Danilo Marques Silva

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  • Última atualização do currículo em 26/07/2018


Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo Marques Silva
Nome em citações bibliográficas
Marques-Silva, Danilo


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: O olhar de docente sobre as condições de trabalho no ensino médio,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Vera Lúcia Nogueira.
Coorientador: Wander Augusto Silva.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Survey; Professores; Professoras; Pesquisa Quantitativa.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2014
Graduação em Geografia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo Exploratório sobre o perfil social, profissional e cultural do professor de Geografia.
Orientador: Adriana Maria Cancella Duarte.
2014 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente.
Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes, CECON, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
MOODLE - conceitos básicos e ferramentos. (Carga horária: 15h).
UNIVERSIDADE ABERTA INTEGRADA / GOVERNO DE MINAS GERAIS, UAITEC/MG, Brasil.
2016 - 2017
Direitos Humanos e Cidadania: proteção, promoção (...) dos Direitos LGBT. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, SEDPAC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em CAPACITAÇÃO DE TUTORES PARA EAD. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2016 - 2016
Água em Curso - Multiplicadores. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2016 - 2016
Políticas educacionais: regulação, avaliação e circulação de conhecimentos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Consumo Consciente.... (Carga horária: 6h).
Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Formação de Educadores Ambientais. (Carga horária: 6h).
Instituto Cultural Inhotim, ICI, Brasil.
2014 - 2014
XXIX BH Itinerante / Curso de Educação Ambiental. (Carga horária: 64h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Assistente de pesquisa, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30
Outras informações
Membro colaborador do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista de pesquisa do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/FaE/UFMG

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de atividades técnico-científicas na Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG.


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Estagiário na Gerência de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte


Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar no Laboratório de Geologia e Pedologia da Universidade Federal de Alfenas


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Recenseador no Censo Demográfico em 2010, Carga horária: 30
Outras informações
Exercício da função de Recenseador no Censo demográfico do IBGE em 2010 na cidade de Alfenas-Minas Gerais.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
GESTÃO DO TRABALHO NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Descrição: O projeto de pesquisa Gestão do trabalho na escola de tempo integral se propõe a analisar o trabalho docente nas escolas de tempo integral em suas dimensões constitutivas, identificando seus atores, e em que condições são realizados os processos educacionais e as práticas pedagógicas nas unidades escolares de tempo integral, tendo em vista propor intervenções que contribuam para ampliar as oportunidades educacionais dos alunos de maior vulnerabilidade social. A pesquisa pressupõe a realização de pesquisa documental, revisão de literatura, entrevista com diretores, realização de grupos focais e pesquisa etnográfica nas duas escolas parceiras, a saber: a Escola Estadual São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Novo Santa Mônica, Regional Norte, que pertence à Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e integra o Projeto Escola de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais - PROETI e o MAIS EDUCAÇÃO do governo federal; e a Escola Municipal Honorina Rabello, situada na Secretaria de Administração Regional Municipal Nordeste - SARMU-NE - da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte pertence à Rede Municipal de Belo Horizonte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Políticas para o Ensino Médio Estadual em MG: implicações sobre a gestão
Descrição: Este projeto apresenta-se como um desdobramento da pesquisa nacional intitulada - O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - desenvolvido pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO/FAE/UFMG, em cooperação com a Secretaria de Educação Básica - SEB do Ministério da Educação MEC, a partir de 2009. Propõe-se, para este projeto investigação levantar o elenco de políticas educacionais dirigido ao ensino médio público em Minas Gerais e suas implicações na gestão das escolas, no período 2002-2012. Com este fim, propõe-se: traçar o perfil dos diretores escolares; identificar e analisar os meios e processos por meio dos quais se realizam a gestão da escola; conhecer as condições de trabalho dos diretores e dos professores das escolas; identificar a percepção dos diretores escolares sobre as possíveis alterações ocorridas na gestão escolar e no trabalho do diretor no período estudado; identificar a percepção dos diretores sobre os possíveis efeitos das políticas educacionais em curso na gestão da escola; verificar como os docentes avaliam a gestão da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
O trabalho docente na educação básica em Minas Gerais: perfil e condições de trabalho
Descrição: Desenvolvimento de atividades como bolsista de Iniciação Científica nas atividades técnico-científicas do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2015
O trabalho docente na Educação básica no Brasil - Fase II
Descrição: A Fase 2 da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil será empreendida em cinco estados brasileiros (Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná), contemplando critérios de abrangência regional e especificidade de desenhos de políticas educacionais. Propõe aprofundar os conhecimentos produzidos por meio do survey realizado na fase 1, lançando mãos de metodologias qualitativas, como: 1) Grupos Focais - realização de grupos focais com trabalhadores docentes que responderam ao survey nos cinco estados contemplados na pesquisa com vistas ao aprofundamento de temas/problemas levantados a partir das respostas ao questionário utilizado na fase quantitativa da pesquisa: temas/problemas relacionados às condições de vida e trabalho dos docentes. Espera-se que a realização dos grupos focais com os docentes possa aprofundar as particularidades do trabalho desenvolvido por docentes das escolas públicas, na educação básica (compreendendo a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), em relação aos diferentes blocos de atividades realizadas pelos docentes; 2) Observação etnográfica em unidades educacionais específicas com o objetivo de conhecer a intimidade do processo de trabalho dos docentes e possibilitar a confrontação dessa observação com os depoimentos recolhidos nos grupos focais e as respostas aos questionários. Será sorteada uma unidade educacional por município amostrado e a observação será realizada por pesquisador experiente que deverá registrar suas impressões no diário de campo. As observações serão realizadas durante dois meses em diferentes visitas. Propõe, ainda, traçar o perfil da gestão nas unidades de educação básica a partir dos (a) depoimentos dos gestores coletado, por meio de entrevistas, na 1ª fase da pesquisa Trabalho docente na educação básica no Brasil , dos (b) dados estatísticos disponíveis e dos (c) pressupostos normativos que orientam a gestão educacional nos estados e municípios amostrados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - 2013
3º Censo de população em situação de rua e do migrante de Belo Horizonte
Descrição: Desenvolvimento de atividades como recenseador no "3º Censo de população em situação de rua e do migrante de Belo Horizonte".
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, H. S. O.2016 GOMES, H. S. O. ; Marques-Silva, Danilo . A biopolítica nos concursos para professor da rede pública. Contraponto Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos do PPGS/UFRGS, v. 3, p. 44-67, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Marques-Silva, Danilo; GOMES, H. S. O. . As análises da produção acadêmica e indicações da produção acadêmica relacionadas à formação de professores na Educação básica. In: 5º Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, 2017, Belo Horizonte. Anais do 5ª do Seminário Educação e Formação Humana: desafios do tempo presente, 2017.

