Luiz Antonio de Sousa Netto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3865683181717358
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduado em Letras Inglês (Licenciatura Plena) na mesma Instituição de Ensino Superior. Seus interesses concentram-se na Fonologia, no ensino e na descrição de línguas. Possui formação internacional em Linguística Histórica e Linguística Comparada na Universidade de Leiden (Holanda, 2013 e 2016) e Paleografia (Old English e Early Modern English) e História da Língua Inglesa na University College London (Reino Unido, 2013). Foi bolsista do Programa de intercâmbio acadêmico promovido pelo DAAD junto ao governo ao alemão na Universitãt Alberts-Ludwig Freiburg, onde estudou Língua e Cultura Alemã em nível avançado (C1). Tem experiência e interesse nas áreas de Língua Inglesa (história, estrutura, metodologia de ensino, inglês para fins específicos e tradução), Língua Portuguesa (Português para Estrangeiros e Português para fins específicos), Línguas Indígenas (descrição e ensino) e Teoria Linguística. Tem interesse no ensino-aprendizagem de línguas, em especial tópicos relacionados à Fonologia e â Produção textual. Estudou a prosódia e processos fonólogicos na Língua Latundê (Nambikwára do Norte) durante a graduação e durante o mestrado desenvolveu pesquisa acerca dos aspectos fonológicos da língua Nambikwára do Sul falada pelo grupo Nambikwára do Campo. É integrante do NEI - Núcleo de Estudos Indigenistas, grupo de pesquisa vinculado ao CNPq e iniciará o Doutorado em Linguística em março de 2019 na UFPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Antonio de Sousa Netto
Nome em citações bibliográficas
NETTO, L. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Av. dos Reitores, sn
Cidade Universitária
50740530 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268961
URL da Homepage: http://www.ufpe.br/nlc/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Fonologia do Grupo Nambikwára do Campo (Nambikwára do Sul),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Stella Virgínia Telles de Araújo Pereira Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: fonologia.
2011 - 2015
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: English Suprasegmentals:The Learning of Rhythm Patterns and Intonation Contours.
Orientador: Fatiha Dechicha Parahyba.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Deutsche Sprache und Kultur C1. (Carga horária: 100h).
Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.
2018 - 2018
Extensão universitária em Hochschulwinterkurs. (Carga horária: 145h).
Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.
2017 - 2017
Introdução ao FLEx. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2017 - 2017
Análise acústica de línguas tonais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Basic Introduction to Macro-Comparative Linguistics. (Carga horária: 30h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2016 - 2016
Extensão universitária em Field Methods. (Carga horária: 30h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2016 - 2016
Extensão universitária em Tone Analysis. (Carga horária: 30h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2016 - 2016
Extensão universitária em Descriptive Linguistics. (Carga horária: 30h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2016 - 2016
Extensão universitária em Introdução ao Programa Minimalista. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2016 - 2016
Traços distintivos em Fonologia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
A Tipologia das Relações Gramaticais. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2016 - 2016
A diversidade linguística da Amazônia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Français A2.2. (Carga horária: 50h).
Aliança Francesa Recife, AFR, Brasil.
2016 - 2016
Deutsch B2.1. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2015 - 2015
Deutsch B1.1. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2015 - 2015
Multiletramentos e ensino de línguas materna e est. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2015 - 2015
Fonética Laboratorial Aplicada ao Ensino de Língua. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Deutsch B1.2. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2015 - 2015
Français A2.1. (Carga horária: 58h).
Aliança Francesa Recife, AFR, Brasil.
2014 - 2014
Deutsch A2.2. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Magia e Cristianismo: Idade Média e Renascimento. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Intermediate Latin Palaeography. (Carga horária: 5h).
University College London, UCL, Inglaterra.
2013 - 2013
Extensão universitária em Writing in Old English: Scripts and Contexts. (Carga horária: 5h).
University College London, UCL, Inglaterra.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introduction to Latin Palaeography. (Carga horária: 5h).
University College London, UCL, Inglaterra.
2013 - 2013
Extensão universitária em Early Modern Latin Palaeography, 1500-1750. (Carga horária: 3h).
University College London, UCL, Inglaterra.
2013 - 2013
Introduction to Proto-Indo-European. (Carga horária: 20h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2013 - 2013
Introduction to Comparative Germanic Linguistics. (Carga horária: 20h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2013 - 2013
Atividade Social na Formação de Educadores. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Tradutores. (Carga horária: 60h).
Milktrados Agency, MT, Brasil.
2013 - 2013
Old English. (Carga horária: 20h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2013 - 2013
As Metamorfoses de Apuleio. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Árabe Clássico: sons, letras e signos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Manuscript Production in Britain. (Carga horária: 5h).
University College London, UCL, Inglaterra.
2013 - 2013
Historical Development of Dutch. (Carga horária: 20h).
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
2013 - 2013
Propell Workshop for the TOEFL iBT Test. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2013 - 2013
Deutsch A1.2. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2013 - 2013
Deutsch A2.1. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2013 - 2013
Introduction to Digital Sound Design. (Carga horária: 15h).
Emory University - Coursera, COURSERA, Estados Unidos.
2013 - 2013
Lógica de Programação. (Carga horária: 20h).
Ludo Cursos, LUDO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Língua Japonesa I. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2012
Start Deutsch 1: Alemão para Iniciantes A.1. (Carga horária: 45h).
Centro Cultural Brasil-Alemanha, CCBA, Brasil.
2012 - 2012
Cambridge CELTA. (Carga horária: 170h).
Cultura Inglesa Madalena, CIM, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia de Ensino de Língua Estrangeira. (Carga horária: 80h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
2012 - 2012
Português como Segunda Língua para Estrangeiros. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Teoria da Enunciação e Modalização. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de mestrado financiado pelo CNPq.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador PIBIC, cujo título da pesquisa foi "As regras condicionadas pela palavra fonológica em Latundê.", orientado pela Prof. Dr. Stella Telles.javascript:void(0)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Vountário, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor Voluntário de Português para estrangeiros de baixa renda, com preparação para o CELPE-Bras, sob supervisão da Professora Dra. Claudia Mendonça.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor da disciplina Latim I: Morfologia I.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina Latim I: Morfologia, turma TT do semestre 2012.2, ministrada pelo Prof. Ms. Everton Natividade..

