Lídia Maria de Abreu Generoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0079866666743374
  • Última atualização do currículo em 19/03/2018


Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi membro do grupo de pesquisa "Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano", coordenado pela professora Adriane Vidal Costa. Durante o segundo semestre de 2014, foi intercambista na instituição University of Wisconsin - Madison, nos Estados Unidos, conduzindo um estudo dirigido sob orientação do professor Francisco Scarano. Atualmente é bolsista de Mestrado (CAPES) da Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientação do professor Mateus Fávaro Reis. Entre seus temas de interesse, destacam-se: revista Tricontinental, Terceiro Mundo, revolução, América Latina, crítica Pós-Colonial, Gênero e anti-imperialismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lídia Maria de Abreu Generoso
Nome em citações bibliográficas
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Esta gran humanidad ha dicho ¡Basta!: percursos tricontinentais de insurgência e resistência tracejados pela Organização de Solidariedade dos povos de África, Ásia e América Latina (1963-2016),
Orientador: Mateus Fávaro Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: OSPAAAL; Conferência Tricontinental; Revista Tricontinental; Revolução; Anti-imperialismo.
2016 - 2018
Mestrado em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O povo colonizado não está sozinho: Terceiro Mundo, anti-imperialismo e revolução nas páginas da revista Tricontinental (1967-1976),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Mateus Fávaro Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Revista Tricontinental; Revolução; Anti-imperialismo; Terceiro Mundo.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
As revistas como fonte e objeto de pesquisa para o historiador. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
As revistas latino-americanas como objetos. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado - CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de Extensão: "Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha", coordenado pela professora Marlise Miriam de Matos Almeida.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Outras informações
Iniciação Científica: "A institucionalização da atividade de inteligência de segurança do Departamento de Polícia Federal: a Diretoria de Inteligência Policial, os núcleos de inteligência regionais e os desafios da padronização e sistematização", coordenado pela Profa. Dra Priscila Brandão.


Initia Via Editora, INITIA VIA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editora Jr.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Assistente de Escritório, Carga horária: 30



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Adriane Aparecida Vidal Costa em 04/02/2015.
Descrição: O exílio sempre foi uma tradição na cultura latino-americana, afirmou certa vez o crítico uruguaio Ángel Rama. A história da América Latina tem sido, desde o século XIX, marcada pelo exílio, seja ele forçado ou voluntário, seja para países do Continente Americano ou para a Europa. Grandes figuras do século XIX ilustram essa tradição: Sarmiento, no Chile; Montalvo, na Colômbia e na França; José Martí, na América Central e EUA. No século XX, o século do exílio, continuaram a tradição Octavio Paz, Julio Cortázar, Pablo Neruda, Vargas Llosa, García Márquez, Ferreira Gullar, Guillermo Cabrera Infante e tantos outros. O exílio tem sido uma das mais importantes formas de expressão política na América Latina. A condição exílica é relevante nos estudos sócio-históricos e literários e é considerada como categoria de discussão a respeito das produções daqueles que estão, por diversas razões, fora de sua terra de origem. O grupo de pesquisa pretende contribuir para a ampliação dos estudos sobre as dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano nos séculos XIX e XX ao investigar as ideias culturais e políticas que circulam em periódicos, narrativas literárias e biográficas criadas por intelectuais no exílio. Para tal, analisar-se-á as práticas políticas e as estratégias de intervenção intelectual motivadas pela condição exílica. O grupo congregará pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e participantes externos que se dedicam a temas relacionados ao exílio latino-americano. As pesquisas produzidas pelos membros do grupo se ampliarão sob aspectos temáticos, conceituais e de possibilidades historiográficas, explorando fontes de natureza variada (impressos, romances, biografias, petições, manifestos, correspondências) e buscando promover ampla discussão e divulgação de produção acadêmica. Promover-se-á seminários nacionais e internacionais, participação dos membros em congressos e buscar-se-á edições de textos em livros e artigos em periódicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lídia Maria de Abreu Generoso - Integrante / Adriane Aparecida Vidal Costa - Coordenador.
2013 - 2014
A atividade de inteligência no Departamento de Polícia Federal

