Diva Maria Pimentel Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8825544736504045
  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Professora de Francês, licenciada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com curso de especialização em língua francesa pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em psicologia pela Universidade Veiga de Almeida com especialização na Abordagem Centrada na Pessoa pelo Centro de Psicologia da Pessoa no RJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diva Maria Pimentel Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, D. M. P.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Colégio Pedro II.
Campo de São Cristóvão, 177
São Cristóvão
20921903 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38911000


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: A utilização das tecnologias digitais por alunos do ensino médio na aprendizagem de francês em uma escola pública do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1983
Especialização em Francês comercial. (Carga Horária: 360h).
Chambre de Commerce Et D'Industrie de Paris, França.
Título: Le français des affaires.
2001 - 2005
Graduação em Psicologia.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: As relações interpessoais na escola.
Orientador: Eunice Madeira.




Formação Complementar


2015 - 2015
Formação de corretores dos exames DELF A1 A2 B1 B2. (Carga horária: 50h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2014 - 2014
L'utilisation de la méthode PIXEL. (Carga horária: 3h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2012 - 2012
L'utilisation des TICE à l'enseignement du FLE. (Carga horária: 10h).
Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2012 - 2012
Formação de corretores dos exames DELF B2. (Carga horária: 16h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Introdução à Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
Les 10 portes du DELF et du DALF et Les 10 portes du DELF et du DALF plus. (Carga horária: 24h).
Centre National d'études à distance, CNED, França.
2010 - 2010
Tuteur des 10 portes du DELF/DALF. (Carga horária: 24h).
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, CGFRJ, Brasil.
2010 - 2010
PRO FLE Construire une unité didactique. (Carga horária: 40h).
Centre National d'études à distance, CNED, França.
2009 - 2009
Formação de corretores dos exames DELF A1 A2 B1. (Carga horária: 30h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2007 - 2009
Extensão universitária em Abordagem Centrada na Pessoa.
Centro de Psicologia da Pessoa, CPP, Brasil.
2006 - 2006
A ciência de falar em público. (Carga horária: 16h).
Centro de Psicologia Aplicada de Formação, CPAF, Brasil.
2004 - 2004
A vida e a Gestalt-Terapia em processo. (Carga horária: 15h).
Clínica de Gestalt Terapia, CGT, Brasil.
2003 - 2003
Centre de ressources et auto-apprentissage. (Carga horária: 10h).
Associação dos Docentes do Colégio Pedro II, ADCPII, Brasil.
2003 - 2003
L'utilisation de la vidéo en salle de classe. (Carga horária: 15h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
2003 - 2003
A Mediateca Jean-Luc Lagardère: recurso pedagógico. (Carga horária: 18h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2003 - 2003
Desenvolvimento de Competências e Pedagogia de Projetos. (Carga horária: 30h).
Futuro Congressos e Eventos, FCE, Brasil.
2003 - 2003
Exploitation pédagogique d'un Centre de Ressources. (Carga horária: 32h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2002 - 2002
La chanson française contemporaine. (Carga horária: 9h).
Associação dos Professores de Francês do Estado do Rio de Janeiro, APFERJ, Brasil.
2002 - 2002
Projet de Formation continue: Lire le monde. (Carga horária: 15h).
Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
2000 - 2000
O uso da internet em sala de aula. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2000 - 2000
Technologies multimédia pour l'éducation. (Carga horária: 12h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
1999 - 1999
Stage de professeurs de Français Langue Etrangère. (Carga horária: 25h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1997 - 1997
Stage de formation pour professeurs de français langue étrangère. (Carga horária: 50h).
Universite de Besancon, U.BESANCON*, França.
1997 - 1997
Reciclagem pedagógica. (Carga horária: 25h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
1997 - 1997
Freinet: Uma proposta sempre atual. (Carga horária: 8h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
1996 - 1996
Windows / Excelle / Access. (Carga horária: 36h).
Logics Informática, LI, Brasil.
1992 - 1992
Renovação dos procedimentos de avaliação. (Carga horária: 15h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Uso do método Libre échange. (Carga horária: 18h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1992 - 1992
Linguística do texto. (Carga horária: 18h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1986 - 1986
O vídeo na aula de língua estrangeira. (Carga horária: 12h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1986 - 1986
Ensino de línguas e técnicas teatrais. (Carga horária: 15h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Francês, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Francês, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Pedro II, .


Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto DELF Scolaire


Secretaria Municipal de Educação do RJ, SMERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projetos de fomento à Francofonia


Institut Français de Paris, IFP, França.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto À l'école de la francophonie



Linhas de pesquisa


1.
Teorias linguísticas e ensino do francês no Brasil. Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB)


Projetos de extensão


2015 - 2015
e-ducasport: esporte e cidadania
Descrição: O projeto visa à promoção do intercâmbio entre 16 alunos do Colégio Pedro II com 16 alunos do Colégio Nelson Mandela, constituindo uma parceria estabelecida por intermédio da associação francesa Passe-Sport, sediada no Rio de Janeiro. Tendo como eixos a língua francesa, o esporte e as novas tecnologias esse projeto propõe a aproximação das culturas francesa e brasileira, no que se refere à diversidade no esporte, usando a língua francesa e as tecnologias como veículos de comunicação. Trata-se de um projeto pioneiro de trabalho interdisciplinar entre os Departamentos de Francês, Educação Física e de Informática. Como produto final do projeto, os alunos deverão produzir um filme sobre a temática do esporte e da diversidade, sob a orientação dos professores envolvidos no projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador / Julien Maaza - Integrante.
2013 - 2014
Francês para Servidores efetivos do CPII
Descrição: Configurado para congregar comunicação, interação social e aquisição de competências que favoreçam o desempenho das funções profissionais e das atividades pessoais dos Servidores do CPII que participarm do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador / Ana Candida Brandão - Integrante / Daisy da Conceição Elíseo - Integrante.
2013 - Atual
E-ducasport: diversidades e tecnologias
Descrição: O projeto foi proposto pela Association Passe-Sport e promove o intercâmbio cultural através da parceria entre o CPII e o Collège Nelson Mandela, envolvendo os Departamentos de Francês, Educação Física e Informática Educativa. 14 alunos brasileiros, 16 alunos franceses e seus professores fazem um trabalho colaborativo de pesquisa sobre a temática do esporte e da diversidade, usando a língua francesa e as tecnologias como veículos de comunicação para a realização de um curta metragem produzido pelos próprios alunos nas oficinas audiovisuais.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador / Felipe Barbosa Dezerto - Integrante / Julien Maaza - Integrante.
2012 - 2013
Espanhol e Francês para Servidores do CPII
Descrição: Configurado para congregar comunicação, interação social e aquisição de competências que favoreçam o desempenho das funções profissionais e das atividades pessoais dos Servidores do CPII que participam do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador.
2006 - Atual
Mediatecas de Francês
Descrição: O projeto vincula-se às novas tecnologias e à renovação do processo de ensino-aprendizagem e dos saberes e práticas do cotidiano escolar. Promove o trabalho inter e transdisciplinar a partir de oficinas e de atividades didático-pedagógicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador / Fernanda Brack Bugner - Integrante / Maria Teresa de Castello Branco Fantinato - Integrante / Aline de Paula Alves - Integrante / Jorge Azevedo Moreira - Integrante / Ana Candida Brandão - Integrante / Daniel Vilaça dos Santos - Integrante / Patrícia Alves Carvalho Corrêa - Integrante / Maria Gabriela Braga Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
Blog Bonjour du Monde
Descrição: Gerenciamento e dinamização de blog para fomento do francês e das cultura francesa e francófonas..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Integrante / Patrícia Camacho - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - Atual
À l' école de la francophonie
Descrição: Ensino do francês para crianças estrangeiras através de desenho animado cujos personagens são oriundos de países francófonos e/ou francófilos como no caso do Brasil. Cada personagem, aluno da escola da francofonia, representa seu país de origem, cultura, hábitos e costumes na interação com a comunidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Diva Maria Pimentel Rocha - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIETROLONGO, M.A. ; ROCHA, D. M. P. ; FANTINATO, M. T. C. B. ; CORREA, P. A. C. ; MOREIRA, J. A. ; MONTEIRO, L.P. ; MORAES, L. P. ; MASCARENHAS, E.B. ; PINTO, A.C.S. ; SILVA, M. G. B. ; QUINTANS, V. A. P. . Pesquisas e práticas em ensino de francês: a experiência do Colégio Pedro II. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. v. 1. 152p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Ana Cândida Brandão ; FANTINATO, M. T. C. B. ; ROCHA, D. M. P. . O projeto DELF no Colégio Pedro II: uma ponte para o programa Ciências Sem Fronteiras. Educação em Pauta, p. 12 - 17, 30 ago. 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, S. ; ROCHA, D. M. P. ; PEDROSA, S. M. A. P. . Aprendizagem colaborativa e mídias digitais: desafios e práticas. In: III Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual: imaginário, sujeito, representações, 2016, Maceió. Anais online do III SEPLEV 2016 Imaginário, sujeito, representações, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, D. M. P.; ROCHA, S. ; PEDROSA, S. M. A. P. . Aprendizagem colaborativa e mídias digitais: desafios e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ROCHA, D. M. P.; GUIMARAES, P. . A entrevista de emprego: expectativas e estratégias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão ; FANTINATO, M. T. C. B. . Le projet DELF Scolaire au Colégio Pedro II. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão ; FANTINATO, M. T. C. B. . O projeto DELF Scolaire no CPII: uma ponte para o programa Ciências Sem Fronteiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, D. M. P.; CORREA, P. A. C.; DEZERTO, F. B.; MORAES, L. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para professores de francês - CPII Edital 37/2016. 2017. Colégio Pedro II.

