Aplicada. É graduada em Letras - Licenciatura, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e suas respectivas Literaturas pela mesma universidade. Foi professora de Português como língua adicional no Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS, professora de Português na rede municipal de ensino de Campo Bom, e professora de Espanhol no curso livre CNA. São temas de interesse: educação no campo, bilinguismo e letramentos de fronteira, inter e transdisciplinaridade, letramentos socais e ensino de línguas por meio de tarefas e projetos de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Battisti
Nome em citações bibliográficas
BATTISTI, J.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Práticas hibridizadas de socialização e projetos em uma escola rural do interior do estado do Rio Grande do Sul: a comunidade na escola, a escola na comunidade,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luciene Juliano Simões.
Palavras-chave: escola do campo; Letramentos sociais; linguagem escrita.
2016
Graduação em andamento em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Graduação em Profesorado en lenguas.
Universidad Nacional Del Nordeste, UNNE, Argentina.
Bolsista do(a): Associação de Universidades Grupo Montevidéu, AUGM, Argentina.
2009 - 2013
Graduação em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Superior, SESU - MEC, Brasil.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Jornalismo.
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2002 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Eugênio Franciosi, EEEMEF, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Português como Língua Adicional. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação de Tutores: fluência tecnológica. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2015 - 2015
Fórum de estudos ? Formação de professores de Líng. (Carga horária: 60h).
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
2014 - 2014
Inglês geral com enfoque comunicativo. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Conversação em Inglês. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Curso intensivos de Espanhol como LE. (Carga horária: 36h).
Universidad Nacional Del Nordeste, UNNE, Argentina.
2013 - 2013
Profesorado em Letras. (Carga horária: 90h).
Universidad Nacional Del Nordeste, UNNE, Argentina.
2012 - 2012
Extensão universitária em Espanhol conversação I. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Cinema e Escola I - Ciclo de filmes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Espanhol conversação II. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2012
Seminário de formação de Professores (PPE). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Inglês 4. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Curso de atualización 2011 para profesores de E/LE. (Carga horária: 4h).
Instituto Cervantes, I C, Brasil.
2011 - 2011
Inglês 3. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Oficina de Inglês como Língua Adicional. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
XIV Semana Acadêmica de Letras. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Inglês 2. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Inglês 1. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
III Jornada de Letras - CELLIL,. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Concórdia, Coopeeb, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Língua Espanhola para o ensino Fundamental II


Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão, NELE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 5


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de estágio de Língua Portuguesa I, Carga horária: 20
Outras informações
Apoio e acompanhamento aos alunos participantes da disciplina de estágio de Língua Portuguesa I.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET/ MEC, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Professora Doutora Luciene Juliano Simões. O bolsista PET - Programa de Educação Tutorial - transita por três linhas de trabalho: ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, realiza distintas atividades para cumprir as demandas e a filosofia do programa.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: IC voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Professora Doutora Juliana Roquele Schoffen. Projeto: A avaliação da proficiência escrita sob a ótica da interlocução

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora estagiária, Enquadramento Funcional: Bolsista PET/ MEC, Carga horária: 10
Outras informações
Orientadora: Professora Doutora Margarete Schlatter. Ensino de português como língua adicional Produção de materiais didáticos; Participação de encontros semanais do Seminário de Formação de Professores do PPE; Estudo sobre ensino de línguas estrangeiras em parceria com professores do PPE. Disciplinas ministradas em 2011/2: Básico II (30 horas) e Intermediário II (30 horas). Disciplinas ministradas em 2012/01: Básico II (30 horas) Projetos III (30 horas)


Programa de Português para Estrangeiros - UFRGS, PPE UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, FAURGS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Orientadora: Professora Mestre Monica Nariño Rodrigues. Bolsista na ação de extensão Espanhol para crianças.


Consulado general de la República Argentina em Porto Alegre, CONSULADO AR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Auxiliar, Carga horária: 56


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora EAD, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Campo Bom, CB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 20


Território Popular, TP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de redação, Carga horária: 3


MeSalva!, MESALVA!, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Corretora de redações e provas, Carga horária: 10


Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professora substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Esp. e literatura, Carga horária: 40


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Espanhola para ensino técnico integrado.

