Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão

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  • Última atualização do currículo em 02/03/2018


Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e Inclusiva e Educação em Direitos Humanos. Mestra em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA).É professora da rede pública, e atuou no Atendimento Educacional Especializado de alunos com Deficiência Visual e como coordenadora do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação(SEMED). Foi membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Faz parte dos Grupos de Estudos e Pesquisas: Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade; e Produção Discursiva e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia / ambos pela UNIFESSPA. Filiada à Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão
Nome em citações bibliográficas
BRANDÃO, I. F. G. P.;PEREIRA, I. F. G

Endereço


Endereço Profissional
Secretaria Municipal de Educação de Marabá, SEMED.
Av. Hiléia Agropólis do INCRA
Amapá
68500000 - Marabá, PA - Brasil
Telefone: (094) 991306754


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: Projeto "Educar na Diversidade": processos de subjetivação docente,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Nilsa Brito Ribeiro.
Palavras-chave: Discurso; Formação Docente; Saber; Poder; Subjetividade.
2014 - 2015
Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Deficiência e direitos humanos: um olhar sobre a APAE de Marabá.
Orientador: Lorena Santiago Fabeni.
2010 - 2012
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 420h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Título: A inclusão de deficientes no mercado de trabalho.
2004 - 2010
Graduação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Redigindo Identidades: Os processos de transição entre a lingua brasileira de sinais e a lingua portuguesa na educação de surdos.
Orientador: Hildete Pereira dos Anjos.




Formação Complementar


2011 - 2011
Curso de Formação Inicial para Coordenadores. (Carga horária: 40h).
Uninter Grupo Educacional, CENECT, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Espanhol Avançado, 270h. (Carga horária: 270h).
SKILL IDIOMAS, SKILL, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Curso de LIBRAS Básico. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Atend. Educacional Especializado para Def. Visuais. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Curso de Formação em Arte Educação - módulo I. (Carga horária: 25h).
Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Educação Especial, Carga horária: 40


Conselho da Pessoa com Deficiência, CMDPD, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Representante da Educação, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 2


Escola de ensino fundamental Heloísa de Sousa Castro, E.M.E.F., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Escola de ensino fundamental e médio Colégio Alvorada LTDA, COLÉGIO ALVORADA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Espanhola, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora/Pesquisadora do NEES


SKILL IDIOMAS, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Lingua Espanhola, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensino, Pesquisa e Extensão no Núcleo Eletivo de Educação Especial (NEES/FACED/UNIFESSPA): uma abordagem histórico-cultural

