Éric Zavenne Paré

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2421130970303948
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Zaven Paré Bolsista do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) ESDI/UERJ, Pós-Doutorado em Robótica/Osaka University - 2010, Doutorado em Letras/Université Paul Verlaine-Metz - 2009, Mestrado e DEA em Artes Plástica/Universidade Paris VIII - 1983/1984 e aluno da École Nationale des Beaux Arts de Paris (ENSBA) - 1982-1985. Pesquisador associado nos laboratórios Performativité et Effets de Présence (UQAM/Canadá), Populations Japonaises (INALCO/França) e ARTMAP Research (UPIX/França). Bolsista do French American Fund of Performing Arts no California Institute of the Arts - 1999/2001), bolsista da RioArte em Arte e Tecnologia - 2002, bolsista da Villa Kujoyama em Kioto (2009), bolsista da Japan Society for Promotion of Sciences (JSPS/CNRS) no Intelligent Robotics Laboratory do Professor Hiroshi Ishiguro (2010) e recebeu o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (2011). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Éric Zavenne Paré
Nome em citações bibliográficas
Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Letras.
Université Paul Verlaine-Metz, Univ PV-Metz, França.
Título: Madame Bovary est une machine, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Jean-Marie Privat.
Palavras-chave: Flaubert; Bovary.
1982 - 1983
Mestrado em Artes.
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Título: Le dessin botanique en France du XVIème au milieu du XIXème siècle,Ano de Obtenção: 1983.
Orientador: Frank Popper.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1983 - 1984
Especialização em DEA.
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, PARIS 8, França.
Título: Le jardin français et l´esprit de collection du XVIème au XVIIIème siècle.
Orientador: Frank Popper.


Pós-doutorado


2016
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Osaka University, OsakaU, Japão.
Bolsista do(a): Japan Society for Promotion of Science, JSPS, Japão.
Grande área: Engenharias


Formação Complementar


1983 - 1985
Pintura.
École Nationale des Beaux Arts de Paris, ENSBA, França.
1982 - 1983
Gravura.
École Nationale des Beaux Arts de Paris, ENSBA, França.
1978 - 1979
Desenho.
Ecole Nationale Supérieure des Arts Appliqués du Petit Thouars, ENSAA, França.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Osaka University, OsakaU, Japão.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Paris X Nanterre, UPX, França.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade de Quebec em Montreal, UQAM, Canadá.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.


Institut National des Langues et Civilisations Orientales, INALCO, França.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Université Libre de Bruxelles, ULB, Bélgica.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Musée des marionnettes du monde, GADAGNE, França.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Universidade Paris 8 Vincennes e Saint Denis, Univer-Paris8, França.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Laboratório de excelência: Labex Arts H2H, Carga horária: 35
Outras informações
Cátedra Internacional



