Bruna Rodrigues Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4212277912307058
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Goiás (2017), com formação complementar na University of Georgia (2015). Participou de projetos de pesquisa sobre aplicabilidade biotecnológica de feijões, desenvolvimento de biomateriais para aplicação na área farmacêutica e de alimentos, e ainda bioprospecção de moléculas proteicas com potencial atividade inseticida de Bacillus thuringiensis. Atualmente, desenvolve pesquisa na área de prospecção de compostos bioativos de feijão comum (Phaseolus vulgaris) e feijão caupi (Vigna unguiculata) no Laboratório de Química de Polímeros da Universidade Federal de Goiás. Possui experiência nas áreas de Bioquímica, Química de Polímeros, Imobilização de enzimas, Microbiologia e Síntese de novos materiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruna Rodrigues Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, B. R.;MOREIRA, BRUNA R.;MOREIRA, BRUNA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás.
Rua Joaquim Teófilo Correia Viana
Crimeia Oeste
74563250 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (62) 32103598


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil. Orientador: Karla de Aleluia Batista.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2016
Graduação em Biotecnologia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
com período sanduíche em University of Georgia (Orientador: Collen P. Larson).
Título: Produção de Filme Comestível à de PVA/PEJU para Recobrimento de Frutos.
Orientador: Karla de Aleluia Batista.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional de Morrinhos, CEM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Ciências Sem Fronteiras.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Intensive English Program.
University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
2012 - 2012
Técnicas utilizadas na Biologia Forense. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



University of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30
Outras informações
Prospecção de peptídeos bioativos