Atividades

11/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFPR, .


Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 8



Linhas de pesquisa


1.
Letramentos Sociais
2.
O projeto de pesquisa é intitulado Biletramentos de Fronteira: práticas letradas em espanhol e português de estudantes de um Instituto Federal do Paraná


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Biletramentos de Fronteira: práticas letradas em espanhol e português de estudantes de um Instituto Federal localizado no Paraná
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar se existem e quais são as práticas de biletramento (espanhol/português) realizadas pelos participantes de uma turma de primeiro ano do ensino médio integrado de um Instituto Federal, além de levantar atividades letradas nas duas línguas por alunos e seus familiares fora do ambiente escolar. Este campus do IFPR está localizado em uma tri fronteira, ou seja, o município faz fronteira com outro estado e outro país, configurando um quadro linguístico com muitas peculiaridades. O contato linguístico nessas áreas de fronteira é inevitável e ainda pouco explorado pela linguística, vide os poucos trabalhos que temos sobre letramento nesse contexto. Em um primeiro momento, será feita uma pesquisa bibliográfica sobre biletramento em contextos fronteiriços, além de uma vasta pesquisa sobre escolas localizadas em regiões em que as duas línguas em voga se misturam para fazer o dia-a-dia dos sujeitos que as utilizam. Após isso, será revisada a metodologia de pesquisa etnográfica, pois a geração de dados se dará por meio da observação participante nas casas dos estudantes e familiares com o fim de entender a participação dos mesmos nas interações sociais mediadas pela escrita. Após, serão feitas as observações participantes nas casas e ambientes onde circulam os estudantes. As unidades de análise serão os eventos de letramento que constituirão o quadro das práticas de letramento, conceitos chave para entendimento do que é ler e escrever nesse contexto. Dessa forma, poderemos entender a participação dos sujeitos nas interações sociais mediadas pela escrita. A cada seis meses serão elaborados relatórios parciais, e, nos últimos meses de projeto serão produzidos artigos científicos e ao término do projeto o relatório final. No contexto educacional brasileiro contemporâneo, é relevante atentar para o contexto fronteiriço e descrever as reais atividades de leitura e escrita nas quais os sujeitos se envolvem em suas vidas. Lançar um olhar sistemático para esse grupo social é uma oportunidade de compreender algumas molduras sobre os letramentos que ali circulam, e, além de entender e questionar, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa interpretativa, ressignificar a escrita. Os resultados da pesquisa podem ajudar a escola a reconhecer a variedade das práticas letradas de seus membros e abarcá-las em seus currículos com o fim de valorizar as práticas sociais e linguísticas dos sujeitos que fazem outras atividades na vida além de participarem da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Socialização da linguagem e letramentos
Descrição: O grupo de pesquisa congrega pesquisadores interessados na aprendizagem de línguas, especialmente a língua portuguesa no Brasil, considerando tal aprendizagem chave para o desenvolvimento de crianças e jovens como membros de grupos sociais; ou seja, para o desenvolvimento dos conhecimentos e sensibilidades associados a seu pertencimento sociocultural. Agrega dois conjuntos de interesses de pesquisa: o desenvolvimento de crianças e jovens para a participação por meio da fala em contextos discursivos diversos, com ênfase nas relações entre língua falada e sociedade; e o desenvolvimento de crianças e jovens para a participação em práticas letradas diversas, com ênfase em problemas ligados às relações entre escolarização e culturas de escrita. Os trabalhos alinham-se ao campo da linguística aplicada, no sentido de identificar seus problemas de investigação em áreas nas quais a linguagem é central para a resolução de problemas com impacto para a vida social dos sujeitos envolvidos e de buscar entendimentos interdisciplinares para as perguntas de investigação postas. Estão implicadas, centralmente, as áreas da aquisição da linguagem, da sociolinguística, da antropologia e da educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Juliana Battisti - Integrante / Luciene Juliano Simões - Coordenador / Simone Mendonça Soares - Integrante / AndréaBurgos de Azevedo Mangabeira - Integrante / Carmem Angela Lazarotto - Integrante / Bibiana Cardoso da Silva - Integrante / RITA DE CÁSSIA CAVALCANTE - Integrante.
2014 - Atual
Orientações de Letramentos de crianças que vivem na zona rural
