Sara Jorge e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4698802008555776
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Sara Jorge e Silva é doutoranda em Robótica, Controle e Automação pela UFES, orientada pelo Prof. Dr. Mário Sarcinelli Filho. Mestre em Sistemas de Controle pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), conclusão em 2017. Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), conclusão em 2014. Foi Professora Substituta no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA) no Departamento de Engenharia Elétrica (DEELT), contratada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), durante o período de 2014 a 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Jorge e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, S. J.;SILVA, Sara Jorge e;SILVA, S. J. E


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Controle Supervisório aplicado a Veículos Aéreos e Terrestres Não-Tripulados para Transporte de Cargas Suspensas,
Orientador: Mário Sarcinelli Filho.
Palavras-chave: Controle Supervisório; Veículos aéreos e terrestres não tripulados; Transporte de cargas suspensas; Formação aérea e terrestre.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Controle.
Grande Área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
2015 - 2017
Mestrado em Sistemas de Controle.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Síntese de Controladores PI com Desacoplador para Controle de Sistemas Multivariáveis Não Quadrados,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Eduardo Nunes Gonçalves.
Palavras-chave: Sistemas de Controle; Otimização; controle multivariável; sistemas não quadrados; controle desacoplador.
Grande área: Engenharias
2008 - 2014
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: Robô Seguidor de Linha.
Orientador: Valceres Vieira Rocha e Silva.
2006 - 2007
Curso técnico/profissionalizante.
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Segurança do Trabalho. (Carga horária: 35h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Capacitação em Energias Renováveis. (Carga horária: 112h).
Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Brasil.
2011 - 2011
Introdução à Robótica Móvel. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Engenharia Elétrica, contratada pela Universidade Federal de Ouro Preto pelo concurso público na área: Engenharia Elétrica / Circuitos Elétricos / Circuitos Eletrônicos / Circuitos Magnéticos, em que foi aprovada em primeiro lugar. Mentora das disciplinas: Circuitos Elétricos I, Modelagem e Análise de Sistemas Lineares, Eletrônica I, Eletrônica Digital, Desenho Técnico e Materiais Elétricos.

Atividades

08/2014 - 08/2016
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Circuitos Elétricos I
Desenho Computacional
Eletrônica Digital
Eletrônica I
Materiais Elétricos
Modelagem e Análise de Sistemas Lineares

Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITORA, Carga horária: 12
Outras informações
O desenvolvimento das atividades propostas pela Monitoria Fundamentos de Eletricidade e Magnetismo foi de fundamental importância para que eu pudesse solidificar os conhecimentos aprendidos durante o terceiro período do curso. Nesses encontros exercí auxílio aos alunos sobre diversos pontos da matéria, tirei dúvidas e os ajudei a estudar para avaliações.

Atividades

01/2014 - 11/2014
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, .

Linhas de pesquisa
ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA
07/2011 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI, .


ArcelorMittal Brasil - Matriz, ARCELORMITTAL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio de Férias, Enquadramento Funcional: Estagiária de Férias, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades como eletricista de manutenção na área de laminação e realização de manutenção preventiva em máquinas de corrente contínua e alternada trifásica. Controle de sucata e otimização do processo de laminação utilizando o IBA Analyzer®.


Companhia Vale do Rio Doce, CVRD, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprendiz em Eletricista de Manutenção, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação nos processos industriais que envolvam manutenção de máquinas, bobinagem de motores, instalações elétricas prediais e industriais. Além de sistemas de controle automático, processos de reparos e manutenção de sistemas automatizados e de outras tarefas associadas.



