João Augusto de Carvalho Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8516130622939067
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Possui graduação em Tecnologia em Construção de Edifícios, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2016), técnico em geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é técnico de laboratório/ geomatica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas de geoprocessamento aplicadas a agricultura, topografia e Posicionamento Global por Satélites. Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Tecnologias em Estruturas de Concreto, Geotecnologias na Gestão Municipal, e como técnico, no grupo de pesquisas Geotecnologias e Meio Ambiente, todos do IFRS Campus Rio Grande. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Augusto de Carvalho Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, J. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Rio Grande.
Rua Engenheiro Alfredo Huch
Centro
96201460 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32338603


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Graduação em Tecnologo em Construção de Edificios.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: USO DA ESPECTROSCOPIA DE REFLECTÂNCIA COMO TÉCNICA COMPLEMENTAR NÃO DESTRUTIVA NA AVALIAÇÃO DE COMPÓSITOS CIMENTÍCIOS.
Orientador: Fábio Costa Magalhães e Jean Marcel de Almeida Espinoza.
2010 - 2011
Graduação em tecnico em geoprocessamento.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
1974 - 1976
Ensino Médio (2º grau).
colegio estadual Lemos Junior, CELJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico de laboratório/ Geomatica, Carga horária: 40


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiario



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
USO DE SENSORES REMOTOS E DADOS DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA PARA A OBTENÇÃO DE ESTIMATIVAS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM VINHEDOS
Descrição: Na atualidade, diversos estudos tem se voltado para a questão dos impactos das mudanças no clima sobre a atividade agrícola, e sua relação com os processos de evapotranspiração em algumas culturas. Um entendimento e acompanhamento do comportamento dos ciclos agrícolas são fundamentais para a elaboração de estratégias eficazes para mitigar possíveis problemas relacionados aos impactos das mudanças do clima em cultivos agrícolas no Rio Grande do Sul (RS). Apesar da disponibilidade de vários métodos para estimar evapotranspiração, com base em algumas premissas como: precisão, simplicidade, representação espacial, robustez, exigências e custo, cada método tem suas vantagens e limitações. Nesse sentido, o uso de sensores remotos e de aeronaves remotamente tripuladas (Drones) potencializa a obtenção de dados de estimativa da evapotranspiração, assim como permiti a comparação com ensaios realizados com instrumentos colocados em campo. O uso dessas plataformas de coleta se torna muito vantajoso para a obtenção de dados precisos e representativos das diferentes condições micrometeorológicas de regiões de vinhedos implantados em condições topográficas acidentadas, como é o caso da vinícola Geisse situada em Pinto Bandeira - RS. A presente proposta visa a elaboração de um sistema de monitoramento da evapotranspiração em vinhedos, a partir de dados obtidos com drone e coletados adquiridos com sensores remotos, de modo a permitir uma estimativa mais precisa da evapotranspiração, calor latente, entre outros parâmetros, de forma a otimizar as informações necessárias para que se tenha um melhor manejo das videiras e uma melhor otimização e qualidade da produção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Augusto de Carvalho Ferreira - Integrante / Miguel da Guia Albuquerque - Coordenador / Jean Marcel de Almeida Espinoza - Integrante / Rodrigo Otávio Câmara Monteiro - Integrante.
2017 - Atual
Desenvolvimento de técnicas de diferenciação de cultivos agrícolas com o uso de ?VANT? com sensor termal acoplado
Descrição: A presente proposta visa a aplicação de técnicas de identificação agrícola através de imageamento por VANT, buscando a consolidação de metodologias que permitam identificar e diferenciar áreas cultivadas com arroz e soja ao longo dos municípios do Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul (RS). Essa identificação objetiva determinar o perfil temporal dessas culturas, determinando as flutuações de área cultivada ao longo de uma janela temporal de um ano-safra, o que permitira avaliar as correlações entre os dados geoestatísticos rurais fornecidos pelo IBGE e Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação ? SEAPI (ligada a antiga FEPAGRO), os dados do zoneamento agrícola do Estado do RS e os dados observados em campo. Para tato, serão utilizados dados de imageamento orbital e dados de imageamento por VANT com câmera termal acoplada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Augusto de Carvalho Ferreira - Integrante / Jean Marcel de Almeida Espinoza - Coordenador / Rodrigo Otávio Câmara Monteiro - Integrante.
2016 - 2017
Análise de dosagens e do comportamento mecânico dos concretos permeáveis como alternativas para sistemas de drenagem de pavimentos