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Priscila Carlos Brandão em 04/02/2015.
Descrição: Este projeto objetiva o levantamento e análise do processo de institucionalização de um sistema de inteligência no âmbito da Polícia Federal, desde sua criação na década de 40, até o ano de 2003, quando, a partir da posse do delegado Paulo Lacerda como novo Diretor-Geral (DG), houve uma ruptura paradigmática operacional dentro do Departamento de Polícia Federal (DPF). Desde então é possível perceber, a partir da análise das operações desencadeadas, um esforço institucional, no sentido de superar as práticas anteriormente desenvolvidas, e os preconceitos enraizados na instituição, frutos, principalmente, da Doutrina de Segurança Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lídia Maria de Abreu Generoso - Integrante / Priscila Carlos Brandão - Coordenador / Jaseff Raziel Yauri Miranda - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2015 - 2015
Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha
Descrição: O Programa de Extensão - Fórum das Mulheres do Vale do Jequitinhonha pretende que as próprias mulheres que vem enfrentando situação de vulnerabilidade e risco e/ou vitimizadas por alguma forma de violência ou violação de direitos venham a atuar como agentes de políticas e de cidadania e de defesa dos direitos humanos em suas comunidades locais, promovendo, em parceria com as demais lideranças comunitárias, organizações e instituições com vistas ao fortalecimento de uma atuação em rede. Pretende-se, então: A facilitação do acesso à justiça de mulheres vítimas de violência e em situação de violação de direitos e a prevenção de conflitos, a partir de uma formação específica para tal fim; O desenvolvimento e/ou fortalecimento de uma rede social de mulheres, para prevenção da violência por meio da difusão apropriada das informações e da constituição/reforço de uma articulação em rede. Breve descrição dos Três Eixos de atuação do programa: (1) Eixo Formação para a Cidadania - formação política e para a cidadania envolvendo temas como: Trajetória histórica de luta por direitos das mulheres, A construção da Plataforma dos Direitos Humanos e os Direitos das Mulheres, Conceito de Gênero, Sexualidade e de relações raciais, Estado e Direitos, Acesso à Justiça, Políticas Públicas para as Mulheres (culminando com a realização do III Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha); (2) Eixo Geração de Renda e Autonomia - formação prática para o trabalho envolvendo temas como: Problematização das possibilidades de geração de renda no Vale, Construção de Alternativas, Elaboração de Projetos sociais, etc.; (3) Eixo Inclusão Digital e Cibernética - formação prática para a cidadania envolvendo temas como: Comunicação para mobilização social, Redes Sociais Mistas, Letramento Digital, Novas Mídias, Ativismo Cibernético. Essa proposta será desenvolvida nos municípios do vale do Jequitinhonha e envolverá a participação de instituições do Poder Público Local, organizações da sociedade civil de apoio à mulher, lideranças comunitárias e comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lídia Maria de Abreu Generoso - Coordenador / Marlise Miriam de Matos Almeida - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Culturas Políticas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Intelectual.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Best Delegate at AMUN - Americas Model United Nation, UNB.
2013
Best Delegate at UFRGSMUN - UFRGS Model United Nations, UFRGS.
2012
Honorable Mention at UFRGSMUN - UFRGS Model United Nations, UFRGS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu2017 GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Cara y cruz: a Conferência Tricontinental sob os olhares do semanário Marcha. TEMPORALIDADES, v. 9, p. 49-75, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Impulsar la solidaridad activa y revolucionaria: o projeto editorial da revista Tricontinental. In: ZAMORANO, César. (Org.). Escrituras en tránsito. Revistas y redes culturales en America Latina. 1ed.Santiago do Chile: Editorial Cuarto Propio, 2018, v. , p. 22-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Concepções sobre o 'Terceiro Mundo' na fundação da revista Tricontinental: imaginando comunidades, forjando um projeto político. In: IV Encontro de Pesquisa em História - UFMG, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG. Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. v. 7 (Suplemento, 2015) - Belo Horizonte: Departamento de História, FAFICH/UFMG, 2016., 2016. v. CL. p. 32-40.

2.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Representações sobre a América Latina nas páginas do Boletim Tricontinental. In: Seminário América Latina: cultura, história e política, 2015, Uberlândia. Anais do Seminário América Latina. Uberlândia: Pueblo Editora / NEPRI-UFU, 2015. v. 1.

3.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. 'La revolución es una fiesta'? Um estudo de caso sobre o Movimento 19 de Abril.. In: II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - II EPHIS, 2014, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos do II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - II EPHIS, 2014. v. 2. p. 538-554.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. O 'Terceiro Mundo' nas páginas da Revista Tricontinental: imaginando comunidades, forjando identidades.. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG - IV EPHIS, 2015, Belo Horizonte. IV EPHIS - Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2015. p. 197-197.

2.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu; GONTIJO, S. F. ; SILVA, M. C. F. . 'Y Dios me hizo mujer': o ser mulher revolucionária em Vilma Espín e Gioconda Belli.. In: IV Encontro de Pesquisa em História da UFMG - IV EPHIS, 2015, Belo Horizonte. IV EPHIS - Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2015. p. 54-54.

3.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Lungaretti: novas perspectivas sobre a participação do Departamento de Polícia Federal na Ditadura Militar Brasileira.. In: III Encontro de Pesquisa em História da UFMG - III EPHIS, 2014, Belo Horizonte. Caderno de resumos do III EPHIS.. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2014. p. 104-105.