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Design de interação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Interfaces antropomórficas
Descrição: De modo a completar a análise da interação social entre os seres humanos e as máquinas antropomórficas a partir de perspectivas ergonômicas ou de esquemas de comunicação, este projeto de pesquisa buscou estabelecer uma metodologia de análise das interfaces antropomórficas em geral. Este trabalho procurou definir e classificar interfaces existentes e operacionais, ou a serem construídas, para permitir a interação e a cooperação entre os usuários e as máquinas em diversas áreas, tais como a comunicação, o controle ou a simulação para assistência, a educação ou as terapêuticas em geral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Micromovimentos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Populations japonaises Evolutions et perspectives contemporaines
Descrição: La société japonaise se présente aujourd'hui, à bien des égards, comme expérimentant des formes extrêmes de ces phénomènes, sinon, sur certains points, comme un futur possible des sociétés occidentales. Et il est vrai que le Japon constitue pour le chercheur un formidable laboratoire, présentant des formes sociales, mais aussi des outils d?analyse, d?une richesse toute particulière..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - Atual
Théâtralité, performativité et effets de présence
Descrição: La réflexion sur la théâtralité et la performativité a fait émerger une nouvelle problématique concernant le rôle désormais déterminant de la présence que ce soit celle des personnages virtuels ou celle des acteurs sur scène dans le cadre de nombreuses productions au théâtre, en danse, à l?opéra et dans des réalisations en arts médiatiques. Nous avons souhaité approfondir cette thématique pour investiguer les diverses formes d?interpénétration entre le virtuel et le réel et mesurer les effets de réel produits. C?est pourquoi il nous a semblé fondamental de placer au centre de notre recherche la notion de « présence », concept qu?abordent divers ouvrages théoriques que ce soit par le biais de la voix, de la prestance corporelle, du souffle ou du mouvement..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
ARTMAP
Descrição: L'ARTMAP est une plateforme qui réunit des chercheurs provenant d'horizons de recherche variés (anthropologie, histoire des sciences, arts technologiques, robotique), travaillant aussi bien en Europe qu'en Inde, en Asie du Sud-Est et au Japon. Elle s'est ouverte pour accueillir des chercheurs d'autres disciplines aussi bien que des artistes. Elle vise à constituer à terme un réservoir d'alternatives en matière de technologie, se faisant le relais dans une perspective anthropologique, de tout un ensemble d'initiatives, d'expérimentations et d'usages, au croisement du hi-tech et du low-tech, qui renouvellent notre regard sur les techniques..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: robótica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, Instituto Sergio Motta.
2010
Fellowship Osaka University, Japan Society for Promotion of Science (JSPS).
2009
Lauréat Villa Kujoyama (Japão), Cultures France.
2002
Bolsista primeiro colocado na categoria Arte e Tecnologia, RioArte.
2001
Grant Étant Donné California Institute for the Arts (CalArts), The French American Fund of Performing Arts.
1999
Grant Étant Donné, California institute for the Arts (CalArts), The French American Fund of Performing Arts..
1992
Bourse de courte durée en théâtre (Canada), Conseil des Arts.
1992
Programme d'Aide aux Artistes Professionnels (Canada), Ministère des Affaires Culturelles du Gouvernement du Québec.
1987
Fond d'encouragement aux Métiers d'Art (França), Centre National des Arts Plastiques (CNAP).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2PARÉ, ZAVEN2018PARÉ, ZAVEN. Le libre arbitre artificiel : expérimentations sur la patience et l’impatience des robots. EVOLUTION PSYCHIATRIQUE, v. 83, p. 45-53, 2018.

2.
1Paré Zaven2018Paré Zaven. Os limites do emprego de robôs no teatro. REVISTA CENA, v. 25, p. 44-55, 2018.

3.
3Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2016Paré Zaven. « Vivre avec les robots. Essai sur l empathie artificielle ». [Compte-rendu de l?ouvrage de Paul Dumouchel & Luisa Damiano, Paris, Éditions du Seuil, 2016]. Intellectica, v. 66, p. 13, 2016.

4.
4Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2015Paré Zaven. Des démos au plateau. Les androïdes acteurs dHiroshi Ishiguro. Ligeia, v. XXVIII, p. 167-177, 2015.

5.
7Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2014Paré Zaven. Effets de présence : relations hommes-androïdes. Cultures-Kairós, v. 3, p. 2, 2014.

6.
5Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2014Paré Zaven. Arts de la télérobotique. Figures de l'art, v. 26, p. 397-412, 2014.

7.
6Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2014Paré Zaven. The art of being together with robots. International Journal of Social Robotics, v. SI, p. 129-136, 2014.

8.
8Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2013Paré Zaven. Arena, Antonius. Ad suos compagnones. 1531.. Renaissance and Reformation, v. 36, p. 161, 2013.

9.
9Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2012Paré Zaven. Des robots humains au Japon. Les cahiers de l´observatoire, v. H.S, p. 1-4, 2012.

10.
10Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2012Paré Zaven. Esthétiques de la manipulation, Marionnettes et automates au Japon. Gradhiva. Revue d'anthropologie et de histoire des arts, v. 15, p. 92-115, 2012.

11.
11Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2012Paré Zaven; Chihiro Minato ; Emmanuel Grimaud . Interview : Le Bouddha dans le robot, Rencontre avec Masahiro Mori. Gradhiva. Revue d'anthropologie et de histoire des arts, v. 15, p. 142-161, 2012.

12.
13Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2011Paré Zaven. Saya ou l´impossible virtuosité. Ateliers du LESC, v. 35, p. 7, 2011.

13.
12Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2011Paré Zaven. Emma et la thermodynamique. Alliage, v. 68, p. 40-51, 2011.

14.
14Paré Zaven;PARÉ, ZAVEN2010Paré Zaven. Der Jasager. Tecnoscienza, Italian Jornal of Science and Technology Studies, v. 1, p. 2-2, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Paré Zaven; GRIMAUD, E. ; Anne-Christine Taylor ; Thierry Dufrêne ; Denis vidal . Persona, étrangement humain. 1. ed. Arles: Actes Sud, 2016. v. 1. 272p .

