André Fabiano Hoon Kwak

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5705350069126344
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Economista graduado pela Universidade de São Paulo (USP), 2002. Mestre em Administração Pública pela Sciences Po Paris (Master of Public Affairs, MPA, 2008) e pela London School of Economics (LSE) (Master of Public Administration, MPA, 2009). Trabalhou durante oito anos em empresas privadas ocupando cargos na área de marketing, finanças e de planejamento e controle. Trabalhou no terceiro setor como fundador da ONG Reinventar, integrante da Rede Saúde Criança, atuando como executivo e integrando o Conselho Consultivo dessa organização. Trabalhou no Banco Mundial com políticas públicas educacionais no Norte da África, Mediterrâneo e Oriente Médio. Atuou com políticas públicas de habitação de interesse social na COHAB-SP e também como Coordenador de Estudos Econômicos da SP Urbanismo, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), desenvolvendo projetos urbanísticos e habitacionais, revisão da legislação urbanística (PDE, LPUOS), operações urbanas e estruturando parcerias público-privadas e concessões. Atuou como assessor especial do Prefeito Fernando Haddad e foi Conselheiro da SP Negócios e SP Cine. Atualmente é consultor e pesquisador de políticas públicas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Fabiano Hoon Kwak
Nome em citações bibliográficas
KWAK, A. F. H.;KWAK, ANDRÉ

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura Municipal de São Paulo, Gabinete do Prefeito.
Prefeitura do Município de São Paulo
Centro
01002900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 31138046


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2009
Mestrado em Master of Public Administration (MPA).
London School of Economics, LSE, Inglaterra.
com período sanduíche em Institut d'Études Politiques de Paris (Orientador: Patrick Le Galès).
Título: Why has Brazil not invested much in Pre-Schooling education? Policy Formulation for educational investment from birth to 6 years old,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Patrick Dunleavy.
Bolsista do(a): London School of Economics, LSE, Grã-Bretanha.
Palavras-chave: Governança; Políticas Públicas; Gentrificação; Desenvolvimento Urbano; Avaliação de Impacto de Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2008
Mestrado em Master of Public Affairs.
Institut d'Études Politiques de Paris, SciencesPo, França.
Título: From FUNDEF to FUNDEB: the educational funding system in Brazil,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Patrick Le Gales.
Coorientador: Michael Storper.
Palavras-chave: Governança; Políticas Públicas; Ciências Políticas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Política Educacional.
Setores de atividade: Educação; Administração pública, defesa e seguridade social.
1994 - 2002
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Um estudo de caso sobre os índices de violência na cidade de Sao Paulo.
Orientador: Milton de Abreu Campanario.




Formação Complementar


2018 - 2018
Da Construção da Casa à Indústria Imobiliária: Espaço e Política. (Carga horária: 48h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Constitucionalismo e democracia. (Carga horária: 48h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Formação Urbana e Condicionantes da Produção do Espaço no Brasil. (Carga horária: 135h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial), BIRD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Consultor associado ao Banco Mundial em um projeto no setor de Educação Superior para a promoção de políticas de Governança, Garantia de Qualidade e Acreditação do Ensino Superior no Norte da África, Oriente Médio & Europa. Outro projeto que estive envolvido foi de financiamento e acompanhamento de projetos de educação na Tunísia (montante: US$ 70 mi). Finalmente, fui o coordenador de dois Seminários Internacionais para suporte da agenda da pesquisa com os países da região em parceria na área de pesquisas de educação com OCDE, AFD, ETF e Comissão Européia. O produto dessa pesquisa foi o relatório "Universities through the Looking Glass: Benchmarking University Governance to Enable Higher Education Modernization in MENA region" além da ferramenta "University Governance Screening Card" que auxiliava as Universidades da região a fazer estudos comparativos da governança de suas instituições, assim como medir objetivamente seus programas por meio de diversos indicadores e de um questionário que foi aplicado nas Universidades.


Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor Especial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assessor Especial

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COHAB-SP | Gerente Econômico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor na SP Urbanismo | SMDU, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


São Paulo Urbanismo, SP URBANISMO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Econômico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador da Coordenadoria de Estudos Econômicos da SP Urbanismo, empresa pública de projetos urbanísticos vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Além da estruturação da equipe e da gerência, desenvolvemos análises e estudos econômicos e urbanísticos para as políticas públicas da Prefeitura nos diversos projetos de desenvolvimento urbano, habitação de interesse social e da revisão da normativa urbanística tais como o Plano Diretor (PDE 2014), Lei de Zoneamento (LPUOS 2015) e Operações Urbanas (Bairros do Tamanduateí, Rio Verde-Jacú, Água Branca e Arco Tietê).



