Flávia Gabriela da Costa Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3509308638718463
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutora em Comunicação pela UNIP - Universidade Paulista e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela mesma instituição (Bolsista CAPES ? PROSUP). Faz parte do grupo de pesquisa em Mídia e Estudos do Imaginário da UNIP. Bacharel em Comunicação com habilitação em Jornalismo pelo UNIFATEA ? Centro Universitário Teresa D? Ávila, pós-graduada em Assessoria, Comunicação e Marketing pela UNITAU - (Universidade de Taubaté). MBA em Marketing e Negócios pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano). Atua como gerente de comunicação institucional - Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e como professora universitária no UNIFATEA - Centro Universitário FATEA (Lorena - SP) e Associação Educacional Dom Bosco - AEDB (Resende -RJ). Tem experiência de mercado na área de Comunicação e Comunicação Estratégica de Marketing. Durante a visita do papa Bento XVI ao Brasil, em 2007, à Aparecida, atuou na coordenação dos trabalhos de Assessoria de Imprensa, junto ao Ministério das Relações Exteriores/ Itamaraty e CELAM ? Conferência Episcopal Latino Americana. Em julho de 2013 coordenou as atividades da Sala de Imprensa e Relações Institucionais do Santuário Nacional durante a visita do Papa Francisco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flávia Gabriela da Costa Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, F. G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Av Dr. Júlio Prestes, S/N
Ponte Alta
12570000 - Aparecida, SP - Brasil
Telefone: (12) 31041000
Ramal: 1040
URL da Homepage: www.A12.com


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: RESSONÂNCIA DO IMAGINÁRIO CULTURAL NAS DEVOÇÕES MARIANAS: Apropriações do Sagrado feminino na Mediosfera, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Malena Segura Contrera.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mídia; Mediosfera; Grande Mãe; Templos Marianos; comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2011 - 2013
Mestrado em Comunicação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: O Católico Ideal: Cultura do Imaterial e Estética Classicista no Portal dos Arautos do Evangelho,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Malena Segura Contrera.
Coorientador: Jorge Miklos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ciber-religião; Imaginário Midiático; Cibercultura; Arautos do Evangelho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia.
2016
Especialização em andamento em Mariologia. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Dehoniana, DEHONIANA, Brasil.
2008 - 2010
Especialização em MBA Gestão de Marketing. (Carga Horária: 360h).
Universidade Salesiana de Lorena, UNISAL, Brasil.
Título: Marketing na Web: Novas tecnologias em rede para construção da marca.
Orientador: Fernando Augusto Lima Fernandes.
2005 - 2006
Especialização em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing. (Carga Horária: 390h).
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: Novas Tendências da Comunicação Pública: Gestão Estratégica para a Eficácia do Processo da Informação.
Orientador: João Batista Gonçalves Pinheiro.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Título: O Jornal como Instrumento Pedagógico.
Orientador: Eliane Freire de Oliveira.




Formação Complementar


2014 - 2014
Construindo Equipes Extraordinárias. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2014 - 2014
Simplesmente Eficaz - Visão Sistêmica de Processos. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2014 - 2014
Mapas Mentais. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2014 - 2014
A arte e o exercício de liderar. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2014 - 2014
Líderes desenvolvendo Líderes. (Carga horária: 4h).
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em V SEMANA INTEGRADA. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Salesiano São Paulo, UNISAL, Brasil.


Atuação Profissional



Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, SN, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Gerente de Comunicação Institucional


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário - UNIP


Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 9


Associaçäo Educacional Dom Bosco, AEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação/Especialidade: Processos da Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa no XIV Encontro de Iniciação Científica, XII Mostra de Pós-Graduação e IV Mostra de Extensão, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARRETO, D.2018BARRETO, D. ; ROSA, F. G. C. ; TANAKA, Y. Y. M. . JORNALISMO LITERÁRIO E O PODER DE CONVENCIMENTO. CADICCOM - Cadernos de Iniciação Científica de Comunicação Social,, v. 1, p. 1, 2018.

2.
ROSA, F. G. C.2014ROSA, F. G. C.. RELIGIÃO NO CYBERSPACE: CULTURA DO IMATERIAL E ESTÉTICA CLASSICISTA NO PORTAL DOS ARAUTOS DO EVANGELHO. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 6, p. 1-13, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROSA, F. G. C.. O Católico Ideal Cultura do Imaterial e Estética Classicista no Portal dos Arautos do Evangelho. 1a. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 120p .