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo descrever as orientações de letramento de crianças de uma comunidade rural do interior do Sul do Rio Grande do Sul, propondo a análise de eventos de letramento dos quais as crianças participam dentro e fora da escola. A fundamentação teórica orientadora da análise está baseada nos Novos Estudos sobre Letramento (HEATH, 1982; 1983; STREET, 1984; BARTON, 1994), os quais entendem letramento como um conjunto de práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita e que estão inscritas em um contexto cultural específico. Os principais conceitos que guiam este trabalho são o de letramento (BARTON; HAMILTON, 1998) eventos de letramento (HEATH, 1982) e práticas de letramento (BARTON, 1994). Este estudo segue como orientação teórico-metodológica a pesquisa observacional quantitativa interpretativa (ERICKSON, 1989), a qual lida com a investigação de fenômenos sociais e privilegia e atenta para a perspectiva dos participantes. A geração dos dados será feita a partir das anotações sobre o campo, de diários de campo, entrevistas e registros audiovisuais. Este projeto busca dar visibilidade a diferentes práticas letradas que fazem parte da vida cotidiana de crianças consideradas pouco letradas por viverem em uma comunidade rural. O estudo pretende oferecer subsídios para suscitar o debate em torno de novas formas de atuação da escola, abrindo possibilidades para que a educação escolar possa se tornar mais significativa e diversificada. Palavras-Chave: Práticas de letramento. Comunidade rural. Escolarização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Elaboração de tarefas didáticas para o desenvolvimento da proficiência em escrita
Descrição: Descrição da pesquisa: Visando os alunos da disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras da UFRGS, elabora-se tarefas didáticas com o intuito de acompanhar o processo de leitura e produção escrita dos estudantes de Letras. Esse acompanhamento ocorre desde a introdução ao tema até a avaliação por descritores adequados ao gênero em foco. Tenciona-se, juntamente com o grupo de pesquisa, organizar uma unidade didática com as tarefas de leitura e escrita que serão elaboradas, tendo em vista a inserção de um eixo temático. Após a elaboração e testagem das tarefas, analisa-se os textos produzidos para fazer um levantamento das regularidades composicionais do gênero em foco e elaborar uma grade de avaliação com descritores específicos para as tarefas criadas. Atividades: Iniciação à pesquisa, leitura de referencial teórico, elaboração de tarefa didática para leitura e escrita para a disciplina de leitura e produção textual da faculdade de Letras, testagem e criação de uma grade de avaliação com descritores definidos para a tarefa em questão. Participação de encontros periódicos do Grupo de Pesquisa e de reuniões semanais com a orientadora; Participação em Congressos e Seminários..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Contação de histórias em uma creche comunitária de Porto Alegre
Descrição: A atividade consistiu em elaborar e proporcionar atividades de letramento inicial por meio da contação de histórias para as crianças da creche Jerusalém. O propósito dessa atividade foi proporcionar às crianças da creche Jerusalém um maior contato com literatura, aguçando o interesse por esta, bem como ampliando o significado desta em suas vidas, por meio de narrativas ficcionais e atividades relacionadas. Além disso, a atividade foi válida para o desenvolvimento acadêmico dos integrantes do PET, pois promove a participação destes em práticas de letramento inicial, o que vem a complementar a formação oferecida pelo currículo do curso, que pouco oferece em relação ao processo de letramento, embora forme professores de leitura, especialmente no caso das séries/ciclos finais do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2013
Livros que seu aluno pode ler
Descrição: A ação trata-se de um ciclo de debates, na modalidade formação inicial e continuada de professores da educação básica. No ciclo, especialistas das diferentes áreas do saber compreendidas pela educação básica e representadas nas licenciaturas da UFRGS foram chamados a abordar o seguinte tema: que livros e que textos curtos, que não sejam textos e livros didáticos, podem ser lidos por alunos da escola básica e qual a importância de sua leitura? O ciclo de debates já teve seis sessões, contemplando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura, História, Ciências Sociais, Química, Matemática, Línguas Adicionais ? Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Alemão, Biologia, Geografia, Artes e Dança. Os bolsistas realizaram as transcrições das falas dos professores ministrantes das palestras com a finalidade de organizar uma edição eletrônica das mesas redondas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Juliana Battisti - Integrante / Abel Prates - Integrante / Luciene Juliano Simões - Coordenador / Pietra Cassol Rigatti - Integrante.
2010 - 2010
Espanhol para Crianças
Descrição: Elaboração de jogos para o ensino de espanhol para crianças. Estudo sobre o lúdico na aula de língua estrangeira. Observação de aulas de espanhol para crianças. Testagem dos jogos em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Bem Legal