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Prospecção de peptídeos bioativos em semente de feijão
Descrição: O projeto pretende analisar a presença de peptídeos bioativos em feijão comum (Phaseolus vulgaris), feijão caupi (Vinga unguiculata) e fava (Vicia faba). A prospecção desses peptídeos será realizada utilizando-se técnicas de proteômica no intuito de isolar, sequenciar e identificar sequências homólogas, o que servirá de ponto de partida para os testes de atividade biológica. Sabe-se que 2 a 3 mil toneladas de feijão não são utilizadas na alimentação humana em função do endurecimento ou da separação de cotilédones durante o processamento. Entretanto, dados da literatura indicam um grande potencial nos grãos de feijão comum para atuar como fonte de peptídeos bioativos. O sucesso deste projeto pode representar avanço no nosso conhecimento sobre a qualidade nutricional, e benefícios à saúde proporcionados pela ingestão de feijão, particularmente para as populações de baixa renda. Adicionalmente, o sucesso deste projeto pode agregar valor aos subprodutos do beneficiamento do feijão que configuram fonte barata e acessível para produção em larga escala de co-produtos contendo compostos benéficos à saúde humana (por exemplo, nutracêuticos). O desenvolvimento deste projeto prevê a possibilidade de envolvimento de estudantes de nível médio, graduação e pós-graduação. Neste aspecto a experiência adquirida pelos estudantes na compreensão do potencial biotecnológico de resíduos agroindustriais, em particular o feijão, será de extrema importância para a agregação de conhecimento e formação de pessoal qualificado. Além disso, o fato deste projeto ter potencial de gerar patentes, tanto de produtos quanto de processos, faz com que além dos resultados propriamente ditos, este projeto tenha como resultado a formação de profissionais capacitados para atuar na área biotecnológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Rodrigues Moreira - Integrante / Kátia Flávia Fernandes - Integrante / Karla de Aleluia Batista - Coordenador / Ladyslene Chrísthys de Paula - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Prospecção de Peptídeos com Atividade Biológica em Feijão Comum ( Phaseolus vulgaris
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Bruna Rodrigues Moreira - Integrante / Kátia Flávia Fernandes - Coordenador / Karla de Aleluia Batista - Integrante / Erika Valencia Mejía - Integrante / Ladyslene Chrísthys de Paula - Integrante / Juliana Vila Verde Ribeiro - Integrante / PAULO VARGAS - Integrante.
2013 - 2017
EFEITO DA SOLANUM LYCOCARPUM (LOBEIRA) NA REATIVIDADE VASCULAR RENAL E AÓRTICA DE RATOS DIABÉTICOS
Descrição: A Diabetes mellitus é um importante problema de saúde pública em todo o mundo. A diabetes é considerada hoje, juntamente com a hipertensão e obesidade, uma das maiores causas no desenvolvimento de doenças renais crônicas. Existem várias formas de insulina e diversos hipoglicemiantes no mercado, mas, o desenvolvimento de novas drogas é necessário, pois o tratamento é crônico e de alto custo para o paciente. Outro motivo é a alta incidência de efeitos colaterais de algumas drogas hipoglicemiantes. A lobeira (Solanum lycocarpum) também conhecida como fruto do lobo é uma planta do cerrado brasileiro. Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais. Um pó branco obtido do fruto verde da lobeira é muito comercializado no Brasil por ter ações hipoglicemiantes. Apesar de alguns autores terem mostrado efeitos hipoglicemianetes do pó da fruta da lobeira também foram relatados efeito fetotóxicos em ratos, embora os mecanismos de ação não sejam claros. Portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar a reatividade vascular renal e aórtica de ratos diabéticos e ratos não diabéticos, induzidos com alloxana, com e sem tratamento com fração aquosa e alcaloídica do fruto da lobeira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Desenvolvimento de materiais a base de goma de cajueiro para aplicações biotecnológicas na área farmacêutica
Descrição: Este projeto propõe estudos e desenvolvimento de produtos para aplicação na área de saúde, utilizando rotas biotecnológicas para agregação de valor à goma de cajueiro, um sub-produto não explorado economicamente na cultura de caju. Sabendo-se que inúmeros peptídeos de planta apresentam atividade biológica, interferindo com a atividade fisiológica normal dos indivíduos, o estudo visa a prospecção bioquímica e avaliação da atividade destes peptídeos no organismo humano, uma vez que a goma será utilizada para a produção de biomateriais. Além disso, o polissacarídeo extraído da goma de cajueiro será utilizado na produção de materiais biocompativíveis, biodegradáveis e bioativos. Estes materiais servirão de suporte para a imobilização de proteínas (enzimas hidrolíticas) e peptídeos no intuito de produzir materiais com possibilidade de aplicação na área biomédica ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Bruna Rodrigues Moreira - Integrante / Kátia Flávia Fernandes - Coordenador / Karla de Aleluia Batista - Integrante / Maria Carolina Di Medeiros - Integrante / Elson Alves Costa - Integrante / Octavio Luiz Franco - Integrante / Ricardo Neves Marreto - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação do potencial biotecnológico de fava (Vicia faba) endurecida
Descrição: O presente projeto se dispõe a estudar os eventos relacionados ao endurecimento de grãos de fava no que se refere às características físicas e bioquímicas de amido e proteínas, bem como avaliar a presença de peptídeos encriptados com atividade biológica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruna Rodrigues Moreira - Integrante / Kátia Flávia Fernandes - Integrante / Karla de Aleluia Batista - Coordenador / Beatriz dos Santos Siqueira - Integrante.
2010 - 2014
Esrtudo das Aplicações Biotecnológicas de Feijão Comum após a Extrusão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Produção, caracterização e imobilização de enzimas quitinolíticas de T.asperellum
Descrição: O projeto prevê a indução da produção de enzimas quitinolíticas pelo fungo Thrichoderma asperellum, a caracterização destas enzimas e sua posterior imobilização em filmes plásticos constituídos de blendas plásticas com biopolímeros. Dentre os biopolímeros a serem testados para inclusão em filmes estão os polissacarídeos de goma de caju e angico, amido e fécula, bem como concentrados proteícos de feijão. Os filmes contendo as enzimas imobilizadas serão testados no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis e/ou comestíveis. Estes materiais serão testados como inibidores de crescimento de microrganismos que frequentemente contaminam alimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - 2015
Bioprospection of inseticidal molecules from Bacillus thuringiensis
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biotecnologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
3° Lugar na categoria resumo com o trabalho intitulado Avaliação da Biotividade de Diferentes Frações Proteicas de Feijão Caupi (Vigna unguiculata), Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, BRUNA R.2015 MOREIRA, BRUNA R.; BATISTA, KARLA A. ; CASTRO, ELISANDRA G. ; LIMA, ELIANA M. ; FERNANDES, KÁTIA F. . A bioactive film based on cashew gum polysaccharide for wound dressing applications. Carbohydrate Polymers, v. 122, p. 69-76, 2015.