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 22/01/2018.
Descrição: O objetivo do projeto é promover a integração entre graduandos de pedagogia e professores em efetivo exercício na formação de pedagogos para atuar na educação especial/inclusiva, com base na teoria histórico cultural. Para tanto, persegue os seguintes objetivos específicos: a) analisar, à luz da literatura recente, experiências locais de educação para a pessoa em situação de deficiência, envolvendo graduandos/as e professores/as da rede pública; b) analisar a relação feita por graduandas de Pedagogia entre a própria experiência de vida e os conteúdos debatidos nas atividades do NEES acerca de deficiência; c)Analisar, à luz da teoria histórico cultural, os resultados de pesquisa dos TCCs produzidos no NEES entre 2008 e 2016, submetendo-os à análise dos professores/as da rede pública...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Coordenador / Laiane da Silva Ferreira - Integrante / Flávia Cristina Souza de Andrade - Integrante / Maria Madalena Pãosinho Sampaio - Integrante / Drucila Patrícia de Oliveira Santis da Luz - Integrante.
2016 - Atual
A escrita de si e processos de subjetivação: formação de professores na Amazônia Oriental
Descrição: O projeto tem como objetivo discutir o processo de formação por meio da análise de escritas autobiográficas de professores que, embora já atuem na escola básica há alguns anos, numa região da Amazônia oriental, encontram-se, na universidade, cursando a graduação, justamente porque participam de uma mesma realidade responsável pelo acesso tardio aos processos de escolarização. A opção pela investigação por meio de relatos autobiográficos se orienta pelo pressuposto de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, de modo que a ?escrita de si? - enquanto produtora de uma experiência ética e estética da existência- se constitui também como espaços de formação. Deste pressuposto decorrem as seguintes perguntas de pesquisa: que discursos se articulam nos processos de subjetivação do sujeito em formação? Que vozes sociais se inscrevem nos relatos de si em diálogo com a trajetória de escolarização? Que enunciados remetem a representações da formação em diferentes momentos da vida escolar até a universidade? Que marcas inscritas na materialidade do discurso produzem sentidos de um trabalho responsável na linguagem e de uma posição do sujeito em relação à própria escrita? Estas perguntas são propiciadoras de uma investigação que se volta, ao mesmo tempo, aos arranjos de singularização da escrita de si e aos sentidos que refratam as vozes sociais que dialogam com o processo de formação na universidade, com a expectativa de captar, na linguagem, sentidos que, no entrecruzamento do mundo da vida com o mundo da teoria, ofereçam bases de investigação sobre a formação constituída em processo de escrita. Aliaremos o conceito de responsabilidade ética e estética do sujeito que assume a palavra atravessada de acentos ideológicos - na perspectiva do ato responsável, formulado por Bakhtin-, com o conceito de ?escrita de si?, formulado Foucault, enquanto um ato de reflexão do sujeito, consigo mesmo, em sua relação com o outro e com o mundo, possibilitando a produção de nova estética para a própria existência. As análises privilegiam a relação entre texto e discurso, tomando aquele como a materialidade deste, com foco específico nos enunciados cujas modalidades evidenciem uma volta do sujeito sobre si, num trabalho laborioso de singularização e constituição, na relação com a linguagem. (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016/ Portaria nº 023/2016- CAMAR/ILLA).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Integrante / Nilsa Brito Ribeiro - Coordenador / Claudio Luiz Abreu Fonseca - Integrante / Hadson José Gomes de Souza - Integrante.
2012 - 2017
Dinâmicas sócio-educacionais no sudeste do Pará: políticas públicas e deficiência
Descrição: O projeto objetiva estudar as relações entre políticas públicas e deficiência dentro do contexto das dinâmicas sócio-educacionais no sudeste do Pará. As dinâmicas qualificadas no projeto como sócio-educacionais envolvem as relações entre a ação estatal, expressa nas propostas oficiais das políticas educacionais, e a ação dos sujeitos e grupos que são tomados como objetos dessas políticas (professores, alunos, equipes específicas de trabalho), num dado locus (universidade, escolas, comunidades, etc.). Como objetivos específicos, que se configurarão em subprojetos, pretende: a) levantar o histórico das políticas educacionais relativas à deficiência que têm repercussão na região e caracterizar essa repercussão; b) avaliar os limites e as possibilidades das salas de recursos multifuncionais como sistema de apoio a escolarização de alunos com deficiências; c) relacionar as histórias de vida das professoras das salas multifuncionais com o processo de formação docente, sua prática pedagógica, apontando impactos das políticas gerais de inclusão sobre os saberes locais expressos nessas histórias;d) relacionar as histórias de vida das professoras das salas multifuncionais com a história da educação especial na região e no Brasil, apontando a relação entre as políticas gerais de inclusão e os saberes e fazeres locais; e) analisar os saberes construídos pelos docentes no desenvolvimento da prática de escolarização inclusiva efetivado nas salas de aula e nas salas de recursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Coordenador / Marcelo Almeida Araújo - Integrante / Kátia Regina da Silva - Integrante / Mirian Rosa Pereira - Integrante / Luciana Barbosa de Melo - Integrante / Francisca Maria Cerqueira da Silva - Integrante / Rosane Lima Rodrigues - Integrante / Elitis Suzana da Silva Costa - Integrante / Hannah Mohamad Birani Alexandre - Integrante / Renilda Morais de Carvalho - Integrante / Selma Azevedo Gonçalves - Integrante / Antonélia Silva Cunha - Integrante / Niuceley Machado da Costa - Integrante / Marla Silva Vieira - Integrante / Flávia Marinho Lisbôa - Integrante / Nelinho Carvalho de Souza - Integrante / Maria Gomes de Almeida - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade
Descrição: O Programa acumula a ação extensionista do Núcleo de Educação Especial do Curso de Pedagogia/Marabá e do Núcleo de Acessibilidade do Campus de Marabá, existindo desde 2007. Hoje, possibilita o acompanhamento de alunos com deficiência visual e auditiva que pretendem acessar o ensino superior, assessora quatro alunos da universidade com deficiência visual, participa da articulação e das atividades das equipes de educação especial e inclusão da região e promove palestras, conferências e debates acerca da questão da deficiência e da inclusão. As atividades extensionistas do NEES/NACE se complexificaram nos últimos anos, em duas vertentes: a) a construção do acompanhamento na rede superior de ensino, contando que aos poucos os alunos com deficiência vão sendo aprovados nos vestibulares; b) a partir da nossa participação no Observatório Nacional de Educação Especial, passamos a atender a exigências de acompanhamento das políticas referentes ao atendimento especializado nas redes públicas (salas de recursos multifuncionais SRMs). Desse modo, nos focamos nesta edição nessas duas vertentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Coordenador / Marcelo Almeida Araújo - Integrante / Kátia Regina da Silva - Integrante / Mirian Rosa Pereira - Integrante / Luciana Barbosa de Melo - Integrante / Francisca Maria Cerqueira da Silva - Integrante / Rosane Lima Rodrigues - Integrante / Elitis Suzana da Silva Costa - Integrante / Hannah Mohamad Birani Alexandre - Integrante.
2012 - 2013
Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e do Núcleo de Acessibilidade do Campus de Marabá
Descrição: O Programa acumula a ação extensionista do Núcleo de Educação Especial do Curso de Pedagogia/Marabá e do Núcleo de Acessibilidade do Campus de Marabá, existindo desde 2007. Hoje, possibilita o acompanhamento de alunos com deficiência visual e auditiva que pretendem acessar o ensino superior, assessora três alunos da universidade com deficiência visual, participa da articulação e das atividades das equipes de educação especial e inclusão da região e promove palestras, conferências e debates acerca da questão da deficiência e da inclusão. As atividades extensionistas do NEES/NACE se complexificaram nos últimos anos, em duas vertentes: a) a construção do acompanhamento na rede superior de ensino, contando que aos poucos os alunos com deficiência vão sendo aprovados nos vestibulares; b) a partir da nossa participação no Observatório Nacional de Educação Especial, passamos a atender a exigências de acompanhamento das políticas referentes ao atendimento especializado nas redes públicas (salas de recursos multifuncionais SRMs). Desse modo, nos focamos nesta edição nessas duas vertentes, mantendo as atividades com os alunos surdos do ensino médio, como forma de mantê-los participando da vida universitária, através do grupo de estudos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2011
PROGRAMA DE EXTENSÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS DE MARABÁ

