Bruno Seravali Moreschi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3477940528349573
  • Última atualização do currículo em 10/01/2018


Pesquisador acadêmico e artista visual. Doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e passagem na University of Arts of Helsinki (Kuva Art Academy), Finlândia. É mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo sido pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e passagem pela Universidade de Coimbra, Portugal. No mestrado, o pesquisador realizou um estudo sobre autoria e legitimação de artistas nas artes visuais ao criar uma enciclopédia de artistas a partir de clichês e padrões identificados em outras enciclopédias contemporâneas de artistas. Em 2013, a publicação intitulada de Art Book recebeu os prêmios Funarte de Arte Contemporânea - Galeria Funarte de São Paulo e a Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, além de passar a integrar o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e outras coleção públicas. Graduou-se em Comunicação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Suas investigações acadêmicas estão relacionados ao sistema das artes visuais, à arte conceitual e aos espaços de legitimação de arte. Atualmente estuda experiências não tradicionais de visitações em museus históricos e nacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Seravali Moreschi
Nome em citações bibliográficas
MORESCHI, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Artes Visuais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em University of the Arts Helsinki (Orientador: Mika Elo).
Orientador: Claudia Valladão de Mattos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Artes visuais; Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2012 - 2014
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Coimbra (Orientador: Edmundo Balsemão Porém).
Título: Art Book: a construção de uma enciclopédia de artistas,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lygia Arcuri Eluf.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Artes; Artes visuais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2002 - 2006
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Encontros sobre Arte Africana. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Research Seminar in Contemporary Art (Kuva Art Academy). (Carga horária: 60h).
University of the Arts Helsinki, UNIARTS, Finlândia.
2016 - 2016
Extensão universitária em Materiality and corporeality in artistic research. (Carga horária: 140h).
University of the Arts Helsinki, UNIARTS, Finlândia.
2016 - 2016
Extensão universitária em Philosophy of Artistic Research: Architechtonics of Sense. (Carga horária: 140h).
University of the Arts Helsinki, UNIARTS, Finlândia.
2016 - 2016
4a. NISI MASA Experimental Workshop. (Carga horária: 70h).
NISI MASA, NISI MASA, Romênia.
2013 - 2014
Grupo de Estudo e Produção de Arte Contemporânea. (Carga horária: 192h).
Instituto Tomie Ohtake, ITO, Brasil.
2012 - 2012
A História da História da Arte, com Joseph Imorde. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente - PED, Carga horária: 4
Outras informações
O curso oferece uma introdução à arte e ao pensamento estético do século XVIII na Europa.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente - PED, Carga horária: 5
Outras informações
Programa de Estágio Docente (PED) na disciplina "História da Arte V", sob orientação da Prof. Dra. Claudia Valladao de Mattos, na graduação em Artes Visuais. A disciplina aborda a produção artística europeia correspondente ao período que se estende do Pós-Segunda Guerra aos dias de hoje.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente - PED, Carga horária: 4
Outras informações
Programa de Estágio Docente (PED) na disciplina "História da Arte IV", sob orientação da Prof. Dra. Claudia Valladao de Mattos, na graduação em Artes Visuais. A disciplina acompanha e discute as transformações ocorridas na produção artística europeia, a partir da produção apresentada por Manet até o desenvolvimento das vanguardas históricas no começo do Século XX.


Associação Brasileira das Editoras Universitárias, ABEU, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 20
Outras informações
Diretor de Comunicação da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Centro de Pesquisa em Gravura do Instituto de Artes, Unicamp
Descrição: Entre as atividades do CPGravura, destaque para a pesquisa e a produção em gravura (alunos, professores e pesquisadores vinculados a Unicamp), palestras, oficinas e cursos de especialização além da edição de álbuns e exposições.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes visuais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Programa de Becas de Movilidad Académica entre Instituciones Asociadas a la AUIP: Universidade Nacional da Colômbia, Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP).
2016
Rumos Itaú Cultural, Itaú Cultural.
2016
CIMO Fellowships for Doctoral studies and research, University of Arts of Helsinki.
2014
Art Book Wanted International Award, Edition Lidu (Praga, República Checa).
2014
Mestre em Artes Visuais, Universidade Estadual de Campinas.
2013
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea, Funarte.
2013
Prêmio Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais, Funarte.
2012
Programa de Becas de Movilidad Académica entre Instituciones Asociadas a la AUIP: Universidade de Coimbra (Portugal), Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP).


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORESCHI, B. S.; CARRION, C. . Ordenamentos. 01. ed. Brasília: TCU, Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, 2017. v. 01. 180p .

