Claudinéia Schinemann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4673914088632177
  • Última atualização do currículo em 14/11/2017


Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste na linha de Políticas Educacionais, História e Organização da Educação. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional. Atua como pedagoga na rede estadual de ensino, como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Guairacá e como psicopedagoga clínica. Possui experiência nas áreas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, na Formação de Docentes e no Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudinéia Schinemann
Nome em citações bibliográficas
SCHINEMANN, C.

Endereço


Endereço Profissional
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro.
Av. Professor Moacyr Julio Silvestri
Batel
85015370 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36221109


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O Movimento Estudantil Secundarista de Guarapuava durante a ditadura civil-militar brasileira,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Carlos Herold Junior.
Coorientador: Luciane Neuvald.
Palavras-chave: movimento estudantil secundarista; ditadura civil-militar; Guarapuava.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2006 - 2007
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, ESAP, Brasil.
Título: Adolescência e Violência: possibilidades de escuta..
Orientador: Celia Gomes de Siqueira.
2000 - 2003
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Números para quê e por quê : A construção do raciocínio lógico matemático.
Orientador: Dionísio Burak.




Formação Complementar


2016 - 2016
Formação em Metodologias Ativas SAGAH. (Carga horária: 40h).
SAGAH, SAGAH, Brasil.
2012 - 2012
Educação, Diversidade e Inclusão. (Carga horária: 80h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2011 - 2011
O Valor da Escola Pública. (Carga horária: 12h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
ITINERANTE 2010: DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICUL. (Carga horária: 12h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS - 2009. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
ITINERANTE 2010: DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICUL. (Carga horária: 12h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ES. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
TEMPO, ESPACO E AUTONOMIA DA ESCOLA: O PROJETO POL. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2010 - 2010
AS NECESSIDADES DA ESCOLA A PARTIR DE SEUS LIMITES. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2009 - 2009
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2009 - 2009
ESTUDOS PARA DISCUSSAO SOBRE CONCEPCAO DE CURRICUL. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
O CURRICULO FRENTE AOS DESAFIOS EDUCACIONAIS CONTE. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITACAO PARA A ATUACAO NO PROJETO MUTIRAO PELA. (Carga horária: 18h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
ESTUDOS PARA ORGANIZACAO E ELABORACAO DO PLANO DE. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS DE EDUCACAO PROFISSION. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITACAO EM GESTAO DAS COORDENACOES E PROGRAMAS. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2008 - 2008
GRUPO DE TRABALHO EM REDE - EDUCACAO, TECNOLOGIA E. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2007
CURSO DISSEMINADORES DE EDUCACAO FISCAL. (Carga horária: 80h).
ESCOLA DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA, EDF, Brasil.
2007 - 2007
DISSEMINACAO DA POLITICA CURRICULAR E DE GESTAO ES. (Carga horária: 16h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2007
GRUPO DE ESTUDO AOS SABADOS - ORGANIZACAO DO TRABA. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2007 - 2007
REFLEXOES PARA IMPLEMENTACAO DO PROJETO POLITICO-P. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DIRIGIDO DE DIRETRIZES PEDAGOGICAS E ADMINIS. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
2006 - 2006
ESTUDOS PARA A ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO. (Carga horária: 24h).
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora-pedagoga, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Curso Formação de Docentes, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Guarapuava, PMG/SMS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Séries Iniciais E.F.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica CMEI Boqueirão

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Recreacionista, Carga horária: 20


Fundação do Bem Estar do Menor, FUBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Atendente/Educadora


Escola de Educação Infantil Tempo Feliz, EEIFTF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil


Serviço Social do Comércio- Guarapuava/PR, SESC-GUARAPUAVA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estágio Remunerado, Enquadramento Funcional: Auxiliar na Recreação Infantil



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
"Eles queriam mudar o mundo": O Movimento Estudantil Secundarista de Guarapuava nos anos de 1964 a 1985.
Descrição: Analisar a atuação do Movimento Estudantil Secundarista na história da educação de Guarapuava no período da ditadura civil militar brasileira (1964 a 1985)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Claudinéia Schinemann - Coordenador.
2006 - Atual
História, Sociedade e Educação no Brasil - HISTEDBR do Centro Oeste do Paraná
Descrição: O grupo organiza suas atividades tendo por base dois eixos: a iniciação à pesquisa e a produção de pesquisas na sub-área de fundamentos da educação. No que diz respeito à iniciação científica, objetivamos evidenciar o valor da pesquisa para formação de professoras e professores. Além disso, oportunizamos às acadêmicas e acadêmicos condições para a capacitação com vistas à uma futura atuação como pesquisadores da área de educação no ensino superior. Paralelamente a esse enfoque formativo da pesquisa, os professores componentes do grupo desenvolvem, individual e coletivamente, projetos de pesquisa sobre diferentes temáticas na área de fundamentos de educação. A produção resultante dessas pesquisas têm sido, regularmente, publicada em forma de artigos em revistas especializadas, livros e apresentação de trabalhos em eventos. A abragência desses canais de publicação é nacional. Do ponto de vista institucional dois pontos merecem ser observados para melhor caracterização do grupo: a)somos um grupo de trabalho vinculado ao grupo de pesquisa Histedbr, sediado em Campinas sob a supervisão do professor Dermeval Saviani; b)Conjuntamente com os outros grupos de pesquisa lotados no Departamento de Pedagogia da Unicentro, temos trabalhado para fortalecer nossas linhas de pesquisa objetivando a construção e a aprovação do projeto do curso de mestrado em educação, em nossa universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SCHINEMANN, C.. A ditadura civil-militar brasileira em Guarapuava e o movimento estudantil secundarista. In: Lucineia Moreira Souza; Rita de Cássia Luiz da Rocha Willian Junior Bonete;.. (Org.). Pesquisas em Educação: múltiplas interfaces. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2017, v. , p. 22-51.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHINEMANN, C.. Adolescência e Violência - Possibilidades de Intervenção pela escuta. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PINHAIS, 2014, Pinhais. Anais do Seminário Internacional de Pinhais, 2014. p. 01-13.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHINEMANN, C.; NEVES, Beatriz Aparecida ; JASKIU, Janaína ; KASNOCHA, Josimarci Jacomel . Gestão Democrática na Escola Pública: Limites e Possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHINEMANN, C.. O Movimento Estudantil Secundarista de Guarapuava Durante a Ditadura Civil-militar Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SCHINEMANN, C.; NEVES, Beatriz Aparecida ; JASKIU, Janaína ; KASNOCHA, Josimarci Jacomel . Gestão Democrática na Escola Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHINEMANN, C.. Adolescência e Violência - Possibilidades de Intervenção pela escuta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHINEMANN, C.. O Movimento Estudantil: um pouco de história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SCHINEMANN, C.. Números para que e por quê: a construção do conhecimento lógico matemático. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Tatiane Ferreira.Relações de Gênero: A presença masculina na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

