Karoline Grubert Bezerra Portela

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9735959808506493
  • Última atualização do currículo em 08/02/2018


Mestre em Comunicação pela UFMS, pós-graduada em Marketing pela UNAES Anhanguera e em Comunicação Empresarial pela UMESP, graduada em Comunicação Social: habilitação Publicidade e Propaganda pela UFRGS. Especialista em Comunicação Estratégica, com mais de 10 anos de experiência em marketing e comunicação (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karoline Grubert Bezerra Portela
Nome em citações bibliográficas
PORTELA, K. G. B.;BEZERRA, K.G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS.
Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universitário
79070900 - Campo Grande, MS - Brasil
Telefone: (67) 33457606
URL da Homepage: www.ufms.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: A TV na Internet: a intermidialidade em Porta dos Fundos,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Márcia Gomes Marques.
Palavras-chave: intermidialidade; hibridismo; internet; televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012 - 2014
Especialização em Comunicação Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Título: Guia "As Melhores Empresas para Você Trabalhar": como, porque e para que ser reconhecido.
Orientador: Tassia Bastos Sobreira.
2008 - 2010
Especialização em Pós Graduação em Gestão de Marketing. (Carga Horária: 420h).
UNAES Anhanguera, UNAES, Brasil.
Título: Da utilização da cultura como estratégia de marketing internacional: estudo de caso do lançamento do Guaraná Antarctica na Copa do Mundo do Japão.
Orientador: André Ximenes de Melo.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social habilitação em Public. e Prop..
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: ?Original do Brasil: Como a publicidade articula a cultura popular para promover bens de consumo?.
Orientador: Nilda Jacks.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Desdobramento regional da pesquisa desenvolvida pela Rede Brasil Conectado sobre consumo de mídias digitais por jovens brasileiros.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações
Bolsa para pesquisa do objeto Porta dos Fundos durante o mestrado de Comunicação.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de docência realizado na disciplina de Teorias da Comunicação do curso de bacharel em Jornalismo da UFMS como parte do curso Mestrado de Comunicação.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária em projeto de pesquisa
Outras informações
Voluntária no projeto "Jovem e consumo cultural em tempos de convergência: um estudo de caso sobre os jovens sul-mato-grossenses", coordenado pela profa. Márcia Gomes Marques que faz parte da Rede Brasil Conectado.


Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24
Outras informações
Lecionei a disciplina de Representação da Cultura Midiática no curso de Pós-graduação Lato Sensu Design Gráfico: Expressão e Cultura.


Caffeina Lab, CAFFEINA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Co-fundadora
Outras informações
A Caffeína Lab é uma iniciativa livre e laboratorial. O objetivo é inspirar pessoas por meio de convidados de várias partes do país para conversar sobre assuntos da economia criativa, utilizando metodologias contemporâneas de educação colaborativa.


Contém Comunicação Estratégica, CONTÉM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva
Outras informações
Desenvolvimento de consultoria em comunicação estratégica, gestão de comunicação, assessoria na produção de conteúdo, programas de relacionamento com públicos, online e offline, projetos de veículos corporativos para pequenas e médias empresas.


Caixa de Assistência dos Servidores do Estado do Mato Grosso do Sul, CASSEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: assessora de comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente do assessor de imprensa, realizando pequenos textos, diagramação de informativo, criação, coordenação de parceiros (agencias de publicidade e gráficas).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Jovem e consumo midiático em tempos de convergência: os usos sociais das mídias no Mato Grosso do Sul
Descrição: Esta pesquisa visa explorar os usos sociais das mídias pelos jovens sul-mato-grossenses, averiguando o lugar cultural e social assumido por essas tecnologias e dispositivos de comunicação na vida ordinária das pessoas. Nesse sentido, os usos das tecnologias são abordados desde um enfoque que os vincula com o contexto histórico e social dos usuários de mídias. Entre os fatores observados estão as vivências que os jovens têm das mídias, seus rituais de consumo, suas formas de uso e de combinação de mídias, a proporcionalidade entre os usos que fazem para qualificação profissional, trabalho, compras, lazer, convivência e integração social. O projeto faz parte da Rede Brasil Conectado, coordenado pela profa. Nilda Jacks (UFRGS), que iniciou seus trabalhos no ano de 2012. A rede tem como objeto de estudo o consumo de mídias no país e explora, analisa e contrasta as práticas de uso e de consumo desde as especificidades históricas, geográficas e econômicas das várias regiões do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Jovem e consumo cultural em tempos de convergência: um estudo de caso sobre os jovens sul-mato-grossenses
Descrição: Este grupo faz parte da Rede Brasil Conectado (redebrasilconectado.wordpress.com) composto por membros de 47 universidades, entre federais e particulares, dentre os quais há participantes pertencentes a 55 grupos de pesquisa. Atualmente a rede desenvolve a pesquisa nacional comparativa chamada Jovem e consumo midiático em tempos de convergência, sob a coordenação e vice coordenação, respectivamente, das pesquisadoras Nilda Jacks e Mariângela Toaldo, ambas da UFRGS. Os grupos que compõem a Rede estão disponíveis no link abaixo: https://docs.google.com/file/d/0B4eH51McBDfVU2RvV1NhaktDUEE/edit?usp=sharing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MARQUES, M. G. ; PORTELA, K. G. B. ; MAIA, G. A. R. C. ; SILVA, J. V. P. . Campo Grande. In: Celsi Silvestrin; Gisele Noll; Nilda Jacks. (Org.). Capitais Brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos.. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 183-192.