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Descrição: O Programa,em sua terceira versão, garante o acompanhamento permanente, através de pré-vestibular popular, de alunos com deficiência visual e auditiva que pretendem acessar o ensino superior, participa da articulação e das atividades das equipes de educação especial e inclusão da região e promove palestras, conferencias e debates acerca da questão da deficiência e da inclusão. Com a experiência acumulada, as atividades extensionistas do NEES/NACE se complexificaram, criando exigências que têm ido muito além das propostas iniciais. Desse modo, o Programa tem se distribuído em cinco projetos, cuja execução garante as vertentes de ação que dão conta do seu objetivo inicial, a saber: articular as atividades universitárias de ensino e pesquisa do Campus de Marabá, no que tange à educação especial e inclusão escolar das pessoas em situação de deficiência, com as ações desenvolvidas a nível governamental e não governamental na região. São os seguintes: a) Estágio/acompanhamento das ações da APAE ; Pré-vestibular popular para alunos em situação de deficiência visual e auditiva ; Ação pedagógica de alfabetização e letramento de crianças cegas ; "Formação de educadores para a educação inclusiva" Trabalho colaborativo com as ações de inclusão nas escolas públicas ;e Direitos da pessoa em situação de deficiência ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial e Núcleo de Acessibilidade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Descrição: O Programa de Extensão do Núcleo de Educação Especial da UFPA/Campus de Marabá temcomo objetivos: a)Criar um espaço de participação efetiva, no Núcleo de Acessibilidade, de alunos com necessidades educacionais especiais e dos profissionais a eles vinculados, nas atividades acadêmicas do Campus;b) Integrar o debate acerca de educação especial e inclusão escolar no município e região; c) Criar possibilidades de articulação das ações relativas à educação especial e inclusão escolar no município e região; d) Estimular, sistematizar e divulgar a produção cientifica regional no campo da educação especial e inclusão escolar, fazendo-a interagir com as atividades desenvolvidas na práxis pedagógica; e e)Contribuir com a formação permanente de graduandos, pós-graduandos e educadores em geral no que se refere às práticas e princípios da educação inclusiva. . Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - Atual
VII Jornada de Educação Especial e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 30/01/2017.
Descrição: A Jornada de Educação Especial e Inclusão tem ocorrido a cada dois anos e apresenta a produção do Grupo de Estudos e Pesquisas em Dinâmicas Socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade, além de promover discussões sobre temas candentes dentro das temáticas do GEDPPD. Nessa sétima edição, a ocorrer de 28 a 30 de novembro de 2016 Jornada discute "A arte e o corpo (im)perfeito"...
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão - Integrante / Hildete Pereira dos Anjos - Coordenador / Marcelo Almeida Araújo - Integrante / Kátia Regina da Silva - Integrante / Mirian Rosa Pereira - Integrante / Luciana Barbosa de Melo - Integrante / Elitis Suzana da Silva Costa - Integrante / Laiane da Silva Ferreira - Integrante.
2014 - 2014
VI Jornada de Educação Especial e Inlcusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 06/04/2015.
Descrição: A Jornada de Educação Especial e Inclusão é um evento que congrega a produção acadêmica e as experiências docentes em educação escolar e inclusão da pessoa com deficiência, desde 2007. Está em sua sexta edição: tendo sido anual de 2007 a 2010, passou a ser bianual a partir daí, dada a amplitude e complexidade que ganhou o evento. A Jornada possibilitou estabelecer um diálogo com pesquisadores importantes no campo da educação especial e inclusão, trazendo a cada ano palestras e conferências de qualidade, além de possibilitar a comunicação de experiências locais e de pesquisas de alcance regional e nacional. Passou a dialogar, a partir de 2012, com pesquisas referentes a outras políticas voltadas para a questão da diversidade, como as questões das minorias étnico-raciais e da educação do campo. Na sexta edição, estará aberta para comunicações de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de todo o país,consolidando-se como evento de referência nesse campo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
V Jornada de Educação Especial e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Descrição: A V JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO, evento coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas do Núcleo de Educação Especial e Inclusão (GEPNEES) da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, teve sua primeira versão em 2007 e aconteceu anualmente até 2010, quando se tornou um evento bianual, pela abrangência e importância que tomou nos debates sobre deficiência e inclusão. A Jornada tem envolvido pesquisadores de abrangência nacional, estudantes de graduação e pós-graduação, assim como gestores e professores em formação das redes públicas em seus vários níveis...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
IV Jornada de Educação Especial e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Descrição: A Jornada tem como bjetivo geral contribuir para a formação permanente de professores e gestores da educação básica no que se refere às práticas e princípios da educação inclusiva, e como objetivos específicos:a) Debater a transversalidade das ações inclusivas na educação básica e superior e na formação de professores;b) Integrar o debate acerca de educação especial e inclusão escolar no município e região; c)criar possibilidades de articulação das ações relativas à educação especial e inclusão escolar no município e região; d)Estimular, sistematizar e divulgar a produção cientifica regional no campo da educação especial e inclusão escolar, fazendo-a interagir com as atividades desenvolvidas na práxis pedagógica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
II Jornada de educação Especial e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2007 - 2007
I Jornada de educação Especial e Inclusão

