Gabriela Affonso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3813053105886557
  • Última atualização do currículo em 08/05/2015


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na área de Psicologia em Saúde e Desenvolvimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental voltada para Educação Alimentar focada em indivíduos com sobrepeso e obesidade. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-UPS) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Affonso
Nome em citações bibliográficas
AFFONSO, G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo.
Av. Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040901 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36023670


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Psicologia USP-RP.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP.
Título: Investigação de efetividade e preditores de adesão de um Programa Cognitivo-Comportamental para Educação Alimentar,Orientador: Carmem Beatriz Neufeld.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2012 - 2013
Graduação em Bacharelado Especial em Pesquisa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Caracterização de variáveis psicológicas dos participantes do Programa de Reeducação Alimentar da USP-RP (PRAUSP).
Orientador: Carmem Beatriz Neufeld.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Acesso às bases de dados. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso: Terapia do Esquema: Teoria e prática. (Carga horária: 3h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
2012 - 2012
Treinamento Teórico-Prático em TCC em grupos. (Carga horária: 10h).
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da USP.
2012 - 2012
Workshop Internacional: Donna Sudak. (Carga horária: 14h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas.
2011 - 2011
TCC: da Infância à Vida Adulta. (Carga horária: 8h).
Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.


Atuação Profissional



Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP- USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiária


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária, Carga horária: 5
Outras informações
Monitoria voluntária na Disciplina de Distúrbios Emocionais, Cognitivos e Comportamentais na Infância e na Adolescência.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estagiária em Terapia Cognitivo-Comportamental em psicoterapia individual e grupal

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 12

Atividades

02/2013 - Atual
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. Supervisionado pela prof Dra. Carmem Beatriz Neufeld, é caracterizado por intervenções cognitivo-comportamentais em um grupo de reeducação alimentar. Carga horária semanal: 6 hs..
02/2013 - Atual
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisionado pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, é caracterizado pelo atendimento individual a pacientes adultos e infantis, em terapia cognitivo-comportamental. Carga horária semanal: 10 hs..
02/2012 - 12/2012
Estágios , Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Estágio realizado
Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental. Supervisionado pela prof. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, é caracterizado pelo atendimento individual a pacientes adultos e infantis, em terapia cognitivo-comportamental. Carga horária semanal: 10 hs..
02/2012 - 12/2012
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. Supervisionado pela prof Dra. Carmem Beatriz Neufeld, é caracterizado por intervenções cognitivo-comportamentais em um grupo de reeducação alimentar. Carga horária semanal: 6 hs..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Investigação de efetividade e preditores de adesão de um Programa Cognitivo-Comportamental para Educação Alimentar
Descrição: O sobrepeso e a obesidade são considerados epidemia mundial e são fatores de risco para um grande número de doenças crônicas, estando associados à maior mortalidade geral e a maior morbidez (OMS, 1997). Sabe-se que aspectos emocionais e psicológicos atuam como mantenedores e retro alimentadores desta condição crônica (Vasques, Martins, & Azevedo, 2004).Este projeto tem como objetivo geral avaliar a efetividade das intervenções realizadas no Programa Cognitivo-Comportamental de Educação Alimentar desenvolvido na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, no período entre 2010 e 2013, e investigar a adesão dos participantes aos grupos. Trata-se de uma análise quase-experimental, uma vez que objetiva primariamente verificar a eficácia da intervenção em TCC, tendo dois grupos: o que recebeu a intervenção em TCC (grupo experimental), e o que não recebeu a intervenção (grupo de comparação não equivalente). O estudo será realizado a partir de uma amostra do banco de dados do PRAUSP, no período de 2010 a 2013, que contém informações de aproximadamente 186 pessoas que concluíram ou não o programa. Todos os participantes são adultos de ambos os sexos, com idade média de 43 anos (DP=12,5). Dentre estes, 149 são mulheres e os 39 restantes são homens. Os instrumentos utilizados foram, além da coleta de peso e altura, as escalas Beck de Ansiedade (BAI), depressão (BDI) e desesperança (BHS), uma Escala de compulsão alimentar periódica (ECAP) e a Escala de Figuras de Silhuetas (EFS). Os dados serão analisados com estatística descritiva e inferencial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Relações entre sexo, classificações de IMC e índices de ansiedade, depressão, desesperança, compulsão alimentar e percepção da imagem corporal em participantes do Programa de Reeducação Alimentar da USP-RP (PRAUSP)
Descrição: Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade já representa um risco à saúde pública sendo considerada há mais de 10 anos uma epidemia mundial. Além disso, o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para um grande número de doenças crônicas, estando associados à maior mortalidade geral. O indivíduo obeso apresenta aspectos emocionais e psicológicos que podem ser identificados como causadores, mantenedores ou retroalimentadores da obesidade. Assim, apesar do consenso na literatura de que a vulnerabilidade à obesidade é amplamente determinada biologicamente, seus correlatos psicológicos podem ser altamente relevantes para o manejo clínico de indivíduos obesos. A partir disso, foi realizado um estudo inicial que se propôs a caracterizar a população que procura um serviço de reeducação alimentar, através da análise de frequência de variáveis psicológicas, quer sejam: depressão, desesperança, ansiedade, compulsão alimentar e percepção da imagem corporal, além dos dados de IMC, idade, sexo e escolaridade. Uma vez que essa análise permite observar como essas variáveis aparecem nessa população, o presente estudo se propõe a aprofundar essa primeira análise, buscando investigar relações entre as variáveis observadas. Assim, objetiva-se investigar se há relações entre sexo, as classificações de IMC e as variáveis psicológicas já citadas. Dessa maneira, esse estudo contribuirá, de forma mais abrangente, para dar subsídios para um melhor entendimento acerca do funcionamento desses fenômenos multifacetados e, consequentemente, contribuir na formação de conhecimento para melhoria do atendimento a essa população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gabriela Affonso - Integrante / Carmem Beatriz Neufeld - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Caracterização de variáveis psicológicas dos participantes do Programa de Reeducação Alimentar da USP-RP (PRAUSP)
Descrição: A obesidade já representa um risco à saúde pública sendo considerada há mais de 10 anos uma epidemia mundial. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para um grande número de doenças crônicas, estando associados à maior mortalidade geral e a maior morbidez com doenças como hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares etc. A obesidade pode ser considerada basicamente como um transtorno de comportamento que reflete um excesso de consumo de comida comparado com o dispêndio de energia, entretanto, o indivíduo obeso apresenta aspectos emocionais e psicológicos que podem ser identificados como causadores, mantenedores ou retroalimentadores da obesidade. Sendo assim, e este estudo visa caracterizar a população que procura programas de Reeducação Alimentar buscando contribuir de forma direta para uma maior delimitação da população com sobrepeso e obesa, caracterizando-a quanto a importantes indicadores como depressão, desesperança, ansiedade, compulsão alimentar e auto percepção da imagem corporal, além dos dados de IMC, idade, sexo e escolaridade. Isso se revela de extrema necessidade dado o contexto de prevalência dessas comorbidades associado à falta de dados que ultrapassem o aspecto puramente biológico. Além disso, o estudo também contribui para construção do conhecimento que permitirá melhoria da qualidade dos serviços de saúde para essa clientela através do melhor entendimento acerca do funcionamento desses fenômenos multifacetados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Poster premiado: Efeitos de uma intervenção em grupo de um Programa de Terapia Cognitivo-Comportamental para Educação Alimentar sob a ansiedade e depressão, destinada a pacientes com sobrepeso e obes, X Congresso de Terapias Cognitivas.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NEUFELD, C. B. ; AFFONSO, G. ; MORENO, A. L. . PRO-META: Programa Cognitivo-Comportamental de Educação Alimentar em Grupo. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Synopsys, 2014, v. 1, p. 44-79.