Projetos de pesquisa


2009 - 2012
Universidades através do espelho: padrões de governança para a modernização da educação nos países do norte da África e Oriente Médio.
Descrição: O objetivo desse projeto era de promover uma maior mobilidade de emprego e educação entre trabalhadores e estudantes dessas regiões, visando criar uma equivalência de currículos acadêmicos, integrando os diversos sistemas de educação entre os países e também desenvolvendo políticas de imigração. Para isso, um questionário de aproximadamente 70 questões foi desenvolvido para ser aplicado em Universidades na Europa, norte da África e Oriente Médio, possuindo 6 dimensões: (a) Estrutura de Governança; (b) Contexto, Missão e Objetivos; (c) Gestão; (d) Autonomia; (e) Prestação de Contas; (f) Participação civil. Na segunda fase do projeto, esses dados foram coletados nas diversas Universidades da região onde obtivemos como produtos finais o relatório ?Universidades através do espelho?, assim como dados comparativos (?Benchmarking systems?) para que os diversos atores de educação pudessem se comparar e melhorar seus programas educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: André Fabiano Hoon Kwak - Integrante / Adriana Jaramillo - Coordenador / Juan Manuel Moreno - Integrante / Hafedh Zaafrane - Integrante / Axel Demenet - Integrante.
2009 - 2009
Avaliação da qualidade das políticas públicas: um novo banco de dados internacional
Descrição: O objetivo principal deste projeto foi criar um banco de dados internacional para seis dimensões de políticas públicas nas áreas fiscal e de educação utilizando dados objetivos, em consonância com uma pesquisa anterior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta agenda de pesquisa. As seis dimensões da política utilizada neste relatório são: estabilidade, adaptabilidade, coordenação & coerência, implementação & execução, eficiência e consideração do público. Ao selecionar a política fiscal, tentamos cobrir os componentes fundamentais da atividade econômica dos países. Na educação analisamos os principais serviços sociais prestados pelo governo à sociedade. Este novo conjunto de dados representa uma importante contribuição para uma agenda de investigação da qualidade das políticas públicas e do processo de formulação de políticas. Além de se basear em dados objetivos, este banco de dados permitirá comparações de resultados entre países nos dois setores para melhorar o nosso entendimento sobre como funciona a política pública. Nosso banco de dados permitirá que novas hipóteses sejam testadas e as relações empíricas serem melhor compreendidas, tendo como objetivo que melhorias nas políticas públicas possam ser monitoradas e avaliadas e que uma melhor compreensão teórica de quais políticas públicas funcionam (ou não) e por quê..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: André Fabiano Hoon Kwak - Integrante / Carlos Scartascini - Coordenador / Christine Lewis - Integrante / Rodrigo Diaz - Integrante / Christian Fingerhuth - Integrante / Fabiana Machado - Integrante / Joachim Werner - Integrante.


Membro de corpo editorial


2007 - 2009
Periódico: Asuntos Del Sur (ADS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KWAK, ANDRÉ2018 KWAK, ANDRÉ. Um entreato progressista na ocupação do espaço público na cidade de São Paulo. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP, v. 25, p. 12-32, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
KWAK, ANDRÉ; FIGUEIREDO, A. C. ; TANAKA, R. M. H. . Programas de habitação de interesse social e de desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
KWAK, ANDRÉ. Revisão do Plano Diretor, Zoneamento e plano de Ação e investimentos da cidade de Piên. 2018.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
JARAMILLO, A. ; KWAK, ANDRÉ ; MORENO, J. M. ; ZAAFRANE, H. ; DEMENET, A. . Universities through the Looking Glass: Benchmarking University Governance to Enable Higher Education Modernization in MENA region. 2012 (Publicação do BANCO MUNDIAL) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Debates Urbanos: a produção da habitação social em áreas subutilizadas e a aplicação do PEUV. 2018. (Seminário).

2.
Seminário Internacional 1917: O ano que abalou o mundo. 2017. (Seminário).

3.
ONU-Habitat III. 2016. (Outra).

4.
As Operações Urbanas na cidade de São Paulo.As Operações Urbanas na cidade de São Paulo. 2014. (Simpósio).

5.
II Fórum das Operações Urbanas de São Paulo.Viabilidade Técnico-Financeira dos Projetos Urbanísticos em São Paulo. 2014. (Seminário).

6.
Projetos de desenvolvimento urbano e de habitação de interesse social na cidade de São Paulo.Projetos de desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo. 2014. (Seminário).

7.
Lincoln Institute of Land Policy: Fórum latino-americano sobre instrumentos notáveis de intervenção urbana |. 2013. (Congresso).

8.
Rumo à uma geografia emergente da gentrificação na região sul.Programas de habitação de interesse social e de desenvolvimento urbano na cidade de São Paulo. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALMI, J. ; JARAMILLO, A. ; KWAK, ANDRÉ . Enhancing Qualifications Frameworks and Quality Assurance in MENA. 2010. (Congresso).

2.
SALMI, J. ; KWAK, ANDRÉ ; MORENO, J. M. ; JARAMILLO, A. . The Universities as key partners for good governance in the Mediterranean region. 2009. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KWAK, ANDRÉ2018 KWAK, ANDRÉ. Um entreato progressista na ocupação do espaço público na cidade de São Paulo. PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP, v. 25, p. 12-32, 2018.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALMI, J. ; JARAMILLO, A. ; KWAK, ANDRÉ . Enhancing Qualifications Frameworks and Quality Assurance in MENA. 2010. (Congresso).

2.
SALMI, J. ; KWAK, ANDRÉ ; MORENO, J. M. ; JARAMILLO, A. . The Universities as key partners for good governance in the Mediterranean region. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 13:30:57