Lucélia de Fátima Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 31/08/2015


Graduanda do curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Grupo de Estudos Territorias - GETE. Tem desenvolvido reflexões nos estudos relacionados a Gênero e produção acadêmica na área da Ciência Geográfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucélia de Fátima Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, L. F.


Formação acadêmica/titulação


2011
Graduação em andamento em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Noções Basicas sobre Economia Solidária. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Cientifica Cnpq

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/UEPG/Cnpq



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA FEMININA NA GEOGRAFIA BRASILEIRA: SISTEMA QUALIS-CAPES, ESTRATO B3
Descrição: A presente reflexão evidencia as relações de gênero como elemento da produção científica geográfica no Brasil. Nossa fonte de reflexão refere-se ao banco de dados elaborado pelo Grupo de Estudos Territoriais, relacionado às publicações em periódicos científicos da área da Geografia (estratos A1, A2, B1, B2 e B3 [10.038 artigos]). Mergulhamos especificamente na configuração das publicações geográficas relacionadas ao estrato B3 (31,22% do total de artigos). Os dados coletados evidenciam que em relação a cada estrato existe uma diferença percentual de publicação das mulheres em relação aos homens, diferença que diminui do estrato mais qualificado para o menos qualificado: A1: 66,6% homens / 33,4% mulheres; A2: 63,6% homens / 36,4% mulheres; B1: 64,2% homens / 35,8% mulheres; B2: 56,9% homens / 43,1% mulheres; B3: 59,4% homens / 40,6% mulheres. Se a diferença percentual entre homens e mulheres no estrato A1 é de 33,2%, e no estrato B3 de 18,9%, existe uma diminuição da diferença percentual de 56,9%. Todavia, os homens possuem preponderância em relação às mulheres (ambos como primeiro autor de cada artigo). As mulheres geógrafas participam ativamente da produção científica geográfica no Brasil, sem, no entanto, alcançar o mérito científico de geógrafos do sexo masculino. Estes dados evidenciam que a produção geográfica não é meramente científica, mas também histórica e sociológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
METODOLOGIAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NO 9º ANO D DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA EM PONTA GROSSA-PR
Descrição: Compreender o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia a partir de diferentes metodologias aplicadas pela professora na turma do 9º ano D do ensino fundamental do Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória, localizado na cidade de Ponta Grossa-PR, o mesmo situa-se em uma vila periférica da cidade, refletindo no perfil sócio-econômico dos alunos. A pesquisa realizada é um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) subprojeto de Geografia, desenvolvido na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) PR. O 9 D possui 26 alunos, sendo 15 meninas e 11 meninos, a faixa etaria varia entre 14 a 17 anos de idade. A partir de observações realizadas na turma do 9º ano D investigamos o comportamento e a interação dos alunos diante de cada metodologia aplicada durante as aulas, estas observações foram realizadas nos meses de abril, maio e junho de 2012. Desde o início das observações foram trabalhadas diversas metodologias, como por exemplo aula expositiva diálogada, aulas com apresentação de vídeos, trabalhos em grupos, trabalhos realizados na sala de informática, utilização de mapas, aulas de campo, utilização de quadro e livro didático. Percebemos que os alunos conseguem interagir com atividades mais dinâmicas, como as aulas práticas onde eles podem vivenciar a teoria da sala de aula e ter uma aprendizagem cognitiva. Atividades desenvolvidas na sala de informática também despertam o interesse dos alunos e com isso eles acabam buscando mais informações. Essas metodologias despertam o interesse dos alunos devido a fugir daquela aula massante, onde a professora só trabalha com quadro negro, livro didático, pois eles não participam ativamente das aulas. Devido a falta de infra-estrutura em que se encontra o Colégio Estadual Nossa Senhora da Glória impossibilitando a aquisição de materiais didáticos, como mapas, bussola, etc para o desenvolvimentos das metodologias nas aulas práticas, na qual a participação dos alunos é maior, criando-se barreiras para o processo de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucélia de Fátima Rodrigues - Integrante / Carla Silvia Pimentel - Coordenador / Susana Aparecida Fagundes de Oliveira - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Incubadora de Empreendimentos Solidários - IESOL/projeto: Fortalecimento da economia solidária nos Campos Gerais
