Camila Raquel Benevenuto de Andrade

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  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Aluna do Doutorado pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da UFMG , na linha de Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Mestre pela FAE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Atuou como Professora Formadora do curso a distância: Docência na Educação Integral, destinado a professores da Rede Estadual de Minas Gerais. Já atuou como tutora em cursos de extensão, participa como integrante do GESTRADO(Grupo de Estudos Sobre Politica Educacional e Trabalho Docente) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Raquel Benevenuto de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096163


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em doutorado em educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Agenda de Educação Integral para o Ensino Médio no Governo Temer: como Minas Gerais respondeu a este desafio?,
Orientador: Adriana Maria Cancella Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; Ensino Médio Integral; Políticas de Educação Integral.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2016
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Perfil e Condições de Trabalho dos Profissionais do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Adriana Maria Cancella Duarte.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2012
Extensão universitária em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Formadora do curso atualização / aperfeiçoamento "Docência na Educação Integral" destinado a professores da rede estadual de Educação de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisadora do Grupo de Estudos Sobre Política Educacional e Trabalho Docente

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do curso de educação em tempo integral "Escola e Cidade", oferecido pelo TEIA( Territórios, Educação Integral e Cidadania) - FaE- UFMG

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Pesquisadora de Campo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação de campo da pesquisa "Trabalho na Educação Básica no Estado de Pernambuco" no primeiro semestre do ano de 2013 com a equipe do Grupo de Estudos sobre Políticas Educacionais e Trabalho Docente (GESTRADO), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), através de entrevista em escolas da educação básica.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20