2.
JUNGBLUT, A. L. ; Emerson Sena ; ROSA, F. G. C. ; ALENCAR, G. ; MIKLOS, J. ; TOMASI, J. ; RIGO, K. ; PEREIRA, M. ; SILVA, P. ; VILLASENOR, R. ; SOUZA, R. ; ALVES, S. ; HOOVER, S. ; ECHCHAIBI, N. ; COUTINHO, S. ; AVELLAR, V. . Religiões e Religiosidades no (do) ciberespaço. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial Ltda, 2013. v. 1. 326p .

Capítulos de livros publicados
1.
CONTRERA, M.S. ; ROSA, F. G. C. . A Estratégia do Espetáculo Religioso - Aparecida dos 12 milhões de fieis. In: Richard Romancini, Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). Anais do XIV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2015 : comunicação, cultura e mídias sociais. 21ed.São Paulo: ECA - USP, 2016, v. 01, p. 03-69.

2.
ROSA, F. G. C.. Hiperexposição/ superinformação: templo de Salomão como protagonista do espetáculo midiático contemporâneo. In: Arnaldo Érico Huff Júnior; Ismael de Vasconcelos Ferreira; Waldney de Souza Rodrigues Costa. (Org.). Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras. 01ed.Juiz de Fora: Associação Brasileira de História das Religiões, 2015, v. 01, p. 02-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, F. G. C.. Imaginário Midiático: Contribuições Para Uma Releitura Do Ensino Superior Da Comunicação1. In: XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017, Volta Redonda. 40 anos de Memórias e Histórias, 2017.

2.
ROSA, F. G. C.. Hiperexposição/superinformação: Templo de Salomão como protagonista do espetáculo midiático contemporâneo. In: XIV Simpósio Nacional da ABHR, 2015, Juiz de Fora. Chico Xavier, mística e espiritualidade nas religiões brasileiras, 2015. v. 14. p. 2-1891.

3.
ROSA, F. G. C.. O papel da Comunicação na configuração das cidades-Santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal). In: X Eclesiocom - Comunicação, Religião e Cidades, 2015, São Paulo - SP. Anais do X Eclesiocom. São Bernardo - SP: UMESP, 2015. v. 3. p. 1.

4.
ROSA, F. G. C.. Imaginários Corrompidos: Audiência da Fé a serviço da Mediosfera. In: II Congresso Internacional do CRI2i, 2015, Porto Alegre. A teoria do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015. v. 1. p. 873-889.

5.
ROSA, F. G. C.. A estratégia do espetáculo religioso: Aparecida dos 12 milhões de fiéis. In: XIX Congresso Internacional IBERCOM, 2015, São Paulo. COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIAS SOCIAIS, 2015. v. 1. p. 1-60.

6.
ROSA, F. G. C.. SOBREPOSIÇÕES TEMPORAIS NA CIBERCULTURA: PERFORMANCE DOS ARAUTOS DO EVANGELHO NA INTERNET. In: VII Congresso Internacional em Ciências da Religião: A religião entre o espetáculo e a intimidade, 2014, Goiania. VII CONGRESSO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO: A RELIGIÃO ENTRE O ESPETÁCULO E A INTIMIDADE ? PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO, PUC Goiás, Goiânia, de 08 a 11 de abril de 2014 ? ISSN 2177 - 3963 Página 51 SOBREPOSIÇÕES TEMPO. Goiás - Goiania: Núcleo de Estudos Avançados em Religião e Globalização (NEARG), 2014. v. 1. p. 51-61.

7.
ROSA, F. G. C.; STHAL, M. ; CARDOSO, I. N. A. ; PEREIRA, L. ; SILVA, S. F. . RELIGIÃO NO CYBERSPACE: CULTURA DO IMATERIAL E ESTÉTICA CLASSICISTA NO PORTAL DOS ARAUTOS DO EVANGELHO. In: 9º Interprogramas de Mestrado da Cásper Líbero, 2013, São Paulo - SP. Anais completos do 9º Interprogramas de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo-SP, 22 e 23 de novembro de 2013), 2013.