Descrição: O projeto tem a finalidade de contribuir para a consolidação de empreendimentos econômicos solidários em Ponta Grossa e cidades da região, seja através do processo de incubação para empreendimentos mais incipientes, seja através de assessorias a empreendimentos que já estão trilhando os caminhos da economia solidária, bem como financiar a compra de materiais e equipamentos para a consecução do objetivo precípuo de geração de trabalho e renda. O projeto propicia a continuidade do trabalho que a IESOL vem desenvolvendo de assessorar tecnicamente os EESs, principalmente no que se refere a organização de produção e comercialização, a administração e autogestão, trabalhos burocráticos, necessidades jurídicas, entre outras, tendo para tanto a atuação de professores, alunos e funcionários de diferentes setores e áreas do saber da UEPG, através de professores supervisores vinculados a IESOL. Aos EESs também serão ministrados cursos e oficinas específicas, tanto em Economia Solidária como em conteúdos diretamente ligados ao ramo de atuação de cada Empreendimento. O curso de formação em economia solidária é considerado, não apenas pela equipe técnica bem como os grupos, como uma ação fundamental para o sucesso deste projeto. Considera -se que, para se ter uma associação ou cooperativa de trabalhadores, precisa- se de homens e mulheres cooperados. Baseado nesta percepção que para cada grupo incubado será feito um curso de formação em economia solidária de 80 horas e 16hs para os empreendimentos assessorados. Duas ações comuns a todos os empreendimentos incubados são a elaboração de um plano de negócio e a aplicação e/ou desenvolvimento de tecnologias sociais. Contemplando uma visão de totalidade, outros aspectos também serão atendidos conforme a necessidade dos grupos de trabalho. Com a aquisição de materiais de consumo, materiais permanentes, equipamentos e máquinas, e também a devida capacitação operacional, os EESs terão condições de melhorar sua renda coletiva, consolidando a sua inserção econômica e social, tendo condições, através da assessoria da IESOL de estabelecer uma construção de Rede Solidária Regional, onde as trocas de saberes e produtos poderão levar a melhores condições de vida das trabalhadoras e dos trabalhadores participantes, bem como fortalecer a ideia da Economia Solidária com alternativa de práticas econômicas e também de relações sociais, sempre com o objetivo do Bem Viver para todos. Como forma de fomentar o comércio justo bem como consolidar a prática de economia solidária na região de Ponta Grossa, estão previstas diversas ações para divulgar não apenas os sete empreendimentos inclusos deste projeto, mas também princípios e valores da própria economia solidária. Neste sentido, realizar -se- ão eventos acadêmicos e também abertos ao público. Além disso, estão previstas palestras e atividades com alunos do ensino fundamental. Criações de ferramentas virtuais bem como elaboração de material didático são outros utensílios previstos para propagar a economia solidária e também as ações e resultados oriundos deste projeto. Principalmente (mas não apenas) nestas ações, uma boa estratégia de comunicação é essencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Feminista.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Geografia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. A. F. ; RODRIGUES, L. F. ; Santos, J.C.G. ; Ramos, M.L. ; Pimentel, C.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS. In: 3 Encontro Regional de Ensino de Geografia: Práticas de Ensino de Educativa: (re) criando os documentos curriculares, 2013, Campinas. Práticas Educativas em Ensino de Geografia: (re) criando documentos curriculares. Campinas: AGB, 2013. p. 100-105.

