Rodrigo Carlos Pinheiro

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  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Sou mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017), especialista em Ensino de Matemática pela PUC Minas (2015), pós-graduando em Libras e Educação para Surdos pela Unopar e graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH (2011). Desde 2009 atuo na área da Educação, ministrando aulas de Matemática, Raciocínio Lógico, Educação Financeira e Libras em instituições de ensino básico, profissional, técnico e superior. Além disso, tenho experiência no ensino de Matemática e na formação em Educação Financeira para alunos surdos e ouvintes, em capacitação de professores que atuam com estudantes surdos e, também, na elaboração de materiais didático-pedagógicos de Matemática para esse público específico. Atualmente sou professor de Matemática no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS - BH) e na Fundação Pedro Leopoldo e, também, sou professor de Libras na Universidade Universus Veritas - Univeritas. Realizo pesquisas na área da Educação Matemática, relacionadas à Etnomatemática, ao Numeramento, a Cultura Surda, a Educação Financeira e a Língua Brasileira de Sinais (Libras). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Carlos Pinheiro
Nome em citações bibliográficas
PINHEIRO, R. C.

Endereço


Endereço Profissional
CAS - BH / Secretaria Estadual de Educação MG.
Rua dos Guajajaras, n. 1887
Barro Preto
30180099 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32938477


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dr. Milton Rosa.
Palavras-chave: Programa Etnomatemática; Educação Financeira; Cultura Surda; Alunos Surdos; Educação Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
2018
Especialização em andamento em Libras e Educação para Surdos. (Carga Horária: 400h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 432h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A Importância do Ensino de Porcentagem para alunos Surdos que se comunicam em Libras.
Orientador: Me. Tomás de Aquino Silveira.
2008 - 2011
Graduação em Matemática.
Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Título: Matutando, uma proposta de jogo matemático e sua validação.
Orientador: Ma. Márcia Maria de Freitas Hauss.




Formação Complementar


2018
Inglês Módulo III. (Carga horária: 40h).
The Best Idiomas e Informática, THE BEST, Brasil.
2018 - 2018
Estatística: Um Estudo prático para o ENEM. (Carga horária: 4h).
Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, SEE MG, Brasil.
2017 - 2018
Inglês Básico II. (Carga horária: 40h).
The Best Idiomas e Informática, THE BEST, Brasil.
2017 - 2017
Matemática e suas Tecnologias para o ENEM 2017. (Carga horária: 69h).
Estratégia Concursos, EC, Brasil.
2017 - 2017
Dimensões socioculturais da Educação Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2017 - 2017
Inglês Básico I. (Carga horária: 40h).
The Best Idiomas e Informática, THE BEST, Brasil.
2014 - 2014
Língua Brasileira de Sinais Módulo Intermediário. (Carga horária: 60h).
Capelania da Pastoral do Surdo, PASTORAL, Brasil.
2014 - 2014
Língua Brasileira de Sinais Módulo Avançado. (Carga horária: 60h).
Capelania da Pastoral do Surdo, PASTORAL, Brasil.
2013 - 2013
Programa Escola Integrada Inhotim Módulo II. (Carga horária: 6h).
Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
2013 - 2013
Como fazer investimentos. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Como organizar o Orçamento Familiar. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Língua Brasileira de Sinais Módulo I. (Carga horária: 60h).
Capelania da Pastoral do Surdo, PASTORAL, Brasil.
2013 - 2013
Curso Básico de LIBRAS. (Carga horária: 180h).
CAS - BH / Secretaria Estadual de Educação MG, CAS - BH, Brasil.
2012 - 2012
Administração e Planejamento de Finanças Pessoais. (Carga horária: 22h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Como Conquistar Equilíbrio Financeiro. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de LIBRAS. (Carga horária: 60h).
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, FENEIS, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Formação do Projeto Escola Integrada. (Carga horária: 6h).
Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
2010 - 2010
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em 16° Módulo do Programa de Atualização para Professores de Matemática do EM.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Matemática no curso de Administração.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 4
Outras informações
Professor da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, no curso de Administração.