Colégio Padre Eustáquio, CPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Auxiliar da Educação Infantil, Enquadramento Funcional: Auxiliar da Educação Infantil, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas para o ensino médio na rede pública estadual de Minas Gerais a partir das Reformas do Governo Temer.
Descrição: Este projeto é um desdobramento da proposta coletiva de investigação: A reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais de ensino, proposta pelo Grupo EMpesquisa - Ensino Médio em Pesquisa , coordenado pelas professoras Mônica Ribeiro da Silva (Faculdade de Educação - UFPR) e Nora Rut Krawczyk (Faculdade de Educação - Unicamp). Esta proposta tem por objetivo acompanhar, a partir de 2017, a formulação e implantação da reforma do Ensino Médio, promulgada pela Lei 13.415 de 16/02/2017, recém sancionada pelo presidente da república Michel Temer. O presente projeto faz um recorte no objeto acima descrito e propõe investigar, no período de 2017 a 2018, a formulação da política para o ensino médio em Minas Gerais, no âmbito do órgão gestor, ou seja, da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais ? SEE/MG. Neste sentido, neste primeiro momento, o projeto está focado no estudo e análise da formulação da política para o Ensino Médio em Minas, a partir da promulgação da Lei 13.415/2017, deixando o processo de implementação para um projeto futuro. Nessa perspectiva essa investigação tem como finalidade identificar, descrever e analisar os processos e efeitos da regulação e regulamentação da reforma do Ensino Médio no Estado de Minas Gerais, no que se refere à interpretação e regulamentação da nova lei no âmbito da SEE/MG. Desta forma, as questões de investigação propostas seguem o direcionamento da pesquisa coletiva, acima citada, no que se refere ao desenho da política em Minas Gerais, ou seja: Como se deu o processo de regulamentação da reforma no estado? Quais documentos normativos foram produzidos e quem participou deste processo? Esses documentos estabelecem algum diálogo entre a forma como está organizado atualmente o Ensino Médio em Minas Gerais e o modelo contido na Lei 13.415/2017? Quais as principais mudanças implantadas na organização escolar a partir dessas definições?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
GESTÃO DO TRABALHO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Descrição: O projeto de pesquisa Gestão do trabalho na escola de tempo integral se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A pesquisa pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorinda Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Quem são os graduandos de Pedagogia ingressos na FaE/UFMG na versão do novo curriculo?
Descrição: Conhecer o estudante do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FAE/UFMG) ingresso na vigência do currículo implantado em 2009, revelando seu perfil socioeconômico e cultural e suas demandas à Instituição. Identificando as características socioeconômicas e culturais dos estudantes de pedagogia ingressos no período referente, assim como as demandas desses estudantes dirigidas à Instituição, sistematizando os dados coletados por semestre, turma e turno e ao final apresentar publicamente os resultados da pesquisa à Faculdade de Educação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Savana Diniz Gomes Melo - Coordenador.
2009 - Atual
Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil
Descrição: A pesquisa pretende analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, o que fazem e em que condições se realiza nas escolas de Educação Básica, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Brasil. Objetiva conhecer quem é, o que faz e em que condições se realiza o trabalho docente nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Analisar em que medida as mudanças trazidas por nova regulação educativa impactam na constituição das identidades e dos perfis dos profissionais da educação básica, identificando estratégias desenvolvidas pelos docentes para responder tais exigências. Buscará ainda conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a educação básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a saúde dos docentes. Para tanto, espera-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso a formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa será realizada em seis estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Pernambuco) contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Pauliane Romano - Integrante / Michel Almada de Castro Boaventura - Integrante / Ana Maria Clementino - Integrante / Carlos Alexandre Soares da Silva - Integrante / Luciana Cristina Nogueira H. Rodrigues - Integrante / Alexandre William Barbosa Duarte - Integrante / Livia Maria Fraga Vieira - Integrante / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante / Antônio Lisboa Leitão de Souza - Integrante / Eliza Bartolozzi Ferreira - Integrante / Ada Avila Assunção - Integrante / Eneida Oto Shiroma - Integrante / João Ferreira Oliveira - Integrante / Olgaíses Maués - Integrante / Mário Luiz Neves de Azevedo - Integrante / Ângelo Ricardo de Souza - Integrante.
2008 - 2010
Educação Integral | Educação Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira
Descrição: Desenvolvido por meio de parceria entre quatro Universidades brasileiras (UFMG, UNIRIO, UFPR e UNB) este Projeto tem o objetivo de mapear as experiências de educação em tempo integral que estão sendo desenvolvidas no país, pelo sistemas públicos de ensino, bem como analisar de modo mais aprofundado algumas delas, por meio de grupos focais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Lucia Helena Alvarez Leite - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - 2011
Acompanhamento da nova versão curricular para a graduação em Pedagogia
Descrição: Como forma de acompanhar e avaliar a implantação do novo currículo no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, o Colegiado da FaE conta com a monitoria de um aluno da graduação responsável pelo contato direto com os alunos do curso e por auxiliar a organização e realização das atividades. O trabalho é é realizado através de atividades de assistência, acompanhamento e avaliação dos processos de implantação e desenvolvimento da nova versão do curricular. A relação entre alunos e Comissão ocorre por meio da comunicação on-line através de e-mail, reuniões periódicas com os representantes das turmas, registro através de formulários próprios e divulgação no site e nos murais da FaE..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Camila Raquel Benevenuto de Andrade - Integrante / Mônica Correia Baptista - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Integral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Politica Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto2015 ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. ; BRAGA, C. S. . O perfil dos profissionais da educação integral: a experiência das escolas municipais de Belo Horizonte. Irice (Conicet - UNR), v. 28, p. 87-112, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; MENDONCA, P. M. ; GOMES, A. R. ; OLIVEIRA, K. ; NOGUEIRA, P. H. . . Módulo 5: O professor como invenção. In: Paulo Felipe Lopes Carvalo; Paulo Henrique de Queiroz Nogueira. (Org.). . Módulo 5: O professor como invenção. 1ed.Belo Horizonte: , 2017, v. 1, p. 159-170.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; ROMANO, P . A FUNÇÃO DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO NO ESTADO DE MINAS GERAIS E DO MUNICÍPIO DE CONTAGEM. In: IX SIMPOED, 2017, Mariana/MG. ANAIS DO XI SIMPOED 2017 UFOP - Trabalho, Meio Ambiente e Compromisso Social, 2017. p. 1-1108.

2.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. . PERFIL E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS MONITORES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. In: IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO, 2017, Campinas. Anais IX Encontro Brasileiro da REDESTRADO, 2017.

3.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. . Estudo sobre perfil e formação dos sujeitos do Programa Escola Integrada - RMEBH. In: I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos, 2014, Belo Horizonte. I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos, 2014. v. 1. p. 1-2.

4.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. ; BRAGA, C. S. . PERFIL SOCIOECONÔMICO E PROFISSIONAL DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: O CASO DE BELO HORIZONTE. In: X SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2014, Salvador. X SEMINARIO DE LA RED ESTRADO, 2014. v. 1. p. 1-15.

5.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; MELO, S. D. G. . A Judicialização de greves docentes na rede Estadual de Minas Gerais: Implicações sobre a política Educativa. In: IX Seminário Internacional da Rede Estrado, 2012, Santiago. Anais do IX Seminário Internacional da Redestrado, 2012. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. ; BRAGA, C. S. . PERFIL SOCIOECONÔMICO E PROFISSIONAL DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: O CASO DE BELO HORIZONTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; DUARTE, A. M. C. . Estudo sobre perfil e formação dos sujeitos do Programa Escola Integrada - RMEBH. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; MELO, S. D. G. . A Judicialização de greves docentes na rede Estadual de Minas Gerais: Implicações sobre a política Educativa.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GONÇALVES, G.B.B ; ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto ; ROMANO, P . III Seminário Internacional (Cooperação Brasil - Quebec) Diversidade e educação inclusiva: perspectivas interdisciplinares e interepistêmicas. 2017. (Membro equipe de pareceristas).