2.
MORESCHI, B. S.. O que é um artista?. 1. ed. São Paulo: Zahar, 2015. 448p .

3.
MORESCHI, B. S.; MIYADA, P. K. A. ; ROSA, V. L. . Sem título - Técnica Mista, dimensões variáveis (catálogo). 1. ed. São Paulo: Funarte, 2014. 50p .

4.
MORESCHI, B. S.. Art Book - 50 artista contemporâneos. 1. ed. São Paulo: Menard Editions, 2014. 246p .

5.
MORESCHI, B. S.. Isto é Arte? 150 anos de arte moderna. 1. ed. São Paulo: Zahar, 2013. 464p .

6.
Farthing, Stephen (Org.) ; MORESCHI, B. S. (Org.) . Tudo sobre Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2010. 576p .

7.
Farthing, Stephen (Org.) ; MORESCHI, B. S. (Org.) ; Lopes, Fernanda (Org.) . 501 Artistas. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. 640p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORESCHI, B. S.. Contrate um profissional: considerações e experimentações artísticas sobre a fotografia de obra de arte. In: Bruno Vilela, Guilherme Cunha, Carlos Falci. (Org.). FIF Universidade: Mundo, Imagem, Mundo. 01ed.Belo Horizonte: Malagueta produções, 2017, v. 01, p. 15-31.

2.
MORESCHI, B. S.. ART BOOK - 50 artistas contemporâneos: a construção de uma enciclopédia. In: Iara Schiavinatto; Eduardo Costa. (Org.). Cultura Visual & História. 01ed.São Paulo: Alameda, 2016, v. , p. 89-122.

3.
MORESCHI, B. S.. Verbetes: Gustavo Von Ha e Felipe Cama. In: Tadeu Chiarelli e Ana Cândida de Avelar. (Org.). Coleção MAC Essencial - Acervo: Outras Abordagens. 01ed.São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015, v. III, p. 24-38.

4.
MORESCHI, B. S.. Sobre o desenho: Montanha sem peso. In: Lygia Eluf. (Org.). A transparência tem peso?. 1ed.Campinas: Editora Medita, 2011, v. , p. 130-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORESCHI, B. S.. A História da _rte. Revista Select, São Paulo, p. 113 - 114, 01 dez. 2017.

2.
MORESCHI, B. S.. Dentes descabelados - Enigmas e entrechoques nas obras de Tunga. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 01 out. 2010.

3.
MORESCHI, B. S.. Arte & pachorra. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 01 maio 2010.

4.
MORESCHI, B. S.. Museu é o mundo. Bravo!, São Paulo, 01 abr. 2010.

5.
MORESCHI, B. S.. O disforme - Como Nuno Ramos se tornou um dos mais respeitados artistas plásticos brasileiros. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 01 jan. 2010.