2.
NARDI, P. C. ; AFFONSO, G. ; SILVA, B. R. ; NEUFELD, C. B. . Fobia Específica, Tipo Animal: Terapia Cognitivo-Comportamental para Catsaridafobia. Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Synopsys, 2014, v. 1, p. 274-305.

3.
MENDES, A. I. F. ; AFFONSO, G. ; NEUFELD, C. B. . Estudo de Caso de Transtorno Desafiador Opositivo na Abordagem Cognitivo-Comportamental. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Synopsys, 2014, v. 1, p. 378-411.

4.
NEUFELD, C. B. ; MORENO, A. L. ; AFFONSO, G. . Programas cognitivo-comportamentais direcionados para obesidade e emagrecimento. In: Cristiane Figueiredo; Angela Donato Oliva; Eliane Mary de Oliveira Falcone. (Org.). Produções em terapia cognitivo-comportamental. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 233-244.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AFFONSO, G.; BRAGA, C. M. S. ; PÁDUA, F. L. A. ; OLIVEIRA, S. B. ; ZAR, T. ; SOUSA, B. M. ; BERNARDINO, L. G. ; FUKUSIMA, S. S. . DIFERENÇAS DO DESEMPENHO NA IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS NOS HEMICAMPOS VISUAIS DIREITO E ESQUERDO ENTRE CANHOTAS E DESTROS. In: XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2010, Curitiba. Sessão de Painéis, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
AFFONSO, G.; NARDI, P. C. ; SILVA, B. R. ; NEUFELD, C. B. . Intervenção clínica para fobia específica do tipo animal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AFFONSO, G.; MARTINS, T. ; NEUFELD, C. B. . Resultados de um programa de restruturação cognitiva voltado para alimentação em grupo de programa de reeducação alimentar da Universidade de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AFFONSO, G.; NEUFELD, C. B. . Caracterização de variáveis psicológicas dos participantes do Programa de Reeducação Alimentar da USP-RP (PRAUSP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
AFFONSO, G.; XAVIER, G. S. ; SOUZA, V. C. ; MENDES, A. I. F. ; NEUFELD, C. B. ; LEAL, F. S. ; RIBEIRO, R. P. P. . Intervenções Cognitivo-Comportamentais em grupo do Programa de Reeducação Alimentar da Universidade de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
AFFONSO, G.; XAVIER, G. S. ; SOUZA, V. C. ; MENDES, A. I. F. ; NEUFELD, C. B. ; LEAL, F. S. ; RIBEIRO, R. P. P. . Intervenções Cognitivo-Comportamentais em grupo do Programa de Reeducação Alimentar da Universidade de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AFFONSO, G.; MORENO, A. L. ; NEUFELD, C. B. . Programa de reestruturação cognitiva em grupo de reeducação alimentar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
AFFONSO, G.; DIAS, J. P. ; LONGHINI, L. Z. ; ROSSETTO, C. P. F. ; NEUFELD, C. B. . Treino de habilidades sociais com adolescentes: resultados de uma interveção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AFFONSO, G.. Participação em banca de Zuleica Lopes Toyoshima Martins. Técnicas Expressivas como Recurso Facilitador na Afetividade: Um Estudo de Caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação- Lato Sensu em Psicopeda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

