Aline Lessa de Souza

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  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutoranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA/UFAM. Mestre em Ciências Ambientais, com graduação em Engenharia Ambiental. Atuando na seguinte área: Sustentabilidade Ambiental em Áreas de Reforma Agrária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Lessa de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Análise da Sustentabilidade Ambiental em Áreas de Reforma Agrária na Amazônia,
Orientador: Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Ciências Ambientais (PPGCA).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Analise da Sustentabilidade Ambiental no Projeto de Assentamento Matupí - Manicoré - AM,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Viviane Vidal da Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: Amazônia; USO DA TERRA; Suporte a Tomada de Decisão; MACBETH.
2010 - 2015
Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Políticas Públicas No Projeto de Assentamento Matupí - Manicoré Amazonas.
Orientador: Prof. Dra. Viviane Vidal da Silva.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA ESTADUAL ALVARO MAIA, EEAM, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Calculadora Científica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2013 - 2013
Ferramentas e Funções do Excel para estatística. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2012 - 2012
GPS e TRACKMAKER 13.8. (Carga horária: 20h).
Altos Sustentáveis Consultoria, CDTECH, Brasil.
2011 - 2011
Análises físicas e química do solo. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Assistência de Operação administrativo. (Carga horária: 85h).
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
2010 - 2010
Qualificação profissional em word e excel avançado. (Carga horária: 80h).
Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Educaçao, Agricultura e Ambiente, IEAA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Orientação, Carga horária: 60
Outras informações
O Projeto Conhecendo e Utilizando o Sistema de Posicionamento Global ? GPS, desenvolvido na Escola Oswaldo Cruz em Humaitá, possibilitou uma maior articulação institucional entre a universidade e a escola pública neste município, mas fundamentalmente possibilitou tanto para os alunos graduandos quanto para os alunos e professores da escola, o acesso prático ao conhecimento técnico e teórico de novas metodologias voltadas para utilização de geotecnologias utilizando o GPS. Então, pode-se perceber, que através da exposição teórica introdutória da utilização do GPS realizada pelos universitários e a participação dos alunos da escola na prática, a utilização deste recurso didático tornou-se o aprendizado da geografia mais atraente e dinâmico para os alunos que não possuíam muitos estímulos para frequentarem as aulas.


Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutor na disciplina Tecnologia e Meio Ambiente com ênfase nos assuntos: História da Educação Ambiental. Política Nacional de Educação Ambiental e Programa Nacional de Educação Ambiental. Programas e Projetos de Educação Ambiental em Empresas, Escolas e Comunidades. Atividades Pedagógicas de Educação e Conscientização Ambiental, envolvendo Técnicas e Recursos de ensino para Ações de Educação Ambiental e Coletiva. A Tecnologia para o Meio Ambiente e Seus Benefícios. Sistemas para Controle Ambiental. Sistemas para Detecção de CO2. Máquinas Industriais de Reciclagem. Normas ISSO 14000 de regulamentação; TI Verde.


Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PósGrad



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas Públicas e Assentamentos Rurais: Entre a Conservação e o Desenvolvimento econômico
Descrição: Este projeto de pesquisa procura identificar, analisar e compreender as políticas públicas voltadas no sul do estado do Amazonas para projetos de assentamentos da reforma agrária, localizados no ecossistema de Floresta Amazônica, através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo as áreas de ecologia, sociologia, agronomia, zootecnia e geotecnologias. Pretende-se realizar uma análise e identificação das políticas públicas que mais contribuem para o desenvolvimento econômico e social e para a conservação dos recursos naturais nos Projetos de Assentamento Matupi e São Francisco, localizados no Amazonas, através de análise de apoio à tomada de decisão multicritério. Para a identificação das políticas públicas implementadas nesses assentamentos, será feito levantamento documental junto aos órgãos governamentais. E realizadas entrevistas com os assentados, com funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), responsável pela implantação desses assentamentos, e com funcionários dos órgãos estaduais que respondem pela assistência técnica como o IDAM. Para o estudo da utilização econômica (uso e cobertura da terra) da área do lote e da contribuição na conservação dos recursos naturais, em escala local, ou seja, dos lotes serão utilizados os dados do Programa de Desflorestamento da Amazônia Legal (PRODES/INPE) em um sistema de informações geográficas (SIG). A partir da construção do modelo de análise multicritério, com as informações coletadas durante a pesquisa será possível demonstrar o desempenho das políticas públicas capazes de gerar o desenvolvimento econômico dos assentamentos estudados. Assim, essa pesquisa pode contribuir com o levantamento de novas informações e com a análise de processos envolvidos na implantação e sustentabilidade dos assentamentos, para se compreender como se tem efetivado a política agrária na região estudada e como e quais são os vetores na indução da conservação da Floresta Amazônica e do desenvolvimento rural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Integrante / Viviane Vidal da Silva - Coordenador.
2014 - 2015
Políticas Públicas em Assentamentos Rurais no Sul do Amazonas
Descrição: Atualmente a questão agrária no Brasil está pautado na importância da Reforma Agrária. Entender como se deu esse processo no sul do estado Amazonas é importante para traçar políticas públicas pertinentes para está região, contribuindo assim para permanência das famílias no campo, gerando o desenvolvimento rural e evitando o êxodo rural. As ações das políticas públicas fundiária com o objetivo da redução da pobreza e a desigualdade social apenas trarão efeitos positivos em um contexto econômico favorável à produção da agricultura familiar. Os assentamentos estudados foram os Projetos de Assentamento Matupi, Projeto de Assentamento São Francisco, Projeto de Desenvolvimento Sustentável Realidade e o Projeto Agroextrativista Nossa Senhora Auxiliadora. Nesta fase inicial do projeto, com pesquisa de cunho qualitativo, foram obtidos dados do processo de criação de cada assentamento e compreendemos quais foram as políticas públicas implementadas para o desenvolvimento dos produtores no início das atividades nessas áreas. Os serviços de infraestrutura e o acesso ao crédito ofertado aos produtores para o inicio das atividades nos assentamentos está relacionado ao desenvolvimento do assentamento promovendo a sustentabilidade da agricultura familiar e melhorando a qualidade de vida dos agricultores familiares através do emprego e renda nas áreas rurais. De posse a essas informações foi possível entender a importância do acesso à infraestrutura básica e do crédito rural nesses assentamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Integrante / Viviane Vidal da Silva - Coordenador.
2013 - 2014
Percepção Ambiental em Unidades de Conservação: o caso a Flona de Humaitá
Descrição: Entender a Percepção Ambiental de moradores em Unidades de Conservação torna-se de extrema importância para relacionar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento destas unidades, bem como contribuir para a melhor gestão do órgão fiscalizador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Coordenador / Viviane Vidal da Silva - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Esperança Animal
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Integrante / Paula Regina Humbelino de Melo - Coordenador.
2012 - 2012
Sistema de Aproveitamento da Água da Chuva na Escola Estadual Duque de Caxias
Descrição: A conscientização do aproveitamento da água da chuva contribuirá para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, uma vez que tal recurso encontra-se escasso no planeta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Coordenador / Aldecy de Almeida Santos - Integrante.
2012 - 2012
Fortalecimento das Ações Associativas no Projeto de Assentamento Juma, Vicinal Três Estados - Apuí, AM
Descrição: A formação de Associação em áreas de assentamentos é de extrema importância para o contínuo desenvolvimento dos agricultores, tornando-se assim essencial a demonstração do fortalecimento das associações nestas unidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Coordenador / Ana Claudia Fernandes Nogueira - Integrante.
2011 - 2013
Nucleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS
Descrição: Este projeto faz parte das ações do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia-NUPEAS, tem como área de estudo comunidades rurais localizadas nos municípios de: Apuí, Lábrea, Humaitá, Manicoré, Canutama e Boca do Acre. O projeto trabalha com questoes voltadas para a elaboração de indicadores biológicos, ambientais ,socioeconômicos e agroecologico que permitam construir estratégias de conservação ambiental, geração sustentável de renda e fortalecimento das comunidades rurais, além de buscar respostas operacionais aos problemas amazônicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Aline Lessa de Souza - Coordenador / André Moreira Bordinhon - Integrante.
2011 - 2011
Uso do geoprocessamento para Diagnóstico da rotas de coletas de resíduos sólidos urbanos da cidade Humaita-AM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: ENGENHARIA AMBIENTAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa de Melhor Apresentação do Projeto de Iniciação Ciêntífica, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, W. L. M.2018SILVA, W. L. M. ; FROZZI, J. C. ; FONSECA, J. S. ; SOUZA, A. L. ; CAMPOS, M. C. . SUSTENTABILIDADE NA AQUICULTURA: DIMENSÕES SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL ? UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XX, p. 87-108, 2018.