2.
Paré Zaven. L âge d or de la robotique Japonaise. 1. ed. Paris: Les Belles Lettres, 2016. v. 1. 376p .

3.
Paré Zaven; Raphael Cuir ; Travis Preston ; GRIMAUD, E. ; MINATO, C. . Mécatronic. 1. ed. Enghien les Bains: Centre des Arts Enghien les Bains, 2016. v. 1. 156p .

4.
Paré Zaven; Catherine Remy ; Laurent Denizeau . La vie, mode mineur. 1. ed. Paris: Presses des mines, 2015. v. 1. 198p .

5.
Paré Zaven; Isabelle Moindrot ; Sangkyu Shin . Théâtres du posthumain. 1. ed. Seoul: Ewha University, 2015. v. 1. 198p .

6.
Paré Zaven; Bernard Andrieu ; Gilles Boëtsch . Corps du Monde. 1. ed. Paris: Armand Colin, 2013. v. 1. 208p .

7.
Paré Zaven; Isabelle Moindrot ; SHIN, S. . Transhumanité, Fictions, formes et usages de l'humain dans les arts contemporains. 1. ed. Paris: L'Harmattan, 2013. v. 1. 343p .

8.
Paré Zaven; Louise Poissant ; Renée Bourassa . Personnages virtuels, corps performatifs : effets de présence. 1. ed. Montréal: Presses de l'Université du Québec, 2013. v. 1. 369p .

9.
Paré Zaven; GRIMAUD, E. . Le jour où les robots mangeront des pommes. 1. ed. Paris: Petra, 2011. v. 1. 166p .

10.
Paré Zaven; GRIMAUD, E. . Maquínas. 1. ed. Rio de janeiro: 7 Letras, 2010. v. 1. 116p .

11.
Paré Zaven; GRIMAUD, E. . O robô e a maçã. 1. ed. Rio de janeiro: 7 Letras, 2010. v. 1. 128p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Paré Zaven. La programmation dEmma. Centre Flaubert, CEREdl, 15 set. 2016.

2.
Paré Zaven. La robotique japonaise après Fukushima. Laboratoire Populations Japonaises (INALCO), Paris, 01 set. 2016.

3.
Paré Zaven. Étrangement sexuel. Beaux-Arts, Paris, p. 34 - 37, 01 fev. 2016.

4.
Paré Zaven. Quand les marionnettes électroniques envahissent la scène. Revue Marionnettes, Montréal, p. 48 - 52, 01 set. 2013.

5.
Paré Zaven. Le simulacre du libre arbitre. Art Press, Paris, , v. 25, p. 34 - 36, 01 abr. 2012.

6.
Paré Zaven. Le théâtre Bovary. Centre Flaubert Laboratoire CEREdl, Universidade de Rouen, Rouen, França, 01 abr. 2011.

7.
Paré Zaven. Sayonara (Première version 2010). Laboratoire Théâtralité, performativité et effets de présence (UQAM), Montréal, 01 set. 2010.

8.
Paré Zaven. Emma et la thermodynamique. Centre Flaubert- Laboratoire CEREdl, Universidade de Rouen, Rouen, France, 02 maio 2010.

9.
Paré Zaven. L´estomac d´Emma. Centre Flaubert - Laboratoire CEREdl, Universidade de Rouen, Rouen, França, 01 jun. 2009.

10.
Paré Zaven. La table de Kantor. Théâtre/Public, Paris, p. 63 - 65, 01 abr. 2009.

11.
Paré Zaven. L´enseignement du geste obstetrical. Manip Journal de la marionnette, França, p. 16 - 16, 01 set. 2006.

12.
Paré Zaven. Sur le théâtre des oreilles. Alternatives théâtrales, Bruxelles, p. 17 - 20, 02 maio 2002.

13.
Paré Zaven. Reflexion sur le mobilier au théâtre.. Les almanachs du Théâtre Ubu, Montreal, , v. 4, p. 24 - 27, 01 set. 1992.