2.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de CASSIANA BONHIAK.O ENSINO NOS ANOS INICIAIS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

3.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de FRANCIELI BERALDO.TECENDO INDICIOS DA HISTÓRIA DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO IMBITUVA - PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

4.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de MARIANNA ZANONA.AS CASAS DE REZA GUARANI: ESPAÇO DE CULTURA, TRADIÇÃO E EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

5.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de THALITA TEREZA.INSTITUTO DOM BOSCO: O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

6.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Sirlei dos Santos Martins Korchuvei.FORMAÇÃO DO TEÓLOGO NO SEMINÁRIO ROGATE: APROXIMAÇÕES COM AS DIRETRIZES DO MEC PARA O CURSO DE TEOLOGIA E COM A PROPOSTA DO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

7.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Diandra Aparecida Bras da Silva.A importância do planejamento nas escolas públicas de Guarapuava/PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

8.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Silmara Ribas Siqueira.Entre História e memória: A trajetória da escola isolada Boa Sorte - Guarapuava-PR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

9.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Vania de Lima.A inserção do Multiculturalismo na Prática Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.

10.
SCHINEMANN, C.. Participação em banca de Tathiele Cristiane Machoski.O Ensino de Ciências na Educação Infantil ? 4 a 5 anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Semana de Pedagogia - UNICENTRO.O Encantamento da Literatura Infantil na arte de contar histórias. 2014. (Oficina).

2.
Seminário Internacional Cultura, Arte e Comunidades. 2013. (Seminário).

3.
V Simpósio de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica da UNICENTRO 2013. 2013. (Simpósio).

4.
XII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2013. (Seminário).

5.
XXI Semana de Pedagogia, II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação e II Encontro Pibid Diversidade.Contação de Histórias. 2013. (Oficina).

6.
II Encontro Científico em Dependência Quimica: Dialogando em redes.. 2012. (Encontro).

7.
XVII Semana de Iniciação Científica. 2012. (Outra).

8.
II Seminário Estadual de Assuntos da Comunidade Escolar. 2009. (Seminário).

9.
IV Simpósio de Formação de Docentes na Modalidade Normal - Nível Médio. 2008. (Simpósio).

10.
III Encontro Interdisciplinar de Aprendizagem - "Diferenças e Diferentes". 2005. (Encontro).

11.
Seminário Educação Ambiental Integrada os Seis Elementos Ar, Água, Solo, Fauna, Flora e Ser Humano. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALAROSA, A.A. ; MELO, A. ; SOUZA, P.J. ; RODRIGUES, V. E. R. ; SCHINEMANN, C. . Seminário Internacional Estado, Violência e Luta de Classes.. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daiane Cristina Aparecida de Paula. BULLYING: MAIS UMA DAS VIOLÊNCIAS?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

2.
Deise ribeiro. RETRATANDO O BULLYING ESCOLAR NO 7º ANO DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GUARAPUAVA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

3.
Meiriely Rocha de Oliveira. BULLYING. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

4.
Rafaela Novakoski. O PAPEL DA MULHER NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

5.
Cristina Ferreira Braga Lima. Há lugar para interdisciplinaridade na escola?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).

6.
Claudia Simone de Jesus Woellner. Trajetória Docente da Professora Julia de Santa Maria Pereira no curso de Pedagogia da UNICENTRO. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorenna Kaalla de Paula.. Centro de Capacitação Universidade do Professor - Faxinal do Céu/PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Claudinéia Schinemann.

2.
Márcia de Quadros Oliveira. Adequação Curricular no Processo Avaliativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Claudinéia Schinemann.

3.
Aline Geteski. Violência e agressividade na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Claudinéia Schinemann.

4.
Talita Abreu Modolon. O trabalho com a literatura infantil em um CMEI de Guarapuava-PR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Guairacá. Orientador: Claudinéia Schinemann.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:48:36