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 12
Outras informações
Extensão Universitária como Professor de Língua Inglesa para adultos no Núcleo de Línguas e Culturas (NLC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Turmas: Básico I, Básico II.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 2
Outras informações
Professor voluntário de Língua Inglesa no programa de pré-vestibular Portal da Universidade Federal de Pernambuco, voltado a estudantes da rede pública de ensino.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PE, SENAC/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Português Instrumental no curso de Rádio e TV.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 12
Outras informações
Instrutor de Língua Inglesa para adolescentes e adultos no Curso Profissionalizante do SENAC.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutor de Língua Inglesa no cursos profissionalizantes do SENAC. Níveis A1, B1, B2 e C1 (CEFR). Turmas: Total Fluency, Advanced English, Upper-Intermediate, Pre-Intermediate 1B, Beginner's English 1B

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Instrutor de Língua Inglesa no Curso Profissionalizante de Idiomas SENAC/PE. Turmas: Intermediate.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 8
Outras informações
Instrutor de Língua Inglesa no cursos profissionalizantes do SENAC. Níveis A1, A2 e B1 (CEFR).Turmas: PRE-INT 1B STARTING 1B ELEMENTARY INTERMEDIATE

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 10
Outras informações
Instrutor de Língua Inglesa no cursos profissionalizantes de idiomas do SENAC. Níveis B1 (CEFR). Turma: Intermediate.

Atividades

03/2018 - 12/2018
Ensino, Basic English, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Basic English 1B
02/2014 - 06/2014
Ensino, Advanced English, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Advanced English
Upper-Intermediate 2

Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor Trainee, Carga horária: 6
Outras informações
Professor trainee no Curso de Idiomas Cultura Inglesa Olinda. Turma: TEEN1


Uptime Consultants, UPTIME, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Instrutor de Ensino, Carga horária: 36


Lopes & Valadares Arquitetos Associados LTDA, LV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Freelance, Enquadramento Funcional: Tradutor, Carga horária: 10
Outras informações
Tradutor freelance de documentos, artigos e cartas.