6.
MORESCHI, B. S.. Nem da Vinci. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 01 jun. 2009.

7.
MORESCHI, B. S.. A Forma Fácil. Bravo!, 01 maio 2009.

8.
MORESCHI, B. S.. A hora e a vez de Hélio Oiticica. Bravo!, São Paulo, 01 abr. 2009.

9.
MORESCHI, B. S.. A quebra do todo. Bravo!, São Paulo, 01 mar. 2009.

10.
MORESCHI, B. S.. A escala humana. Bravo!, São Paulo, 01 jan. 2009.

11.
MORESCHI, B. S.. A arte de ver - Em cartaz, extintores e afins. Revista Piauí, Rio de Janeiro, 01 jan. 2008.

12.
MORESCHI, B. S.. Trocando e-mails com Matt Barney. O Estado de São Paulo, São Paulo, 22 jul. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORESCHI, B. S.. O museu como ideia: O não olhar nos museus Hermitage, St. Petersburgo (Rússia); e Ateneum, Helnsique (Finlândia). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORESCHI, B. S.. O museu como ideia: o não olhar nos museus Hermitage, St. Petersburgo; e Ateneum, Helsinque. In: XXIII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP: História: por que e para quem?, 2016, Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH‐SP. São Paulo: ANPUH‐SP, 2016. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
MORESCHI, B. S.. VI Encontro de Pesquisa em História UFMG: A História da _rte - Mapa (de homens) da História (branca) da Arte (eurocêntrica). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MORESCHI, B. S.. XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH: O museu como ideia - o não olhar nos museus Hermitage, St. Petersburgo; e Ateneum, Helsinque. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
MORESCHI, B. S.. Grupo de estudos acadêmicos da Universidade Nacional da Colômbia e Pontificia Universidad Javeriana: A História da _rte e outras pesquisas recentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MORESCHI, B. S.; GONTIJO, J. ; ELEISON, K. . A História da _rte ? O Cenário Excludente da História da Arte estudada no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORESCHI, B. S.. O Museu está fechado para obras - Experiências no Museu Paulista (São Paulo) e na pintura Independência ou Morte (1888), de Pedro Américo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MORESCHI, B. S.. The History of _rt project: Deconstruction of the Art History official narrative at the entrances of museums. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORESCHI, B. S.. Crítica institucional: A História da Arte como campo de experimentações artísticas (conferência de abertura do evento). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MORESCHI, B. S.. A História da _rte excludente ensinada no Brasil: Principais Resultados e Primeiras Ações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORESCHI, B. S.. Artist of the month: University of the Arts Helsinki library. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORESCHI, B. S.. Ciclo de Pesquisas: Casa Tomada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MORESCHI, B. S.; FARIAS, A. A. C. . Goethe-Institut: Art Book - Ele pode zombar de suas ilusões, mas reproduz sua lógica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORESCHI, B. S.. FIF Universidade - Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte: Contrate um profissional - Considerações e experimentações artísticas sobre a fotografia de obra de arte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
MORESCHI, B. S.; MATTOS, C. ; ROLNIK, S. ; BUONO, A. ; THOMAZ, O. R. . Conversas com objetos: História da arte e cultura material. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MORESCHI, B. S.. Art Book: produção, criação, pesquisa e exposição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MORESCHI, B. S.. Conversa aberta Residência em Fotografia LABMIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MORESCHI, B. S.. MAC encontra os artistas (Museu de Arte Contemporânea da USP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MORESCHI, B. S.. II Seminário Internacional Cultura Visual e História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MORESCHI, B. S.. This is Art Now & Art Book. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MORESCHI, B. S.. Art Book: a construção de uma enciclopédia de artistas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MORESCHI, B. S.. Art Book: a construção de uma enciclopédia de artistas (Universidade de Coimbra, Portugal). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
MORESCHI, B. S.. 9ª Semana do Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MORESCHI, B. S.. 2º Congresso de Jornalismo Investigativo - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MORESCHI, B. S.. 6ª Semana do Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORESCHI, B. S.. A História da _rte: Experiências não normativas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORESCHI, B. S.. Autoria, apropriação e ruído. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORESCHI, B. S.. Núcleo de Estudos para Jovens Artistas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORESCHI, B. S.. Núcleo de Estudos para Jovens Artistas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MORESCHI, B. S.; CARRION, C. . Ordenamentos: exposição individual de Bruno Moreschi. 2017. Outra.