Descrição: Atualmente grande parte dos centros urbanos sofre com o excesso de água nas vias devido às chuvas. Isso ocorre por conta da impermeabilização do solo através de pavimentações inadequadas. Esta preocupação motiva o estudo de pavimentos que propiciem uma drenagem mais eficiente, canalizando as águas oriundas das precipitações, evitando o acúmulo e conduzindo para um destino adequado. Uma das alternativas para este problema é o uso de pavimentos com sistemas de drenagem, nos quais o concreto permeável é uma das mais importantes etapas. Os concretos permeáveis possuem como principal característica o elevado coeficiente de permeabilidade, possibilitando a drenagem ao mesmo tempo em que garante uma razoável resistência mecânica. Um dos potenciais de estudo dos concretos permeáveis é a estimativa de dosagens que possibilitem aliar bons índices de permeabilidade com resistências mecânicas satisfatórias. Desta forma, fazem-se necessários estudos de traços que possibilitem auxiliar na tomada de decisões diante da falta de normas técnicas específicas sobre o assunto no Brasil. Esta ausência também induzirá a necessidade da construção de equipamentos de ensaios de caracterização de concretos permeáveis baseados em documentos internacionais, tais como do American Concrete Institute (ACI) e American Society for Testing and Materials (ASTM). Além disso, pretende-se buscar a otimização de traços de concretos permeáveis utilizando materiais disponíveis na região sul do Rio Grande do Sul, aumentando a viabilidade de utilização da técnica nas construções locais. Com os resultados obtidos busca-se contribuir para a difusão do estudo de concretos permeáveis, possibilitando o aumento da utilização deste na indústria da construção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Augusto de Carvalho Ferreira - Integrante / Leandro Candido de Lemos Pinheiro - Integrante / Felipe Costa Magalhães - Integrante / Fabio Costa Magalhães - Coordenador.
2013 - 2017
Caracterização das Concentrações e Dispersão de Poluentes Traços Provenientes da Atividade Fabril de Fertilizantes a partir de Técnicas de Sensoriamento Remoto
Descrição: O presente projeto visa mostrar a capacidade do Sensoriamento Remoto e das Geotecnologias em espacializar e mensurar a dispersão e concentração de poluentes característicos da atividade fabril de fertilizantes na cidade de Rio Grande - RS, visando à validação dos métodos utilizados. Isso possibilitará o controle e o monitoramento espaço-temporal dos poluentes, e seu impacto em áreas no entorno do parque industrial do município do Rio Grande...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Fundamentos de Sensoriamento Remoto para Estimativa da Evapotranspiração de Vinhedos
Descrição: A proposta do curso é capacitar acadêmicos e profissionais envolvidos em projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico na área de viticultura irrigada, visando melhorar a compreensão, monitoramento e análise dos dados coletados em área experimental. Especificamente, a proposta se propõe a qualificar as equipes envolvidas no projeto 'Monitoramento Hídrico Remoto em Vinhedos Irrigados e suas Relações na Qualidade de Espumante de Microterroirs da Serra Gaúcha com a utilização de câmeras infravermelhas termais acopladas a veículo aéreo não tripulado', projeto fomentado com recurso do CNPq e vinculados ao Grupo de Pesquisa 'Irrigação e Biometeorologia' do CNPq/ Campus Bento Gonçalves do IFRS, liderado pelo coordenador desta proposta, Prof. Rodrigo Otávio Câmara Monteiro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Geotecnologias na Gestão Municipal
Descrição: O Programa de extensão 'Geotecnologias na Gestão Municipal' visa integrar ações de Geoprocessamento no planejamento urbano, atendendo à demandas apresentadas por alguns setores da área da gestão pública municipal. Há alguns anos (desde 2012) a equipe de Geoprocessamento do IFRS - Campus Rio Grande vem auxiliando a gestão municipal no atendimento de algumas demandas relacionadas ao mapeamento e disponibilização de informação espacial na internet, mas até então estas atividades eram realizadas de maneira informal, sem vínculo à ação extensionista. Surge então a ideia deste Programa, que visa atender a estas demandas específicas da gestão municipal ofertando capacitações em Geoprocessamento para os servidores municipais, além de atender a demandas relacionadas à mapeamento e disponibilização da informação espacial.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
REDE DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA PARA ESTUDOS EM AGRICULTURA
Descrição: A presente proposta tem como objetivo a criação de uma Rede de Integração Tecnológica para Estudos em Agricultura, a qual possa ampliar a formação dos docentes e discentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, buscando uma integração entre os Campi do IFRS de forma inovadora. A partir de oficinas ministradas para um público voltado a estudos agrícolas, se pretende apresentar novas metodologias ativas de ensino e ferramentas tecnológicas para dar suporte a monitoramentos nas mais diversas culturas agrícolas. A avaliação dos conhecimentos será realizada a partir de atividades práticas a serem realizadas no período das oficinas. A presente proposta visa também a identificação das potencialidades da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com a vocação profissional dos locais onde a mesma será criada, de modo a propiciar um melhor engajamento com o setor produtivo, e atendendo as novas competências e habilidades exigidas no mundo do trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: João Augusto de Carvalho Ferreira - Integrante / Miguel da Guia Albuquerque - Coordenador / Jean Marcel de Almeida Espinoza - Integrante / Rodrigo Otávio Câmara Monteiro - Integrante / Ronaldo Serpa da Rosa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
dos Santos2015 dos Santos ; DIAS, F. S. ; FINATO, K. K. M. ; FERREIRA, J. A. C. . Efeitos da densidade populacional e proximidade de aglomerados urbanos sobre o nível de efetividade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Brasil. Scientia Plena, v. 11, p. Fevereiro/2015, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ESPINOZA, J. M. A. ; ALVES, D. C. L. L. ; FERREIRA, J. A. C. ; SANTOS, J. R. ; WESTPHALEN, A. B. ; ALBUQUERQUE, M. G. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA DE DUNAS AO LONGO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO NORTE RS VIA DADOS TM LANDSAT 5. In: LEONARDO TULLIO. (Org.). Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto. 01ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 75-82.