Universidade Universus Veritas, UNIVERITAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 3
Outras informações
Professor da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras, no curso de Pedagogia.


Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, SEE MG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 24
Outras informações
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - Belo Horizonte (CAS BH). - Formação de professores de Matemática que lecionam para alunos Surdos na rede estadual. Capacitação de professores que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Produção de material didático de Matemática adaptado para alunos Surdos. O CAS é ligado à Diretoria de Educação Especial (DESP) e à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16
Outras informações
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez - Unidade Belo Horizonte (CAS BH). - Formação de professores de Matemática que lecionam para alunos Surdos na rede estadual. Capacitação de professores que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Produção de material didático de Matemática adaptado para alunos Surdos. O CAS é ligado à Diretoria de Educação Especial (DESP) e à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 3
Outras informações
Escola Estadual Francisco Sales - IDFA (Instituto da Deficiência da Fala e da Audição) - Professor de Matemática para alunos Surdos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 24
Outras informações
Escola Estadual Francisco Sales - IDFA (Instituto da Deficiência da Fala e da Audição) - Professor de Matemática para alunos Surdos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6
Outras informações
Escola Estadual Afrânio de Melo Franco. - Professor de Física no 2° e 3° ano do Ensino Médio.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Núcleo de Matemática da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG/ Centro Pedagógico.


Associação Profissionalizonte do Menor de Belo Horizonte, ASSPROM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40
Outras informações
- Planejar e ministrar cursos de Matemática para adolescentes/jovens do Programa de Aprendizagem e Programa Adolescente Trabalhador e para pessoas com deficiência (PcD); supervisionar os estagiários da área de exatas; elaborar relatórios e materiais didático-pedagógicos para os cursos; realizar reuniões pedagógicas e discussões de casos; organizar eventos, como Olimpíada de Habilidades Matemáticas; coordenar os cursos Preparatório para o Programa de Educação Profissional (PEP) e Preparatório para o ENEM. Os cursos ministrados: Princípios Básicos de Matemática Financeira e Estatística, Raciocínio Lógico-Matemático, Prática de Lógica Matemática e Planejamento Financeiro Familiar; - Consultoria em Matemática para os adolescentes/jovens das seguintes empresas parceiras: Cidade Administrativa de Minas de Gerais, Petrobrás, DER, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Fundação João Pinheiro e Procuradoria Geral de Justiça.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Matemática, Carga horária: 20


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Aluno


Escola SESI Newton Antônio da Silva Pereira, ESNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de Matemática - Ministrar aulas de Matemática Aplicada nos cursos técnicos em Eletrotécnica e Eletrónica, oferecidos pelo SENAI. - Ministrar aulas de Matemática Aplicada no curso de Aprendizagem em Eletrecidade de Automóveis, oferecido pelo SENAI.


Escola Municipal Francisca Alves, EMFAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Matemática, Carga horária: 20


Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiário no Projeto de extensão Centro de Apoio Matemático Pedagógico Júnior (Camp Jr.)