2.
AFFONSO, G.. Participação em banca de Marilia Bruno da Silveira Gonçalves. Aprendizagem e Meio Social: Um Estudo de Caso em Psicopedagogia. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação- Lato Sensu em Psicopeda) - Centro Universitário Moura Lacerda.

3.
AFFONSO, G.. Participação em banca de Regiane Cristina de Oliveira Michelin. O Processo de Ensino Aprendizagem na relação Professor-Aluno: Uma Visão Psicopedagógica do Afeto. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação- Lato Sensu em Psicopeda) - Centro Universitário Moura Lacerda.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Internacional: Emotion Regulation Strategies in Cognitive-Behavioral Therapy. 2015. (Congresso).

2.
X Congresso de Terapias Cognitivas. Efeitos de uma intervenção em grupo de um Programa de Terapia Cognitivo-Comportamental para Educação Alimentar sob a ansiedade e depressão, destinada a pacientes com sobrepeso e obesidade. 2015. (Congresso).

3.
Curso de Atualização sobre o DSM-V. 2014. (Outra).

4.
III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Laboratório de Pesquisa ae Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Pauloe.Caracterização de Variáveis Psicológicas dos Participantes do Programa de Educação Alimentar. 2014. (Outra).

5.
I Seminário Internacional de Pós-Graduação do Laboratório de Pesquisa e a e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 2014. (Seminário).

6.
Moderna TCC para ansiedade social: Além da exposição. 2014. (Outra).

7.
Software de Análise Quantitativa: SPSS Básico. 2014. (Outra).

8.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Resultados de um programa de restruturação cognitiva voltado para alimentação em grupo de programa de reeducação alimentar da Universidade de São Paulo. 2013. (Congresso).

9.
I Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. Treino de habilidades sociais com adolescentes: resultados de uma interveção. 2012. (Congresso).

10.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo.Intervenções Cognitivo-Comportamentais em grupo do Programa de Reeducação Alimentar da Universidade de São Paulo. 2012. (Outra).

11.
IX Congresso da ALAPCO. Intervenções Cognitivo-Comportamentais em grupo do Programa de Reeducação Alimentar da Universidade de São Paulo. 2012. (Congresso).

12.
Workshop Internacional: TCC e TCD para circunstancias clínicas desafiadoras. 2012. (Outra).

13.
Workshop de Terapias Cognitivo-Comportamentais - Da infância à vida adulta. 2011. (Outra).

14.
X Semana da Psicologia: Um turbilhão chamado discurso, uma expressão chamada sujeito.. 2011. (Outra).

15.
III Encontro de Sáude Mental: "(Re)lações familiares: Laços e ações no universo da saúde mental". 2010. (Encontro).

16.
I Jornada de Terapias Cognitvo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2010. (Outra).

17.
IX Semana da Psicologia - "O pulsar da vida: o infinito nos limites do tempo". 2010. (Encontro).

18.
XL Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Diferenças do desempenho na identificação de palavras nos hemicampos visuais direito e esquerdo entre canhotas e destros. 2010. (Congresso).

19.
II Encontro de Saúde Mental. 2009. (Encontro).

20.
I Jornada da Dor no Câncer. 2009. (Outra).

21.
VIII Semana da Psicologia - "Nos interessa o que não é nosso". 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AFFONSO, G.. III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. 2014. (Outro).

2.
AFFONSO, G.. Moderna TCC para ansiedade social: Além da exposição. 2014. (Outro).

3.
AFFONSO, G.. II Jornada de Terapias Cognitivo Comportamentais do Interior de São Paulo. 2012. (Outro).

4.
AFFONSO, G.. Workshop Internacional: Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia Comportamental Dialética para circunstâncias clínicas desafiadoras. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 18:20:36