Daniel de Nazaré de Souza Madureira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6880175696543824
  • Última atualização do currículo em 08/06/2017


Graduado em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Espanhola e suas Respectivas Literaturas pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá-IESAP. Possui Pós-Graduação Latu-Sensu em Novas Linguagens e Novas Abordagens para o Ensino da Língua Portuguesa e Metodologias para o Ensino da Língua Espanhola pela Faculdade ATUAL. Na docência atua como professor de Língua Espanhola na Rede Pública de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amapá-IFAP e na pesquisa desenvolve as seguintes linhas: Cultura, Sociedade, Desenvolvimento Regional, Identidades Culturais e Representações Coletivas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel de Nazaré de Souza Madureira
Nome em citações bibliográficas
MADUREIRA, D. N. S.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2011
Especialização em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Atual, FAAT, Brasil.
Título: O Ensino da Língua Espanhola no Brasil e a Problemática do Ensino.
Orientador: Edmundo Tork.
2011 - 2011
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Atual, FAAT, Brasil.
Título: A leitura como fator social.
Orientador: Arivaldo Leite Mira.
2008 - 2011
Graduação em Licenciatura Plena em Letras.
Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP, DF, Brasil.
Título: Uma Análise da Língua Portuguesa Sob a Visão do Novo Acordo Ortográfico em Duas Turmas da Terceira Série do Ensino Médio nas Escolas Pública e Particular do Estado do Amapá.
Orientador: Solange de Medeiros Santiago.




Formação Complementar


2016 - 2016
Português como língua adicional. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO, Brasil.
2016 - 2016
Formação de Tutores e Gestores da Educação à Distância. (Carga horária: 180h).
Centro FAPAZ de Ensino e Formação de Professores, CEFOP, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO DE TUTORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2015 - 2015
FORMAÇÃO DE TUTORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso Lousa Interativa: Uma ferramenta pedagógica prática e dinâmica. (Carga horária: 8h).
Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
2013 - 2013
Programa Latex: editor de textos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2005 - 2013
Español Internacional. (Carga horária: 266h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2011 - 2011
Formação Continuada para Professores. (Carga horária: 300h).
Secretaria de Estado da Educação - AP, SEED, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Español. (Carga horária: 56h).
International COINED, COINED, Argentina.
2010 - 2010
Oficina Fonética da Língua Francesa. (Carga horária: 12h).
Centro Cultural Franco Amapaense, SEED, Brasil.
2005 - 2008
Curso de Língua Francesa. (Carga horária: 420h).
Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand, SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE EXTENSÃO PORTARIA 978/GR/IFAP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
COORDENADOR DE PESQUISA, EXTENSÃO E ESTÁGIO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSESSOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PORT.460, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coord. do Centro de Ensino de Línguas/CEL, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Centro de Ensino de Línguas/CEL sob a Portaria nº1.599


Colégio Equipe Macapá, EQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Professor de Língua Espanhola NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA.


Instituto de Ensino Superior do Amapá, IESAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 30
Outras informações
MINISTROU A DISICPLINA LINGUÍSTICA APLICADA A LÍNGUA ESPANHOLA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 30
Outras informações
MINISTROU A DISCIPLINA TEORIAS DE AQUISIÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 30
Outras informações
MINISTROU A DISCIPLINA TEORIA DE AQUISIÇÃO DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUA ESPANHOLA.

Atividades

2013 - Atual
Ensino, Especialização em Língua Espanhola, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Aquisição do Espanhol como Língua Estrangeira
Lingüística Aplicada a Língua Espanhola

Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP, DF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LITERATURA DA AMAZÔNIA, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LITERATURA BRASILEIRA 1, Carga horária: 80

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LITERATURA BRASILEIRA 2, Carga horária: 80



Projetos de extensão


2016 - 2017
Programa Estagiário Francês
Descrição: Programa ofertado pelo Conselho Nacional dos Institutos Federais em Parceria com a Embaixada Francesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ESPANHOL INTERMEDIÁRIO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE ESPANHOL BÁSICO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
COMISSÃO DA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE DISCENTES PARA O PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO CANADÁ/BRASIL
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - Atual
ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO INTEGRADO TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Descrição: PARTICIPOU DA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUBSEQUENTE TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ-IFAP..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2015 - 2015
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR
Descrição: PARTICIPOU DA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUBSEQUENTE TÉCNICO EM COMÉRCIO EXTERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ-IFAP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: com habilitação em Língua Espanhola e sua respectiva Literatura.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
MADUREIRA, D. N. S.; UTZIG, A. I. F. A. ; RIBEIRO, K. C. . Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: Cenário Nacional e Experiências Didáticas. 1. ed. Campinas - São Paulo: Pontes, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
COELHO, H. C. ; RODRIGUES, E. N. B. ; ARAUJO, F. X. S. ; MADUREIRA, D. N. S. . DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA PRODUÇÃO DOS LADRÕES DE MARABAIXO. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Compilação Linguística. ´1ªed.Curitiba: Atena, 2016, v. , p. 20-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MADUREIRA, D. N. S.; COELHO, H. C. . O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-Amapá. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE, 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnicos-Raciais.

