Andressa Stochero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2564751662065483
  • Última atualização do currículo em 16/10/2017


Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (2015). Tem experiência na área de Letras e Ciências Sociais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andressa Stochero
Nome em citações bibliográficas
STOCHERO, A.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Graduação em Direito.
Faculdade de Direito de Santa Maria, FADISMA, Brasil.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Letras: Português e Literaturas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Sinodal da Paz, ISP, Brasil.




Formação Complementar


2016
Direito Publico com foco em carreiras públicas.
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas, .


Previdência e Assistência a Saúde dos Servidores Publicos Municipais, IPASSP - SM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Objetivo: Esta linha tem por objetivo compreender os conceitos-chave do pensamento de Bakhtin e seu Círculo, considerando que os procedimentos teóricos e metodológicos que daí advêm possibilitam a leitura e compreensão de textos e discursos que constituem a sociedade brasileira e suas identidades. Especialidade: Análise Dialógica do Discurso; Análise do Texto e do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: discurso jornalístico; análise do discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; dialogismo; identidade e estilo.


Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Imprensa, linguagem e cultura: construções identitárias no Brasil (Registro GAP/CAL: 027460)
Descrição: Neste projeto, os objetivos são identificar e demonstrar de que maneira a imprensa se constituiu como esfera discursiva no Brasil, de que modo sua configuração deflagrou possibilidades identitárias e como a língua portuguesa atualizou os processos interacionais aí imbricados. Do ponto de vista dialógico de linguagem postulado por Bakhtin e o Círculo, a imprensa é compreendida como uma arena de negociação de sentidos em que valores são construídos, referendados ou revogados por meio da postura ética editorial legitimadora, de resistência ou polimorfe. O acabamento autoral na imprensa, dessa perspectiva, constrói-se na articulação necessária entre: a) as formas mobilizadas na construção das páginas do jornal (a estética da matéria jornalística); b) aquilo que inscreve na história o cotidiano noticiado/reportado (o conhecimento fundador dos fatos tomados como objeto da matéria) e c) o posicionamento singular atualizado na maneira de tratar o reportado (a ética editorial). Assim, entende-se que a imprensa constitui e é simultaneamente constituída no funcionamento cultural e que sua investigação implica o tratamento da autoria e envolve descrever, analisar e interpretar os processos de construção de sentidos nela validados. Os resultados desta investigação contribuem para o campo dos estudos linguísticos, ao demonstrar os fundamentos da esfera discursiva jornalística no país a partir do que se evidencia na construção de sentidos na relação linguagem/imprensa/cultura, para os estudos da língua portuguesa, por resgatar seu lugar no processo sociodiscursivo de construção da imprensa e da noção de brasilidade, e também para o campo dos estudos de mídia, que contarão com resultados de um ponto de vista histórico-discursivo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andressa Stochero - Integrante / Anderson Salvaterra Magalhães - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:53:55