2.
SANTOS, J. R. ; TELMO, J. B. ; CASEIRO, L. M. ; ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. . ÊXODO RURAL E ESTADO DA VEGETAÇÃO NATIVA: DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR SOCIOECONÔMICO E VALIDAÇÃO COM IMAGENS DE SATÉLITE NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU - RS, BRASIL. In: LEONARDO TULLIO. (Org.). Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto. 01ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 131-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Padilha Tiago Kerr ; FERREIRA, J. A. C. ; ESPINOZA, J. M. A. ; PEREIRA JUNIOR, A. J. . Monitoramento das áreas cultivadas de soja e arroz através da classificação de imagens orbitais. In: XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos -SP. ANAIS DO XVIII SBSR, 2017. p. 7930-7937.

2.
SANTOS, J.R. ; TELMO, J. B. ; ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. . Êxodo rural e estado da vegetação nativa: desenvolvimento de um indicador socioeconômico e validação com imagens de satélite no município de Canguçu - RS, Brasil. In: XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2017, Santos - SP. ANAIS DO XVIII SBSR, 2017. p. 7323-7329.

3.
REIS, T. G. ; MONTEIRO, R. O. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. ; MOREIRA, E. G. . ACTUAL EVAPOTRANSPIRATION ESTIMATED BY ORBITAL SENSORS, UAV AND METEOROLOGICAL STATION FOR VINEYARDS IN THE SOUTHERN BRAZIL. In: IV Inovagri International Meeting, 2017, Fortaleza. Anais do IV Inovagri International Meeting - 2017, 2017. v. 1.