2.
MORESCHI, B. S.. Narrativas do Invisível: Prêmio Rumos Itaú Cultural. 2017. Instalação.

3.
MORESCHI, B. S.. A História da _rte. 2017. Outra.

4.
MORESCHI, B. S.. Campos de Preposições Sesc Ipiranga - Projeto Independência ou morte - O Povo. 2016. Pintura.

5.
MORESCHI, B. S.. 3a. Bienal de Montevidéu. 2016. Desenho.

6.
MORESCHI, B. S.. Artist of the month at the University of the Arts Helsinki. 2016. Livro de Artista.

7.
MORESCHI, B. S.. Sempre Algo Entre nós - Sesc Belenzinho. 2016. Desenho.

8.
MORESCHI, B. S.. Projecto Multiplo #9. 2015. Livro de Artista.

9.
MORESCHI, B. S.. Objeto direto: mostra do acervo MAC Paraná. 2015. Livro de Artista.

10.
MORESCHI, B. S.. Festival Arte Atual - Instituto Tomie Ohtake. 2015. Instalação.

11.
MORESCHI, B. S.. Quién enseña qué, a quién?. 2015. Livro de Artista.

12.
MORESCHI, B. S.. Sem título - Técnica Mista, dimensões variáveis. 2014. Diversas.

13.
MORESCHI, B. S.. Sala de Leitura - Paço das Artes. 2014. Instalação.

14.
MORESCHI, B. S.. Art Book - 50 artistas contemporâneos. 2014. Livro de Artista.

15.
MORESCHI, B. S.. 65º Salão Paranaense MAC Paraná. 2014. Livro de Artista.

16.
MORESCHI, B. S.. Frestas - Trienal de Artes Sesc Sorocaba. 2014. Diversas.

17.
MORESCHI, B. S.. Em Obras. 2014. Diversas.

18.
MORESCHI, B. S.. Improvável. 2013. Outra.

19.
MORESCHI, B. S.. Programa de Exposições MARP Ribeirão Preto. 2013. Vídeo.

20.
MORESCHI, B. S.. Futuro: Salão nacional de artes visuais Jundiaí. 2013. Desenho.

21.
MORESCHI, B. S.. Paisagens. 2012. Fotografia.

22.
MORESCHI, B. S.. Choro. 2012. Vídeo.

23.
MORESCHI, B. S.. A transparência tem peso?. 2011. Desenho.

24.
MORESCHI, B. S.. Desenhos Poemas - Museu de Arte de Goiânia. 2011. Desenho.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SPERBER, S. F.; FRUNGILLO, M. L.; MORESCHI, B. S.. Participação em banca de Thais Meirelles Parelli.Alice no país das maravilhas e o que o Surrealismo encontrou por lá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MORAES, J. M. R.; MORESCHI, B. S.; ZANETTE, L.. Participação em banca de Lilian Fontenla.Experimentações da lama. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
MORAES, J. M. R.; ZANETTE, L.; MORESCHI, B. S.. Participação em banca de Luana Saggioto.Na cama dela - Reflexões sobre a relação performer espectador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
MORAES, J. M. R.; ZANETTE, L.; MORESCHI, B. S.. Participação em banca de Ana Elisa de Matos.Se_xo - O uso da tecnologia implicada na sexualidade contemporânea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
MORAES, J. M. R.; MORESCHI, B. S.; ALVARES, K. S. F.. Participação em banca de Daniela Cunha Cortez Vassalo.Todos os dias nos livraremos de pequenos hábitos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
MORAES, J. M. R.; ALVARES, K. S. F.; MORESCHI, B. S.. Participação em banca de Valdirene da Silva.Eu é um outro: Desfiguração e estranhamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

7.
MORAES, J. M. R.; MORESCHI, B. S.. Participação em banca de Ana Paula Voci.Pra você. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORESCHI, B. S.. XXIV Congresso de iniciação científica da Unicamp. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
MORESCHI, B. S.. XXIII Congresso de iniciação científica da Unicamp. 2015. Universidade Estadual de Campinas.

3.
MORESCHI, B. S.. 8° Prêmio Bravo! de Cultura. 2012. Editora Abril.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
19th Thessaloniki Documentary Festival: John Berger Tribute. 2017. (Seminário).

2.
IX Congreso Internacional de Teoria e Historia de las Artes XVII Jornadas CAIA. O Museu está Fechado para Obras. 2017. (Congresso).

3.
XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH.O museu como ideia: o não olhar nos museus Hermitage, St. Petersburgo; e Ateneum, Helsinque. 2017. (Simpósio).

4.
4a. NISI MASA Experimental Workshop.4th NISI MASA Experimental Workshop. 2016. (Oficina).

5.
Artist of the month: University of the Arts Helsinki library.Artist of the month: University of the Arts Helsinki library. 2016. (Encontro).

6.
Ciclo de Pesquisas: Casa Tomada.Ciclo de Pesquisas: Casa Tomada. 2016. (Encontro).

7.
Jornada Flávio de Carvalho: O berço da força poética. 2016. (Simpósio).

8.
XXIV Congresso de iniciação científica da Unicamp. Avaliador dos painéis dos alunos. 2016. (Congresso).

9.
Art Book: Ele pode zombar de suas ilusões, mas reproduz sua lógica.Art Book: Ele pode zombar de suas ilusões, mas reproduz sua lógica. 2015. (Seminário).

10.
Conversas com objetos: História da arte e cultura material.Conversas com objetos: História da arte e cultura material. 2015. (Encontro).

11.
FIF Universidade. A Imagem e Memória. 2015. (Congresso).

12.
XXIII Congresso de iniciação científica da Unicamp. Avaliador dos painéis dos alunos. 2015. (Congresso).

13.
Art Book: a construção de uma enciclopédia de artistas.Art Book: a construção de uma enciclopédia de artistas. 2014. (Encontro).

14.
II Seminário Internacional Cultura Visual e História.Cultura Visual e Formas Expositivas. 2014. (Seminário).

15.
MAC encontra os artistas.MAC encontra os artistas. 2014. (Encontro).

16.
This is Art Now & Art Book / Frestas Trienal de Arte.This is Art Now & Art Book / Frestas Trienal de Arte. 2014. (Seminário).

17.
9ª Semana do Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina.A opinião consentida: olhares sobre a crítica cultural. 2010. (Outra).

18.
2º Congresso de Jornalismo Investigativo - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Boas histórias, boas reportagens. 2007. (Congresso).

19.
6ª Semana do Jornalismo - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Ex-alunos homenageados do curso de Jornalismo da UFSC. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORESCHI, B. S.. A HISTÓRIA DA *RTE - TAGS. 2017. (Outro).

2.
MORESCHI, B. S.. Primeira Coletiva. 2012. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 16:53:33