14.
Paré Zaven. Notes de tête et têtes de linottes. Woyzeck, Belgicá, p. 18 - 19.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Paré Zaven. Effets de présence. In: POÏÈSE / AUTOPOÏÈSE : ARTS ET SYSTÈMES, 2017, Toulouse. POÏÈSE / AUTOPOÏÈSE : ARTS ET SYSTÈMES. Paris: L'Harmattan, 2012. v. 1. p. 77-92.

2.
Paré Zaven; Costantino Maeder ; Mark Reybrouck . La virtuosité artificielle des robots. In: the XIIth International Congress of Musical Signification, 2016, Bruxelas. Sémiotique et vécu musical. Leuven: Leuven University Press, 2013. v. 1. p. 171-185.

3.
Paré Zaven. Des Singes aux robots, Chroniques du bâillement 1.0. In: Intercompéhension de l'intraspécifique à l'interspécifique : dépendances et Mesures, 2015, Lorient. Vers une communication homme-animal-machine. Fernelmont: EME, 2015. v. 1. p. 179-194.

4.
Paré Zaven. Geminoid HI-1 et F. In: Sciences et Marionnette - Corps, Objet, Image, 2015, Strasbourg. Traces. Paris: Themaa, 2015. v. HS. p. 14-16.

5.
Paré Zaven. La transition de l'objet à l'être social. In: Sciences et Marionnette - Corps, Objet, Image, 2015, Strasbourg. Traces. Paris: Themaa, 2015. v. HS. p. 25-28.

6.
Paré Zaven. Geminoid HI-1 et F. In: Corps, prothèses, hybridation, 2014, Béthune. Corps, prothèses, hybridation. Fernelmont: EME, 2014. v. 1. p. 113-118.

7.
Paré Zaven. Robot Drama Research: from identification to Synchronization. In: Social Robotics, 2012, Chengdu (China). Social Robotics. London New York: Springer, 2012. v. 1. p. 308-316.

Apresentações de Trabalho
1.
Paré Zaven; Emmanuel Grimaud . Peut-on hacker dieu?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Paré Zaven; Emmanuel Grimaud . Atelier de recherche autour des projets Ganesh Yourself et Durga. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
Paré Zaven. Expérience et robotique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Paré Zaven. Un androïde artiste plus vrai que nature?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Paré Zaven. Six robots en quête d'auteur. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Paré Zaven. « Humain / Non-humain ». 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Paré Zaven. Les robots acteurs. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Paré Zaven. Les spectateurs du Robot Actors Project. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Paré Zaven. Expérimentation anthropologique avec le robot d?un Dieu. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Paré Zaven. Espace Réel, Espace Virtuel/ Frontière, Dialectique, Perception. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Paré Zaven. Temps réel. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Paré Zaven. L'âge d'or de la robotique japonaise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Paré Zaven. Robotique et problématique sociale au Japon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Paré Zaven. Robotique de compagnie au Japon. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Paré Zaven. The Golden Age of Robotics in Japan. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Paré Zaven. Social Robotics in Japan: from arts to everyday use?!. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Paré Zaven. Robótica, linguagem artística e antropologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
Paré Zaven. Relations hommes-machines : le défi. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Paré Zaven. L?âge d?or de la robotique Japonaise. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
Paré Zaven. Robotics and Narrative. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
Paré Zaven. Failure of Machines. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
Paré Zaven. De l'automate à la marionnette digitale. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
Paré Zaven. Robótica antropomórfica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
Paré Zaven. Des robots acteurs aux marionnettes intelligentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
Paré Zaven. Anthropologie et robotique : La technique du Magicien d'Oz. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
Paré Zaven. Robótica social - Robótica pós-industrial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Paré Zaven. Six robots en quête d'auteur. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
Paré Zaven. Robôs Antropomórficos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
Paré Zaven. Estudo da paciência, da robótica a primatologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Paré Zaven. Objetos para encantar, objetos para pensar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Paré Zaven. Mécanique de l'empathie et empathie avec la mécanique. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
Paré Zaven. Présentation de travail personnel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Paré Zaven. Le théâtre de bunraku et la télérobotique. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
Paré Zaven. Mettre en scène le futur. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
Paré Zaven. Androids, Embodyment and Enaction. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
Paré Zaven. Vieillissement de la population : infrastructures et robotique. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
Paré Zaven; Cody Poulton . Robots, Theatre and the Future of Humanity. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
Paré Zaven. Enaction. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
Paré Zaven. La machine à projets. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
Paré Zaven. Robot Drama Research. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
Paré Zaven. Behaviors. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
Paré Zaven. Robot Actors Project. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
Paré Zaven. La mécanique dans l'art ou l'art de la mécanique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
Paré Zaven. Marionnettes et robotique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
Paré Zaven. Presence Effect. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
Paré Zaven. Robot Drama Research. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
Paré Zaven. Morcellement des nouveaux médias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
Paré Zaven. Humanoïdes et androïdes au Japon. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
Paré Zaven. Electronic Puppetry. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
Paré Zaven. Karakuri, Bunraku et Robotique. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
Paré Zaven. Ghost buster. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
Paré Zaven. Display Marionnette. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
Paré Zaven. Reflexión y presentación de trabajos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
Paré Zaven. La Marionnette électronique. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
Paré Zaven. Dans la salle des machines. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
Paré Zaven. La marionette électronique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
Paré Zaven. La marionette électronique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