8.
ROSA, F. G. C.. Religião e Ciberespaço: cultura do imaterial e elementos da estética classicista no portal dos Arautos do Evangelho. In: 1º Simpósio Sudeste da ABHR - 1º Simpósio Internacional da ABHR, 2013, São Paulo. Religião e Ciberespaço: cultura do imaterial e elementos da estética classicista no portal dos Arautos do Evangelho. São Paulo, 2013. v. 1. p. 1926-1945.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROSA, F. G. C.. O papel da comunicação na configuração/formatação das cidades-santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal). Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, F. G. C.. Imaginário Midiático: Contribuições para uma releitura do Ensino Superior da Comunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROSA, F. G. C.; CONTRERA, M.S. . Estratégia do Espetáculo Religioso - Aparecida dos 12 milhões de fieis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ROSA, F. G. C.. Hiperexposição/Superinformação: Templo de Salomão como protagonista do espetáculo midiático contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ROSA, F. G. C.. O papel da Comunicação na configuração das cidades-Santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ROSA, F. G. C.. Imaginários Corrompidos: Audiência da Fé a serviço da Mediosfera. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ROSA, F. G. C.. Sobreposições Temporais na Cibercultura: Performance dos Arautos da Evangelho na Internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ROSA, F. G. C.. Sobreposições Temporais na Cibercultura: Performance dos Arautos da Evangelho na Internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROSA, F. G. C.; STHAL, M. . 9o Interprogramas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROSA, F. G. C.; MIKLOS, J. ; Eduardo Meinberg de A. M. Filho ; JUNGBLUT, A. L. ; PEREIRA, M. ; Emerson Sena ; MASSUCHETI, J. ; RIGO, K. ; VILLASENOR, R. ; ECHCHAIBI, N. ; COUTINHO, S. ; HOOVER, S. . 1º Simpósio Sudeste da ABHR - 1º Simpósio Internacional da ABHR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, C. ; Ederson Santos ; ROSA, F. G. C. . Mídia e Religião. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ROSA, F. G. C.. Arcabouço. 2012. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ALVARELI, L. V. G.; ROSA, F. G. C.; SENA, P. S.. Participação em banca de Paulo César Capucho. A aplicação do Design Thinking na Criação de Programas para TV. 2018.

2.
ALVARELI, L. V. G.; ROSA, F. G. C.; GALVAO, H. M.. Participação em banca de Miriam Lúcia Dias Macedo Rodrigues Alves. Design e Tecnologia: O uso da ferramenta tecnológica Agenda Online colaborativa para otimizar a Comunicação Interna. 2018. Dissertação (Mestrado em Design, Tecnologia e Inovação) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
ROSA, F. G. C.; MIKLOS, J.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Tatiana da Silva Penna. Ecologia da Comunicação na Religiosidade: Um estudo sobre os processos Comunicacionais na tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

4.
MIKLOS, J.; ROSA, F. G. C.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Tatiana da Silva Penna. ECOLOGIA DA COMUNICAÇÃO NA RELIGIOSIDADE: um estudo sobre os processos comunicacionais na Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Teses de doutorado
1.
CONTRERA, M.S.; MIKLOS, J.; HELLER, B.; LANA, L. C. C.; ROSA, F. G. C.. Participação em banca de Maria Joana Casagrande Soares-Correa. A Falácia do Empoderamento Feminino na Mídia: Um Estudo sobre a Periguete para Consumo da Nova Classe Trabalhadora. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

2.
CONTRERA, M.S.; MIKLOS, J.; DEMURU, P.; CIQUINI, F. H.; ROSA, F. G. C.. Participação em banca de Sueli Ferreira Schiavo. Colonização do Imaginário - influência da mídia eletrônica sobre crianças de 0 a 6 anos hiperexpostas às imagens técnincas. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, M. A. L.; ROSA, F. G. C.. Participação em banca de Vivian Diogo Giada.Etica e o Ciberespaço: Influências do Marco Civil da Internet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.

2.
ROSA, F. G. C.; SOUZA, A. L. C.; BRANDAO, V.. Participação em banca de BRUNA BRAUZENES DA CUNHA SOUZA.É FÁCIL FAZER SUCESSO COM O PÚBLICO INFANTIL? COM A PALAVRA, A GALINHA PINTADINHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco.

3.
ROSA, F. G. C.; OLIVEIRA JUNIOR, M. A.; SILVA, E. F.. Participação em banca de Geovana Mara da silva.Mochilando pelo mundo Eu - livro-reportagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
ROSA, F. G. C.; SILVA, E. F.; FARIAS, G. M. A.. Participação em banca de Ana Carolina Madelli Gonçalves e Bruna Carolina Reis Francis.Estruturação de uma agência de mídias sociais e desenvolvimento do plano de Assessoria de Imprensa das redes sociais da candidata a vereadora Elizete Reis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
ROSA, F. G. C.; SILVA, E. F.; FARIAS, G. M. A.. Participação em banca de Hyanne Patrícia Barbosa Rodrigues e José Augusto Lourenço.Projeto Multimídia "Geek-se": Uma mostra de grande reportagem multimídia para o público geek. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
ROSA, F. G. C.; SILVA, J. D.; GIROLDO, L. M. B.. Participação em banca de Julie Anne C. Medina Marques e Rayssa da S. Ferreira.Video-documentário: Os trabalhos pastorais dos jovens na Igreja Católica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
ROSA, F. G. C.; ZAPPA, P.; BARBOSA, G. C.. Participação em banca de Thomas Furtado Carneiro.Feelings: How to fell (Fotolivro). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