2.
ROCHA, D. M. P.; CORREA, P. A. C.; DEZERTO, F. B.; MORAES, L. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para professores de francês - CPII Edital 77/2016. 2016. Colégio Pedro II.

3.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Cadastramento de professores de francês - CPII Edital 10/2015. 2015. Colégio Pedro II.

4.
ROCHA, D. M. P.; DEZERTO, F. B.; CORREA, P. A. C.; KELECOM, K. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para professores de francês - CPII Edital 45/2014. 2015. Colégio Pedro II.

5.
ROCHA, D. M. P.; ALVES, A. P.. Processo Seletivo - Cadastramento de Professores de Francês CPII Edital 04/2014. 2014. Colégio Pedro II.

6.
ROCHA, D. M. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para professores de francês - CPII Edital 27/2014. 2014. Colégio Pedro II.

7.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Cadastramento de Professores de Francês - CPII Edital 02/2013. 2013. Colégio Pedro II.

8.
ROCHA, D. M. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professores de Francês - CPII Edital 02/2013. 2013. Colégio Pedro II.

9.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Cadastramento Professores de Francês - Edital 01/2012. 2012. Colégio CPI.

10.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Cadastramento Professores de Francês - CPII Edital 13/2011. 2011. Colégio Pedro II.

11.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Contratação de Professores de Francês - CPII Edital 05/2010. 2010. Colégio Pedro II.

12.
ROCHA, D. M. P.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professores de Francês - CPII Edital 04/2003. 2003. Colégio Pedro II.

13.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Contratação de Professores de Francês - CPII Edital 01/2001. 2001. Colégio Pedro II.

14.
ROCHA, D. M. P.. Processo Seletivo - Contratação de Professores de Francês - CPII Edital 03/2000. 2000. Colégio Pedro II.

Outras participações
1.
ROCHA, D. M. P.; Oliveira, M. A. J.; Silva, G. S. D.; Botelho, P. P.. Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2016. Instituto Federal do Amapá.