Linhas de pesquisa


1.
ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA

Objetivo: Neste trabalho é proposto um robô para se movimentar sobre uma linha, desviar de obstáculos num circuito estabelecido e parar na linha de chegada. A estrutura proposta para o controle do robô é composta de sensores, atuadores e microcrontroladores. Um algoritmo de comando na plataforma Arduino® foi desenvolvido para possibilitar a movimentação do robô. Os resultados obtidos foram bem satisfatórios, considerando a quantidade de senores disponíveis e as trajetórias de percurso propostas..
Grande área: Outros
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Robotização.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas / Especialidade: Controle de Sistemas Mecânicos.
2.
ESTUDO E SIMULAÇÃO DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO ESTRUTURAS DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE

Objetivo: A habilidade dos controladores PID (ações proporcional, integral e derivativa) em controlar grande parte dos processos do tipo industrial resulta em sua vasta aceitação nesse meio. Entretanto, possui algumas limitações, como no controle de processos cujas dinâmicas seja oscilatórias ou dominadas pelo atraso. Outra característica refere-se a incapacidade do ajuste independente das respostas de seguimento de referência e rejeição às perturbações. Uma solução é utilizar controladores a dois graus de liberdade de maneira a realizar tal ajuste. O presente trabalho trata do estudo dessas estruturas utilizando controladores PID e suas variações, e das comparações das mesmas com estrutura a um grau de liberdade..
Grande área: Engenharias


Projetos de extensão


2014 - 2015
Divulgação da prática de ensino sustentável para a comunidade de uma escola do ensino médio
Descrição: O projeto visa trazer benefícios a alunos e professores do ensino médio de uma escola pública do município de João Monlevade. Este projeto é uma iniciativa precursora de outro, com mais ações, que será submetido e pretende-se desenvolver no ano de 2015. Esta ação fundamenta-se no despertar do interesse de alunos e professores do ensino médio que terão oportunidade de aprender robótica básica. A ideia é criar uma expectativa nos possíveis aprendizes e introduzi-los o assunto por meio da participação em uma feira de ciências bem como a realização de uma palestra expositiva..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) .
Integrantes: Sara Jorge e Silva - Integrante / RODRIGO AUGUSTO RICCO - Coordenador / Anny Verly - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, R. F. ; SILVA, S. J. E ; GONCALVES, E. N. . Differential Evolution Algorithm Applied to Sparse PI Control Synthesis for Non-Square Multivariable Systems. In: 5th International Conference on Control, Decision and Information Technologies, 2018, Thessaloniki. 5th International Conference on Control, Decision and Information Technologies, 2018.

2.
MARCOS, D. M. ; SILVA, S. J. ; GONCALVES, E. N. . Síntese de Controladores Robustos pelo Método de Evolução Diferencial. In: XXI Congresso Brasileiro de Automática, 2016, Vitória - ES, Brasil. Congresso Brasileiro de Automática, 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREA, S. F.; RODRIGUES, W. A.; SILVA, S. J.. Participação em banca de Lorraine Campos de Oliveira.Conceitos e aplicações de energia na sociedade brasileira através de uma análise crítica das usinas hidroelétricas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
CORREA, S. F.; RODRIGUES, W. A.; SILVA, S. J.. Participação em banca de Emeli Fouad Zeidan.Abordagem da Engenharia Elétrica na disponibilidade e viabilidade do uso da Engergia Solar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
VERLY, A.; RICCO, R. A.; SILVA, S. J.. Participação em banca de Brenner Barroso Vieira.Simulação de Teorias de Controle em Sistema de Nível de Líquido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Winter Challenge 11ª Edição - RoboCore.Winter Challenge 11ª Edição. 2015. (Outra).

2.
Seminário de Empreendedorismo e Inovação. 2014. (Seminário).

3.
Seminário de Extensão (SEXT). 2014. (Seminário).

4.
Seminário de Iniciação Científica (SEIC). 2014. (Seminário).

5.
Congresso de Produção Científica. ESTUDO E SIMULAÇÃO DE CONTROLADORES PID UTILIZANDO ESTRUTURAS DE DOIS GRAUS DE LIBERDADE. 2013. (Congresso).



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 18:34:54