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Adicional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ensino de Língua Espanhola.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Láurea acadêmica por excelência, UFRGS.
2013
Trabalho de conclusão de curso aprovado com louvor, UFRGS.
2012
Distinção no XI Fórum FAPA conhecimento fazendo a diferença com o trabalho Tarefas pedagógicas no processo de proficiência em escrita - Modalidade comunicação, Faculdade Porto-Alegrense.
2012
Distinção no XI Fórum FAPA conhecimento fazendo a diferença com o trabalho Livros que seu aluno pode ler: leitura na educação básica. Modalidade Pôster, Faculdade Porto-Alegrense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BATTISTI, J.2016BATTISTI, J.; TIMBONI, K. . O trabalho com projetos na aula de língua espanhola: ampliando noções de participação política da juventude brasileira e argentina. REVISTA BEM LEGAL, v. 6, p. 1, 2016.

2.
SARMENTO, S.2016SARMENTO, S. ; BATTISTI, J. . Programa Nacional do Livro Didático PNLD Campo: Até que enfim!. EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 19, p. 45-72, 2016.

3.
BATTISTI, J.2013BATTISTI, J.; PRATES, A. S. . Como vai o Anísio? Assinando contratos de engajamento. Revista Bem Legal, v. 3, p. Bem Legal, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BATTISTI, J.; CARDOSO, B. . Linguística Aplicada ao ensino de português.. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. v. 1.

2.
BATTISTI, J.; PIRES, F. P. S. (Org.) ; SIMOES, L, J. (Org.) . Livros que seu aluno pode ler: formação do leitor na educação básica.. 1. ed. Porto Alegre: Scientific/SciBooks, 2013. v. 1. 117p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BATTISTI, J.; MOREIRA, L. A. ; FELIPE, C. V. . Português como língua adicional Regência verbal: uma proposta de reflexão e aplicação. In: I SINEPLA ? I Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional, 2015, Porto Alegre. I SINEPLA ? I Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional. Porto Alegre: FAPERGS, 2012. v. I. p. 8-186.

2.
BATTISTI, J.. Letramento na universidade: o ensino de língua portuguesa na UFGRS. In: V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte. V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, 2014.

3.
PRATES, A. S. ; BARATZ, A. ; VIAL, A. P. S. ; PIRES, F. P. S. ; BATTISTI, J. ; VIEGAS, M. F. ; LAND, S. G. ; SILVA, J. Z. . PROJETO DE IMPRENSA ESCOLAR EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA SUL DE PORTO ALEGRE. In: Encontro dos grupos PET da região Sul, 2012, Maringá. Anais do XV Sul PET. Maringá: UEM, 2012. v. I. p. 59-62.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BATTISTI, J.; TIMBONI, K. . O trabalho com projetos na aula de língua espanhola: ampliando noções de participação política da juventude brasileira e argentina. In: 16º Congresso Brasileiro de professores de Espanhol, 2015, São Carlos - São Paulo. CADERNO DE RESUMOS 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. São Carlos: UFSCAR, 2015. v. único. p. 108-108.

