Ana Cláudia Teixeira de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9771767166135659
  • Última atualização do currículo em 13/04/2017


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz) com pesquisa sobre os impactos, as influências e os efeitos da experiência da AIDS na organização política, institucional e em ONGs da comunidade LGBT na cidade do Rio de Janeiro (1980-2000). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2015). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de História da PUC-Rio de 2011 a 2012; e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de História da PUC-Rio entre os anos de 2012 e 2015. Tem interesse nos seguintes temas: gênero, sexualidade, formação do movimento LGBT, AIDS, história das doenças e da saúde e ensino e aprendizagem de história. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Cláudia Teixeira de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, Ana Cláudia T. de

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz.
Avenida Brasil, 4036
Manguinhos
21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38829093


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil. Orientador: Dilene Raimundo do Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Título: Sexualidade e Identidade de Gênero em debate na Aula de História: Por que não?.
Orientador: Juçara da Silva Barbosa de Mello.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC- RIO, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Figueira, CEF, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
O filme histórico: imaginação, ciência e além. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Rio, ANPUH-RIO, Brasil.


Atuação Profissional



Pré Universitário Comunitário Rubem Alves (UFRJ), P.U. RUBEM ALVES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 6


Pré -vestibular Comunitário Pastoral Anchieta (PUC-Rio), PVC P. ANCHIETA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 3



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, Ana Cláudia T. de; MELLO, J. S. B. . Sexualidade e Identidade de Gênero em debate na Aula de História: Por que não?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MATTOS., I. R. ; LIMA, Ana Cláudia T. de . ?Por que ensinar História?? ?Aprender História para quê?? ?Como formar um professor de História??. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MATTOS., I. R. ; LIMA, Ana Cláudia T. de . ?Por que ensinar História?? ?Aprender História para quê?? ?Como formar um professor de História??. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, Ana Cláudia T. de. REPRESENTAÇÕES DE ELIZABETH I DA INGLATERRA: ICONOGRAFIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada Pedagógica: As Licenciaturas Dialogando com a Educação Básica.. 2016. (Seminário).

2.
Jornada de Gênero e Sexualidade do Colégio Pedro II.Sexualidade e Identidade de Gênero em debate na Aula de História: Por que não?. 2016. (Outra).

3.
III Encontro Institucional do PIBID. 2015. (Seminário).

4.
II Jornada Pedagógica: As Licenciaturas Dialogando com a Escola Básica. 2015. (Seminário).

5.
CINE-DEBATE O MARXISMO DE ROSA LUXEMBURGO: 95 ANOS DEPOIS. 2014. (Outra).

6.
II Encontro Institucional do PIBID PUC-Rio: Crescendo com qualidade.Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história?. 2014. (Encontro).

7.
Jornada Pedagógica: Licenciaturas Dialogando com a Escola Básica. 2014. (Outra).

8.
XVI ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA/ ANPUH RIO: SABERES E PRÁTICAS CIENTÍFICAS. 2014. (Encontro).

9.
A Companhia de Jesus e os Índios. 2013. (Seminário).

10.
I Encontro Institucional do PIBID PUC-Rio/ CAPES.Por que ensinar história? Aprender história para quê? Como formar um professor de história?. 2013. (Encontro).

11.
Semana de História 2013.Um testemunho da Segunda Guerra Mundial: a guerra pela ótica de uma a jovem judia alemã que morava na Holanda. 2013. (Outra).

12.
Princesa Isabel: a redentora de carne e osso. 2012. (Outra).

13.
Seminário Internacionla História Social da Cultura (mestrado 25 anos). 2012. (Seminário).

14.
XX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.Representações de Elizabeth I da Inglaterra:iconografia. 2012. (Seminário).

15.
A Companhia de Jesus na América: Pesquisas e Contrastes. 2011. (Seminário).

16.
XIX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio.O imaginário nordestino na literatura do século XX. 2011. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MATTOS., I. R. ; LIMA, Ana Cláudia T. de . ?Por que ensinar História?? ?Aprender História para quê?? ?Como formar um professor de História??. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MATTOS., I. R. ; LIMA, Ana Cláudia T. de . ?Por que ensinar História?? ?Aprender História para quê?? ?Como formar um professor de História??. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de História da PUC-Rio de 2011. 1 a 2012.1 e voluntária de agosto a dezembro de 2012. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de História da PUC-Rio entre agosto de 2012 e julho de 2015, tendo como coordenador Prof. Dr. Ilmar Rohloff de Mattos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 12:43:12