58.
Paré Zaven. Acteur Marionnette Robot. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
Paré Zaven. Making of. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
Paré Zaven. La marionnette électronique. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
Paré Zaven. Le théâtre des oreilles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
Paré Zaven. The theatre of the Ears. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Elias A. de Carvalho ; Jose Francisco Borges ; Miguel Bezerra ; Zé Viana ; Paré Zaven . Nordeste. Bussy Le Grand: Monique Mathieu éditions, 2004. (Tradução/Livro).

2.
Da Ponte ; Paré Zaven . 16 Planches pour Don Giovanni. Marseille: Harpo&, 1999 (livro de artista).

3.
Paré Zaven. O homem, seu duplo e sua mulher. Marseille: Harpo&, 1999 (Livro de artista).

4.
Paré Zaven. ABCDario. Palmarium, 1998 (Livro de artista).

5.
Paré Zaven. 7 images exemplaires. Marseille: Rouleau libre, 1996 (livro de artista).

6.
Paré Zaven. Almanaque da fábrica celibátaria. Rouleau libre, 1996 (livro de artista).

7.
Paré Zaven. Vichnou conte premier. Marseille: Rouleau libre, 1995 (livro de artista).

8.
Paré Zaven. Shed. Rouleau libre, 1995 (livro de artista).

9.
Paré Zaven. Porte folio de la patate douce. Rouleau libre, 1995 (livro de artista).

10.
Paré Zaven. À cours et jardin. La tranchefile, 1995 (livro de artista).

11.
Paré Zaven. o urbanista, o arquiteto e o paisagisto. Rouleau libre, 1993 (livro de artista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Paré Zaven. La marionnette électronique. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Paré Zaven. Masque, objets et manipulations. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Paré Zaven. Marionete eletrônica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Paré Zaven. Electronic Puppetry. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
Paré Zaven. Marionnette électronique. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Paré Zaven. Le Robot Actors Project. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Paré Zaven. Le Robot Actors project. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
Paré Zaven. La marionnette électronique. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
Paré Zaven. Historia da técnica fotográfica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
Paré Zaven. Arte e novas tecnologias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Paré Zaven. Design de exposição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Paré Zaven. Historia da técnica fotográfica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
Paré Zaven. Arte e novas tecnologias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Paré Zaven. Design de exposição. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Paré Zaven. Historia da técnica fotográfica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
Paré Zaven. Arduino. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
Paré Zaven. Design de exposição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
Paré Zaven. Marionnette électronique. 2007. .

19.
Paré Zaven. Design d´évènement. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
Paré Zaven. Marionnette électronique. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
Paré Zaven. Design de exposição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
Paré Zaven. Stop motion. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
Paré Zaven. Design de exposição. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
Paré Zaven. Curso de projeto. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
Paré Zaven. Dança e novas tecnologias. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

26.
Paré Zaven. Scénographie. 2003. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Paré Zaven. Théâtre, scénarisation et robotique. 2015. Performática.