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Fonologia do Grupo Nambikwára do Campo (Ramo Nambikwára do Su)
Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal apresentar a descrição do sistema fonológico da língua Nambikwára, ramo Nambikwára do Sul, falada pelos índios do grupo Nambikwára do Campo (Kithãulhú, Wakalitesú, Halotesú e Sawentesú), segundo a classificação de Telles (2002), habitantes da região do Cerrado no estado do Mato Grosso. Busca-se também analisar os tons além de processos fonológicos presentes nos dados. Para isso, revisita-se os trabalhos disponíveis sobre as línguas Nambikwára do Sul produzidos por Kroeker, M. (2001), Kroeker, B. (2003), Price (1976) e Lowe (1999), e faz-se uso de dados coletados in loco pelo autor, no ano de 2017, para as análises propostas. No que diz respeito à descrição fonológica, o estudo proposto se apoia incialmente na linguística estrutural norte-americana (PIKE, 1949; CAGLIARI, 2002) e subsequentemente, na descrição dos processos fonológicos, em autores como Hyman (1975), Lass (1984), Clements e Hume (1995), Spencer (1986), Kenstowicz (1994), Hayes (2009), dentre outros.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
As regras condicionadas pela palavra fonológica em Latundê.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo descrever as regras fonológicas condicionadas pela palavra fonológica no Latundê (Nambikwára do Norte), uma língua do tipo morfológico polissintético. Específicos: - Identificar as regras fonológicas que ocorrerem no domínio da palavra fonológica. - Verificar os tipos de processos restritos ao domínio da palavra fonológica. - Identificar a interação entre as regras fonológicas segmentais e a proeminência prosódica (acento/tom) na juntura interna da palavra fonológica. O presente projeto de pesquisa integra a macro pesquisa que visa o aprofundamento dos estudos sobre a família Nambikwára. Em particular, a pesquisa fornecerá elementos que favoreçam a análise da prosódia do Latundê, que constitui o projeto de pesquisa ao qual o presente subprojeto está vinculado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Norueguês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Islandês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Feróico
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Dinamarquês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Compreende PoucoLê Pouco.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Galego
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Outros
Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NETTO, L. A. S.; CUNHA COSTA, R. ; TELLES . Estudos sobre a Palavra Fonológica na Língua Polissintética Latundê (Nambikwára do Norte). In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 75-84.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NETTO, L. A. S.; TELLES . Processos fonológicos no domínio da palavra fonologia em Latundê (Nambikwára do Norte). In: XXVI Jornada do Gelne, 2016, Recife. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016. v. 7. p. 237-250.

2.
NETTO, L. A. S.; CUNHA COSTA, R. ; TELLES . Estudos sobre a Palavra Fonológica na língua polissintética Latundê (Nambikwára do Norte). In: V CIELLA Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, Belém. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós Graduação em Letras da UFPA, 2016. v. 2. p. 568-580.

3.
NETTO, L. A. S.. Suprassegmentais da língua inglesa: o ensino de padrões rítmicos e contornos entoacionais. In: VI ECLAE, 2015, Garanhuns. ECLAE 2015 - Gelne, 2015. v. 1. p. 1419-1437.

4.
NETTO, L. A. S.. Contato e empréstimos culturais em inglês e nórdico antigos: evidências em manuscritos dos séculos IX ao XI. In: II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, 2014, João Pessoa. NOTÍCIAS ASGARDIANAS N. 8, 20014, ISSN: 1679-9313, DOSSIÊ: MITO E LITERATURA, 2014. p. 35-43.

5.
NETTO, L. A. S.; DUARTE, E. ; GUIMARAES, L. C. C. ; BARBOZA, T. L. ; MALTA, A. C. ; ALMEIDA, A. L. . Linguística APPlicada: O uso de tecnologias em salas de aula inclusivas. In: 1o SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS AUTÔNOMO E ÉTICO, 2013, Recife. 1o SIMPÓSIO DE ESTUDOS INCLUSIVOS: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS AUTÔNOMO E ÉTICO, 2013. v. 1.

6.
NETTO, L. A. S.. Historia Brittonum: uma análise linguístico-filológica das abreviaturas paleográficas na Inglaterra Anglo-Saxônica. In: V Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas, 2013, Recife. Anais do IV e V Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas. recife, 2013. v. 03. p. 206-222.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NETTO, L. A. S.. Fonologia do Alantesú (Nambikwára do Sul). In: XXVI Jornada Gelne, 2016, Recife. Livro de Resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos LInguístIcos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 107-108.

2.
NETTO, L. A. S.; TELLES . Processos fonológicos no domínio da palavra fonologia em Latundê (Nambikwára do Norte). In: XXVI Jornada Gelne, 2016, Recife. Caderno de resumos da XXVI Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 557-557.

3.
NETTO, L. A. S.. Supressegmentais da Língua Inglesa: o Ensino De Padrões Rítmicos e Contornos Entoacionais. In: VI ECLAE, 2015, Garanhuns. Ensino de Língua, Literatura e Outros Diálogos Possíveis, 2015. v. 07.