8.
OLIVEIRA JUNIOR, M. A.; BARRETO, D. M.; ROSA, F. G. C.. Participação em banca de Daniele Caroline ds Reis Bittencourt.Arte Cerâmica de Cunha: valores históricos e culturais (Grande reportagem em vídeo). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Imaginário Midiático: Contribuições para uma releitura do Ensino Superior da Comunicação. 2017. (Congresso).

2.
XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudesdes. Imaginário Midiático: Contribuições para uma releitura do Ensino Superior da Comunicação. 2017. (Congresso).

3.
XIV Simpósio Nacional da ABHR.Hiperexposição/Superinformaão: Templo de Salomão como protagonista do espetáculo midiático contemporâneo. 2015. (Simpósio).

4.
XIX Congresso Internacional IBERCOM 2015. Estratégia do Espetáculo Religioso - Aparecida dos 12 milhões de fieis. 2015. (Congresso).

5.
6a Jornada de Estudos em Música e Mídia: Quando os Beatles visitaram o Tio Sam". 2014. (Encontro).

6.
Aby Warburg: a serpente, a biblioteca e o atlas. 2014. (Exposição).

7.
Seminário Internacional Relações entre Rituais e Mimese - Mídia e Corpo, o Prof. Dr. Christoph Wulf, da Universidade Livre de Berlim.. 2014. (Seminário).

8.
"Mídia contemporânea e Imaginário Demoníaco. 2013. (Outra).

9.
Aula Magna FOR AN INSTITUTE FOR SOUTHERN MODERNITIES On some deep time relations between Arts, Sciences and Technologies Ziegfried Zilinski. 2012. (Outra).

10.
Palestra "O Imaginário em Michel Foucault". 2012. (Outra).

11.
Seminário Internacional Rádio e Cultura Contemporânea: Brasil e Portugal. 2012. (Seminário).

12.
XII Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.Pesquisa institulada 'Sobreposições Temporais na Cibercultura: O Portal do Arautos do Evangelho'. 2012. (Encontro).

13.
"Imágenes en descomposición: de cómo la muerte de dios no es el fin de lo religioso". 2011. (Seminário).

14.
Seminário Internacional Emoção e Imaginação. 2011. (Seminário).

15.
XVI Semana de Tecnologia.Marketing Digital: Como a comunicação pode auxiliar um projeto de sucesso. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSA, F. G. C.; CAPPI, J. . VI Comcult - Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. 2018. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
José Ronaldo Andrade. Indicadores de marketing: estratégias de posicionamento de imagem da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Início: 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM CIÊNCIAS POLICIAIS DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA) - Academia da Polícia Militar do Barro Branco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Rodrigues dos Santos. REPORTAGEM MULTIMÍDIA SOBRE INTOLERÂNCIA DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NO BRASIL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

2.
Maria Vitória Ferreira Cunha. MARKETING GLOBAL E A ADEQUAÇÃO DAS CAMPANHAS ÀS CULTURAS LOCAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

3.
Elias Silvano Magalhães Soares. CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA ONLINE DE CURSOS VOLTADA À PROFISSÕES DIGITAIS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

4.
Matheus Guilherme da Silva; Paulo Henrique de Almeida Alves. Plano de Negócios: UK Bikesharing - Frota Compartilhada de Bicicletas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).

5.
Aline Afra Andrade Novais. Plano de Negócios Armazém dos Games. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).

6.
RANDAL GUIMARÃES NOGUEIRA JUNIOR; GIULIANO GUERRA MENDONÇA M. PLANEJAMENTO DE CAMPANHA DE MATRÍCULAS PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DO ANO DE 2019 DE UMA ESCOLA DA REDE SALESIANA: INSTITUTO SANTA TERESA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

7.
Bianca vargas de Almeida e Silva. WEBSÉRIE JORNALÍSTICA SOBRE A LITERATURA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

8.
Ryan Guerra Daniel Servo de Jesus. FUNK: TRANFORMAÇÕES FENÔMENO DE CONSUMO. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

9.
Willian Reis Cosenza. DOCUMENTÁRIO: DEPENDÊNCIA QUÍMICA E SEUS IMPACTOS PARA A SOCIEDADE. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

10.
Daniela Fernandes de Lima. Comunicação e Responsabilidade Social: Estratégia para gestão de imagem Corporativa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. (Orientador).

