Lucas Cardoso Martins

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  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE. Professor de Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Rio Grande/RS e na Rede Estadual do RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Cardoso Martins
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, L. C.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Professores homens nos anos iniciais do ensino fundamental : os processos de constituição das identidades docentes a partir de narrativas,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
Palavras-chave: Gênero; GÊNERO E DOCÊNCIA; Anos Iniciais; PROFESSORES HOMENS; identidade docente.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Quem são os homens do Curso de Pedagogia da FURG? Um olhar sobre esses sujeitos em um espaço historicamente feminino.
Orientador: Suzane da Rocha Vieira Gonçalves.
2008 - 2011
Curso técnico/profissionalizante.
I.E.E Juvenal Miller, I.E.E.J.M, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em GÊNERO E DIVERSIDADE  NA  ESCOLA. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
O teatro de fantoches na Educação Infantil. (Carga horária: 120h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2013 - 2013
Evasão Escolar. (Carga horária: 90h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2013 - 2013
ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 100h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2012 - 2013
Introdução a Neuropedagogia. (Carga horária: 180h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiário administrativo no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande.


Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Mediador de Aluno com Deficiência, Carga horária: 20
Outras informações
As atividades realizadas consistiam em acompanhar e auxiliar o trabalho, em sala de aula, de uma aluna com paralisia cerebral, no 4º ano do Ensino Fundamental.


Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Anos Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II


Governo Estadual do RS, SEDUC RS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE RIO GRANDE - RS
Descrição: A educação das crianças pequenas tem se constituído cada vez mais num campo de estudos das ciências humanas, no qual uma intensa discussão tem articulado profissionais da educação, políticos, famílias, órgãos da sociedade civil, estado, pesquisadores, produzindo, ao longo das últimas décadas, uma luta intensa em prol de políticas públicas efetivas para as crianças de zero a seis anos. Também podemos perceber, que no contexto brasileiro atual, a Educação Infantil vem ganhando uma crescente importância e visibilidade que pode ser atribuída às modificações nos modos de vida da sociedade contemporânea. Isso é percebido não só pelo fato das mulheres terem assumido um papel diferenciado na sociedade e os arranjos familiares terem passado por transformações, mas também, nas formas de viver a infância pelas crianças. Todas essas transformações acabaram incidindo nas formas de compreensão do cuidado e da educação das crianças pequenas. Tais modificações nos modos de compreensão das práticas de cuidado e educação das crianças pequenas, as demandas em relação à expansão de oferta e ao atendimento de qualidade nas instituições educativas para as crianças de zero a seis anos e as mudanças no âmbito da legislação nacional motivaram o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância ? NEPE/FURG a investigar a situação da educação da pequena infância no município do Rio Grande-RS. Na direção da intecionalidade das pesquisadoras do NEPE, a Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande, no início do ano de 2012, solicitou que a Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, por intermédio do NEPE, desenvolvesse um estudo de forma a aferir a demanda por creches e pré-escolas no município em questão, para instruir o Inquérito civil nº 00852.00085/2011. Nesse sentido, a Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande será uma apoiadora da pesquisa, colaborando nos aspectos cabíveis a esta instância. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo levantar dados acerca da demanda por Educ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
INVESTIGANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE DIFERENTES CONTEXTOS
Descrição: Entre 2004 e 2005, o Brasil participou de um estudo promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a respeito da Avaliação das Políticas Públicas para a Primeira Infância. O relatório final da pesquisa foi concluído em julho de 2006 e aprovado pelo MEC em agosto do mesmo ano, tendo sido tornado público, primeiramente em inglês, no site da UNESCO no ano de 2007. No ano de 2006, o Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI) do Departamento de Políticas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental (DPE), divulgou o documento Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área. Desde então temos verificado uma série de iniciativas governamentais voltadas para o atendimento desta etapa da Educação Básica, que contemplam as diretrizes sobre a qualidade da oferta, sobre as condições de infraestrutura, sobre a assistência para as crianças; e questões relativas ao currículo e à avaliação. Considerando este cenário, propomos com o presente projeto a realização de uma pesquisa sobre as políticas públicas para a Educação Infantil desenvolvidas no Brasil a partir do ano de 2004 até o ano de 2014, com o objetivo de compreender a influência dos organismos internacionais na proposição, implementação e efeitos das mesmas na oferta e atendimento às crianças de 0 a 6 anos de idade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Cardoso Martins - Integrante / SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONÇALVES - Coordenador / FÁTIMA DE CASTRO BALENTI - Integrante / Sidiane Barbosa Acosta - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Curso de Extensão em Docência na Educação Infantil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
Projeto de Ensino "II Expedição de estudos - Rota das Missões"
Descrição: Este projeto visa levar os acadêmicos do curso de Pedagogia a conhecer o passado da educação no nosso estado, a partir de visitas às cidades de São Miguel das Missões e Santo Ângelo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - Atual
Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância
Descrição: Este núcleo, que é vinculado ao Instituto de Educação da FURG e cadastrado no CNPq, desde 1996, vem desenvolvendo ações com o objetivo de contribuir para o debate e aprofundamento de temáticas relativas às infâncias e à Educação Infantil. Em 1997, pesquisadoras do Núcleo iniciaram um estudo com o objetivo de levantar dados acerca das instituições de Educação Infantil do município do Rio Grande-RS, das profissionais e das crianças que as frequentavam. Os resultados dessa investigação apontaram para o desenvolvimento do estudo denominado Demanda por Creches e Pré-Escolas no Município do Rio Grande. Essas pesquisas iniciais desencadearam outras temáticas a serem investigadas, bem como ações de ensino e extensão voltadas para a formação de profissionais da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O NEPE apresenta seis linhas de pesquisa prioritárias, a saber: Alfabetização e letramento na infância; Currículo, tempos e espaços educativos; Formação de professores/as da infância; Educação e processos de in/exclusão; Infância, crianças e culturas infantis; Políticas públicas da Educação Infantil. Atualmente, as temáticas investigadas abrangem estudos sobre culturas infantis; articulação entre Educação Infantil e anos Inicias do Ensino Fundamental; processos de formação docente; inclusão das crianças de seis anos no Ensino Fundamental de nove anos; e as lógicas e culturas de educação das crianças pequenas nos contextos familiares. Tais estudos têm ampliado as temáticas de investigação, abrangendo não só as infâncias e a Educação Infantil, mas também os processos de escolarização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este movimento resultou, em 2011, que o nome do Núcleo fosse alterado para Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
I Mostra Cultural sobre Diversidade Sexual e de Gênero - Slogan, Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola / Universidade Federal do Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, L. C.; GONCALVES, S. R. V. . OS DISCURSOS DOS HOMENS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: DISCUTINDO A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. In: I Encontro de Pós Graduação em Educação ?   A  Formação  Docente  e  a  Pesquisa , 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós Graduação em Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015. p. 148.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, M. C. ; MARTINS, L. C. . MARCAS DE GÊNERO, NAS INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARTINS, L. C.. A Influência do documento 'Critérios para um atendimento em Creches que respeite os direitos fundamentais das crianças' para a oferta da Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MARTINS, L. C.; GONCALVES, S. R. V. . Políticas Públicas para Educação Infantil: uma análise dos critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MARTINS, L. C.. O Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller: um resgate à memória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MARTINS, L. C.; BECK, D. Q. ; MARTINS, I. R. P. . A construção de Projetos de Trabalho em Ciências Sociais a partir da elaboração de Mapas Conceituais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARTINS, L. C.; MORALES, J. C. ; LOPES, J. F. ; GONCALVES, S. R. V. . ANÁLISE DO DOCUMENTO ?CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MARTINS, L. C.; MOTA, M. R. A. ; BRODT, R. M. . O Fórum de Educação Infantil do Extremo Sul Gaúcho e suas ações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MARTINS, L. C.; GONCALVES, S. R. V. ; MOTA, M. R. A. . Fórum de Educação Infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CRIVELLARO, Carla ; BECK, D. Q. ; NOGUEIRA, G. M. ; MARTINS, L. C. . Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015 (Organizador).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14ª  Mostra  da  Produção  Universitária. 2015. (Encontro).