2.
COELHO, H. C. ; MADUREIRA, D. N. S. . O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma Perspectiva Dialógica da Linguagem. In: VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE, 2014, Belém - PA. Ações Afirmativas: Cidadania e Relações Étnicos-Raciais. Belém: Livraria da Física, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, H. C. ; MADUREIRA, D. N. S. ; RODRIGUES, E. N. B. ; ARAUJO, F. X. S. ; CALDAS, Y. P. . DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA PRODUÇÃO DOS LADRÕES DE MARABAIXO NO ESTADO DO AMAPÁ. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015, BELÉM. CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. BEÉLM: ILC/UFPA, 2015. v. 9. p. 1-1055.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MADUREIRA, D. N. S.; RODRIGUES, E. N. B. ; COELHO, H. C. . As formas de Silêncio Existentes nas Relações Transfronteiças do Platô das Guianas. In: I SIMPÓSIO DAS FRONTEIRAS DO PLATÔ DAS GUIANAS, 2013, Macapá. Livro de Resumos do I Simpósio das fronteiras do platô das guianas. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, H. C. ; MADUREIRA, D. N. S. ; RODRIGUES, E. N. B. ; ARAUJO, F. X. S. ; CALDAS, Y. P. . DISCURSO, CULTURA E PODER: INTERFACES ESTABELECIDAS NA PRODUÇÃO DOS LADRÕES DE MARABAIXO NO ESTADO DO AMAPÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MADUREIRA, D. N. S.; COELHO, H. C. . O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-Amapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MADUREIRA, D. N. S.. O Índio Retratado na Literatura durante a Ditadura Militar e na Contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COELHO, H. C. ; MADUREIRA, D. N. S. . O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma Perspectiva Dialógica da Linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MADUREIRA, D. N. S.; RODRIGUES, E. N. B. ; COELHO, H. C. . As formas de Silêncio Existentes nas Relações Transfronteiças do Platô das Guianas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de claúdia damasceno picanço; rodrigo alves engelhard.. a autonomia do aluno no processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira na escola pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

2.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de Sandra Barroso; Thais Campos; Thayllon Damasceno. A inserção da comunidade índigena no meio acadêmico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

3.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de Alessandra Santos; Lorena Santos; Thaynam Santos. el enfoque comunicativo del espanhol en la enseñanza media en las escuelas públicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

4.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de Elcyane Miranda; Erivelton Rocha. a realização da fala do espanhol nativo e do espanhol adquirido pelo estudande amapaense do ensino médio em um poema de antônio machado y ruiz "caminando no hay camino". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

5.
MADUREIRA, D. N. S.; CRUZ, J. N. H.. Participação em banca de Andréa Viegas ; Claudilene Moraes; Dayse Michela;. Poema: um gênero multifacetado para a construção de sentidos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Metodologia para o ensino da L. Portuguesa) - Faculdade Atual.

6.
MADUREIRA, D. N. S.; CRUZ, J. N. H.. Participação em banca de Manoel Vilhena; Marcelo Chucre; Marciane Lobato. Determinantes que levam a deficiência da leitura e da escrita. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Metodologia para o ensino da L. Portuguesa) - Faculdade Atual.

7.
MADUREIRA, D. N. S.; CRUZ, J. N. H.. Participação em banca de Aline Marinho; Sílvia Marinho; Simoni Brito. Trabalhando com o gênero textual: as lendas amazônicas. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Metodologia para o ensino da L. Portuguesa) - Faculdade Atual.

8.
MADUREIRA, D. N. S.; CRUZ, J. N. H.. Participação em banca de Alessandra Barbosa; Odilene Segundo; Izabel Tavares. As lendas amapaenses na formação de novos leitores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Novas Metodologia para o ensino da L. Portuguesa) - Faculdade Atual.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRASIL, J.; MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de GISELE NOGUEIRA; MARIA JANETE GOUVEIA; RUBILENE LIMA..NARRATIVAS ORAIS NO QUILOMBO DO CURIAÚ: TRADIÇÃO E MODERNIDADE NO ECO DAS VOZES DA ÁFRICA EM MACAPÁ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