2.
RODRIGUES, L. F.; Silva, J.M. . PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA FEMININA NA GEOGRAFIA BRASILEIRA: SISTEMA QUALIS CAPES, ESTRATO B3. In: XXII Encontro Anual de Iniciação Cientifíca, 2013, Foz de Iguaçu. Anais do Encontro Anual de Iniciação Científica, 2013.

3.
OLIVEIRA, S. A. F. ; RODRIGUES, L. F. ; Santos, J.C.G. ; Pedroso, R.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS - UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA EM PONTA GROSSA-PR. In: XIX Semana de Geografia; XIV Jornada Cientifica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhecimento Geográfico da UEPG, 2012, Ponta Grossa. Anais Semana de Geografia. Ponta Grossa: UEPG, 2012. v. 1. p. 48-51.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Crist, P. ; Pinto, V.A.M. ; Koxny, L. ; Lopes, E.M. ; RODRIGUES, L. F. . COMPREENSÃO DA CONJUNTURA ESPACIAL: O CASO DO BAIRRO RONDA EM PONTA GROSSA-PR. In: XIX Semana de Geografia; XIV Jornada Cientifica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhecimento Geográfico da UEPG, 2012, Ponta Grossa. Anais Semana de Geografia. Ponta Grossa: UEPG, 2012. v. 1. p. 84-84.

2.
RODRIGUES, L. F.; OLIVEIRA, S. A. F. ; Pedroso, R.S. ; Pimentel, C.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS. In: I Seminário Esatadual PIBID Paraná, 2012, Ponta Grossa. Anais do I Seminário Estadual PIBID. Ponta Grossa: UEPG, 2012.

3.
Crist, P. ; Gonçalves, A.C. ; Padilha, B.A.N. ; Mazur Junior, C.A.S. ; Granado, J.S.S. ; RODRIGUES, L. F. ; Fila, M.F. ; Sukoski, P. ; OLIVEIRA, S. A. F. ; Pinto, V.A.M. ; Hanke, W. ; Pimentel, C.S. . Mostra de Geologia e Paleontologia - a produção científica na escola de Educação Básica. In: 46 Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. A. F. ; RODRIGUES, L. F. ; Santos, J.C.G. ; Ramos, M.L. ; Pimentel, C.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RODRIGUES, L. F.; Cesar, T.A.R.O. ; Silva, J.M. . Produtividade científica feminina na Geografia brasileira: Sistema Qualis-CAPES, estrato B3. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RODRIGUES, L. F.; Silva, J.M. . PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA FEMININA NA GEOGRAFIA BRASILEIRA: SISTEMA QUALIS CAPES, ESTRATO B3. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RODRIGUES, L. F.; Silva, J.M. . Produtividade científica feminina na geografia brasileira: sistema Qualis-Capes, Estrato B3. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RODRIGUES, L. F.; Cesar, T.A.R.O. ; Silva, J.M. . Produção Científica na Geografia Brasileira: uma análise de gênero a partir do sistema qualis capes, estrato b3. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Pinheiro, T. ; Fila, M.F. ; Blum, C.C. ; Ramos, M.L. ; RODRIGUES, L. F. . O SHOPPING CENTER PALLADIUM ENQUANTO UM ESPAÇO DE SOCIABILIDADE DE ADOLESCENTES EM PONTA GROSSA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RODRIGUES, L. F.; Oliveira, S.F.A ; Pimentel, C.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, S. A. F. ; RODRIGUES, L. F. ; Santos, J.C.G. ; Pedroso, R.S. . METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E O INTERESSE DOS ALUNOS PELAS AULAS - UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA EM PONTA GROSSA-PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Crist, P. ; Pinto, V.A.M. ; Koxny, L. ; Lopes, E.M. ; RODRIGUES, L. F. . COMPREENSÃO DA CONJUNTURA ESPACIAL: O CASO DO BAIRRO RONDA EM PONTA GROSSA-PR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Crist, P. ; Gonçalves, A.C. ; Padilha, B.A.N. ; Mazur Junior, C.A.S. ; Granado, J.S.S. ; RODRIGUES, L. F. ; Fila, M.F. ; Sukoski, P. ; OLIVEIRA, S. A. F. ; Pinto, V.A.M. ; Hanke, W. ; Pimentel, C.S. . MOSTRA DE GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA-A PRODUÇÃO CIENTIFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Nacional de Economia Solidária e Tecnologia Social. 2014. (Seminário).