4.
NETTO, L. A. S.. Contato e empréstimo linguístico em inglês e nórdico antigos: evidências em manuscritos dos séculos IX ao XI.. In: II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS/, 2014, João Pessoa. CADERNO DE RESUMOS, II COLÓQUIO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS/ I CICLO DE PESQUISAS MEDIEVAIS, UFPB, 2014, 2014. p. 24-25.

Apresentações de Trabalho
1.
NETTO, L. A. S.. Considerações acerca do sistema tonal da língua Nambikwára do Campo (Ramo Nambikwára do Sul). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NETTO, L. A. S.. Traços Laringais na Língua Nambikwára dp Cerrado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
NETTO, L. A. S.; TELLES . As regras condicionadas pela palavra fonológica em Latundê.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
NETTO, L. A. S.; TELLES . Processos fonológicos no domínio da palavra fonologia em Latundê (Nambikwára do Norte). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
NETTO, L. A. S.. Fonologia do Alantesú (Nambikwára do Sul). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
NETTO, L. A. S.; CUNHA COSTA, R. . Estudos sobre a Palavra Fonológica na língua polissintética Latundê (Nambikwára do Norte). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
NETTO, L. A. S.. Suprassegmentais da Língua Inglesa: o ensino de padrões rítmicos e contornos entoacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
NETTO, L. A. S.. Contato e empréstimo linguístico em inglês e nórdico antigos: evidências em manuscritos dos séculos IX ao XI.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
NETTO, L. A. S.. Historia Brittonum: uma análise linguístico-filológica das abreviaturas paleográficas na Inglaterra Anglo-Saxônica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
NETTO, L. A. S.. Linguística APPlicada: O Uso de Tecnologia em Salas de Aula Inclusivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
NETTO, L. A. S.. A Glance into the Anglo-Saxon Manuscript Production: A Brief History of English. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NETTO, L. A. S.. Teaching Cross-Cultural Awareness and The Importance of Noticing: A Different Genres Exposure Perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
NETTO, L. A. S.. Old English: Issues on Transliteration of Runic Inscription in the Anglo-Saxon England. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NETTO, L. A. S.. Grupo de Assessoramento Técnico e Temático da área cultural Literatura. 2018.


Demais tipos de produção técnica
1.
NETTO, L. A. S.. A Glance into the Anglo-Saxon Manuscript Production: A Brief History of English. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NETTO, L. A. S.. Relatório de Monitoria Latim I: Morfologia 2012.2. 2013. (Relatório de Monitoria).


Produção artística/cultural
Música
1.
NETTO, L. A. S.. Naar du har ingen svar. 2013. Composição (estréia).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NETTO, L. A. S.. XVII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2017). 2017. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A gramática como descoberta - Café Linguístico. 2018. (Seminário).

2.
XXI Semana de Estudos Linguísticos e Literários da UNICAP. Considerações acerca do sistema tonal na língua Nambikwára do Campo (Ramo Nambikwára do Sul). 2018. (Congresso).

3.
GELNE: 40 anos de contribuições ao desenvolvimento das pesquisas em Linguística e Literatura. 2017. (Congresso).

4.
The 11th Summer School in Languages and Linguistics. 2017. (Congresso).

5.
V CIELLA Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2016. (Congresso).

6.
XXVI JOrnada Nacional do Grupo de Estudos LInguísticos do Nordeste. 2016. (Congresso).

7.
Analyzing the production, circulation and use of knowledge in texts. 2015. (Seminário).

8.
Enunciados de atividades escolares: constituição e funções. 2015. (Seminário).

9.
Gêneros Textuais e ensinos de línguas estrangeiras. 2015. (Seminário).

10.
Genre, Memoir, Blog and Selfie. 2015. (Seminário).

11.
VI Eclae Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2015. (Congresso).

12.
1º simpósio de Estudos Inclusivos: Por um Ensino de Línguas Autônomo e Ético. 2013. (Simpósio).

13.
2º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. 2013. (Congresso).

14.
Ciclo Acadêmico de História da UFRPE. 2013. (Simpósio).

15.
III Pocket Symposium A Linguística Aplicada: Análise e Discussão de Dados. 2013. (Simpósio).

16.
II Jornada PET Letras UFPE. 2013. (Seminário).

17.
Improving the Teaching of Skills. 2013. (Oficina).

18.
I Pocket Symposium: Academic English without borders.Old English: issues on transliteration of runic inscriptions in the Anglo-Saxon England.. 2013. (Simpósio).

