Genoveva Santos Amorim
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- Última atualização do currículo em 01/02/2017
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS-UFAM), com mestrado em Antropologia Social na mesma instituição. Desenvolveu trabalho de campo entre os Kulina do Baixo Juruá (AM) e os Katukina do rio Biá (AM). (Texto informado pelo autor)
Endereço
Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, PPGAS.
Rua Ferreira Pena - 386
Centro
69010140 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 91815480
URL da Homepage: http://www.ppgas.ufam.edu.br/
Rua Ferreira Pena - 386
Centro
69010140 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (092) 91815480
URL da Homepage: http://www.ppgas.ufam.edu.br/
Formação acadêmica/titulação
2014
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os Kokama da Região de Jutaí: Territorialidade, Política e Etnicidade,
Orientador: João Pacheco de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os Kokama da Região de Jutaí: Territorialidade, Política e Etnicidade,
Orientador: João Pacheco de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os coletivos Madija e o ritual do Ajie: relaçoes de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador:
Carlos Machado Dias Jr..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Os coletivos Madija e o ritual do Ajie: relaçoes de alteridade entre os Kulina no baixo Juruá,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador:

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2000 - 2010
Graduação em Licenciatura em Antropologia Aplicada.
Universidad Politécnica Salesiana, UPS, Equador.
Título: Etnografia da morte no povoado Mundo Novo. Universo simbólico e cotidianidade no nordeste brasileiro.
Orientador: Luis Alberto Herrera Montero.
Universidad Politécnica Salesiana, UPS, Equador.
Título: Etnografia da morte no povoado Mundo Novo. Universo simbólico e cotidianidade no nordeste brasileiro.
Orientador: Luis Alberto Herrera Montero.
Atuação Profissional
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2014
Vínculo: Bolsista (Mestrado), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40
Operação Amazônia Nativa, OPAN, Brasil.
Vínculo institucional
2011 - 2011
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora indigenista
Outras informações
Consultoria para elaboração de Plano de Gestão Territorial da TI Rio Biá (Katukina, Jutaí, AM), no âmbito do'Projeto Aldeias - Conservação na Amazônia Indígena?, consórcio OPAN/ Visão Mundial financiado por USAID, com Termo de Cooperação Técnica com FUNAI nº 001/2010, Processo 08620.002276/2009 (D.O.U. nº 252 31/12/2010).
Vínculo institucional
2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente Indigenista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto 'Conservação da Terra Indígena Rio Biá', parceria OPAN/ Conservation International: o Projeto desenvolveu ações de apoio ao povo indígena Katukina do Biá nas áreas de proteção territorial, capacitação e sustentabilidade. Ações complementares do Projeto Conservação da Terra Indígena Rio Biá - Povo Katukina : a) implementador do Convênio nº 812011/2005, OPAN / FNDE - Ministério de Educação (Programa de formação de alfabetizadores indígenas); b) implementação do Projeto OPAN / Ministério do Meio Ambiente Geração de renda sustentável através da produção de borracha natural na TI Rio Biá / AM.
Conselho Indigenista Missionário, CIMI, Brasil.
Vínculo institucional
1996 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Agente indigenista, Carga horária: 40
Outras informações
Indigenista do Projeto Madija, programa de apoio à formação de professores indígenas na Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá, município de Juruá, AM.
Projetos de pesquisa
2014 - Atual
Os Kokama da Região de Jutaí: Territorialidade, Política e Etnicidade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Coordenador.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Coordenador.
2012 - 2014
"Ajie: um ritual de construção da alteridade entre os madija dos Kulina no Baixo Juruá"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Coordenador.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Coordenador.
Projetos de extensão
2016 - Atual
Programa Saberes Indígenas na Escola - Rede Norte
Descrição: A ação Saberes Indígenas na Escola será desenvolvido em regime de colaboração com os estados, o Distrito Federal, os municípios e as instituições de ensino superior (IES) e baseada nos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade,.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Integrante / Gersem dos Santos Luciano - Coordenador.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Genoveva Santos Amorim - Integrante / Gersem dos Santos Luciano - Coordenador.
Áreas de atuação
1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação indígena.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Produções
Produção bibliográfica
1.

1.

Produção técnica
1.
AMORIM, Genoveva. Relatório técnico da conferência: Valorização cultural e educação escolar indígena. 2016.
2.
Conselho dos Povos Indígenas de Jutaí ; AMORIM, Genoveva ; POCCIA, M. ; SPINELLI, M. . Plano de Vida do Movimento Indígena de Jutaí/AM e Região. 2011.
3.
KATUKINA DO BIÁ ; AMORIM, Genoveva ; SPINELLI, M. . Plano de Gestão Territorial - Terra Indígena Rio Biá. 2011.
4.
Povo Katukina do Biá ; AMORIM, Genoveva ; APARICIO, Miguel ; MARK, M. V. D. . Tukuna Nowa Kuni. 2009.
Demais tipos de produção técnica
1.
AMORIM, Genoveva. Capacitação Intercultural para Atuação dos Profissionais na Promoção da Saúde Física e Mental das Populações Indígenas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
2.
AMORIM, Genoveva. 'As respostas katukina aos desafios trazidos pela escola'. 2009.
(Capítulo na publicação "OPAN. 40 anos de parceria com os povos indígenas" (org. Ivo SCHROEDER)).
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação em doenças crônicas nas redes de atenção a saúde. 2016. (Oficina).
2.
I Assembleia Kulina da Terra Indígena Kumaru do Lago Ualá (Juruá-AM).Valorização cultural e educação escolar indígena.. 2016. (Outra).
3.
O Desmatamento da Floresta Amazônica e a Crise Hídrica. 2015. (Outra).
4.
Colóquio Saberes e Ciência Plural. 2014. (Outra).
Educação e Popularização de C & T
Cursos de curta duração ministrados
1.
AMORIM, Genoveva. Capacitação Intercultural para Atuação dos Profissionais na Promoção da Saúde Física e Mental das Populações Indígenas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
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