Luciane Dos Santos Avila

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  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEDU, Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Graduanda em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL. É membro do Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) atuando principalmente na linha de pesquisa: Ações afirmativas no Ensino superior: acesso e permanência de estudantes de origem popular. Atuou como Coordenadora do Subprograma PAIETS (Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior) Indígena e Quilombola (2015-2016). Docente da Rede Municipal De Ensino Fundamental de Pelotas - RS. Desenvolve pesquisas que abarcam as relações étnico-raciais e ações afirmativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane Dos Santos Avila
Nome em citações bibliográficas
AVILA, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Ações Afirmativas: refletindo emancipação e as relações étnico-raciais nos processos seletivos específicos de estudantes Indígenas e Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Vilmar Alves Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Indígena; Quilombolas.
Grande área: Ciências Humanas
2015
Graduação em andamento em Teatro.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em História Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Ações Afirmativas e Relações étnico-raciais: Refletindo a trajetória escolar e o acesso aos Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande.
Orientador: Derocina Alves Campos Sosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora. (Carga horária: 145h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2014 - 2014
Projeto Desenvolvimento Artístico e Cultural-Oficina de Tambores Maçambique. (Carga horária: 5h).
Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul, SESC- RS, Brasil.
2013 - 2013
Relações Étnicos Raciais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2002 - 2002
Oficinas de Teatro. (Carga horária: 30h).
Circuito Gaúcho de Teatro, CGT, Brasil.
2002 - 2002
Oficinas de Teatro. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.
2001 - 2001
Oficinas de Teatro. (Carga horária: 100h).
Secretaria Municipal de Educação e Cultura, SMEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II
Outras informações
Disciplina ministrada História 6° ao 9° ano

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Participa do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP) coordenado pelo Professor Dr. Vilmar Alves Pereira. Atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Ações afirmativas no Ensino superior: acesso e permanência de estudantes de origem popular; Formação de educadores populares; Hermenêutica e Educação Ambiental Popular.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaboradora Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Subprograma PAIETS, Carga horária: 20
Outras informações
O PAIETS está envolvido com auxílio ao ingresso e permanência das camadas populares na universidade, no que se refere especificamente aos discentes indígenas e quilombolas têm o intuito de auxiliar a permanência desses sujeitos no espaço acadêmico. O Programa tem ações nos contextos dos pré-vestibulares populares, Projeto de Educação para pescadores e Subprograma Indígena e Quilombolas, seu Coordenador Geral é o Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
Desenvolver atividades na área de questões etnicorraciais, história da África, cultura das comunidades negras e indígenas, pesquisa com grupos em vulnerabilidade social e econômica. Atuando na linha de pesquisa Igualdade e Equidade Etnicorracial,

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Tal atividade é financiada pela CAPES, com o intuito de propiciar aos acadêmicos de licenciaturas vivenciar experiências formativas no âmbito da sala de aula. Para tal, o acadêmico exerce atividades referente a sua área de atuação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mascarenhas de Moraes. O Projeto de Extensão visa inserir os licenciandos no ambiente escolar para vivenciar a prática. Além disso, este novo edital do PIBID, tem como ênfase a inserção da História e Cultura Afro-Brasileira em sala de aula, devido a Lei Federal 10.639/03 que institui a obrigatoriedade desta no âmago escolar

Atividades

11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Educação - IE - FURG, .

06/2013 - 04/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e da informação - ICHI, .



Linhas de pesquisa


1.
Ações afirmativas no Ensino superior: acesso e permanência de estudantes de origem popular

Objetivo: Realizar estudos a partir da experiência da Educação Ambiental e Popular nos contextos de pré-universitários populares; pesquisas sobre as políticas de acompanhamento e permanência dos sujeitos populares e oriundos de comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas). A linha de pesquisa, ainda propõe-se a compreender em que medida o ingresso das camadas historicamente negligenciadas ao ensino superior vêm transformando o espaço acadêmico em um horizonte mais democrático e popular e emancipado..
Palavras-chave: Pré-universitários Populares; Acesso; Permanência.
2.
Formação de educadores populares