11.
Filipe Scalisse da Silva; Gabriel Felipe dos Santos. REDE VANGUARDA ? DA PAUTA AO LINK. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Cezar Gonçalves. A influência dos blogs de moda no mercado consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

2.
Alexandre Fontes Marins. Reposicionamento de Imagem da Boate Gregos e Troianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

3.
Bruna da Silva Machado. Reposicionamento de Imagem da Boate Gregos e Troianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

4.
Luis Renan Narciso. Reposicionamento de Imagem da Boate Gregos e Troianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

5.
Ariel Gomes Queiroz. Webreportagem: O fardo da farda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

6.
Bruna Gonçalves Reis. Livro-reportagem Codependência Química: OS EFEITOS DAS DROGAS E ÁLCOOL EM NÃO VICIADOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

7.
Priscila Cristiane Barbosa. Tatuagem: a comunicação através da pele. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

8.
Aécio da Fonseca Ribeiro Júnior. Comunicação Interna como ferramenta de engajamento: projeto de endomarketing para a empresa Orthopride (RJ). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

9.
Victor Hugo Evangelista Barros. Aparecida: da rede dos pescadores ao altar do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

10.
LUDIMILA GOMES BARBOSA. GRANDE REPORTAGEM SOB O OLHAR DA FÉ: NOSSA SENHORA APARECIDA COMO SUPORTE NAS CRISES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

11.
Ariel Gomes Queiroz. FARDAS OU ARMADURAS: O POLÍCIAL MILITAR E A DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

12.
Priscila Cristiane Barbosa. Tatuagem: a comunicação através da pele. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

13.
Aécio Ribeiro Júnior. COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO: PROJETO DE ENDOMARKETING PARA A EMPRESA ORTHOPRIDE - UNIDADE RESENDE (RJ). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade) - Associaçäo Educacional Dom Bosco. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

14.
Vivian Gonçalves Moraes. Corpo e Imagem: o drama da bulimia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

15.
Vivian Garcia Vaz de Moraes. Livro-reportagem: "Espelho, espelho meu: existe alguém mais gorda do que eu?". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.

Iniciação científica
1.
Bruna Gonçalves Reis. Codependência e Jornalismo: Debates que Estimulam a Reflexão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. Orientador: Flávia Gabriela da Costa Rosa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ROSA, F. G. C.. O papel da comunicação na configuração/formatação das cidades-santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal). Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, 2016.


Livros e capítulos
1.
JUNGBLUT, A. L. ; Emerson Sena ; ROSA, F. G. C. ; ALENCAR, G. ; MIKLOS, J. ; TOMASI, J. ; RIGO, K. ; PEREIRA, M. ; SILVA, P. ; VILLASENOR, R. ; SOUZA, R. ; ALVES, S. ; HOOVER, S. ; ECHCHAIBI, N. ; COUTINHO, S. ; AVELLAR, V. . Religiões e Religiosidades no (do) ciberespaço. 1. ed. São Paulo: Fonte Editorial Ltda, 2013. v. 1. 326p .


Apresentações de Trabalho
1.
ROSA, F. G. C.; MIKLOS, J. ; Eduardo Meinberg de A. M. Filho ; JUNGBLUT, A. L. ; PEREIRA, M. ; Emerson Sena ; MASSUCHETI, J. ; RIGO, K. ; VILLASENOR, R. ; ECHCHAIBI, N. ; COUTINHO, S. ; HOOVER, S. . 1º Simpósio Sudeste da ABHR - 1º Simpósio Internacional da ABHR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ROSA, F. G. C.. Sobreposições Temporais na Cibercultura: Performance dos Arautos da Evangelho na Internet. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Doutora em Comunicação pelo PPG de Comunicação e Cultura Midiática da UNIP. Mestre em Comunicação pela mesma universidade. Inserido na linha de pesquisa Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais que congrega pesquisas sobre os processos de mediação das linguagens que dinamizam modalidades comunicativas em grupos sociais, com ênfase nos efeitos que elas causam nos atos de recepção de mensagens midiáticas. Atuando no Grupo de Pesquisa Media e Estudos do Imaginário na linha: Contribuições da Mídia para a Interação entre Grupos Sociais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:29:10