Genoveva Santos Amorim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1214418986518385
  • Última atualização do currículo em 01/02/2017


Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM), com mestrado em Antropologia Social na mesma instituição. Desenvolveu trabalho de campo entre os Kulina do Baixo Juruá (AM) e os Katukina do rio Biá (AM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Genoveva Santos Amorim
Nome em citações bibliográficas
AMORIM, Genoveva

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, PPGAS.
Rua Ferreira Pena - 386
Centro
69010140 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 91815480
URL da Homepage: http://www.ppgas.ufam.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os Kokama da Região de Jutaí: Territorialidade, Política e Etnicidade,
Orientador: João Pacheco de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os coletivos Madija e o ritual do Ajie: relaçoes de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Carlos Machado Dias Jr..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2010
Graduação em Licenciatura em Antropologia Aplicada.
Universidad Politécnica Salesiana, UPS, Equador.
Título: Etnografia da morte no povoado Mundo Novo. Universo simbólico e cotidianidade no nordeste brasileiro.
Orientador: Luis Alberto Herrera Montero.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista (Mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40


Operação Amazônia Nativa, OPAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora indigenista
Outras informações
Consultoria para elaboração de Plano de Gestão Territorial da TI Rio Biá (Katukina, Jutaí, AM), no âmbito do'Projeto Aldeias - Conservação na Amazônia Indígena?, consórcio OPAN/ Visão Mundial financiado por USAID, com Termo de Cooperação Técnica com FUNAI nº 001/2010, Processo 08620.002276/2009 (D.O.U. nº 252 31/12/2010).

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Indigenista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto 'Conservação da Terra Indígena Rio Biá', parceria OPAN/ Conservation International: o Projeto desenvolveu ações de apoio ao povo indígena Katukina do Biá nas áreas de proteção territorial, capacitação e sustentabilidade. Ações complementares do Projeto Conservação da Terra Indígena Rio Biá - Povo Katukina : a) implementador do Convênio nº 812011/2005, OPAN / FNDE - Ministério de Educação (Programa de formação de alfabetizadores indígenas); b) implementação do Projeto OPAN / Ministério do Meio Ambiente Geração de renda sustentável através da produção de borracha natural na TI Rio Biá / AM.


Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Agente indigenista, Carga horária: 40
Outras informações
Indigenista do Projeto Madija, programa de apoio à formação de professores indígenas na Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá, município de Juruá, AM.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Os Kokama da Região de Jutaí: Territorialidade, Política e Etnicidade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
"Ajie: um ritual de construção da alteridade entre os madija dos Kulina no Baixo Juruá"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Programa Saberes Indígenas na Escola - Rede Norte
Descrição: A ação Saberes Indígenas na Escola será desenvolvido em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as instituições de ensino superior (IES) e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade,.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
AMORIM, Genoveva. Imagens de vida e festejos no cemitério. Etnografia da morte na comunidade Mundo Novo (Esperantina-Piauí). 1. ed. Quito: Editorial Universitaria Abya Yala, 2017. 133p .

Capítulos de livros publicados
1.
AMORIM, Genoveva. O ritual Kulina do Ajie: movimentando os coletivos madija. In: Gilton Mendes dos Santos; Miguel Aparicio. (Org.). Redes Arawa. Ensaios de etnologia do Médio Purus. 1ed.Manaus: EDUA ? Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2016, v. , p. 111-132.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
AMORIM, Genoveva. Relatório técnico da conferência: Valorização cultural e educação escolar indígena. 2016.

2.
Conselho dos Povos Indígenas de Jutaí ; AMORIM, Genoveva ; POCCIA, M. ; SPINELLI, M. . Plano de Vida do Movimento Indígena de Jutaí/AM e Região. 2011.

3.
KATUKINA DO BIÁ ; AMORIM, Genoveva ; SPINELLI, M. . Plano de Gestão Territorial - Terra Indígena Rio Biá. 2011.

4.
Povo Katukina do Biá ; AMORIM, Genoveva ; APARICIO, Miguel ; MARK, M. V. D. . Tukuna Nowa Kuni. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
AMORIM, Genoveva. Capacitação Intercultural para Atuação dos Profissionais na Promoção da Saúde Física e Mental das Populações Indígenas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
AMORIM, Genoveva. 'As respostas katukina aos desafios trazidos pela escola'. 2009. (Capítulo na publicação "OPAN. 40 anos de parceria com os povos indígenas" (org. Ivo SCHROEDER)).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação em doenças crônicas nas redes de atenção a saúde. 2016. (Oficina).

2.
I Assembleia Kulina da Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá (Juruá-AM).Valorização cultural e educação escolar indígena.. 2016. (Outra).

3.
O Desmatamento da Floresta Amazônica e a Crise Hídrica. 2015. (Outra).

4.
Colóquio Saberes e Ciência Plural. 2014. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
AMORIM, Genoveva. Capacitação Intercultural para Atuação dos Profissionais na Promoção da Saúde Física e Mental das Populações Indígenas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:02:17