2.
SILVA, FÁBIO E.F.2015 SILVA, FÁBIO E.F. ; BATISTA, KARLA A. ; DI-MEDEIROS, MARIA C.B. ; SILVA, CASSIO N.S. ; MOREIRA, BRUNA R. ; FERNANDES, KÁTIA F. . A stimuli-responsive and bioactive film based on blended polyvinyl alcohol and cashew gum polysaccharide. Materials Science & Engineering. C, Biomimetic Materials, Sensors and Systems (Print), v. 58, p. 927-934, 2015.

3.
MOREIRA, BRUNA2014MOREIRA, BRUNA; BATISTA, KARLA ; FERNANDES, KÁTIA . Imobilization of trypsin in films of PVA/CGP. BMC Proceedings, v. 8, p. P217-217, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, L. C. ; MEJIA, E. V. ; MOREIRA, B. R. ; BATISTA, K. A. ; FERNANDES, K. F. . Potencial Antioxidante e Quelante de Peptídeos de Ocorrência Natural de Feijão Comum (P. vulgaris). Potencial Antioxidante e Quelante de Peptídeos de Ocorrência Natural de Feijão Comum (P. vulgaris). 1ed.: , 2017, v. , p. 127-147.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DE DIFERENTES FRAÇÕES PROTEICAS DE FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MOREIRA, B. R.; Junior, M A P ; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Produção de Filme Comestível a Base de PVA/PEJU para Recobrimento de Frutos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Antioxidant Potential of Naturally-Occuring Peptides from Cowpea Beans. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MOREIRA, B. R.; BATISTA, K. A. . Prospecção de Peptídeos Nativos e Encriptados com Atividade Biológica em Semente de Feijão Caupi (Vigna unguiculata). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MEJIA, E. V. ; PAULA, L. C. ; MOREIRA, B. R. ; BATISTA, K. A. ; FERNANDES, K. F. . POTENTIAL ANTIOXIDANT AND CHELATING ACTIVITY OF PROTEIN FRACTIONS FROM COMMON BEANS (Phaseolus vulgaris). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SIQUEIRA, B.S ; BATISTA, K. A. ; PEREIRA, W. J. ; MOREIRA, B. R. ; FERNANDES, K. F. . Improvement of nutritional quality of faba bean (Vicia faba L.) by autoclaving process. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MOREIRA, B. R.; BATISTA, K. A. ; MEDEIROS, M. C. ; SILVA, FÁBIO E.F. ; FERNANDES, K. F. . Biochemical Characterization of Biodegradable CGP/ PVA Film Containing Trypsin Immobilized. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MOREIRA, B. R.; BATISTA, K. A. ; FERNANDES, K. F. . Immobilization of Trypsin in films of PVA/CGP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BATISTA, K. A. ; PEREIRA, W. J. ; MOREIRA, B. R. ; FERNANDES, K. F. . Autoclavagem como alternativa para melhoria da qualidade nutricional e textural de feijões endurecidos ( Phaseolus vulgaris). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Immobilization of Trypsin in films of PVA/CGP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. . Imobilização de enzimas quitinolíticas em microcápsulas magnetizadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Semal. AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DE DIFERENTES FRAÇÕES PROTEICAS DE FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata). 2018. (Congresso).

2.
4° Simpósiodo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas.Prospecção de Peptídeos Nativos e Encriptados com Atividade Biológica em Semente de Feijão Caupi (Vigna unguiculata). 2017. (Simpósio).

3.
6° Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. 2017. (Encontro).

4.
IV Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para a Educação Básica.Palestras e integração com crianças de nível fundamental de escolas da região. 2017. (Oficina).