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Hildete Pereira dos Anjos em 03/07/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão Educacional.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio PROPIT de Pós-Graduação, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRANDÃO, I. F. G. P.2015BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; SOUSA, I. L. . Gênero, identidade e Educação Especial:histórias de professoras. Revista Cocar (UEPA), v. v.1, p. p. 229-247-247, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; PEREIRA, M. R. . Os discursos presentes em cartazes de evento de educação especial. In: Raimunda Benedita Cristina Caldas; Larissa Fontenelle de Alencar; Fernando Alves da Silva Jr. (Org.). Inclusão e preservação de saberes para o bom viver. 1ed.São Carlos, São Paulo: Pedro e João Editores, 2015, v. v.1, p. 333-345.

2.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; PEREIRA, M. R. . Discurso não-verbal e interdiscurso: materiais visuais em educação especial. In: Hildete Pereira do Anjos. (Org.). Olhando a educação como um direito: deficiência, inclusão e diversidade. 1ed.Belém: Pakatatu, 2015, v. v.1, p. 120-137.

3.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Identidades em construção: memórias e narrativas docentes delineando as professoras das Sala de Recursos. In: Hildete Pereira do Anjos. (Org.). As histórias de todas e de cada uma: construindo um trajeto para a educação especial.. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2014, v. 1, p. 137-146.

4.
PEREIRA, I. F. G. Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. In: Hildete Pereira dos Anjos. (Org.). Livro: Pesquisando a inclusão nas escolas públicas: um trajeto. 01ed.Curitiba, PR: CRV, 2011, v. 01, p. 99-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira . O discurso clínico nas memórias de escolarização da pessoa cega. In: 38ª Reunião Nacional da ANPED - Democracia em risco:a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017, São Luis. 38ª Reunião Nacional da ANPED - Democracia em risco:a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Rio de janeiro: ANPED, 2017. p. 1-16.

2.
PEREIRA, I. F. G; ANJOS. Hildete pereira ; SOUSA, I. L. . Gênero, Identidade e Educação Especial: histórias de professoras. In: VI Jornada de Educação Especial e Inclusão, 2014, Marabá. VI Jornada de Educação Especial e Inclusão, 2014.

3.
PEREIRA, I. F. G; PEREIRA, M. R. . Deficiência Visual e Inclusão Educacional: a trajetória de 10 anos do Centro de Apoio Pedagógico no município de Marabá/PA. In: VI Jornada de Educação Especial e Inclusão, 2014, Marabá. VI Jornada de Educação Especial e Inclusão, 2014.