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatematica e a modelagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Rosa em 31/12/2016.
Descrição: Esse projeto des pesquisa tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a etnomatematica e o modelagem matematica por meio de etnomodelagem. A utilizacao das perspectivas emica, etica e dialogica sao importantes abordagens a fundamentadao teorica para o campo de pesquisa de etnomodelagem. Esse projeto tambem visa a elaboracao de uma fundamentacao teorica para a etnomodelagem posteriormente verificar como a praxis desse campo de pesquisa esta vinculada com a sua teoria..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Carlos Pinheiro - Integrante / Milton Rosa - Coordenador / Daniel Clark Orey - Integrante / Pablo Ricardo Cardoso - Integrante / Joelma de Fátima Rodrigues Batista Freitas - Integrante / Diego Pereira de Oliveira Cortes - Integrante / VANESSA DA LUZ VIEIRA - Integrante.
2015 - 2017
Práticas Inclusivas em Educação Matemática: Tendências Pedagógicas e Tecnológicas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Rosa em 31/12/2016.
Descrição: Existe a necessidade do desenvolvimento de propostas pedagógicas que sejam elaboradas com base nos em práticas pedagógicas e tecnológicas inclusivas para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos para alunos com deficiência. Assim, estas atividades serão desenvolvidas a partir da utilização desse material por meio de sua relação com situações-problemas cotidianas. Um dos principais objetivos desse projeto é verificar como ocorre a apropriação dos conceitos matemáticos por alunos com deficiências. Outro objetivo importante é verificar como o desenvolvimento do conhecimento matemático desses alunos é desencadeado em sala de aula e em ambientes virtuais de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Rodrigo Carlos Pinheiro - Integrante / Milton Rosa - Coordenador / Daniel Clark Orey - Integrante / Marianna Florentina Lima Almes de Oliveira Drummond - Integrante / Pablo Ricardo Cardoso - Integrante.
2015 - 2017
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTOD DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS QUE SE COMUNICAM EM LIBRAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Rosa em 06/03/2016.
Descrição: Essa pesquisa foi desenvolvida em uma escola especial pública na Região Metropolitana de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, sendo que visa contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Um dos principais objetivos desse estudo é propor uma metodologia inovadora para o processo de ensino e aprendizagem em matemática baseada nos pressupostos do Programa Etnomatemática, referente aos conteúdos de Matemática Financeira, principalmente a porcentagem, para esses alunos. Outro objetivo importante desse estudo é colaborar com os professores das redes de ensino para que possam promover o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e profissionais para auxiliar os alunos Surdos em sua inserção na vida produtiva e no pleno exercício de sua cidadania. A problemática desse estudo está relacionada com a questão de investigação: Como o Programa Etnomatemática pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras? Para coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas, as anotações do diário de campo e as atividades propostas no registro documental. Esses dados foram analisados e interpretados no decorrer da pesquisa de acordo com o referencial teórico embasado na Etnomatemática, na Cultura Surda e na Educação Financeira e também com a utilização dos pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) por meio da realização das atividades propostas em sala de aula. Essa análise também foi realizada com a utilização das informações coletadas durante a observação direta dos participantes por meio de seu registro no diário de campo do professor-pesquisador. De acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada, o conjunto dos dados brutos, denominado de amostragem teórica, que foi coletado durante a realização desse estudo, foi transcrito para facilitar a sua análise, bem como para interpretação das informações obtidas durante a fase analítica desse estudo. Posteriormente, os dados foram codificados por meio das codificações aberta, axial e seletiva para a elaboração das categorias de análise que visam facilitar a interpretação dos resultados obtidos e, consequentemente, para auxiliar a redação da teoria emergente. A ampliação da quantidade de pesquisas e investigações relacionadas com essa problemática é importante para evidenciar a realidade educacional dessa população estudantil e justificar a relevância dos resultados obtidos nesse estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Carlos Pinheiro - Integrante / Milton Rosa - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2009
Centro de Apoio Matemático Pedagógico Júnior - Camp Jr.
Descrição: Reforço Matemático para alunos do ensino Fundamental e Médio; Acompanhamento e orientação de pequenas equipes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Carlos Pinheiro - Integrante / Maria Imaculada Marcenes Gonçalves - Coordenador / Mariani Geovana Evangelista - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnomatemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LIBRAS.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Financeira.


Idiomas


Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Professor Homenageado do Curso de Administração, Fundação Pedro Leopoldo.
2018
Melhores pôsteres - II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais de Minas Gerais - Rodrigo Carlos Pinheiro/ Milton Rosa, PUC Minas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PINHEIRO, R. C.2018PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . Promovendo a Educação Financeira para Estudantes Surdos: Utilizando a Perspectiva Etnomatemática em um Produto Educacional. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 294-314, 2018.

2.
PINHEIRO, R. C.2017PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . Desenvolvendo a Educação Financeira de Alunos Surdos que se Comunicam em Libras em uma Perspectiva Etnomatemática. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE, v. 11, p. 108-128, 2017.