2.
SOUZA, A. L.2018 SOUZA, A. L.; CAMPOS, M. C. ; V. V. S ; SOARES, S. C. R. ; SILVA, W. L. M. . ASSENTAMENTOS RURAIS E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA AMAZÔNIA. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XX, p. 36-54, 2018.

3.
SOUZA, A. L.2018 SOUZA, A. L.; V. V. S ; ACACIO, T. . POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO SUL DO ESTADO DO AMAZONAS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 63, p. 70, 2018.

4.
LEAL, M. L. M.2017LEAL, M. L. M. ; V. V. S ; FULAN, J. A. ; SOUZA, A. L. . USO DA TERRA E A LEGISLAÇÃO FLORESTAL NO PROJETO DE ASSENTAMENTO MATUPI, AM. BOLETIM DE GEOGRAFIA (ONLINE), v. 35, p. 122-133, 2017.

5.
MELO, P. R. H.2017MELO, P. R. H. ; ANDRADE, E. A. ; SOUZA, A. L. . PANORAMA REFLEXIVO RELAÇÃO SER HUMANO/ANIMAL. REVISTA EDUCAMAZONIA, v. XVIII, p. 72-81, 2017.

6.
LEAL, M. L. M.2017LEAL, M. L. M. ; PAVAO, V. M. ; NEVES, J. R. D. ; SOUZA, A. L. ; FERNANDES, W. M. . IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ORIUNDOS DA ENCHENTE EM HUMAITÁ, SUL DO AMAZONAS, O CASO DO BAIRRO SANTO ANTONIO. REVISTA EDUCA AMAZONIA, v. XVIII, p. 58-71, 2017.

7.
MELO, P. R. H.2016MELO, P. R. H. ; COSTA, S,D,R. ; SOUZA, A. L. ; MEOTTI, E. E. . Estágio Supervisionado de Ensino: Realidades Vivenciadas nas Escolas do Município de Humaitá - AM. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. XVII, p. 131-151, 2016.

8.
SOUZA, A. L.2015SOUZA, A. L.; V. V. S ; ACACIO, T. . Políticas públicas em assentamentos rurais no sul do Amazonas: Projeto de Assentamento Matupi. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 3, 2015.

9.
MELO, P. R. H.2015MELO, P. R. H. ; SOUZA, A. L. ; MEOTTI, E. E. ; CONRADO, J. A. M. . JOGOS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NA ESCOLA ESTADUAL OSWALDO CRUZ: UMA ESTRATÉGIA MOTIVADORA NO ENSINO E APRENDIZAGEM. EDUCAmazonia, v. xiv, p. 109-121, 2015.

10.
SOUZA, A. L.2015 SOUZA, A. L.; V. V. S ; LEAL, M. L. M. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS COMUNIDADES DO INTERIOR DA FLONA DE HUMAITÁ, AM. Revista EducAmazônia, v. XIV, p. 235-248, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
B. M. André (Org.) ; SOUZA, A. L. (Org.) . Saneamento Básico em Comunidades Rurais. 1. ed. Manaus: EDUA, 2017. 14p .