2.
I Encontro de Pós Graduação em Educação ?   A  Formação  Docente  e  a  Pesquisa. OS DISCURSOS DOS HOMENS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURG: DISCUTINDO A FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. 2015. (Encontro).

3.
II SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO EM ESTUDOS DA CRIANÇA ? Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos. 2014. (Simpósio).

4.
Seminário Integrador - Gênero e Diversidade na Escola.Marcas de Gêneros, nas interações e brincadeiras na Educação Infantil. 2014. (Seminário).

5.
Seminário Integrador - Gênero e Diversidade na Escola. 2014. (Seminário).

6.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade e de Gênero CE. 2014. (Congresso).

7.
Conferência Municipal de Educação - Rio Grande. 2013. (Encontro).

8.
I Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo. 2013. (Seminário).

9.
Palestra Ciência para quê?. 2013. (Encontro).

10.
X Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade. 2013. (Seminário).

11.
XII Mostra da Produção Universitária. 2013. (Seminário).

12.
 XIV Encontro para ações em EaD. 2013. (Encontro).

13.
1º Seminário de Acessibilidade e Inclusão. 2012. (Seminário).

14.
5º Congresso Municipal de Educação - COMED. 2012. (Congresso).

15.
XI Mostra da Produção Universitária. 2012. (Seminário).

16.
II Expedição de Estudos - Rota das Missões. 2011. (Outra).

17.
IX Seminário Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias. 2011. (Seminário).

18.
Palestra. 2011. (Encontro).

19.
Reunião do Fórum de Educação Infantil do Extremo Sul Gaúcho - FEIESG: "O credenciamento, a regulamentação das instituições de Educação Infantil e a garantia dos direitos das crianças". 2011. (Encontro).

20.
X Mostra da Produção Universitária. 2011. (Seminário).

21.
I Semana Acadêmica de Serviço Social: O Serviço Social na cidade do Rio Grande. 2010. (Outra).

22.
I Seminário Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil. 2009. (Seminário).

23.
VIII Seminário Educação Infantil em Debate: Problematizando políticas... Consolidando ações para a Educação da Infância. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, G. M. ; BECK, D. Q. ; MARTINS, L. C. . I Encontro de Pós-Graducação em Educação: a formação docente e a pesquisa. 2015. (Congresso).

2.
MARTINS, L. C.. XII Mostra da Produção Universitária. 2013. (Outro).

3.
MOTA, M. R. A. ; GONCALVES, S. R. V. ; MARTINS, L. C. . X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade.. 2013. (Outro).

4.
MARTINS, L. C.. XI Mostra da Produção Universitária. 2012. (Outro).

5.
MOTA, M. R. A. ; GONCALVES, S. R. V. ; MARTINS, L. C. . IX Seminário Educação Infantil em Debate: Currículo, Linguagens e Infâncias. 2011. (Outro).




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