3.
PINHEIRO, R. C.2017PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Desenvolvimento da Educação Financeira de Alunos Surdos que se comunicam em Libras. RLE (PASTO), v. 10, p. 181-200, 2017.

4.
PINHEIRO, R. C.2016 PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 56-83, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃ O FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. In: XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃ O FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. São Paulo: Bibilioteca Central da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. v. 1. p. 1-12.

2.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos Fluentes em Libras de uma Escola Pública. In: 5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2016, Goiânia. O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos Fluentes em Libras de uma Escola Pública, 2016.

3.
PINHEIRO, R. C.. As contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos que se Comunicam em Libras. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. As contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos que se Comunicam em Libras. Juiz de Fora: Anais do XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-12.

4.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS. In: VII Encontro Mineiro de Educação Matemática - EMEM, 2015, São João Del Rei. O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O Programa Etnomatemática e as suas contribuições para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. In: ICEm6 - Congreso Internacional de Etnomatematemática, 2018, Medellín. O Programa Etnomatemática e as suas contribuições para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras, 2018. v. 1. p. 13-13.

2.
GONCALVES, M. I. M. ; PINHEIRO, R. C. ; EVANGELISTA, M. G. . Centro de apoio matemático pedagógico júnior - Camp jr.. In: Semana de Pesquisa e Extensão - SEPEX, 2009, Belo Horizonte. Sepex - Semana de Pesquisa e Extensão do Uni-BH, 2009. v. 6. p. 28-29.

Artigos aceitos para publicação
1.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, 2018.

2.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . UMA ANÁLISE DOS REGISTROS ETNOMATEMÁTICOS DE ESTUDANTES SURDOS QUE SE COMUNICAM EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), 2018.

3.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . Contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. Abakós, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . Contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O Programa Etnomatemática e as suas contribuições para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINHEIRO, R. C.. Libras e Inclusão na Era da Informação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PINHEIRO, R. C.. Desafios e Possibilidades de Educação Financeira para Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃ O FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos Fluentes em Libras de uma Escola Pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. . O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PINHEIRO, R. C.. As contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos que se Comunicam em Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PINHEIRO, R. C.; OLIVEIRA, A. L. S. R. . A profissão de Educador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PINHEIRO, R. C.. Programa de Ação Social - PAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GONCALVES, M. I. M. ; EVANGELISTA, M. G. ; PINHEIRO, R. C. . Centro de apoio matemático pedagógico júnior - Camp jr.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PINHEIRO, R. C.. DIA NACIONAL DO SURDO ALERTA PARA CUIDADOS E PRECONCEITO - Jornal Minas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PINHEIRO, R. C.. Princípios Básicos de Matemática Financeira e Estatística. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PINHEIRO, R. C.. Planejamento Financeiro Familiar e Familiar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PINHEIRO, R. C.. Raciocínio Lógico Matemático. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PINHEIRO, R. C.. Matemática. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

5.
PINHEIRO, R. C.. Preparatório para o ENEM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
PINHEIRO, R. C.. Preparatório para o PEP - Programa de Educação Profissional. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Libras - CAS BH.A Educação Matemática para Surdos através do Numeramento. 2018. (Oficina).

2.
ICEm6 - Congreso Internacional de Etnomatematemática. O Programa Etnomatemática e as suas contribuições para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. 2018. (Congresso).

3.
II Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.Contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras. 2018. (Encontro).

4.
IV Seminário de Educação - Base Nacional Comum Curricular BNCC. 2018. (Seminário).

5.
IX EEPEM.Desenvolvendo a Educação Financeira de alunos Surdos em uma perspectiva Etnomatemática. 2018. (Encontro).

6.
Oficina de Classificadores. 2018. (Oficina).

7.
Semana de cursos 2018 - "Empreendedorismo e Aprendizagem".Você já ouviu falar sobre libras e inclusão? Faça a diferença no mundo corporativo. 2018. (Outra).