5.
VI SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA."ANTIOXIDANT POTENTIAL OF NATURALLY-OCCURRING PEPTIDES FROM COWPEA BEANS e PRODUÇÃO DE FILME COMESTÍVEL A BASE DE PVA/PEJU PARA RECOBRIMENTO DE FRUTOS. 2017. (Simpósio).

6.
Palestra: Tecnologia da Fermentação: Estabelecimento de Bioprocessosos aplicados a produção de químicos de alto valor agregado. 2016. (Seminário).

7.
XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos:. POTENTIAL ANTIOXIDANT AND CHELATING ACTIVITY OF PEPTIDES FROM COMMON BEANS (PHASEOLUS VULGARIS). 2016. (Congresso).

8.
XLIII Annual Meeting of the Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq). Biochemical Characterization of Biodegradable CGP/ PVA Film Containing Trypsin Immobilized. 2014. (Congresso).

9.
5° Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Immobilization of Trypsin in films of PVA/CGP. 2013. (Congresso).

10.
X CONPEEX - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Imobilização de Enzimas Quitinolíticas em Microcápsulas Magnetizadas. 2013. (Congresso).

11.
4° Congresso Nacional de Biotecnologia. 2012. (Congresso).

12.
Congresso de Engenharia e Tecnologia. 2012. (Congresso).

13.
Semana da biotecnologia. 2012. (Outra).

14.
63ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2011. (Congresso).

15.
IX Seminário de Patologia e Saúde Pública & II Semana da Biotecnologia - UFG - IPTSP. 2011. (Encontro).

16.
Retórica em pauta: I Ciclo de Debates sobre Temas Polêmicos. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, B. R.. III Semal. 2018. (Congresso).

2.
MOREIRA, B. R.. VII Workshop do Programa de Ciências Biológicas "Integrar e Internacionalizar". 2018. (Outro).

3.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2013. 2013. (Exposição).

4.
MOREIRA, B. R.. XI Seminário de Patologia Tropical e Saúde Pública e IV Semana de Biotecnologia. 2013. (Congresso).

5.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2012. 2012. (Exposição).

6.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2011. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PAULA, L. C. ; MEJIA, E. V. ; MOREIRA, B. R. ; BATISTA, K. A. ; FERNANDES, K. F. . Potencial Antioxidante e Quelante de Peptídeos de Ocorrência Natural de Feijão Comum (P. vulgaris). Potencial Antioxidante e Quelante de Peptídeos de Ocorrência Natural de Feijão Comum (P. vulgaris). 1ed.: , 2017, v. , p. 127-147.


Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Immobilization of Trypsin in films of PVA/CGP. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. . Imobilização de enzimas quitinolíticas em microcápsulas magnetizadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MEJIA, E. V. ; PAULA, L. C. ; MOREIRA, B. R. ; BATISTA, K. A. ; FERNANDES, K. F. . POTENTIAL ANTIOXIDANT AND CHELATING ACTIVITY OF PROTEIN FRACTIONS FROM COMMON BEANS (Phaseolus vulgaris). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MOREIRA, B. R.; Junior, M A P ; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Produção de Filme Comestível a Base de PVA/PEJU para Recobrimento de Frutos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . Antioxidant Potential of Naturally-Occuring Peptides from Cowpea Beans. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
MOREIRA, B. R.; BATISTA, K. A. . Prospecção de Peptídeos Nativos e Encriptados com Atividade Biológica em Semente de Feijão Caupi (Vigna unguiculata). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MOREIRA, B. R.; FERNANDES, K. F. ; BATISTA, K. A. . AVALIAÇÃO DA BIOATIVIDADE DE DIFERENTES FRAÇÕES PROTEICAS DE FEIJÃO CAUPI (Vigna unguiculata). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2013. 2013. (Exposição).

2.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2011. 2011. (Exposição).

3.
MOREIRA, B. R.. Espaço das Profissões 2012. 2012. (Exposição).

4.
MOREIRA, B. R.. III Semal. 2018. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 12:06:39