19.
IV Pocket Symposium ?Storytelling?. 2013. (Simpósio).

20.
IV - SIS Vogais: Simpósio sobre vogais. 2013. (Simpósio).

21.
Language Contact in Northwestern Amazonia. 2013. (Outra).

22.
Old Northumbrian: English on the Verge of a Linguistic Breakdown. 2013. (Outra).

23.
Propell Workshop for the TOEFL iBT Test. 2013. (Oficina).

24.
Transitivity and labile verbs in Indo-European and beyond: A diachronic typological perspective. 2013. (Outra).

25.
VI Expo UFPE (monitor). 2013. (Outra).

26.
V SELILICLA - Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas.Historia Brittonum: uma análise linguístico-filológica das abreviaturas paleográficas na Inglaterra Anglo-Saxônica. 2013. (Seminário).

27.
X Pocket Symposium Asas Internacionais Para Raízes Nacionais: A mobilidade estudantil em foco.Teaching Cross-Cultural Awareness and the Importance of Noticing: A Different Genres Exposure Perspective. 2013. (Simpósio).

28.
8º Seminário de Cidades Fortificadas. 2012. (Seminário).

29.
ACD em Debate. 2012. (Seminário).

30.
Cambridge Day 2012. 2012. (Seminário).

31.
Comparatismo e Intertextualidade na Literatura Portuguesa: Realismo e Neorrealismo em Portugal e no Brasil. 2012. (Seminário).

32.
III Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura. 2012. (Encontro).

33.
II Simpósio Nacional LAELI: Linguística Aplicada e o Educador de Língua Inglesa. 2012. (Simpósio).

34.
II SINIEL: Simpósio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem. 2012. (Simpósio).

35.
I Simpósio Nacional LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino.MONITOR. 2012. (Simpósio).

36.
Pocket Symposium LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino. (m. 2012. (Simpósio).

37.
TERTÚLIA LITERÁRIA: Poesía Mística en la lengua española. 2012. (Encontro).

38.
XI Felin: Fórum de Estudos Linguísticos da UERJ. 2012. (Outra).

39.
I Encontro de Literatura Fantástica de Pernambuco. 2011. (Encontro).

40.
I Seminário de Interfaces Literárias: Literatura e Música. 2011. (Seminário).

41.
IX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2011. (Congresso).

42.
Oficina de Interpretação Simultânea. 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NETTO, L. A. S.. VII EXPO UFPE. 2014. (Exposição).

2.
NETTO, L. A. S.. VI EXPO UFPE. 2013. (Exposição).

3.
NETTO, L. A. S.. V SELILICLA - Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovado em 1º Lugar geral no Doutorado em Letras da UFPE. Dissertação indicada ao prêmio de melhor dissertação de Linguística da UFPE (2018). Possui Cambridge CELTA (Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages) e TOEFL; Membro do NEI (Núcleo de Estudos Indigenistas) da Universidade Federal de Pernambuco; Possui alemão avançado C1 (Alberts-Ludwig-UNiversität Freiburg, Alemanha); Traduziu e legendou vídeos do Curso online Miracles of Human Languages, Departamento de Linguística da Universidade de Leiden (Holanda); Integrou o GT, o grupo de estudos em Língua e Literatura Latinas no semestre de 2012.2, sob orientação do Prof. Ms. Everton Natividade, na UFPE, onde traduziu do latim para o português o poema 'De rosis Nascentibus' da Appendix Vergiliana. Participou da Escola de Verão no Senate Hall, University College of London (2013) em Londres, Inglaterra, onde estudou a produção e manuscritos em Latim e Old English (Inglês Antigo) e na Escola de Linguística de Verão na Universiteit Leiden, Holanda, onde estudou Linguística Germânica Comparativa, Linguística Indo-Europeia, Inglês Antigo e História da Língua Holandesa para poder desenvolver pesquisas e escrever artigos acerca da temática, como pesquisador autônomo, no Brasil. Foi professor estagiário/bolsista de Língua Inglesa no programa de Extensão Universitária do NLC (Núcleo de Línguas e Culturas) da UFPE focando suas pesquisas em ensino de língua inglesa, especialmente produção textual em língua inglesa. Foi orientado em Língua Latina Clássica através do Curso de Latim Clássico Online ministrado pelo Prof. Dr. Márcio Moitinha da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Cursou Língua Japonesa I no Centro de Tecnologia e Geociências - CTG da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atua também como intérprete de língua inglesa em conferências, trabalhando esporadicamente para a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco em convênio com a The health Protection Agency de Londres



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 18:19:04