Objetivo: A linha abarca os trabalhos que contribuem com a formação de educadores populares nos diferentes contextos educativos (parcerias com secretarias de educação estadual e municipal; pré-universitários populares; projetos de EJA, Educação do Campo, entre outros)..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: formação; Educadores Populares; Educadores Ambientais; Educadores do Campo.
3.
Hermenêutica e Educação Ambiental Popular

Objetivo: A linha de pesquisa aborda os horizontes compreensivos no campo da Educação Ambiental Popular, tendo como orientação seus fundamentos e possíveis desdobramentos no mundo prático..
Palavras-chave: fundamentos; Educação Ambiental; Educação Popular.
4.
Igualdade e Equidade Etnicorracial

Objetivo: Desenvolver atividades na área de questões etnicorraciais, história da África, cultura das comunidades negras e indígenas, pesquisa com grupos em vulnerabilidade social e econômica..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: história da Africa; negritude; comunidades indígenas; comunidades quilombolas.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP)
Descrição: O grupo de trabalho tem como proposta abordar os Fundamentos da Educação Ambiental e da Educação Popular, buscando compreender quais as aproximações existentes entre essas concepções educativas no horizonte de uma Educação Ambiental e Popular. O grupo constitui-se enquanto espaço formativo a partir de pesquisadores que estudam na perspectiva da construção de um projeto popular de sociedade, reconfigurando os campos da ciência e da educação num sentido dialógico e crítico, atuando nos seguintes espaços: pós-graduação em Educação; pré-universitários populares, espaços do campo junto aos povos tradicionais. Nesse sentido, o grupo aborda leituras hermenêuticas, nas dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas; realiza estudos no bojo da educação básica regular e de Jovens e Adultos (EJA); pesquisa sobre o ingresso e permanência das camadas populares e dos povos tradicionais na Universidade pública no horizonte do campo dos Fundamentos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciane Dos Santos Avila - Integrante / Júlia Guimarães Neves - Integrante / Lisiane Costa Claro - Integrante / Veridiana Gomes Caseira - Integrante / Vilmar Alves Pereira - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 9
2013 - 2013
Sustentabilidade e (in) sustentabilidade da e na , no período de à cidade: política, natureza/meio ambiente e conflitos no extremo sul do Brasil (Rio Grande)
Descrição: O Observatório na Cidade do Rio Grande registrará e divulgará manifestações públicas coletivas na cidade visando constituir-se num banco de dados dos conflitos em sua multiplicidade, e assim oferecem rico material para desvendar as desigualdades urbanas e as relações da população com sua cidade e as políticas públicas. A linha de pesquisa está em implementação em parceria com ETTERN/IPPUR e de projeto aprovado Edital Universal 2010. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena
Descrição: O Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena da Furg (NEABI-FURG) é um programa de extensão que visa contribuir para uma discussão além do espaço acadêmico, refletindo sobre o contexto histórico, social e cultural de comunidades tradicionais na região sul do Rio Grande do Sul. Constituiu-se como um núcleo a partir da participação e da demanda de estudos sobre a população negra e indígena da região sul, contando com a discussão junto à comunidade local, estudantes e professores dos mais diferentes institutos da Universidade. Esse núcleo foi pensado seguindo algumas discussões e pesquisas de técnicos, acadêmicos, professores de diferentes institutos da Universidade Federal de Rio Grande e comunidade não acadêmica e que estavam interessados em discutir etnicorraciais. O NEABI FURG possui como público primário os graduandos interessados na difusão da pesquisa, ensino e extensão relacionada às Ações Afirmativas, em especial os estudantes provenientes de escola pública, reserva de vagas, indígenas, quilombolas e afro-descendentes, de forma a auxiliar na formação qualificada e geração de renda. Como público secundário, o NEABI-FURG procura conectar-se com os movimentos sociais, escolas da rede pública, comunidades tradicionais e outras modalidades de expressão social relacionadas aos temas das ações afirmativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Luciane Dos Santos Avila - Integrante / Cassiane de Freitas Paixão - Coordenador / kathleen kate Dominguez Aguirre - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - Subprojeto História