2.
NASCIMENTO, V. I. G.; MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de ALYNE CABRAL; JACQUELINE CASTRO; SILVIA CRISTINA DA SILVA..DIALETO NA COMUNIDADE DO CURIAÚ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

3.
MADUREIRA, D. N. S.; LEAO, R.; GONDIM, C.. Participação em banca de Sulamita Santos; Thays oliveira; Tuany Brasil.a literatura amapaense após o advento da FLAP no contexto da Biblioteca Pública Elcy Lacerda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

4.
MADUREIRA, D. N. S.; GONDIM, C.; LEAO, R.. Participação em banca de Amanda de souza; Bruna Costa; Giulia Nunes.o desenvolvimento da leitura no ensino fundamental II por meio da literatura: um estudo comprativo no centro de ensino e cultura moderno e na escola estadual professor nilton balieiro machado na cidade de macapá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

5.
MADUREIRA, D. N. S.; BRASIL, J.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA; CARLA DE OLIVEIRA; WILCILENE DE ARAÚJO;.o ensino de língua portuguesa e literatura através do gênero textual poema: uma proposta pedagógica para alunos da 6º série da escola estadual professor lauro de carvalho chaves. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

6.
MADUREIRA, D. N. S.; BRASIL, J.. Participação em banca de ALDILENE DE SOUZA; CHAMILE LOPES; JÉSSYCA SANTOS.UM OLHAR SUSTETÁVEL COM ÊNFASE NA OBRA DE ABILASH DE LULIH ROJANSKI: PROPOSTA METODOLÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

7.
MADUREIRA, D. N. S.; BRASIL, J.. Participação em banca de ARÊTHIENE SOUZA; GLEYCIVANA SILVA; JÚLIO SANTOS; LUCIANA SIL.A LINGUAGEM RIBEIRINHA NA OBRA "LAMENTO XIMANGO". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

8.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de FÁBIO PANTOJA; ODENILSA DOS REIS; SUELLEN MATOS.A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL COELHO NETO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

9.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de ANA CLAUDIA MIRANDA; FRANCIELLY SANTOS; FRANCIMAR SANTOS.A IMPORTÃNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA-NEI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

10.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de DRIELI SILVA; ELIQUILÂNDIA BRITO; MARLENA GONÇALVES;.A EDUCAÇÃO SEXUAL E A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA ESTADUAL ALBERTO SANTOS DUMONT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

11.
MADUREIRA, D. N. S.. Participação em banca de ELIANE GUEDES; NATÁLIA ARAÚJO; WANESSA ANDRADE.A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA ALBERTO SANTOS DUMONT. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MADUREIRA, D. N. S.. AVALIADOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO CONCURSO PÚBLICO DOCENTE IFAP EDITAL 01/2015. 2015. Instituto Federal do Amapá.

2.
MADUREIRA, D. N. S.; COSTA, N. S.; SILVA, G. S. D.. AVALIADOR DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO (PORTUGUÊS/ESPANHOL). 2015. Instituto Federal do Amapá.

3.
MADUREIRA, D. N. S.; MACIEL, R.; BATISTA, A.. AVALIADOR PROVA ESCRITA NA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL. 2015. Instituto Federal do Amapá.

4.
MADUREIRA, D. N. S.; RODRIGUES, E. N. B.; SANTOS, T.. AVALIADOR NA ÁREA DIDÁTICA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA-ESPANHOL. 2015. Instituto Federal do Amapá.

Outras participações
1.
ALMEIDA, V. L. G.; MADUREIRA, D. N. S.. ALFABETIZAÇÃO EM LEITURA E ESCRITA. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

2.
ALMEIDA, V. L. G.; MADUREIRA, D. N. S.. O HÁBITO DA LEITURA E A PRÁTICA DA ESCRITA. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

3.
MADUREIRA, D. N. S.; ALMEIDA, V. L. G.. PROFESSOR EMPREENDEDOR: INOVANDO TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

4.
MADUREIRA, D. N. S.. REFLEXÕES SOBRE A LEITURA: DA IMPORTÂNCIA AO INCENTIVO. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

5.
MADUREIRA, D. N. S.. O PERFIL DO DIRETOR NA GESTÃO ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA COARACY NUNES. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

6.
MADUREIRA, D. N. S.. O DESPERTAR PARA A LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

7.
MADUREIRA, D. N. S.. PROJETO NOTA AZUL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DO ENSINO. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

8.
MADUREIRA, D. N. S.. GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA E O DESAFIO A SER VENCIDO: VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2015. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

9.
MADUREIRA, D. N. S.. A CONTRIBUIÇÃO DO PROLER PARA A FOMENTAÇÃO DA LEITURA. 2014. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.