2.
B. M. André (Org.) ; SOUZA, A. L. (Org.) . Boas Práticas Agroecológicas em Comunidades Rurais do Sul do Amazonas: Banana e Cacau. 1. ed. Manaus: EDUA, 2017. 26p .

3.
B. M. André (Org.) ; SOUZA, A. L. (Org.) . Boas Práticas Agroecológicas em Comunidades Rurais do Sul do Amazonas: Cultivo do Cupuaçu e Guaraná. 1. ed. Manaus: EDUA, 2017. 21p .

4.
B. M. André (Org.) ; SOUZA, A. L. (Org.) . Boas Práticas Agroecológicas em Comunidades Rurais do Sul do Amazonas: Café e Guaraná. 1. ed. Manaus: EDUA, 2017. 15p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, A. L.; V. V. S ; ACACIO, T. . Políticas Públicas em Assentamentos Rurais no Sul do Amazonas. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária, 2017, Curitiba. Geografia das Redes de Mobilização Social na América Latina, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, A. L.. Saneamento Basico: Diagnostico em Comunidades Ribeirinhas no Sul do Amazonas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NOGUEIRA, A. C. F. ; B. M. André ; SOUZA, A. L. . Saneamento Básico em comunidades Rurais. Manaus - Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2017 (Cartilha).

2.
N. F. C ANA ; B. M. André ; SOUZA, A. L. . Boas Práticas Agroecológicas em comunidade rurais do Sul do Amazonas: café e guaraná. Manaus - Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2017 (Cartilha).

3.
N. F. C ANA ; B. M. André ; SOUZA, A. L. . Boas Práticas Agroecológicas em comunidade rurais do Sul do Amazonas: cultivo do cupuaçu e do guaraná. Manaus - Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2017 (Cartilha).

4.
N. F. C ANA ; B. M. André ; SOUZA, A. L. . Boas Práticas Agroecológicas em comunidade rurais do Sul do Amazonas: banana e cacau. Manaus - Amazonas: Universidade Federal do Amazonas, 2014 (Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, A. L.; PEREIRA, A.; PEREIRA, A. Participação em banca de Solange Mendonça de Moraes..Elaboração do mingau de banana da terra verde (Musa Sapientum) ao passar pelo processo de branqueamento.. 2017.

2.
CUNHA, S. A. A.; OLIVEIRA, B. O. S.; SOUZA, A. L.. Participação em banca de SIMONE ANDRÉRIA ALMEIDA CUNHA.AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, MAPEAMENTO COM USO DE FERRAMENTA DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO (SIG), DO MUNICÍPIO DE hUMAITÁ-AM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA AMBIENTAL) - Universidade Federal do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de Agroecologia. Políticas públicas em assentamentos rurais no sul do Amazonas: Projeto de Assentamento Matupi.. 2015. (Congresso).

2.
Associação Brasileira de Química. 2014. (Congresso).

3.
CONGRESSO NACIONAL DE INICIAÇÃO CIÊNTÍFICA. Percepção Ambiental em Unidades de Conservação: O caso da FLONA de Humaitá. 2014. (Congresso).

4.
65° Reunião Anual da SBPC. Averiguação da Radiação Solar Global Sobre o Munícipio de Humaitá - AM. 2013. (Congresso).

5.
I SEMINÁRIO SOBRE GEODIVERSIDADE E MINERAÇÃO NO VALE DO RIO MADEIRA. 2013. (Seminário).

6.
IV Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental - da teoria a prática: Competencia e formação do engenheiro ambiental. 2013. (Outra).

7.
Avaliação da Variabilidade espacial da Temperatura, umidade e emissão de CO2 do Solo em área de pastagem na região de Humaitá. 2012. (Outra).

8.
Biodiversidade e Uso da Terra no Interflúvio Madeira - Purus. 2012. (Outra).




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