Descrição: O presente Projeto de Extensão visa inserir os licenciandos no ambiente escolar para vivenciar a prática. Além disso, este novo edital do PIBID, tem como ênfase a inserção da História e Cultura Afro-Brasileira em sala de aula, devido a Lei Federal 10.639/03 que institui a obrigatoriedade desta no âmago escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - Subprojeto História
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - Subprojeto PIBID de História, tem por objetivo precípuo a formação plena de alunos bolsistas da Licenciatura, contribuindo também, para a educação continuada dos professores que atuam na rede de ensino fundamental e/ou médio. Assim, o projeto visa o desenvolvimento dos bolsistas a frente de uma turma, antecipando o vínculo entre futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais de Educação. (Portal MEC). A coordenadora do PIBID de História optou por trabalhar com escolas rurais. Assim desenvolvendo atividades semanais na Escola Olavo Bilac, situada na localidade Vila da Quinta na cidade do Rio Grande. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação:.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Nucleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena-NEABI FURG
Descrição: O Núcleo de Estudos Afro- Brasileiro e Indígena da Universidade Federal de Rio Grande possui como principal proposta reunir projetos de pesquisa, ensino e extensão das diferentes áreas de conhecimento que possuem a temática étnico-racial no desenvolvimento de suas ações. O Núcleo reúne pesquisas e ações que abrangem estudos sobre clubes sociais negros,assessoria jurídica para questões étnico-raciais, ações de desenvolvimento para promoção da equidade social, seminário de formação docente, estudos sobre gênero, confecção de material pedagógico para auxiliar na formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Comunidades FURG - COMUF
Descrição: O programa Comunidades-FURG se propõe a agir sobre demandas sociais apresentadas à universidade contemporânea ao ressaltar seu papel de agente conectado às comunidades. Procura reunir alternativas sociais de caráter transformador sobre a realidade, em especial a partir da Museologia Social e da História. Nesse sentido, procura criar mecanismos de mediação entre os interesses das comunidades e os canais que a universidade possui para dar visibilidade aos problemas, prestar serviços e disponibilizar apoio técnico-científico, quando solicitada, na concretização de ações de proteção e reconhecimento de práticas-saberes tradicionais, políticas de inclusão e ações pró-patrimônio. Nesse sentido, o COMUF é composto por alunos provenientes de comunidades diretamente afetadas pelas pressões da modernização do município de Rio Grande e do Rio Grande do Sul, assim como de cotistas e outros universitários interessados em combater desigualdades, racismos, processos de exclusão e deteriorização do patrimônio mediante a construção de ações fundamentadas na História, Museologia Social, Constituição Brasileira, Legislação Patrimonial..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Quilombolas Somos Nós: memórias afro-brasileiras na Vila da Quinta
Descrição: O projeto tem como objetivo interagir com a Comunidade em suas demandas, e colaborar para que a Universidade seja mediadora na obtenção de direitos a essas populações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Trabalho Destaque da XI Mostra da Produção Universitária- intitulado Quilombo Macanudos, Universidade Federal do Rio Grande.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AVILA, L. S.2017AVILA, L. S.; SOARES, L.P.S. . DOCÊNCIA, RACISMO E AÇÕES AFIRMATIVAS ATRAVÉS DAS MÍDIAS CINEMÁTICAS. INTERACCOES, v. 13, p. 204-218, 2017.