10.
MADUREIRA, D. N. S.. DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NO 9º ANO DA ESCOLA COELHO NETO. 2014. Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP). 2016. (Congresso).

2.
II Seminário de Internacionalização do IFMA. 2016. (Seminário).

3.
1º ENCONTRO DE EXTENSÃO DO IFAP: AÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2015. (Encontro).

4.
CURSO DE ACTUALIZACIÓN PARA PROFESORES DE ESPAÑOL. 2015. (Encontro).

5.
I Mostra Técnica e Cultural.I Mostra Técnica e Cultural. 2015. (Outra).

6.
IX Congresso Internacional da ABRALIN. 2015. (Congresso).

7.
SEMINÁRIO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NA UNIFAP: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS (NEAB). 2015. (Seminário).

8.
GEOGRAFIA BRASILEIRA: ENTRE A HISTÓRIA E A MEMÓRIA. 2014. (Outra).

9.
GEOGRAFIA E LITERATURA: SENTIDOS E DIREÇÕES DO BRASIL. 2014. (Outra).

10.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE. O Discurso Discriminador de Padres na Questão Religiosa e Cultural do Ciclo do Marabaixo em Macapá-Amapá. 2014. (Congresso).

11.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE. O Discurso Religioso nas Produções dos Ladrões de Marabaixo: uma Perspectiva Dialógica da Linguagem. 2014. (Congresso).

12.
I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIFAP. 2013. (Encontro).

13.
III EVINTER - Evento Interdisciplinar de Cursos.Autismo: um desafio de todos. 2010. (Outra).

14.
II Jornada Científico-Cultural de Francês. 2010. (Outra).

15.
II EVINTER - Evento Interdisciplinar de Cursos. 2009. (Outra).

16.
I Jornada Científico-Cultural de Francês. 2009. (Outra).

17.
XIII Encontro Regional dos Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).

18.
XVII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2009. (Congresso).

19.
I COLÓQUIO DE PRODUÇÃO LATO SENSU. 2008. (Exposição).

20.
I COLÓQUIO DE PRODUÇÃO LATU-SENSO. 2008. (Outra).

21.
I EVINTER - Evento Interdisciplinar de Cursos. 2008. (Seminário).

22.
V Fórum de Letras."O espelho": um análise comparativa da língua portuguesa sobre a literatura Machadiana. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MADUREIRA, D. N. S.. I MOSTRA TÉCNICA E CULTURAL DO IFAP. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
lilian lobato pereira; helen cristina gosmes da graça.. utilização das mídias audiovisuais no ensino da língua espanhola: instrumentos de facilitação da aprendizagem na educação básica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

2.
Kamila brasil azulay; elaine de souza; denise ferreira.. utilização das mídias audiovisuais no ensino da língua espanhola: instrumentos de facilitação da aprendizagem na educação básica. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

3.
vandicléia brito machado de souza; dalgisa de magalhães;. os desafios dos alunos do ensino médio das escolas públicas no processo de aprendizagem da língua espanhola: aquisição e pronúncia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

4.
maria dinair picanço; maria do carmo machado;. as dificuldades dos alunos da escola pública brasileira na aquisição da língua espanhola. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Espanhola) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLÁUDIA LAFEUILLE; DAYANNE SOUZA; HÉVELLIN PEREIRA;. O USO DO GÊNERO TEXTUAL DA PROPAGANDA COMO FERRAMENTA MIDIÁTICA: POLIFONIA DE ORLANDI E DIALOGISMO DE BAKTHIN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

2.
FRANCISCA SILVA; HYLLER DOS SANTOS; MARIA LUZIRENE FERREIRA. O RACISMO NO BRASIL E O ENFOQUE NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

3.
FERNANDO COSTA; JORGE ANDRADE; MARCELA RAMOS; RÔMULO SILVA. O USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA MIDIÁTICA DO DIALOGISMO E DA POLIFONIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Instituto de Ensino Superior do Amapá. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

4.
Gisele Nogueira;Guido Schenone;Jaciara Frota;Rubilene Lima. A Formação do Professor diante das matrizes de religiosidade africana na educação no século XXI: mitos e praxis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.

5.
Katiane Vilhena; Sara Leite; Neuracy Ferreira; Nielton Lima;. O tratamento do homossexualismo a teledramaturgia brasileira: uma discussão panorâmica em sala de aula na educação do século XXI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP. Orientador: Daniel de Nazaré de Souza Madureira.



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MADUREIRA, D. N. S.; UTZIG, A. I. F. A. ; RIBEIRO, K. C. . Ensino de Espanhol nos Institutos Federais: Cenário Nacional e Experiências Didáticas. 1. ed. Campinas - São Paulo: Pontes, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:10:51