Ilisandro Pesente

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0074205144942482
  • Última atualização do currículo em 01/08/2018


Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015). Graduado em Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2012). Tem experiência na área de Matemática, como professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Atualmente atua como docente no Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS-Câmpus Canoas). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ilisandro Pesente
Nome em citações bibliográficas
PESENTE, I.;PESENTE, Ilisandro.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Canoas.
Rua Doutora Maria Zélia Carneiro de Figueiredo (Lot Igara III)
Igara
92412240 - Canoas, RS - Brasil
Telefone: (51) 34158200
URL da Homepage: https://ifrs.edu.br/canoas


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: COMPETÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO NORMAL,
Orientador: Claudia Lisete Oliveira Groenwald.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2013 - 2015
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Formação continuada: A calculadora como um recurso didático em sala de aula,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Claudia Lisete Oliveira Groenwald.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Formação continuada em Matemática.; Calculadora; Recursos didáticos; Reflexão sobre a prática docente; Atividades planejadas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
2001 - 2012
Graduação em Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual de Ensino Médio João Mossmann, C.E.E.M.J.M., Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de professores - Ensino Médio Politécnico. (Carga horária: 4h).
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, IENH, Brasil.
2010 - 2010
Lições do Rio Grande. (Carga horária: 90h).
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual de Ensino Médio Adelina da Cunha, E.E.E.M. ADELINA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Religião e Seminário, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Médio Berthalina Kirsch, E.E.E.M.B.K., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor


Escola Estadual de Ensino Fundamental Promorar, PROMORAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática


Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, I.E.E. OLÍVIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática e Física


SESI / RS, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Calçados bibi, BIBI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PESENTE, I.; OLGIN, C. A. ; GROENWALD, C. L. O. . Calculadoras nas Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: Explorando esse Recurso Didático. In: Carmen Teresa Kaiber. (Org.). Práticas Escolares no Ensino de Ciências e Matemática. 1ed.Canoas: Ulbra, 2015, v. , p. 105-128.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PESENTE, I.; OLGIN, C. A. . Calculadoras nas aulas do Ensino Fundamental: Explorando este Recurso Didático. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

2.
PESENTE, I.; GROENWALD, C. L. O. ; OLGIN, C. A. . Explorando os recursos da Calculadora em sala de aula no Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática - Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

3.
PESENTE, I.; GROENWALD, C. L. O. ; OLGIN, C. A. . A utilização da Calculadora como um recurso didático no Ensino Básico: explorando os recursos da Calculadora em sala de aula, na resolução de problemas e na construção do conhecimento. In: IV Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana, 2013, Igrejinha. Anais do IV Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana - O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação Matemática, 2013.

4.
PESENTE, I.; GROENWALD, C. L. O. ; OLGIN, C. A. . A utilização da Calculadora na construção de conceitos Matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática -, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESENTE, I.. A Calculadora como um recurso didático na elaboração de conceitos Matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe, 2013, Santo Domingo. Anais do I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PESENTE, I.; GROENWALD, C. L. O. . Explorando os recursos da calculadora em sala de aula no Ensino Básico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PESENTE, I.; GROENWALD, C. L. O. . Calculadora: uma ferramenta de auxilio à aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
PESENTE, I.. Oficina - Jogos Matemáticos para as séries finais do Ensino Fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congreso de Educación Matemática de América Central y el Caribe. A Calculadora como um recurso didático na elaboração de conceitos Matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).

2.
I Seminário da Gestão do Saber: Rede de Aprendizagem nas àreas do Conhecimento.Explorando os recursos da Calculadora em sala de aula na Educação Básica. 2013. (Seminário).

3.
IV Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana.A utilização da Calculadora como um recurso didático no Ensino Básico: explorando os recursos da Calculadora em sala de aula, na resolução de problemas e na construção do conhecimento. 2013. (Outra).

4.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A utilização da Calculadora na construção de conceitos Matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).

5.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Explorando os recursos da Calculadora em sala de aula no Ensino Fundamental. 2013. (Encontro).

6.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Calculadoras nas aulas do Ensino Fundamental: Explorando este Recurso Didático. 2013. (Encontro).

7.
Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. 2012. (Seminário).

8.
X CAREM - Conferência Argentina de Educación Matemática. Calculadora: uma ferramenta de auxilio à aprendizagem. 2012. (Congresso).

9.
X EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.Explorando os recursos da calculadora em sala de aula no Ensino Básico. 2012. (Encontro).

10.
XVI EBRAPEM. 2012. (Encontro).

11.
XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológca.Calculadora na Escola. 2011. (Outra).

12.
XVI Jornada Municipal de Estudos - "Educar e Ensinar (II): Qual o papel da escola?. 2009. (Outra).

13.
Jornada Pedagógica - Analisando resultados e buscando novas aprendizagens. 2008. (Outra).

14.
XV Jornada Municipal de Estudos - "Educar e Ensinar: Teoria e fazeres na escola. 2008. (Outra).

15.
V Salão de Ensino Pesquisa e Extensão.Depressão. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PESENTE, I.. X CAREM - Conferência Argentina de Educación Matemática. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PESENTE, I.; OLGIN, C. A. ; GROENWALD, C. L. O. . Calculadoras nas Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: Explorando esse Recurso Didático. In: Carmen Teresa Kaiber. (Org.). Práticas Escolares no Ensino de Ciências e Matemática. 1ed.Canoas: Ulbra, 2015, v. , p. 105-128.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 10:35:32