4.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; SOUSA, I. L. . Género, identidad y educación especial: historias de maestras. In: VIII Encuentro Internacional Educación Hoy: mas allá de la diversidad, 2014, Medellín. La Educación Hoy: más allá de la diversidad. Ciudad de México, 2014. v. 01. p. 1-20.

5.
ANJOS. Hildete pereira ; BRANDÃO, I. F. G. P. ; SOUSA, I. L. . Gênero, identidade e educação especial.. In: Seminário Produção e Incorporação da interdisciplinaridade nas concepções de pesquisa do PDTSA,, 2014, Marabá. Seminário Produção e Incorporação da interdisciplinaridade nas concepções de pesquisa do PDTSA, 2014. v. 1. p. 1-15.

6.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; PEREIRA, M. R. . Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. IV CBEE _ Congresso Brasileiro de Educação Especia, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO, N. B. . Os discursos sobre educação especial em material de formação docente. In: I Jornada de Ensino, pesquisa e extensão / I Encontro de Pós-graduação, 2015, Marabá, Pará. Os discursos sobre educação especial em material de formação docente, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Os discursos em material de formação docente. In: XI Congresso Internacional de la Asociación Latinoamerica de Estudios del discurso, 2015, Buenos Aires. Libro de Resumenes, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Entre jalecos e cadernos: memórias de escolarização da pessoa cega. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira . O discurso clínico nas memórias de escolarização da pessoa cega. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira . O discurso clínico nas memórias de escolarização da pessoa cega.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Projeto 'Educar na Diversidade': processos de subjetivação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Os discursos sobre docência: os desafios de educar na diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Projeto Educar na Diversidade: Processos de subjetivação do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO, N. B. . A produção discursiva do professor das práticas de ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRANDÃO, I. F. G. P.. A produção discursiva da deficiência: o saber clínico atravessando o espaço pedagógico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . A constituinte de um lugar: 10 anos do centro de Apoio Pedagógico para deficientes visuais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRANDÃO, I. F. G. P.. os discursos sobre educação especial em material de formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . As vozes dos homossexuais como condição humana e de direito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Os discursos em material de formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Palestra: Cultura, Comunicação, Direitos Humanos, Justiça e Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação de Palestra: Deficiência, Direitos Humanos e Capacitismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BRANDÃO, I. F. G. P.; SOUSA, I. L. ; ANJOS. Hildete pereira . Género, identidad y educación especial: historias de maestras.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANJOS. Hildete pereira ; SOUSA, I. L. ; BRANDÃO, I. F. G. P. . Gênero, Identidade e Educação Especial: histórias de professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ANJOS. Hildete pereira ; BRANDÃO, I. F. G. P. ; PEREIRA, M. R. . Os discursos presentes em cartazes de evento de Educação Especial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . Deficiência visual e inclusão escolar: a trajetória de 10 anos do Centro de Apoio Pedagógico no município de Marabá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Palestra: Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Diálogos sobre inclusão:rediscutindo avanços e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira ; SOUSA, I. L. . Gênero, identidade e educação especial: histórias de professoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Expositora do Eixo II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Identidades em construção: memórias e narrativas docentes delineando as professores das salas de recurso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . Coordenação: Roda de Conversas: a experiência de se fazer autor coletivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Mesa Redonda: Acessibilidade na escola inclusiva: ensino, tecnologias, recursos e atendimento educacional especializado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Mesa Redonda: Histórias entrecruzadas a partir da deficiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação de Grupo de Trabalho: Ensino Superior e Inclusão: avanços e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
BRANDÃO, I. F. G. P.; SILVA, Iara Ferreira. . Os olhares compartilhados entre o vidente e o cego ao ingressar na Universidade: um diálogo sobre as primeiras experiências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Redigindo identidades:Exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PEREIRA, I. F. G. Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PEREIRA, I. F. G; SILVA, Iara Ferreira. . Os olhares compartilhados entre o vidente e o cego ao ingressar na universidade: um diálogos sobre as primeiras experiências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
PEREIRA, I. F. G; ANJOS. Hildete pereira ; PEREIRA, M. R. . Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Projeto Sala de Leitura da APAE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PEREIRA, I. F. G; NUNES, T. R. G. ; SANTOS, G. F. ; ARAUJO, N. W. A. . A inclusão dos portadores de necessidades educativas na rede regular de ensino do município de Marabá. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Membro da Comissão Científica na VIII Semana Acadêmica da UEPA: A Interdisciplinariedade na Educação, Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia na Amazônia Paraense. 2017.

2.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Membro da comissão científica da VII Jornada de Educação Especial e Inclusão. 2016.

3.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Membro Comissão Avaliadora do Seminário NEES/GEDPPD. 2016.

4.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Elaboração de Políticas Educacionais Inclusivas para o município de Marabá/PA: Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES). 2014.