2.
AVILA, L. S.2015AVILA, L. S.. Relações Étnico-Raciais e Ações Afirmativas. REVISTA DO LHISTE - LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, v. 2, p. 257-273, 2015.

3.
MATOS, J. S.2013 MATOS, J. S. ; AVILA, L. S. ; SANTOS, F.S. . A escrita de Pero Vaz de Caminha e as características da história moderna para o ensino de história.. Revista Latino-Americana de História, v. 02, p. 965-976, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
AVILA, L. S.. A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. In: Vilmar Alves Pereira; Sirlei Nadia Schirmer; Daniele Barros Jardim. (Org.). A política de ações afirmativas na FURG: um espaço de formação permanente. 1ed.Rio Grande: Editora da FURG, 2016, v. 1, p. 209-231.

2.
AVILA, L. S.. Educação Popular: PAIETS Indígena e Quilombola. In: Vilmar Alves Pereira, Sicero Agostinho Miranda. (Org.). Olhares Sul-Rio- Grandense sobre a educação de jovens e adultos e a educação popular. 1ed.Passo Fundo: Livraria e Editora Méritos, 2016, v. , p. 119-134.

3.
AVILA, L. S.; SANTOS, F.S. ; PEREIRA, G.L . O massacre da Linha do Parque e o jornal O Tempo maio de 1950. In: Francisco das Neves Alves. (Org.). Cultura e Identidades do Rio Grande. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2013, v. , p. 452-464.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AVILA, L. S.; GOULART, T. E. S. ; C. BOTELHO, Thamires ; JOHN, J. C. ; FORTES, C. ; RODRIGUES, T. N. ; BRANDAO, C. L. M. ; AMARO, T. V. ; PIRES, J.O . Coletivo Macanudos: a luta pela democratização da Universidade. In: III ENCONTRO DOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES, 2015, Rio Grande. Anais do III Encontro dos Pré-universitários Populares. Rio Grande: Ed. da FURG, 2015. p. 87-96.

2.
SANTOS, F. S. ; SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. . O ESPAÇO EM BRANCO DO NEGRO NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO SEGUNDO REINADO AO PÓS-ABOLIÇÃO. In: X Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros: Identidades diaspóricas: Trânsitos culturais, políticos e sociais, 2014, Porto Alegre. Anais da X Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros, 2014.

3.
SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. ; SANTOS, F.S. . A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA. In: X Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros, 2014, Porto Alegre. ANAIS DA X JORNADA ESTADUAL DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS 2014, 2014.

4.
SANTOS, F. S. ; SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. ; RODRIGUES, E. S. . Uso de Documentos em Sala de Aula: Aproximando o Aluno das Realidades Passadas. In: III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes, 2014, Rio Grande. Anais do III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Protagonismos, Culturas e Incompletudes. Rio Grande: Pluscom Editora, 2014. p. 25.

5.
AVILA, L. S.; SANTOS, F. S. ; SOARES, L.P.S. . O Silenciamento do Negro no Livro Didático - Do Segundo Reinado ao Pós-Abolição. In: Seminário de Políticas Publicas de Inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo Rio-grandino, 2013, Rio Grande. Anais do Seminário de Políticas Publicas de Inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo Rio-grandino. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. p. 150-159.

6.
SOARES, L.P.S. ; SILVA, A. S. ; AVILA, L. S. . O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira através das mídias cinemáticas.. In: Seminário de Políticas Publicas de Inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo Rio-grandino, 2013, Rio Grande. Anais do Seminário de Políticas Publicas de Inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo Rio-grandino. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. p. 170-178.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AVILA, L. S.. POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. In: IV SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLAGO: Escola & Universidade: Utopias, Tempos e Experiências, 2016, Rio Grande. IV SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLAGO: Escola & Universidade: Utopias, Tempos e Experiências. Rio Grande: Pluscom Editora, 2016. v. 1. p. 236-239.

2.
AVILA, L. S.. O ENSINO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes, 2015, Rio Grande. Anais do III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Protagonismos, Culturas e Incompletudes.. Rio Grande: Pluscom Editora, 2015. p. 215-218.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. G. S. ; LOPES, E. D. S. ; AVILA, L. S. . BONECAS ABAYOMI: ESTÉTICA, CULTURA E DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE. In: III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO Protagonismos, culturas e incompletudes., 2015, Rio Grande. Anais do III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO Protagonismos, culturas e incompletudes.. Rio Grande: PLUSCON Editora, 2015. p. 301-301.

2.
AVILA, L. S.. EDUCAÇÃO JESUÍTICA: O CRITÉRIO BRANQUEADOR NO PROCESSO DE ENSINO FORMAL BRASILEIRO .............. 106. In: IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2015, Rio Grande. IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. Duque de Caxias Rio de Janeiro: Editora UNIGRANRIO, 2015. p. 106-106.

3.
SANTOS, F. S. ; PIRES, J.O ; AVILA, L. S. . Identidades Negras nos Distritos de Rio Grande: Projeto 'Quilombolas somos nós'. In: XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 2012, Rio Grande. caderno de resumos XI Encontro Estadual de História - História memória e patrimônio. Rio Grande: Pluscom, 2012. p. 312-312.