2.
TIMBONI, K. ; BATTISTI, J. . Compreensão Oral nas aulas de espanhol como língua adicional: trabalhando com a temática turismo. In: Encontro Regional de professores de Língua Inglesa e Espanhola, 2015, Lajeado. Anais do XVI Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e XI Encontro Estadul de Língua Espanhola. Lajeado: Univates, 2015. v. único. p. 17-18.

3.
BATTISTI, J.; TIMBONI, K. . Participação política da juventude brasileira e argentina: trabalhando com projetos na aula de língua espanhola. In: XVI Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e XI Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola, 2015, Lajeado. Anais do XVI Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa XI Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola. Lajeado: Univates, 2015. v. único. p. 15-16.

4.
BATTISTI, J.. Para conhecer as regiões do Brasil: proposta de sequência didática envolvendo gêneros orais e escritos para o ensino de Português como língua adicional. In: XXI JORNADAS DE JÓVENES INVESTIGADORES de la AUGM, 2013, Corrientes. Trabajos presentados, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BATTISTI, J.. Orientações de letramento em uma comunidade da zona rural do interior do estado do Rio Grande do Sul. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2015, Rio Grande. CADERNO DE RESUMOS DO V SENALLP. Rio Grande: FURG, 2015. v. único. p. 130-130.

2.
TIMBONI, K. ; BATTISTI, J. . O uso de material autêntico nas tarefas de Compreensão Oral de espanhol como língua adicional. In: 16º Congresso Brasileiro de professores de Espanhol, 2015, São Carlos - SP. Caderno de resumos _ 16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. São Carlos: UFSCAR, 2015. v. único. p. 109-109.

3.
BATTISTI, J.; FARIAS, B. S. . Regiões do Brasil: uma proposta de tarefa didática com base em gêneros orais e escritos.. In: Simpósio Internacional de Ensino de Português, 2013, Porto Alegre. Simpósio Internacional de Ensino de Português, 2013.

4.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . Tarefas didáticas no processo de proficiência em escrita. In: XI Fórum FAPA - Conhecimento fazendo a diferença, 2012, Porto Alegre. XI Fórum FAPA - Conhecimento fazendo a diferença, 2012.

5.
BATTISTI, J.; RIGATTI, P. C. . Livros que seu aluno pode ler: Leitura na educação básica. In: : XI Fórum FAPA - Conhecimento fazendo a diferença, 2012, Porto Alegre. XI Fórum FAPA - Conhecimento fazendo a diferença, 2012.

6.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . O processo de proficiência escrita subsidiado por tarefas didáticas. In: Salão de Iniciação Científica, 2012, Porto Alegre. Elaboração de tarefas didáticas para o desenvolvimento da proficiência em escrita, 2012.