5.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Elaboração de Políticas Educacionais Inclusivas para o município de Marabá/PA: Portaria nº 0163/2013. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Neuquina Silva e Valdirene Ferreira Nascimento. As propostas sócio construtivista para o ensino da língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ens. de Língua Portug., Estrangeira) - Uninter Grupo Educacional.

2.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Francisca Franco da Silva. Distúrbios de comportamento causando dificuldades na aprendizagem e a pespectiva psicopedagógica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia clinica e institucional) - Uninter Grupo Educacional.

3.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Elisângela de Almeida Sousa. Tecnologia e sala de aula: as contribuições da informática para o ensino de língua portuguesa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ens. de Língua Portug., Estrangeira) - Uninter Grupo Educacional.

4.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Alda Almeida Miranda Reis. As novas linguagens em história com alunos de 5ª a 8ª série na Escola João Anastácio de Queiroz. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia) - Uninter Grupo Educacional.

5.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Mara do socorro Ribeiro Araújo. A importância da atuação do psicopedagogo na família para a evolução do aprendente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia clinica e institucional) - Uninter Grupo Educacional.

6.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Eduardo Pagnoncelli Junior. Gestão Ambiental Pública e Empresarial no município de Jacundá. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Uninter Grupo Educacional.

7.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Elza Maria Alves Sirqueira. A formação de professores para uma prática inclusiva em escola de ensino fundamental do município de Marabá. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial Inclusiva) - Uninter Grupo Educacional.

8.
BRANDÃO, I. F. G. P.; RIBEIRO JUNIOR, R.. Participação em banca de Moises Silva Moura. A motivação e sua influência na produtividade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão de Recursos Humanos) - Uninter Grupo Educacional.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ANJOS. Hildete pereira; BRANDÃO, I. F. G. P.; FEITOSA, T. C.. Participação em banca de Laiane da Silva Ferreira.Leituras: uma análise acerca da leitura de mundo no aprendizado da leitura da palavra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
RIBEIRO, N. B.; BRANDÃO, I. F. G. P.; MARIA, J. L. P.. Participação em banca de Luan Carlos Silva.Processos discursivos em relatórios de estágio: argumento de autoridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
ANJOS. Hildete pereira; BRANDÃO, I. F. G. P.; SILVA, K. R.. Participação em banca de Iara Ferreira da Silva.o trajeto do aluno deficiente visual até a Universidade: memórias de um processo formativo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
SANTOS, J. L. R.; BARBOSA, C.; BRANDÃO, I. F. G. P.. Participação em banca de Edinaldo Bomfim Sales.A violação dos direitos à acessibilidade no município de Marabá. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira; MELO, L. B.. Participação em banca de Fabiana da Silva Cavalcante.Escolarização de alunos com deficiência visual na educação de jovens e adultos em Marabá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R.; SCALABRIN, R.. Participação em banca de Cláudia Brito Pinto e Rosidalva Silva de Santana Quitéria.A interface da Educação Especial e o campo no município de Novo Repartimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo- PARFOR) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

7.
BRANDÃO, I. F. G. P.; ANJOS. Hildete pereira; PENALVA, G.. Participação em banca de Monique Brenda de Souza.A literatura infantil como instrumento de aprendizado na Educação Especial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Letras- Lingua Portuguesa) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

8.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R.. Participação em banca de Armini de Carvalho e Vinício Renan Oliveira Cruz.As concepções dos graduandos de ciências naturais habilitação em quimica 2011, a partir do contexto de inclusão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências naturais: habilitação em quimica) - Universidade Estadual do Pará.

9.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, A. R.; PEREIRA, M. R.. Participação em banca de Nacélio Souza Madeiro.Ensino de Química: condições igualitárias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais habilitação em Química) - Universidade do Estado do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Membra da Banca Avaliadora dos Trabalhos Acadêmicos. 2014. Universidade do Estado do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PALESTRA: RURALIDADES, PODER Y RESISTÊNCIA EM EL SUDESTE DEL PARÁ, DESDE LA EXPERIÊNCIA VIVIDA Y NARRADA POR LAS MUJERES. 2017. (Outra).

2.
Campesinato, comunidades tradicionais, e grandes empresas. 2016. (Outra).

3.
Colaboração Intercultural Superior: conflitos e negociação em experiências na Argentina, Brasil, na Colômbia e no Perúi. 2016. (Outra).

4.
Seminário de abertura do semestre do PDTSA.. 2016. (Seminário).

5.
Seminário interno da linha II: Análise de discuso e dinâmicas socioterritoriais na Amazônia.Projeto "Educar na Diversidade": Processos de subjetivação do professor. 2016. (Seminário).