4.
BRANDAO, L. S. ; AVILA, L. S. . Quilombo: questão de constitucionalidade. In: III Seminário de História Política, 2012, Santa Maria. III Seminário de História Política: Campos da História Política. Rio Grande: Pluscom Editora, 2012. p. 285-285.

5.
AVILA, L. S.. Pesquisa Sobre o Ensino de História. In: XVII Jonada de ensino de História e Educação - 'Ensino de História no Cone Sul: Patrimônio Cultural, Territórios e Fronteiras', 2011, Jaguarão. XVII Jornada de Ensino de História e Educação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
AVILA, L. S.. Identidade Negra e Afirmação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AVILA, L. S.. Pertencimento, Identidade Negra e Ações Afirmativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
AVILA, L. S.. O PROJETO EDUCACIONAL BRASILEIRO PARA AS POPULAÇÕES INDÍGENAS E O IDEAL CIVILIZATÓRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AVILA, L. S.. Negras e Negros na universidade: Permanência, relações étnicos raciais e currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, F.S. ; SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. ; RODRIGUES, E. S. . Uso de Documentos em Sala de Aula: Aproximando o Aluno das Realidades Passadas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, L. O. ; AVILA, L. S. . Aprendendo a mediar o conhecimento em História: Problematizações e Construções Autônomas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. ; SANTOS, F.S. . A representação da História Afro-Brasileira nos livros didáticos de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, F.S. ; SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. . O espaço em branco do negro no livro didático: uma análise comparativa do segundo reinado ao pós-abolição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AVILA, L. S.; SANTOS, F. S. ; PEREIRA, G.L . O Massacre da Linha do Parque E O Jornal 'O Tempo' Maio de 1950. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AVILA, L. S.; BORGES, L. O. ; SOSA, D. A. C. . Projeto Eu tenho História: Revolução Francesa e as Manifestações no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MATOS, J. S. ; AVILA, L. S. ; SANTOS, F.S. . A escrita de Pero Vaz de Caminha e as características da história moderna para o ensino de história.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
AVILA, L. S.; GOULART, T. E. S. ; OLIVEIRA, J. P. . Políticas Afirmativas- Sistema de Cotas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SOARES, L.P.S. ; SILVA, A. S. ; AVILA, L. S. . O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira através das mídias cinemáticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
AVILA, L. S.; SOARES, L.P.S. ; SANTOS, F. S. . O Silenciamento do Negro no Livro Didático - Do Segundo Reinado ao Pós-Abolição. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRANDÃO, L.S. ; AVILA, L. S. . Quilombo: Questão de Constitucionalidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AVILA, L. S.; SANTOS, F.S. ; PIRES, J.O . Identidades Negras nos Distritos de Rio Grande: Projeto 'Quilombolas Somos Nós'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANTOS, F.S. ; AVILA, L. S. ; GOULART, T. E. S. . Saberes Populares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
BAPTISTA, J. T. ; GOULART, T. E. S. ; GRUNDEMANN, H. R. ; AVILA, L. S. ; BOITA, T. ; BORGES, A. S. ; OLIVEIRA, J. P. . Programa de Extensão Comunidades Furg (COMUF):História, Direitos Humanos e patrimônios das Comunidades de Rio Grande. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
AVILA, L. S.; SANTOS, F.S. ; GOULART, T. E. S. . Quilombo Macanudo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
AVILA, L. S.; BORGES, L. O. . Eu Tenho Historia: O Cotidiano E O Processo De Ensino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
AVILA, L. S.. Pesquisa Sobre o Ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOARES, L.P.S. ; BORGES, L. O. ; AVILA, L. S. . Do Giz às Tecnologias: Encantamentos na Sala de Aula. 2014 (Curso de Curta Duração Ministrado).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
AVILA, L. S.; BRANDÃO, L.S. . CONSCIÊNCIA NEGRA. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
LOPES, E. D. S. ; SILVA, R. G. S. ; AVILA, L. S. . Coletivo Quilombola e Paiets: Bonecas Abayomis e a cultura de resistência. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AVILA, L. S.. 'III Seminário Interfaces Pedagógicas O que estamos aprendendo?'. 2015. (Palestra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. . Século XX: Uma Temporada Entre o Bem e o Mal. 2004. Teatral.