2.
MARQUES, M. G. ; PORTELA, K. G. B. . Introdução Centro-Oeste. In: Celsi Silvestrin; Gisele Noll; Nilda Jacks. (Org.). Capitais Brasileiras: dados históricos, demográficos, culturais e midiáticos.. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 156-158.

3.
PORTELA, K. G. B.. O jeitinho brasileiro: análise dos comentários na web do filme com Neymar Júnior para o Guaraná Antarctica. In: Lucas Santiago Arraes Reino, Thaísa Bueno. (Org.). Comentário na Internet. 1ed.Imperatriz: EDUFMA, 2014, v. 1, p. 133-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PORTELA, K. G. B.; MARQUES, M. G. . Produção cultural na internet: colaboração, consumo e interação comunicativa. In: Intercom Centro-Oeste, 2015, Campo Grande. XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2015.

2.
PORTELA, K. G. B.; MARQUES, M. G. . Produção cultural na internet: interação comunicativa no Mato Grosso do Sul. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

3.
MARQUES, M. G. ; PORTELA, K. G. B. . Os usos sociais das mídias em tempo de convergência. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, K. G. B.; MARQUES, M. G. . Jovens Brasileiros e Consumo Midiático em Tempo de Convergência: resultado finais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PORTELA, K. G. B.. Empreendedorismo: desafios e oportunidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
PORTELA, K. G. B.. Hora do Conhecimento: Comunicação no Varejo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PORTELA, K. G. B.. Grupo de empresários se reúne para o desenvolvimento da produção criativa. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PORTELA, K. G. B.; PASSOS, P. C. S. J. ; SELIGMAN, F. . O Apostador. 2002. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES, M. G.; K. Miguel; PORTELA, K. G. B.. Participação em banca de Julia Verena Pereira da Silva.Telejornalismo Popular: análise do modo de endereçamento no programa O Povo na TV (SBT/MS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6o Simpósio Internacional de Ciberjornalismo. 2015. (Simpósio).

2.
Visual/Textual. Para uma Semiologia da Tradução. 2015. (Outra).

3.
XVII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO CENTRO-OESTE. Produção cultural na internet: colaboração, consumo e interação comunicativa. 2015. (Congresso).

4.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os usos sociais das mídias em tempo de convergência. 2015. (Congresso).

5.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Produção cultural na internet: interação comunicativa no Mato Grosso do Sul. 2015. (Congresso).

6.
Maxi Media Sat. 2006. (Simpósio).

7.
II Saguão da Propaganda, Além das Grandes Agências. 2002. (Seminário).

8.
II Seminário de Embalagem, ApDesign Porto Alegre. 2001. (Seminário).

9.
Oficina de Turismo: Fórum Social Mundial. 2001. (Oficina).

10.
Saguão da Propaganda. 2001. (Seminário).

11.
14a Semana de Criação Publicitária. 2000. (Congresso).

12.
Tipos 2000, ApDesign Porto Alegre. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTELA, K. G. B.. II Saguão da Propaganda, Além das Grandes Agências. 2002. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PORTELA, K. G. B.; MARQUES, M. G. . Jovens Brasileiros e Consumo Midiático em Tempo de Convergência: resultado finais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 7:48:27