4.
MOREIRA, E. G. ; MONTEIRO, R. O. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. A. ; REIS, T. G. ; FERREIRA, J. A. C. . INFLUENCE OF VINEYARD TOPOGRAPHY ON ACTUAL EVAPOTRANSPIRATION USING UAV IN SOUTHERN BRAZIL. In: IV Inovagri International Meeting, 2017, Fortaleza. Anais do IV Inovagri International Meeting - 2017, 2017. v. 1.

5.
ESPINOZA, J.M.A. ; PEREIRA JUNIOR, A. ; FERREIRA, J. A. C. . Análise Multitemporal da Cobertura de Dunas ao longo do município de São José do Norte/RS. In: XVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2017, Santos - SP. ANAIS DO XVIII SBSR, 2017. p. 7376-7381.

6.
FERREIRA, J. A. C.; MORAES, M. L. ; PINHEIRO, L. C. L. ; MAGALHAES, F. C. ; ESPINOZA, J. M. A. ; MAGALHAES, F. C. . Controle tecnológico do concreto: utilização da espectroscopia de refletância como método não destrutivo na avaliação das propriedades mecânicas de pastas de cimento. In: 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016, Belo Horizonte. Anais do 58º Congresso Brasileiro do Concreto, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PORTO, Fabrício Soares ; OLIVEIRA, U. R. ; FERREIRA, J. A. C. ; SIMOÉS, Rodrigo ; RODRIGUES, G. S. . CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DO SISTEMA DUNA PRAIA AO LARGO DO BALNEÁRIO CASSINO/RS ATRAVÉS DE PERFIS TOPOGRÁFICOS. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA, 2015, Imbé - RS. Anais da ABEQUA, 2015. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, G. S. ; PORTO, Fabrício Soares ; OLIVEIRA, U. R. ; FERREIRA, J. A. C. . 'ANÁLISE DA MORFOLOGIA EM PERFIL DO SISTEMA PRAIA DUNA AO LONGO DA ORLA URBANIZADA DO BALNEÁRIO CASSINO - RS, ATRAVÉS DE MÉTODOS TOPOGRÁFICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. ; SANTOS, J. R. ; ORTIZ, M. ; WESTPHALEN, A.B. ; Gandra T B R ; FERREIRA, J. A. C. ; CAVALHEIRO, Y. ; BISCAGLIA, I. ; MACHADO, C. . USE OF THE REMOTE SENSING TO OBTAINED THE DISPERSING OF THE TRACES POLLUTANTS CONCENTRATION: PRELIMINARY RESULTS TO THE CITY OF RIO GRANDE, SOUTHERN BRAZIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Padilha Tiago Kerr ; FERREIRA, J. A. C. ; ESPINOZA, J. M. A. ; Gandra T B R . Monitoramento do uso agricola do solo do municipio do Rio Grande através do uso de ferramentas de geoprocessamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. A. ; CORREA, I. C. S. ; CALLIARI, L. J. ; ALVES, D. C. L. L. ; FERREIRA, J. A. C. . APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP GEOMÉTRICO PARA DEFINIÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS AO PROCESSO EROSIVO: ESTUDO DE CASO DA PRAIA DO HERMENEGILDO - RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERREIRA, J. A. C.; Cardoso Leonardo F R ; Gandra T B R . Uso de Ferramentas de Geoprocessamento Na determinação das Principais Culturas Agrícolas do Município de Santa Vitória do PalmaR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Dias Fabiano S ; FINATO, C. K. M. ; SANTOS, J. R. ; FERREIRA, J. A. C. . Efeitos da Densidade Populacional e Proximidade de Aglomerados Urbanos Sobre o Nível de Efetividade do Programa de aquisição de Alimentos (PAA) no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, J. A. C.; ESPINOZA, J.M.A. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Curso Prático de Sensoriamento Remoto Aplicado à Estimativa de Vegetação na Viticultura Com Sensor OrbitalL e Imagem Aérea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. ; MONTEIRO, R. O. C. . REDE DE INTEGRAÇÃO TECNOLOGICA PARA ESTUDOS EM AGRICULTURA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ESPINOZA, J.M.A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Sensoriamento Remoto aplicado à Estimativa da Evapotranspiração em Vinhedos Irrigados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Princípios de Sensoriamento Remoto e Aplicações na Viticultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALVES, D. C. L. L. ; COIMBRA, F. L. ; OLIVEIRA, C. L. ; FERREIRA, J. A. C. . GEOTECNOLOGIAS: PRATICAS DE CARTOGRAFIA DIGITAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FERREIRA, J. A. C.. Introdução ao Uso do GPS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FERREIRA, J. A. C.. Técnicas de GNSS e Geoprocessamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, D. C. L. L.; FERREIRA, J. A. C.. Participação em banca de Mariana Souza de Maria.Levantamentos planialtimétricos com uso do sistema GNSS e emprego da Geoestatística para determinação de áreas suscetíveis a alagamentos no Balneário Cassino-RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
FERREIRA, J. A. C.; ESPINOZA, J. M. A.; HOLMES, D. C. S. C.. Participação em banca de Natália Dias de Carvalho.Levantamento do nível do lençol freático da área urbana dos bairros Querencia e Atlântico Sul, Balneário Cassino - RS. a partir de dados de georradar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
FERREIRA, J. A. C.; WESTPHALEN, A. B.; FERREIRA, L. H. G.. Participação em banca de Lucas Munhoz Caseiro.Análise da acurácia de diferentes métodos de classificação de imagens aplicados para estudos em áreas de sucessão secundária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
ESPINOZA, J.M.A.; Gandra T B R; ZANOTTA, D.C.; FERREIRA, J. A. C.. Participação em banca de Fabiano Soares Dias.Mudanças na Paisagem a Partir de Atividades Agrícolas: Análise dos Municípios de Candiota e Hulha Negra com uso de Ferramentas do Geoprocessamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnico em geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
FERREIRA, J. A. C.; OLIVEIRA, C. L.. Participação em banca de Karina Palácios Souza e Lais Pool da Silva Freitas.Geração de um sistema de informações geográficas dos serviços da área urbana do distrito da Quinta. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnico em geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
FERREIRA, J. A. C.; ZANOTTA, D.C.. Participação em banca de Caroline Pereira Roldão; Tattiellen Gabina Madrid.Utilização das Geotecnologias no Ensino Fundamental: Estudo de Caso nas Escolas Municipais Viriato Correa e Dolores Garcia - Rio Grande (RS). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnico em geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
COIMBRA F. L.; GALARZ, F. B. S.; FERREIRA, J. A. C.. Participação em banca de Caroline Furtado Prestes; Vanessa Pedone da Cunha.Geração de um Sistema de Informações Geográficas dos Estabelecimentos do Distrito do Povo Novo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em tecnico em geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5ª Mostra de Produção Cientifica e Tecnológica (MPCT)/ 4º Seminário de Extensão (SEMEX)ão. Monitoramento do uso do solo no município do Rio Grande através do uso de ferramentas de geoprocessamento. 2015. (Feira).