6.
Seminário NEES/GEDPPD.Os discursos sobre docência: os desafios de educar na diversidade. 2016. (Seminário).

7.
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literário na Amazônia. A produção discursiva do professor das práticas de ensino. 2016. (Congresso).

8.
VII Jornada de Educação Especial.A produção discursiva da deficiência: o saber da clínica atravessando o espaço pedagógico. 2016. (Outra).

9.
A formação cultural de professores:um desafio para a Universidade. 2015. (Outra).

10.
Colóquio Dinâmica Sociocultural na Amazônia. 2015. (Outra).

11.
Debate do vídeo documentário: Sem Pena.Apresentação dialogada a partir do documentário: Sem pena (Um filme de Eugênio Puppo). 2015. (Outra).

12.
Dinâmicas Territoriais na Amazônia: a experiência de Rondônia. 2015. (Outra).

13.
Discurso, sujeitos e produção de identidade. 2015. (Outra).

14.
I Encontro de Pós-graduação da UNIFESSPA.Os discursos sobre educação especial em material de formação docente. 2015. (Encontro).

15.
III Seminário de Currículo e formação de professores na perspectiva da inclusão e I Seminário de inclusão educacional de pessoas em situação de deficiência.A constituinte de um lugar:10 anos do Centro de Apoio Pedagógico para deficientes. 2015. (Seminário).

16.
I Semana de humanidades: Territorialidade, Dinâmicas sociais e Educacionais no Sudeste do Pará.As vozes dos homossexuais como condição humana e de direito. 2015. (Outra).

17.
I seminário Direitos humanos-humanos direitos. 2015. (Seminário).

18.
I seminário Regional de Educação e Direitos Humanos: diversidade sexual e combate a homofobia na escola.Ás vozes dos homossexuais como condição humana e de direito. 2015. (Seminário).

19.
Neodesenvolvimentismo e dinâmicas capitalistas no sudeste paraense. 2015. (Outra).

20.
Neodesenvolvimentismo e dinâmicas capitalistas paraense: resistências. 2015. (Outra).

21.
Palestra : Discurso, Ensino e Formação de professores. 2015. (Outra).

22.
Palestra: Estado, Trabalho e Desenvolvimento no Sudeste paraense. 2015. (Outra).

23.
Politica educacional em Cuba: aporte para discussão sobre dinâmicas educacionais. 2015. (Outra).

24.
Seminário de abertura do PDTSA. 2015. (Seminário).

25.
Seminário Florestan Fernandes: em defesa do socialismo!. 2015. (Seminário).

26.
XI Congresso Internacional de la Asociación Latinoamericana de Estudios del discurso. Os discursos em material de formação docente. 2015. (Congresso).

27.
Diálogos de extensão.palestrante na mesa redonda: Cultura, comunicação, direitos humanos, justiça e trabalho. 2014. (Outra).

28.
I Seminário de Educação de Surdos: novas propostas estratégias para o ensino de bilíngue. 2014. (Seminário).

29.
I Seminário Regional de Educação e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

30.
I Seminário Tradução e Interculturalidade.Os discursos presentes em cartazes de evento de Educação Especial. 2014. (Seminário).

31.
Palestra sobre Educação Inclusiva.Diálogo sobre inclusão: rediscutindo avanços e possiblidades. 2014. (Outra).

32.
Semana de Qualificação de Trabalhos Acadêmicos.Membro da banca avaliadora dos trabalhos de conclusão de curso, ciências naturais habilitação em química. 2014. (Outra).

33.
Seminário de Formação Intersetorial para Gestores Estaduais e Municipais do Programa BPC na escola. 2014. (Seminário).

34.
Seminário Interno da Secretaria de Educação de Marabá.Palestra: Diretrizes operacionais para o Atendimento Educacional Especializado. 2014. (Seminário).

35.
Seminário Produção e Incorporação da Interdisciplinaridade na concepção da pesquisa no PDTSA.Gênero, Identidade e Educação Especial: histórias de professoras. 2014. (Seminário).

36.
VIII Encuentro Internacional La Educación hoy: más allá de la diversidadd.Género, identidad y educación especial: historias de maestras.. 2014. (Encontro).

37.
VI Jornada de Educação Especial e Inclusão.Gênero, Identidade e Educação Especial: histórias de professoras. 2014. (Outra).

38.
VI Jornada de Educação Especial e Inclusão.Mediadora GT: Formação de professores, inclusão escolar e deficiência. 2014. (Outra).

39.
VI Jornada de Educação Especial e Inclusão.Deficiência visual e inclusão educacional: a trajetória de 10 anos do Centro de Apoio Pedagógico no município de Marabá. 2014. (Outra).