Apresentações de Trabalho
1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Cara y cruz: a Conferência Tricontinental sob os olhares do semanário Marcha. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. De Frantz Fanon a Ernesto (Che) Guevara: anticolonialismo, anti-imperialismo e o intelectual revolucionário nas páginas da revista Tricontinental (1967-1976). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. 'Ni Apolo ni Oddudúa?: ecos obra de Frantz Fanon nas páginas da revista Tricontinental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. O dever dos intelectuais para com um mundo em revolução: o debate sobre o papel do intelectual nas páginas da revista Tricontinental (1967-1975). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Terceiro Mundo, anti-imperialismo, revolução e socialismo nas páginas da revista Tricontinental (1967-1975). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. 'Impulsar la solidariedad activa y revolucionaria': redes intelectuais e circulação cultural na revista Tricontinental (1967-1976). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu; FREITAS, Á. A. G. . Gender, sexuality and women in Theory of History: mapping a silence in Brazilian University classrooms. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. O 'Terceiro Mundo' nas páginas da Revista Tricontinental: imaginando comunidades, forjando identidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu; GONTIJO, S. F. ; SILVA, M. C. F. . 'Y Dios me hizo mujer': o ser mulher revolucionária em Vilma Espín e Gioconda Belli. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Representações da América Latina nas páginas do boletim Tricontinental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. Lungaretti: novas perspectivas sobre a participação do Departamento de Polícia Federal na Ditadura Militar Brasileira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu. A trajetória da defesa do Socialismo pelo Movimento 19 de Abril na Colômbia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro de Pesquisa em Teoria e História da Historiografia.De Frantz Fanon a Ernesto (Che) Guevara: anticolonialismo, anti-imperialismo e o intelectual revolucionário nas páginas da revista Tricontinental (1967-1976). 2017. (Encontro).

2.
VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG: Tempo, permanências, rupturas e transições na história.Ni Apolo ni Oddudúa: ecos obra de Frantz Fanon nas páginas da revista Tricontinental.. 2017. (Simpósio).

3.
XII Semana de História Política - Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas.Cara y cruz: a Conferência Tricontinental sob os olhares do semanário Marcha. 2017. (Simpósio).

4.
2nd Conference of the International Network for Theory of History - ?The Practical Past: on the advantages and disadvantages of history for life?. Gender, sexuality and women in Theory of History: mapping a silence in Brazilian University classrooms. 2016. (Congresso).

5.
I Congreso Internacional sobre revistas y redes culturales en América Latina. 'Impulsar la solidaridad activa y revolucionaria': redes intelectuais e circulação cultural na revista Tricontinental (1967-1976). 2016. (Congresso).

6.
V Encontro de Pesquisa em História da UFMG ? Brasil em perspectiva: passado e presente.O dever dos intelectuais para com um mundo em revolução: o debate sobre o papel do intelectual nas páginas da revista Tricontinental (1967-1975). 2016. (Simpósio).

7.
XII ENCONTRO INTERNACIONAL DA ANPHLAC.Terceiro Mundo, anti-imperialismo, revolução e socialismo nas páginas da revista Tricontinental (1967-1975). 2016. (Encontro).

8.
IV Encontro de Pesquisa em História - EPHIS.'Y Dios me hizo mujer': o ser mulher revolucionária em Vilma Espín e Gioconda Belli. 2015. (Simpósio).

9.
IV Encontro de Pesquisa em História - EPHIS.O 'Terceiro Mundo' nas páginas da Revista Tricontinental: imaginando comunidades, forjando identidades.. 2015. (Encontro).

10.
Seminário América Latina: Cultura, História e Política.Representações da América Latina nas páginas do boletim Tricontinental. 2015. (Seminário).

11.
III Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS.Lungaretti: novas perspectivas sobre a participação do Departamento de Polícia Federal na Ditadura Militar Brasileira. 2014. (Simpósio).

12.
II Encontro de Pesquisa em História - EPHIS.A trajetória da defesa do Socialismo pelo Movimento 19 de Abril na Colômbia. 2013. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GENEROSO, Lídia Maria de Abreu; CARDOSO, I. B. ; CAMILO ROCHA, Igor Tadeu ; TASCA, A. B. ; TOLEDO, E. T. ; BRANDAO, M. S. ; ARAUJO, R. M. ; COSTA, R. P. A. ; PRATES, T. H. O. ; FERNANDES, L. A. V. . III Encontro de Pesquisa em História da UFMG - III EPHIS. 2014. (Congresso).



Outras informações relevantes


Foi intercambista na University of Wisconsin - Madison, em 2014/2. Disciplinas cursadas: Work, Freedom and Democracy in the Americas; Latin American Politics; Revolution and Conflict in Modern Latin America. Além disso, desenvolveu um Directed Study orientado pelo professor Francisco Scarano, intitulado "Política externa cubana, identidade terceromundista e solidariedade revolucionaria nas páginas da revista Tricontinental (1966-1975)"



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 14:39:43