7.
BATTISTI, J.. As Ações De Extensão Do Programa De Educação Tutorial Do Curso De Letras Da Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul. In: X Fórum FAPA - Conhecimento em perspectiva, 2011, Porto Alegre. X Fórum FAPA - Conhecimento em perspectiva, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BATTISTI, J.; SIMOES, L. J. . Práticas hibridizadas de letramento na zona rural: a comunidade na escola, a escola na comunidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TIMBONI, K. ; BATTISTI, J. . Compreensão Oral nas aulas de espanhol como língua adicional: trabalhando com a temática turismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BATTISTI, J.; TIMBONI, K. . Participação política da juventude brasileira e argentina: trabalhando com projetos na aula de língua espanhola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TIMBONI, K. ; BATTISTI, J. . O uso de material autêntico nas tarefas de Compreensão Oral de espanhol como língua adicional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BATTISTI, J.; TIMBONI, K. . O trabalho com projetos na aula de língua espanhola: ampliando noções de participação política da juventude brasileira e argentina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BATTISTI, J.. Agências e orientações de letramento em uma comunidade rural do interior do estado do rio grande do sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BATTISTI, J.. Orientações de letramento em uma comunidade da zona rural do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BATTISTI, J.. Letramento na universidade: o ensino de Língua Portuguesa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BATTISTI, J.. Letramento na universidade: o ensino de língua portuguesa na UFGRS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BATTISTI, J.; FARIAS, B. S. . Para conhecer as regiões do Brasil: Proposta de sequência didática envolvendo gêneros orais e escritos para o ensino de português como língua adicional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . O processo de proficiência escrita subsidiado por tarefas didáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
BATTISTI, J.. O PET Letras como transformador de trajetórias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BATTISTI, J.. O processo de proficiência escrita subsidiado por tarefas didáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BATTISTI, J.; BARATZ, A. . Projeto de imprensa escolar em uma escola de ensino fundamental da Zona Sul de Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . Elaboração de tarefas didáticas para o desenvolvimento de proficiência em escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . Tarefas pedagógicas no processo de proficiência em escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOREIRA, L. A. ; BATTISTI, J. ; FELIPE, C. V. . Português como Língua Adicional. Regência verbal: uma proposta de reflexão e aplicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BATTISTI, J.; FARIAS, B. S. . Regiões do Brasil: uma proposta de tarefa didática com base em gêneros orais e escritos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BATTISTI, J.; RIGATTI, P. C. . Livros que seu aluno pode ler: leitura na educação básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
BATTISTI, J.; PIRES, F. P. S. . Livros que seu aluno pode ler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BATTISTI, J.; BARATZ, A. ; FELIPE, C. V. ; FLECK, R. C. ; LAMPERT, A. S. ; LAND, S. G. ; LUZ, J. P. ; PRATES, A. S. ; SCORTEGAGNA, B. ; SILVA, J. Z. ; VIAL, A. P. S. ; VIEGAS, M. F. . As ações de extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BATTISTI, J.; SCORTEGAGNA, B. ; PRATES, A. S. ; LAMPERT, A. S. ; SILVA, J. Z. ; VIAL, A. P. S. ; VIEGAS, M. F. ; LAND, S. G. ; BARATZ, A. ; FLECK, R. C. ; LUZ, J. P. ; FELIPE, C. V. . Uma visão geral sobre a extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BATTISTI, J.; SCORTEGAGNA, B. ; VIAL, A. P. S. ; VIEGAS, M. F. ; BARATZ, A. . Uma visão geral sobre a extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BATTISTI, J.; FARIAS, B. S. . Para conhecer as regiões do Brasil: Proposta de sequência didática envolvendo gêneros orais e escritos para o ensino de português como língua adicional 2013 (Resumos publicados em anais de congressos).

2.
BATTISTI, J.; SCHOFFEN, J. R. . Reflexões sobre o ensino de leitura e escrita em nível superior 2013 (Resumos publicados em eventos).


Demais tipos de produção técnica
1.
BATTISTI, J.. Você já quis ir para muito, muito longe daqui?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Congresso Brasileiro de professores de Espanhol. O trabalho com projetos na aula de língua espanhola: ampliando noções de participação política da juventude brasileira e argentina. 2015. (Congresso).

2.
Congresso Linguagem e Interação III. Agências e orientações de letramento em uma comunidade rural do interior do estado do rio grande do sul. 2015. (Congresso).

3.
ENCONTRO ESTADUAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E ESPANHOLA.Participação política da juventude brasileira e argentina: trabalhando com projetos na aula de língua espanhola. 2015. (Encontro).

4.
III Encontro Nacional sobre a Linguagem da Criança: Saberes em Contraponto. 2015. (Encontro).

5.
IV Seminário Internacional: O Papel da Biblioteca e da Leitura no Desenvolvimento da Sociedade ? Bibliotecas comunitárias, escolares e públicas,. 2015. (Seminário).

6.
V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (V SENALLP).Orientações de letramento em uma comunidade da zona rural do interior do estado do Rio Grande do Sul. 2015. (Seminário).

7.
XVI Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e XI Encontro Estadual de Professores de Língua Espanhola.Compreensão Oral nas aulas de espanhol como língua adicional: trabalhando com a temática turismo. 2015. (Encontro).

8.
V Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.Letramento na universidade: o ensino de língua portuguesa na UFGRS. 2014. (Outra).