40.
I Ciclo de Palestras na Formação sobre Gestão no Trabalho. 2013. (Outra).

41.
IV Conferência Municipal de Educação de Marabá.Expositora do Eixo II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. 2013. (Outra).

42.
Reunião Técnica: avaliar a implementação das ações referentes ao eixo I do Plano Nacional dos Direitos das Paessoas com Deficiência - Viver sem Limite. 2013. (Outra).

43.
Seminário Histórias de Vida e Educação Especial.Identidades em construção: memórias e narrativas docentes delineando as professoras de salas de recurso. 2013. (Seminário).

44.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial. 2012. (Congresso).

45.
IV Seminário Para Formação de Gestores e Educadores da Educação Inclusiva. 2011. (Seminário).

46.
Congresso do Campus Universitário de Marabá. Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Congresso).

47.
Congresso do Campus Universitário de Marabá. Os olhares compartilhados entre o vidente e o cego ao ingressar na Universidade: um diálogo sobre as primeiras experiências. 2010. (Congresso).

48.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Congresso).

49.
IV Jornada de Educação Especial e Inclusão.Redigindo identidades: exercícios de leitura e escrita com surdos. 2010. (Outra).

50.
IV Jornada de Educação Especial e Inclusão.Os olhares compartilhados entre o vidente e o cego ao ingressar na Universidade: um diálogo sobre as primeiras experiências. 2010. (Outra).

51.
II Jornada de Educação Especial e Inclusão.Projeto Sala de Leitura da APAE. 2008. (Outra).

52.
3º Congresso Internacional sobre Formação de Professores e P´ratica Pedagógica. 2007. (Congresso).

53.
I Jornada de Educação Especial e Inclusão.A inclusão dos portadores de necessidades educativas na rede regular de ensino do município de Marabá. 2007. (Outra).

54.
VIII Encontro dos Estudantes de Pedagogia do Sul e Sudeste do Pará. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANJOS. Hildete pereira ; BRANDÃO, I. F. G. P. . Seminário NEES/GEDPPD. 2016. (Outro).

2.
RIBEIRO, N. B. ; BRANDÃO, I. F. G. P. . Seminário interno da linha II: Análise de Discurso e Dinâmicas Socioterritoriais na Amazônia. 2016. (Outro).

3.
ANJOS. Hildete pereira ; BRANDÃO, I. F. G. P. ; PEREIRA, M. R. ; Laiane da Silva Ferreira ; COSTA, E. S. S. . VII Jornada Educação Especial e Inclusão. 2016. (Outro).

4.
BRANDÃO, I. F. G. P.; COSTA, E. S. S. ; Lucilene Silva . Oficina Arpilleras: a expressão do bordado. 2016. (Outro).

5.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . VII Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores e 1ª Mobilização em Prol dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2014. (Outro).

6.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . Colônia de Férias Intitulada: Educação Especial em Movimento: desafios e possibilidades. 2014. (Outro).

7.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação os trabalhos da mesa: Direitos Humanos, Deficiência e Educação. 2014. (Outro).

8.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação palestra: Deficiência, direitos humanos e capacitismo. 2014. (Outro).

9.
PEREIRA, I. F. G. VI Jornada de Educação Especial e Inclusão. 2014. (Outro).

10.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . VI Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores. 2013. (Outro).

11.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação da mesa redonda: Histórias entrecruzadas a partir da deficiência. 2013. (Outro).

12.
BRANDÃO, I. F. G. P.. coordenação da mesa redonda: acessibilidade na escola inclusiva: ensino, tecnologias, recursos e atendimento educacional especializado. 2013. (Outro).

13.
BRANDÃO, I. F. G. P.; PEREIRA, M. R. . Coordenação roda de conversa: A experiência de se fazer autor coletivo. 2013. (Outro).

14.
BRANDÃO, I. F. G. P.. V Jornada de Educação Especial e Inclusão. 2012. (Outro).

15.
BRANDÃO, I. F. G. P.. Coordenação do GT- Ensino superior e inclusão: avanços e desafios. 2012. (Outro).

16.
BRANDÃO, I. F. G. P.. II Jornada de Educação Especial e Inclusão. 2008. (Outro).

17.
PEREIRA, I. F. G. I Jornada de Educação Especial e Inclusão. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iara Ferreira da Silva. O Processo de escolarização do deficiente visual. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Iara Ferreira da Silva. o trajeto do aluno deficiente visual até a Universidade: memórias de um processo formativo (coorientação). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão.

2.
Richards Armini de Carvalho e Vinício Renan Oliveira Cruz. As concepções dos graduandos de ciências naturais habilitação em quimica 2011, a partir do contexto de inclusão escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências naturais: habilitação em quimica) - Universidade Estadual do Pará. Orientador: Ingrid Fernandes Gomes Pereira Brandão.




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