8.
Seminário de Politicas e Educação de Surdos. 2018. (Seminário).

9.
XIV Seminário - Desafios na Educação dos Surdos.Promovendo a Educação Financeira de alunos Surdos por meio do Programa Etnomatemática. 2018. (Seminário).

10.
XV Seminário - Desafios na Educação dos Surdos. 2018. (Seminário).

11.
Semana dos Cursos de Gestão - FPL 2017.Libras e Inclusão na Era da Informação. 2017. (Seminário).

12.
5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. O Programa Etnomatemática como uma Ação Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para Alunos Surdos Fluentes em Libras de uma Escola Pública. 2016. (Congresso).

13.
A Didática da matemática na corrente francesa: breve histórico e principais características. 2016. (Outra).

14.
Escola de Férias do ICEI - PUC Minas.Desafios e Possibilidades de Educação Financeira para Surdos. 2016. (Outra).

15.
I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. 2016. (Encontro).

16.
III Encontro de Pesquisadores Mineiros. 2016. (Encontro).

17.
Inclusão dos Surdos na Educação Bilingue. 2016. (Outra).

18.
Pesquisar o que poderia ser: uma interpretação dialética para a relação entre prática pedagógica e pesquisa segundo a Educação Matemática Crítica. 2016. (Seminário).

19.
Professores que ensinam Matemática e materiais curriculares (educativos). 2016. (Outra).

20.
XII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA COMO UM SUPORTE PEDAGÓGICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃ O FINANCEIRA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. 2016. (Encontro).

21.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

22.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática - EMEM.O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS. 2015. (Encontro).

23.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. As Contribuições do Programa Etnomatemática para o Ensino e Aprendizagem de Educação Financeira para alunos Surdos que se comunicam em LIBRAS. 2015. (Congresso).

24.
Encontro de comemoração e reflexão sobre a educação de surdos. 2014. (Encontro).

25.
Libras PAM - 1° Seminário de LIBRAS da Região da Pampulha. 2013. (Seminário).

26.
Palestra Caráter e Carisma: Pilares para o Sucesso na Vida Profissional e Pessoal. 2013. (Outra).

27.
Palestra Oratória: A Arte de Falar em Público. 2013. (Outra).

28.
Palestra Redes Sociais: Oportunidades e Desafios. 2013. (Outra).

29.
Turismo e Acessibilidade para Pessoas surdas. 2013. (Oficina).

30.
Mostra de Produção Científica - TPC. 2011. (Outra).

31.
Reflexões sobre a Prática Docente. 2011. (Outra).

32.
X Jornada Acadêmica de Matemática. 2011. (Oficina).

33.
IX Jornada Acadêmica de Matemática. 2010. (Oficina).

34.
SABAMAT - Sábado da Matemática. 2010. (Outra).

35.
A importância da leitura na formação do professor de Matemática. 2009. (Outra).

36.
Conhecendo a magia das setes peças do Tangran. 2009. (Oficina).

37.
Mostra de Produção Acadêmica. 2009. (Outra).

38.
O uso do lúdico no desenvolvimento da arte e de habilidades. 2009. (Outra).

39.
Semana de Pesquisa e Extensão - SEPEX.Centro de Apoio Pedagógico Junior. 2009. (Outra).

40.
VIII Jornada Acadêmica de Matemática. 2009. (Oficina).

41.
SABAMAT - Sábado da Matemática. 2008. (Oficina).

42.
Trabalho de Produção Científica. 2008. (Outra).

43.
VII Jornada Acadêmica da Matemática. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PINHEIRO, R. C.. V Olimpíada de Habilidades Matemáticas. 2014. .

2.
PINHEIRO, R. C.; CARVALHO, P. C. D. . IV Olimpíadas de Habilidades Matemáticas - ASSPROM. 2012. .



Outras informações relevantes


- Aprovado (apto) na Avaliação de Interpretação Simultânea Libras - Língua Portuguesa, com ênfase na interpretação do contexto educacional - Sala de aula. Avaliação realizada pelo CAS BH - DESP/ SEE MG.



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