2.
3ª mpct. Uso de Ferramentas de Geoprocessamento na Determinação das principais Culturas AgrícolaS do Município de Santa Vitória do Palmar - RS. 2013. (Exposição).

3.
XX Semana Acadêmica de Geografia.Técnicas de GNSS e Geoprocessamento. 2013. (Outra).

4.
1º Ciclo de Palestras em Geoprocessamento e Meio Ambiente. 2010. (Seminário).

5.
Semana Academica do IFRS. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COIMBRA F. L. ; FERREIRA, J. A. C. . Semana Acadêmica 2016 - Curso Técnico em Geoprocessamento - IFRS -Campus Rio Grande. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Mariana Amaral do Amaral e Domênica Sequeira. Implantação de um marco geodésico de apoio imediato no Instituto Federal de Educação Ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. 2017. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: João Augusto de Carvalho Ferreira.

2.
Thiago Kerr Padilha. Monitoramento do uso agricola no município do Rio Grande através de ferramentas de geoprocessamento. 2016. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: João Augusto de Carvalho Ferreira.

3.
Fabiano Soares Dias. MUDANÇAS NA PAISAGEM AGRICOLA, A PARTIR DA PRESENÇA DE ASSENTAMENTOS, NO MUNICIPIO DE CANDIOTA: DETECÇÃO ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DE GEOPROCESSAMENTO. 2014. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Geoprocessamento) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: João Augusto de Carvalho Ferreira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ESPINOZA, J. M. A. ; ALVES, D. C. L. L. ; FERREIRA, J. A. C. ; SANTOS, J. R. ; WESTPHALEN, A. B. ; ALBUQUERQUE, M. G. . ANÁLISE MULTITEMPORAL DA COBERTURA DE DUNAS AO LONGO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO NORTE RS VIA DADOS TM LANDSAT 5. In: LEONARDO TULLIO. (Org.). Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto. 01ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 75-82.

2.
SANTOS, J. R. ; TELMO, J. B. ; CASEIRO, L. M. ; ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. . ÊXODO RURAL E ESTADO DA VEGETAÇÃO NATIVA: DESENVOLVIMENTO DE UM INDICADOR SOCIOECONÔMICO E VALIDAÇÃO COM IMAGENS DE SATÉLITE NO MUNICÍPIO DE CANGUÇU - RS, BRASIL. In: LEONARDO TULLIO. (Org.). Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto. 01ed.Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018, v. 1, p. 131-141.


Apresentações de Trabalho
1.
ALBUQUERQUE, M. G. ; ESPINOZA, J. M. A. ; CORREA, I. C. S. ; CALLIARI, L. J. ; ALVES, D. C. L. L. ; FERREIRA, J. A. C. . APLICAÇÃO DO MÉTODO AHP GEOMÉTRICO PARA DEFINIÇÃO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS AO PROCESSO EROSIVO: ESTUDO DE CASO DA PRAIA DO HERMENEGILDO - RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Padilha Tiago Kerr ; FERREIRA, J. A. C. ; ESPINOZA, J. M. A. ; Gandra T B R . Monitoramento do uso agricola do solo do municipio do Rio Grande através do uso de ferramentas de geoprocessamento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, G. S. ; PORTO, Fabrício Soares ; OLIVEIRA, U. R. ; FERREIRA, J. A. C. . 'ANÁLISE DA MORFOLOGIA EM PERFIL DO SISTEMA PRAIA DUNA AO LONGO DA ORLA URBANIZADA DO BALNEÁRIO CASSINO - RS, ATRAVÉS DE MÉTODOS TOPOGRÁFICOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Princípios de Sensoriamento Remoto e Aplicações na Viticultura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, J. A. C.. Técnicas de GNSS e Geoprocessamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ESPINOZA, J.M.A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Sensoriamento Remoto aplicado à Estimativa da Evapotranspiração em Vinhedos Irrigados. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERREIRA, J. A. C.; ESPINOZA, J.M.A. ; ALBUQUERQUE, M. G. . Curso Prático de Sensoriamento Remoto Aplicado à Estimativa de Vegetação na Viticultura Com Sensor OrbitalL e Imagem Aérea. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ESPINOZA, J. M. A. ; FERREIRA, J. A. C. ; ALBUQUERQUE, M. G. ; MONTEIRO, R. O. C. . REDE DE INTEGRAÇÃO TECNOLOGICA PARA ESTUDOS EM AGRICULTURA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FERREIRA, J. A. C.. Introdução ao Uso do GPS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
ALVES, D. C. L. L. ; COIMBRA, F. L. ; OLIVEIRA, C. L. ; FERREIRA, J. A. C. . GEOTECNOLOGIAS: PRATICAS DE CARTOGRAFIA DIGITAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COIMBRA F. L. ; FERREIRA, J. A. C. . Semana Acadêmica 2016 - Curso Técnico em Geoprocessamento - IFRS -Campus Rio Grande. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 11:29:06