2.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. . O Mistério de Feiurinha. 2003. Teatral.

3.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. . Noite dos Esquetes. 2002. Teatral.

4.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. ; SILVA, L. F. P. ; GALIZA, I. ; GONCALVES, D. ; SILVEIRA, G. ; GALIZA, F. . Filosofando. 2002. Teatral.

5.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. . Noite dos Esquetes: XIV Semana de Cultura de Rio Grande. 2001. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A Política de Ações da FURG: um espaço de formação permanente" "Clubes Sociais Negros". 2016. (Outra).

2.
Resquícios da escravização no serviço doméstico. 2016. (Outra).

3.
V SIGAM ? Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória.?Os resquícios da escravização no serviço doméstico: as potencialidades pedagógicas da performance na formação docente em Teatro? e. 2016. (Simpósio).

4.
III ENCONTRO DOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES.Coletivo Macanudos: a luta pela democratização da universidade. 2015. (Encontro).

5.
III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes.O ENSINO E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. 2015. (Seminário).

6.
III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes.. 2015. (Seminário).

7.
XXI Jornada de Ensino de História e Educação: Interculturalidade, Educação e Diversidade: o que pode o professor de História?.Relações étnico-raciais e ações afirmativas: discussões sobre currículo. 2015. (Outra).

8.
Encontro Institucional com Lideranças e Estudantes Indígenas. 2014. (Outra).

9.
II SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Memórias, tecnologias e ludicidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias.Eu Tenho Historia: O Cotidiano E O Processo De Ensino. 2014. (Seminário).

10.
Invisibilidade/s, descolonialidade/s e a cidade. 2014. (Encontro).

11.
Seminário Internacional para pensar a pesquisa histórica: o sesquicentenário da Guerra do Paraguai e os 125 anos da República. 2014. (Seminário).

12.
XI JEAB - Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros - Identidades Diaspóricas: Trânsitos Culturais, Políticos e Sociais.O espaço em branco do negro no livro didático: uma análise comparativa do segundo reinado ao pós-abolição. 2014. (Outra).

13.
XI JEAB - Jornada Estadual de Estudos Afro-Brasileiros - Identidades Diaspóricas: Trânsitos Culturais, Políticos e Sociais.A representação da História Afro-Brasileira nos livros didáticos de História. 2014. (Outra).

14.
I Edição do Cinedebate 2013 "Documentário: De volta- Situação da população carcerária do Brasil". 2013. (Outra).

15.
II Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2013. (Outra).

16.
I Seminário cultura e identidades do Rio Grande.O Massacre da Linha do Parque E O Jornal. 2013. (Seminário).

17.
Pare, Pense, Por quê? Debate sobre Educação Pública e Privada, Debate sobre Redução da Maioridade Penal e Identidade, história e memória negra.Debate sobre Educação Pública e Privada, Debate sobre Redução da Maioridade Penal e Identidade, História e memória negra. 2013. (Oficina).

18.
Seminário de Políticas Pública de Inserção da história e da cultura afro- brasileira no currículo escolar rio-grandino.O ensino da História e cultura Afro- Brasileira através das mídias cinemáticas. 2013. (Seminário).

19.
Universidade, Ações Afirmativas e Projeto de Nação. 2013. (Outra).

20.
XIX Jornada de Ensino de História e Educação: formação de professores e do III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Seminário).

21.
30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.PROGRAMA DE EXTENSÃO COMUNIDADES FURG (COMUF): HISTÓRIA, DIREITOS HUMANOS E PATRIMÔNIOS DAS COMUNIDADES DE RIO GRANDE. 2012. (Seminário).

22.
III Seminário de História Política: Campos da História Política.Quilombo: questão de constitucionalidade. 2012. (Seminário).

23.
Plenária de Regionalização do Fórun Permanente de Educação e Diversidade Etnorracial do RS. 2012. (Outra).

24.
XI Encontro Estadual de História- História, memória e patrimônio. 2012. (Encontro).

25.
XI Mostra Da Produção Universitária - XV Seminário de Extensão.Quilombo Macanudo. 2012. (Outra).

26.
"9" Semana Nacional de Museus". 2011. (Encontro).