2.
ROCHA, D. M. P.. Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2016. Colégio Brigadeiro Newton Braga.

3.
ROCHA, D. M. P.; Martins, E. T.; Fontes, E. B. Q.. Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências. 2016. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

4.
ROCHA, D. M. P.; SANTOS, D. V.; Daisy da Conceição Elíseo; KELECOM, K. J.; FEITOSA, L. B.. Concurso da Francofonia. 2012. Colégio Pedro II.

5.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão; Daisy da Conceição Elíseo; FANTINATO, M. T. C. B.. Concurso da Francofonia. 2011. Colégio Pedro II.

6.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão; Daisy da Conceição Elíseo; FANTINATO, M. T. C. B.. Concurso da Francofonia. 2010. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário do Núcleo de Estudos Brasileiros - Colégio Pedro II. 2018. (Seminário).

2.
Jornada de Pesquisa e Ensino de Francês - Colégio Pedro II. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual - UFAL.Aprendizagem colaborativa e mídias digitais: desafios e práticas. 2016. (Seminário).

4.
Integração de ferramentas digitais ao desenvolvimento das competências de comunicação em francês - Colégio Pedro II. 2016. (Oficina).

5.
I Seminário do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros - Colégio Pedro II. 2016. (Seminário).

6.
Tablet: desvendando recursos e funcionalidades - Colégio Pedro II. 2016. (Oficina).

7.
3o Encontro Pedagógico - PROEN - Colégio Pedro II. 2015. (Encontro).

8.
I Encontro Internacional Docência e Cibercultura - UERJ. 2015. (Encontro).

9.
Recursos de Acessibilidade de Smartphones para Inclusão Digital - Colégio Pedro II. 2015. (Oficina).

10.
ReFLEtindo II: o francês como língua estrangeira escolar - Colégio Pedro II. 2015. (Simpósio).

11.
Tecnologias Móveis no Ensino Fundamental - Colégio Pedro II. 2015. (Oficina).

12.
VI Seminário Mìdias & Educação - Colégio Pedro II. 2015. (Seminário).

13.
1o Encontro Pedagógico - PROEN - Colégio Pedro II. 2014. (Encontro).

14.
I Feira de Línguas Estrangeiras do Colégio Pedro II. 2014. (Feira).

15.
I Jornada de Estudos ReFLEtindo do Colégio Pedro II. 2014. (Exposição).

16.
Seminário: "L'utilisation de la méthode PIXEL. 2014. (Seminário).

17.
5o Encontro de Professores da Associação de Docentes do CPII. 2013. (Seminário).

18.
Reflexão e Cotidiano na Educação Física Escolar do Colégio Pedro II. 2013. (Seminário).

19.
XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês. 2013. (Congresso).

20.
Séminaire de Formation Continue de Professeurs de Français Langue Étrangère. 2012. (Seminário).

21.
Simpósio de Afetividade e Inteligência. 2012. (Simpósio).

22.
Séminaire les 10 portes du DELF/DALF. 2011. (Seminário).

23.
Utilização do método ET TOI? - SME RJ. 2010. (Oficina).

24.
IV Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II. 2009. (Encontro).

25.
Congrès Mondial de la FIPF au Québec. 2007. (Congresso).

26.
Séminaire de rentrée - APFERJ. 2006. (Seminário).

27.
I Mostra de Terapia Cognitivo Comportamental - UERJ. 2004. (Outra).

28.
Séminaire de formation - APFERJ. 2004. (Seminário).

29.
Direito de família:mudanças na lei e nos costumes. 2003. (Congresso).

30.
Atualização Pedagógica - Bloch Educação. 1991. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, D. M. P.. La motivation, facteur de réussite dans l'apprentissage du FLE. 2017. (Outro).

2.
ROCHA, D. M. P.. Jornada de Pesquisa e Ensino de Francês - Colégio Pedro II. 2017. (Outro).

3.
ROCHA, D. M. P.. Integração de ferramentas digitais ao desenvolvimento das competências de comunicação em francês - Colégio Pedro II. 2016. (Outro).