2.
Paré Zaven. Love Dolls Project. 2014. Performática.

3.
Paré Zaven. Quad. 2014. Performática.

4.
CERVANTES, M. ; Paré Zaven . El Coloquio de los perros. 2008. Teatral.

5.
CERVANTES, M. ; Paré Zaven . Le colloque des chiens. 2008. Teatral.

6.
BECKETT, S. ; Paré Zaven . L'intégrale jusqu'à l'épuisement. 2008. Teatral.

7.
Paré Zaven. Work in Progress. 2006. Teatral.

8.
Paré Zaven. Making of. 2004. Teatral.

9.
CERVANTES, M. ; Paré Zaven . Le colloque des chiens. 2003. Teatral.

10.
NOVARINA, V. ; Paré Zaven . La scène. 2003. Teatral.

11.
NOVARINA, V. ; Paré Zaven . Le théâtre des oreilles. 2001. Teatral.

12.
Paré Zaven. Mestre noza. 2001. Teatral.

13.
NOVARINA, V. ; Paré Zaven . The Theatre of the Ears. 2000. Teatral.

14.
NOVARINA, V. ; Paré Zaven . The Theatre of the Ears. 1999. Teatral.

15.
SANTANDER, F. ; Paré Zaven . The Man in the Green Suit. 1999. Teatral.

16.
Wolfgang Amadeus Mozart ; Lorenzo da Ponte ; Paré Zaven . Don Giovanni. 1999. Operística.

17.
Friedrich von Schiller ; Paré Zaven . Les brigands. 1998. Teatral.

18.
MACHADO, M. C. ; Paré Zaven . A gata borralheira. 1998. Teatral.

19.
Antonio Tabucchi ; Paré Zaven . Les trois derniers jours de Fernando Pessoa. 1997. Teatral.

20.
Georg Büchner ; Paré Zaven . Woyzeck. 1994. Teatral.

21.
Igor Stravinsky ; Paré Zaven . Le sacre du printemps. 1993. Coreográfica.

22.
Alexeï Kroutchenykh ; Paré Zaven . Lunapark. 1992. Teatral.

23.
CHOUINARD, M. ; Paré Zaven . Terpsichore. 1992. Coreográfica.

24.
Mauricio Kagel ; Paré Zaven . La trahison orale. 1992. Operística.

25.
CHOUINARD, M. ; Paré Zaven . Les trous du ciel. 1991. Coreográfica.

26.
CHOUINARD, M. ; Paré Zaven . Byophilia. 1988. Coreográfica.

27.
LOCK, E. ; Paré Zaven . New Demons. 1988. Coreográfica.

28.
Pyotr Ilyich Tchaikovsky ; LOCK, E. ; Paré Zaven . Bread Pieces. 1988. Coreográfica.

Artes Visuais
1.
Paré Zaven. EX_MAQUINA. 2017. Instalação.

2.
Paré Zaven. Robots cobayes. 2016. Fotografia.

3.
Paré Zaven. Mécatronic. 2016. Instalação.

4.
Paré Zaven. Orienté vers l'objet. 2015. Instalação.

5.
Paré Zaven. Biennale Corps-objets-images. 2014. Instalação.

6.
Paré Zaven. Biennale de Lyon. 2013. Instalação.

7.
Paré Zaven. Galerie Up. 2013. Gravura.

8.
Paré Zaven. Galerie Charlot. 2012. Instalação.

9.
Paré Zaven. Bestiário. 2011. Gravura.

10.
Paré Zaven. Cyber Art. 2011. Instalação.

11.
Paré Zaven. Cyber Art. 2010. Instalação.

12.
Paré Zaven. Cyber Art. 2009. Instalação.

13.
Paré Zaven. Cadernos. 2007. Livro de Artista.

14.
Paré Zaven. Galerie Arlogos. 2007. Escultura.

15.
Paré Zaven. Oeuvre gravé. 2004. Gravura.

16.
Paré Zaven. Bestiário e arboreto. 1999. Gravura.

17.
Paré Zaven. Post-Pacman. 1997. Pintura.

18.
Paré Zaven. Á cour et jardin avec Ubu. 1997. Livro de Artista.

19.
Paré Zaven. Coadores. 1997. Desenho.

20.
Paré Zaven. Pequeno monumental e Enciclopédias não-exaustivas. 1997. Livro de Artista.

21.
Paré Zaven. Guns and guns. 1997. Pintura.

22.
Paré Zaven. Gravure et bois. 1995. Gravura.

23.
Paré Zaven. Arts ménagers. 1993. Gravura.

24.
Paré Zaven. Galerie Un de ces 4. 1992. Pintura.

25.
Paré Zaven. Carnets de bord. 1992. Livro de Artista.

26.
Paré Zaven. 1898. 1992. Instalação.

27.
Paré Zaven. Centre Culturel Français. 1992. Pintura.

28.
Paré Zaven. Échelle réelle. 1991. Escultura.

29.
Paré Zaven. Cabinet d'expertise Camard. 1991. Pintura.

30.
Paré Zaven. Grandeur Nature. 1990. Escultura.

31.
Paré Zaven. Zed Poinpoin. 1987. Pintura.

32.
Paré Zaven. Zed Poinpoin. 1987. Pintura.

33.
Paré Zaven. Structure bionique. 1983. Instalação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
La connaissance comme bien commun, Valeur des Sciences et des technologies aujourd?hui. Les cobots : Robots collaboratifs. 2017. (Congresso).