2.
Encontro Regional dos Estudantes de Geografia da Região Sul. 2013. (Encontro).

3.
II Ciclo de Debates sobre Mobilidade Urbana Sustentável: Integrando Bicicleta e Qualidade de Vida. 2013. (Outra).

4.
Pedagogia da UEPG 50 anos - Semana Comemorativa. 2013. (Outra).

5.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos. 2013. (Seminário).

6.
Tropeirismo: o reconhecimento como patrimônio cultural e suas possibilidades de ensin. 2013. (Outra).

7.
XI Seminário da Diversidade Sexual e X Fórum de Direitos Humanos. 2013. (Seminário).

8.
X Seminário da Diversidade Sexual e IX Fórum de Direitos Humanos - Estado, Atendimento Público e Inclusão. 2013. (Seminário).

9.
Cinema Comentado. 2012. (Outra).

10.
Forças de Emergência da ONU: Batalhão Suez. 2012. (Outra).

11.
Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2012. (Outra).

12.
I Colóquio Mulher e Sociedade. 2012. (Outra).

13.
Inclusão Social: Uma questão de responsabilidades compartilhadas. 2012. (Outra).

14.
I Seminário de Pesquisa do Grupo de Estudos Territoriais. 2012. (Seminário).

15.
PIBID e Rotary Internacional: conectando culturas, construindo conhecimentos. 2012. (Outra).

16.
Seminário da Disciplina Articuladora 2012. 2012. (Seminário).

17.
Workshop vida e condição do trabalho docente. 2012. (Outra).

18.
XIX Semana de Geografia; XIV Jornada Cientifica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhecimento Geográfico da UEPG. 2012. (Outra).

19.
Fóruma das LIcenciaturas da UEPG. 2011. (Outra).

20.
Geodiversidade e valorização do patrimônio. 2011. (Outra).

21.
I Encontro de Integração do PIBID/2011. 2011. (Encontro).

22.
I Semana de Integração da Terra dos Ventos Fortes e dos Ideais. 2011. (Outra).

23.
IX Seminário da Diversidade Sexual e VIII Fórum de Direitos Humanos. 2011. (Seminário).

24.
Palestra: Los Impactos de la Reconversión de la Indústria Azucarera en CUba. 2011. (Outra).

25.
Sociedade Civil e Democracia: um debate necessário. 2011. (Outra).

26.
XVIII Semana de Geografia; XIII Jornada Cientifica de Geografia. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RODRIGUES, L. F.. Seminário Nacional de Economia Solidária e Tecnologia Social. 2014. (Outro).

2.
RODRIGUES, L. F.. Semana de Integração de Geografia. 2013. (Outro).

3.
RODRIGUES, L. F.. Fórum das Licenciaturas da UEPG. 2012. (Outro).

4.
RODRIGUES, L. F.. XIX Semana de Geografia, XIV Jornada Científica de Geografia e VIII Encontro do Saber Escolar e o Conhecimento Geográfico da UEPG. 2012. (Outro).

5.
RODRIGUES, L. F.. Semana de Integração de Geografia. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Atuou como monitora no Projeto Mais Educação do Governo Federal- instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10- desenvolvendo atividades de Educação Ambiental no Colégio Estadual Professor Edilson Pietrobelli, situado na cidade de Ponta Grossa-PR durante o período de Julho à Dezembro de 2013.

Membro do Diretório Acadêmico de Geografia Andre Luis Sartori desde de 2011 até o momento, desenvolvendo atividades do Movimento Estudantil local, regional e nacional.



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