Roxane Angela Machado Erro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8428936394864561
  • Última atualização do currículo em 21/04/2018


Atualmente é estudante da Universidade Federal de Santa Maria, no curso noturno de Pedagogia. Cursou Bacharelado em Letras Português/Literaturas (Incompleto). Atuou como membro/estudante do GP/CNPq/PUC-SP Linguagem, identidade e memória (www.linguagemememoria.com.br), liderado pela Profª Beth Brait. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roxane Angela Machado Erro
Nome em citações bibliográficas
ERRO, R. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas.
Campus José Mariano da Rocha Filho, Prédio 16, Sala 3218
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 32208480
URL da Homepage: http://www.ufsm.br/cal/


Formação acadêmica/titulação


2009
Graduação em andamento em Letras: Português e Literaturas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Manoel Ribas, EEMR, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20

Atividades

06/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Vernáculas, .



Linhas de pesquisa


1.
Análise Dialógica do Discurso

Objetivo: Esta linha tem por objetivo compreender os conceitos-chave do pensamento de Bakhtin e seu Círculo, considerando que os procedimentos teóricos e metodológicos que daí advêm possibilitam a leitura e compreensão de textos e discursos que constituem a sociedade brasileira e suas identidades. Especialidade: Análise Dialógica do Discurso; Análise do Texto e do Discurso.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: discurso jornalístico; análise do discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; dialogismo; identidade e estilo.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Imprensa, linguagem e cultura: construções identitárias no Brasil (Registro GAP/CAL: 027460)
Descrição: Neste projeto, os objetivos são identificar e demonstrar de que maneira a imprensa se constituiu como esfera discursiva no Brasil, de que modo sua configuração deflagrou possibilidades identitárias e como a língua portuguesa atualizou os processos interacionais aí imbricados. Do ponto de vista dialógico de linguagem postulado por Bakhtin e o Círculo, a imprensa é compreendida como uma arena de negociação de sentidos em que valores são construídos, referendados ou revogados por meio da postura ética editorial legitimadora, de resistência ou polimorfe. O acabamento autoral na imprensa, dessa perspectiva, constrói-se na articulação necessária entre: a) as formas mobilizadas na construção das páginas do jornal (a estética da matéria jornalística); b) aquilo que inscreve na história o cotidiano noticiado/reportado (o conhecimento fundador dos fatos tomados como objeto da matéria) e c) o posicionamento singular atualizado na maneira de tratar o reportado (a ética editorial). Assim, entende-se que a imprensa constitui e é simultaneamente constituída no funcionamento cultural e que sua investigação implica o tratamento da autoria e envolve descrever, analisar e interpretar os processos de construção de sentidos nela validados. As categorias linguístico-enunciativas de pessoa, tempo e espaço recuperadas nos estudos dos linguistas Benveniste e Fiorin embasam os procedimentos de análise, e os conceitos de autoria, personagem e esfera discursiva conforme articulados por Bakhtin e o Círculo são tomados como categorias de interpretação. Para dar conta do estudo da relação imprensa/linguagem/cultura e as construções identitárias daí deflagradas, são propostas as seguintes etapas de pesquisa: 1) descrição da consolidação da imprensa no Brasil como esfera discursiva a partir do embate ético..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Roxane Angela Machado Erro - Integrante / Anderson Salvaterra Magalhães - Coordenador / Andressa Stochero - Integrante / Verônica Franciele Seidel - Integrante / Felipe Moreira Aguiar - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:52:35