2.
LEITE, Lucia Helena Alvarez ; ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto ; CARVALHAIS, Natalia Fraga ; CARVALHO, Levindo Diniz ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de ; GUIMARAES, M. B. ; LEITE, Elvira Maria Alvarez ; MARTINS, Mayara Azevedo ; MELO, Savana D. M. ; OLIVEIRA, Fernanda da Silva ; OLIVEIRA, Kassiane dos Santos ; RAMALHO, Barbara ; REZENDE, Tânia de Freitas . Educação Integral/Educação Integrada e(m) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira - Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil: estudo qualitativo. 2010. (Relatório de pesquisa).

3.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto. Acompanhamento da nova versão curricular para a graduação em Pedagogia. 2010. (Bolsa de Monitoria).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; ANDRADE, F.R. Participação em banca de CRISTIANE CUNHA DANTAS.Tecnologia assistiva na inclusão escolar: estudo de caso de uma escola da rede municipal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas Gerais.

2.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; ANDRADE, F.R. Participação em banca de SIMONE SOUZA SANTOS.Inclusão do aluno surdo no Ens. Regular: estudo bibliográfico de artigo publicado na ANPED no período de 2005 a 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas Gerais.

3.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; RUAS, T.. Participação em banca de NATALIA CASTRO CARVALHO.As tecnologias digitais e o processo de aprendizagem no Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas Gerais.

4.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; Silva, Marco Antônio. Participação em banca de Lary Anne Freitas da Silva.Jogos Virtuais como recurso de aprendizagem na Educação Infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas Gerais.

5.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; Silva, Marco Antônio. Participação em banca de Leissiane Cristine Neves.A Importância da Literatura Infantil no Processo de Aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos.Estudo sobre perfil e formação dos sujeitos do Programa Escola Integrada. 2014. (Seminário).

2.
IX Seminário Internacional Red Estrado.A Judicialização de greves docentes na rede Estadual de Minas Gerais: Implicações sobre a política Educativa. 2012. (Seminário).

3.
XXI Semana de Inciação Cientifica.QUEM SÃO OS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA INGRESSOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO/UFMG NA VIGÊNCIA DO NOVO CURRÍCULO?. 2012. (Outra).

4.
Endipe. 2010. (Seminário).

5.
Teias de Cidadania. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITE, Lucia Helena Alvarez ; ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto ; RAMALHO, Barbara ; CARVALHO, Paulo Felipe Lopes de ; OLIVEIRA, K. . 10 ANOS DO TEIA. 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, D.A. ; DUARTE, A. M. C. ; VIEIRA, L. M. F. ; CLEMENTINO, A. M. ; ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto ; ROMANO, P . Gestrado 15 anos. 2017. (Congresso).

3.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; OLIVEIRA, D.A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ROMANO, P . X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Congresso).

4.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; OLIVEIRA, D.A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ROMANO, P . 36a Reunião Anual da ANPEd. 2013. (Congresso).

5.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; OLIVEIRA, D.A. ; CLEMENTINO, A. M. ; ROMANO, P ; DUARTE, A. W. B. . 35a Reunião Anual da Anped. 2012. (Congresso).

6.
OLIVEIRA, D.A. ; DUARTE, A. M. C. ; VIEIRA, L. M. F. ; MELO, S. D. G. ; CLEMENTINO, A. M. ; ROMANO, P ; ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto . Gestrado 10 anos. 2012. (Congresso).

7.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; OLIVEIRA, D.A. ; BOAVENTURA, M. A. C. ; ROMANO, P ; CLEMENTINO, A. M. ; SILVA, C. A. S. ; RODRIGUES, L. C. N. H. ; DUARTE, A. W. B. . IX Seminário Internacional Redestrado. 2012. (Congresso).

8.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto; AUGUSTO, M.H.O.G ; AMORIM, R. ; CARDOSO, M ; GUIMARAES, B. D ; HYPOLITO, A. M ; MELO, S. D. G. ; OLIVEIRA, D.A. ; ROMANO, P . Seminário de Pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica em Minas Gerais e Luta Sindical: Desafios Atuais. 2011. (Outro).

9.
ANDRADE, Camila Raquel Benevenuto. Semana Ser Professor/A. 2010. (Congresso).




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