4.
ROCHA, D. M. P.. I Seminário do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros - Colégio Pedro II. 2016. (Outro).

5.
ROCHA, D. M. P.. Esporte, educação e racismo - Colégio Pedro II. 2016. (Outro).

6.
Daniela Punaro ; ROCHA, D. M. P. . Oficina da Imagem - Colégio Pedro II. 2015. (Outro).

7.
ROCHA, D. M. P.. FestClip - Festival de clips francófonos - Colégio Pedro II. 2015. (Festival).

8.
ROCHA, D. M. P.. Atelier théâtre - Colégio Pedro II. 2015. (Outro).

9.
ALMEIDA, C. M. ; DEZERTO, F. B. ; CORREA, P. A. C. ; ROCHA, D. M. P. . Jornada de Estudos ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino do FLE no Brasil - Colégio Pedro II. 2014. (Outro).

10.
ROCHA, D. M. P.; FANTINATO, M. T. C. B. ; SILVA, M. G. B. ; MAZUI, V. ; SILVA, R. M. . FestCiné Festival de curtas franceses - Colégio Pedro II. 2014. (Festival).

11.
ALMEIDA, C. M. ; DEZERTO, F. B. ; CORREA, P. A. C. ; ROCHA, D. M. P. ; FANTINATO, M. T. C. B. . Jornada de Estudos ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino do FLE no Brasil. 2014. (Exposição).

12.
ROCHA, D. M. P.; COSTA, C. E. . I Mini Simpósio do Departamento de Línguas Neolatinas Estrangeiras do Colégio Pedro II. 2011. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão ; FANTINATO, M. T. C. B. . Le projet DELF Scolaire au Colégio Pedro II. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, D. M. P.; Ana Cândida Brandão ; FANTINATO, M. T. C. B. . O projeto DELF Scolaire no CPII: uma ponte para o programa Ciências Sem Fronteiras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, D. M. P.; GUIMARAES, P. . A entrevista de emprego: expectativas e estratégias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, D. M. P.; ROCHA, S. ; PEDROSA, S. M. A. P. . Aprendizagem colaborativa e mídias digitais: desafios e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, C. M. ; DEZERTO, F. B. ; CORREA, P. A. C. ; ROCHA, D. M. P. . Jornada de Estudos ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino do FLE no Brasil - Colégio Pedro II. 2014. (Outro).

2.
ROCHA, D. M. P.; FANTINATO, M. T. C. B. ; SILVA, M. G. B. ; MAZUI, V. ; SILVA, R. M. . FestCiné Festival de curtas franceses - Colégio Pedro II. 2014. (Festival).

3.
ALMEIDA, C. M. ; DEZERTO, F. B. ; CORREA, P. A. C. ; ROCHA, D. M. P. ; FANTINATO, M. T. C. B. . Jornada de Estudos ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino do FLE no Brasil. 2014. (Exposição).

4.
Daniela Punaro ; ROCHA, D. M. P. . Oficina da Imagem - Colégio Pedro II. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovada no concurso público em 1984, trabalhou como professora de francês para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro até 1992. Foi professora do Ensino Fundamental do Colégio Franco-Brasileiro e trabalhou também na Aliança Francesa do Rio de Janeiro de 1985 a 1999, ano em que assumindo o regime de dedicação exclusiva no Colégio Pedro II, passou a exercer a função de coordenadora pedagógica de francês até 2005 no campus Tijuca II e de 2007 a 2009 no campus Humaitá II.
Apresentou como TCC de Psicologia a Monografia: 'RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA SALA DE AULA, com pesquisa de campo e bibliográfica orientada com vistas ao desenvolvimento de projeto de atividades de melhoria da qualidade das relações pessoais a partir da promoção de habilidades sociais dentro da comunidade escolar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:23:29