27.
1° Encontro Sobre Violência na Escola: Um Desafio a Ser Enfrentado. 2011. (Encontro).

28.
Formação em Patrimônio Comunitário. 2011. (Outra).

29.
II Seminário de História Política: Olhares além das práticas. 2011. (Seminário).

30.
I Seminário da Juventude do Conselho Municipal de Desenvolvimento Cultural da Comunidade Negra- COMDESCCON "Trajetórias Negras". 2011. (Seminário).

31.
I Seminário de História e Patrimônio: diálogos e perspectivas. 2011. (Seminário).

32.
X Mostra de Produção Universitária. 2011. (Outra).

33.
XVII Jornada de Ensino de História e Educação.Ditaduras civil-militares do Cone-Sul: experiências de trabalho e práticas para a sala de aula. 2011. (Oficina).

34.
XVII Jornada de Ensino de História e Educação.Enseñaza de la Historia de la recuperación de la Memoria Colectiva de la comunidad Kolla del Norte Argentino. 2011. (Oficina).

35.
XVII- Jornada de Ensino de História e Educação-.Pesquisa Sobre o Ensino de História. 2011. (Seminário).

36.
XV Semana acadêmica de História e Ambiente: Olhares sobre a I Jornada Gaúcha de História Ambiental. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOULART, T. E. S. ; AVILA, L. S. ; RODRIGUES, T. N. ; AMARO, T. V. ; JOHN, J. C. . Acolhida Cidadã do Coletivo Macanudos: Afirmação e Identidade Negra . 2016. (Outro).

2.
AVILA, L. S.; AVILA, L. S. BALDUINO, A.A THUM, Carmo ROCHA, C. T. AVILA, D. V. LOPRESTI, G. C. BOCALON, H. CARDOSO, I. F SOUZA, J. N. COSTA, J. R. CHIMIESKI, J. F. M. NEVES, J. G. SILVA, K. C. R. CHILANTI, L. GUIMARAES, L. P. CLARO, L. C. COLARES, M. C. RODRIGUES, M. S. HEITLING, M. ALVES, R. S. PEREIRA, R. A. VALENTINI, R. A. B. MIRANDA, S. A. AMARAL, T. S. ANCHIETA, T. O. , et al.SOUZA, V. V. CASEIRA, V. G. PEREIRA, V. A. ; III ENCONTRO DOS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES. 2015. (Outro).

3.
AVILA, L. S.; RODRIGUES, T. N. ; GOULART, T. E. S. . Acolhida Coletivo Macanudos. 2015. (Outro).

4.
SOARES, L.P.S. ; AVILA, L. S. ; SANTOS, F.S. . III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes. 2015. (Outro).

5.
AVILA, L. S.; RODRIGUES, T. N. ; GOULART, T. E. S. ; AMARO, T. V. ; JOHN, J. C. ; AMARRAL, R. M. . I Seminário de Negras e Negros de Rio Grande: contra a fantástica fábrica de cadáveres, a fúria negra ressuscita outra vez - Nós por nós. 2015. (Outro).

6.
CAETANO, Marcio. ; AVILA, L. S. . VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. 2014. (Congresso).

7.
CHAIGAR, V. A. M. ; AVILA, L. S. ; SOARES, L.P.S. ; SANTOS, F. S. . II SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Memórias, tecnologias e ludicidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias. 2014. (Outro).

8.
AVILA, L. S.; GOULART, T. E. S. ; PAIXÃO, C.F ; PIRES, J.O . Pare, Pense, Por quê? Debate sobre Educação Pública e Privada, Debate sobre Redução da Maioridade Penal e Identidade, história e memória negra. 2013. (Outro).

9.
SILVA, J.A ; AVILA, L. S. ; OLIVEIRA, J. P. . Plenária Regional do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicorracial do RS ? Região Sul ? Rio Grande. 2012. (Outro).

10.
CALVETE, E. ; AVILA, L. S. ; SILVA, L. F. P. . 15° Semana de Arte e Cultura. 2002. (Outro).




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