2.
Les Rencontres Nationales du Numérique. Robotique et télécommunications. 2017. (Congresso).

3.
Futur en Seine.POURQUOI LES ROBOTS DEVRAIENT-ILS NOUS RESSEMBLER?. 2016. (Simpósio).

4.
Modélisations, Simulations, Créations.Théâtre, scénarisation et robotique. 2015. (Seminário).

5.
Intercompéhension de l'intraspécifique à l'interspécifique. Des singes aux robots, chroniques du bâillement. 2013. (Congresso).

6.
La signification musicale. Sémiotique et médiations spectaculaires. De la demoscene à la scène. 2013. (Congresso).

7.
Rencontres Nationales Sciences et Marionnettes ? corps, objet, image -. Les nouvelles technologies, nouvelles techniques de manipulation. 2013. (Congresso).

8.
L´Observatoire Nivea/CNRS.Des Robots humains au Japon. 2012. (Seminário).

9.
Poïèse Autopoïèse /Art et systèmes. Effet de présence. 2012. (Congresso).

10.
Social Robotics. Robot Dram research: from identification to synchronisation. 2012. (Congresso).

11.
Corps, prothèses et hybridation.Geminoid HI-1 et F, les étranges créatures du Professeur Hiroshi Ishiguro. 2011. (Seminário).

12.
International Puppetry Conference. The Puppeteer and the Roboticist. 2011. (Congresso).

13.
CREAM International Festival for Arts and Media. Electronic Puppetry. 2009. (Congresso).

14.
Practices of Anthropomorphism. The Electronic Marionette. 2007. (Congresso).

15.
Technologies Contemporaines.La marionnette électronique. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Paré Zaven; Agnès Giard ; Sasa Yuko . Robots, poupées et techno-réalités au Japon La fabrique des êtres artificiels. 2018. (Outro).

2.
Paré Zaven; Chihiro Minato . Généalogie des objets 1.0. 2015. (Exposição).

3.
Paré Zaven; Chihiro Minato . Généalogie des objets 2.0. 2015. (Exposição).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


- Marionete eletrônica analógica (2001): acervo das coleções das Marionnettes du monde, Musées Gadagne (Lyon/França)2011.
- Marionete eletrônica digital (1999): acervo das coleções do Ballard Institute, University of Connecticut (Storrs/Estados Unidos) 2011.
- Marionete eletrônica digital (2014): acervo das coleções do Musée d'Ethnologie (Neuchâtel/Suíça) 2017.
- Marionete a fio (2014): acervo das coleções do Museo internazionale delle marionette (Palermo/Italia) 2016.
- Marionete a fio (2008): acervo das coleções do département des Arts du spectacle, Bibliothèque Nationale (Paris/França) 2018.
- Arquivos da peça "The Theatre of the Ears" (Valère Novarina): acervo da biblioteca do California Institute for the Arts (Valencia/Estados Unidos) 2016.
- Arquivos da peça "Woyzeck" (Georg Büchner): acervo da biblioteca da Académie Royale des Arts et des Lettres de Belgique (Bruxelas/Bélgica), 2017.
- Arquivo das peças "Les Ub's" (Alfred Jarry), "Lunapark" (Vladimir Vladimirovitch Maïakovski), "Le Théâtre des oreilles" (Valère Novarina), ?Les trois derniers jours de Fernando Pessoa? (AntonioTabuchi), département des Arts du spectacle, Bibliothèque Nationale (Paris/França) 2018.
- Livros de artista e cadernos de desenhos: acervo da biblioteca Kandinsky, Beaubourg (Paris/França) 2018.

- Realização do robô para o documentário "Ganesh Yourself", Realização E. Grimaud, Produção Rouge International, Difusão ARTE (França e Alemanha) 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 4:05:32