9.
Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, Universidade Federal do Rio de Janeiro. O processo de proficiência escrita subsidiado por tarefas didáticas. 2013. (Congresso).

10.
Ciclo de filmes Cinema e escola. 2012. (Encontro).

11.
Livros que seu aluno pode ler IV. 2012. (Encontro).

12.
Livros que seu aluno pode ler V. 2012. (Encontro).

13.
XV SULPET.Projeto de imprensa escolar em uma escola de ensino fundamental da Zona Sul de Porto Alegre. 2012. (Encontro).

14.
Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial - DIVERSIDADE CULTURAL E INTEGRAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2011. (Encontro).

15.
Fórum para Integração do Ensino de Língua e de Literatura. 2011. (Outra).

16.
II Fórum de integração entre ensino de Língua e Literatura na formação da prática docente. 2011. (Seminário).

17.
I seminário de ações afirmativas da UFRGS. 2011. (Seminário).

18.
Livros que seu aluno pode ler II. 2011. (Encontro).

19.
Livros que seu aluno pode ler IV. 2011. (Encontro).

20.
V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Uma visão geral sobre a extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. (Congresso).

21.
X Fórum FAPA do conhecimento - conhecimento em perspectiva.As ações de extensão do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).

22.
XII Salão de extensão Universitária.Livros que seu aluno pode ler. 2011. (Seminário).

23.
Entrevistas individuais em Processos seletivos. 2010. (Oficina).

24.
Livros que seu aluno pode ler I. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATTISTI, J.. ROLEZITO I. 2017. (Outro).

2.
SCHOFFEN, J. R. ; BATTISTI, J. . Simpósio Internacional Português como Língua Adicional. 2012. (Congresso).

3.
BATTISTI, J.; RIGATTI, P. C. ; PRATES, A. S. . Livros que seu aluno pode ler VI. 2012. (Outro).

4.
BATTISTI, J.; PRATES, A. S. ; RIGATTI, P. C. ; PIRES, F. P. S. . Livros que seu aluno pode ler V. 2012. (Outro).

5.
SIMOES, L, J. ; BATTISTI, J. ; SCORTEGAGNA, B. ; LUZ, J. P. . Livros que seu aluno pode ler II. 2011. (Outro).

6.
SIMOES, L, J. ; BATTISTI, J. ; PRATES, A. S. ; VIAL, A. P. S. ; TEER, J. V. . Livros que seu aluno pode ler III. 2011. (Outro).

7.
BATTISTI, J.; PRATES, A. S. ; SIMOES, L, J. ; VIAL, A. P. S. . Livros que seu aluno pode ler IV. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
POLIANA OLIVEIRA DA SILVA e STEFANIE THAIS LOYOLA. DA EXCLUSÃO À INEXISTÊNCIA: A ATUAÇÃO DA INDOCUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIGANA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Instituto Federal Sul-rio-grandense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
POLIANA OLIVEIRA DA SILVA e STEFANIE THAIS LOYOLA. A ATUAÇÃO DA INDOCUMENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIGANA: DA EXCLUSÃO À INEXISTÊNCIA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em eventos) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Juliana Battisti.

Orientações de outra natureza
1.
REBECA SOFIA SIQUEIRA e PAULA REGINA DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA. VISIBILIDADE PARA QUEM? A PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES DA PARADA LGBT DE SAPUCAIA DO SUL A RESPEITO DA REPRESENTATIVIDADE NO EVENTO. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Eventos) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Orientador: Juliana Battisti.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
BATTISTI, J.. O PET Letras como transformador de trajetórias.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Intercâmbio acadêmico realizado no semestre 2013/01 na Universidad Nacional del Nordeste, Argentina, no curso de Letras licenciatura e profesorado, cursando disciplinas de Literatura e Língua Espanhola.
1ª colocada no concurso da Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul para o cargo de Professor de Séries Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa (2015).
3º colocada no concurso da Prefeitura Municipal de Campo Bom para o cargo de professor de Língua Portuguesa para Séries Finais do Ensino Fundamental (2015).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 5:16:03