2.
Marques-Silva, Danilo; GOMES, H. S. O. . Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural. In: VI Simpósio Internacional: Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2016, Belo Horizonte. Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural, 2016.

3.
GOMES, H. S. O. ; Marques-Silva, Danilo . Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública. In: VI SITRE - Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2016, Belo Horizonte. Anais ISSN 1980 ? 685X, 2016.

4.
OLIVEIRA, Dalila A. ; DUARTE, Adriana M. C. ; Clementino, Ana Maria ; GOMES, H. S. O. ; Marques-Silva, Danilo . O perfil dos sujeitos docentes da educação em tempo integral de duas escolas de Belo Horizonte: Quem são os profissionais que tem atuado no programa escola integrada e no projeto educação em tempo integral?. In: III Encontro de Pesquisadores Mineiros, 2016, Belo Horizonte. O perfil dos sujeitos docentes da educação em tempo integral de duas escolas de Belo Horizonte: Quem são os profissionais que tem atuado no programa escola integrada e no projeto educação em tempo integral?, 2016.

5.
Clementino, Ana Maria ; Marques-Silva, Danilo ; GOMES, H. S. O. . ESTUDO INVESTIGATIVO SOBRE A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DIMENSÕES DA REALIDADE EDUCACIONAL EM MINAS GERAIS. In: XI Seminario Internacional de la Red Estrado, 2016, Cidade do México, México. Anais: ISSN: 2219-6854, 2016.

6.
Marques-Silva, Danilo; ROCHA, F. M. . A produção de artigos sobre Ensino Médio no Brasil: 1996 - 2013. In: X Seminário Internacional da Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente, 2014, Salvador. X Seminário Internacional Rede Estrado - Anais, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
Marques-Silva, Danilo; GOMES, H. S. O. . As análises e indicações da produção acadêmica relacionadas à formação de professores na Educação Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Marques-Silva, Danilo; GOMES, H. S. O. . As análises e indicações da produção acadêmica relacionadas à formação de professores da Educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GOMES, H. S. O. ; Marques-Silva, Danilo . Afasta este doente: análise sobre as reprovações por obesidade nos concursos para professor da rede pública. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Marques-Silva, Danilo; GOMES, H. S. O. . Uma investigação sobre o trabalho docente do professor de geografia: aspectos do perfil social, profissional e cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Marques-Silva, Danilo. Levantamento de Dissertações e Teses sobre o Ensino Médio 2000-2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Marques-Silva, Danilo. Produção acadêmica sobre o Ensino Médio no Brasil 1996-2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, D. A. ; Vieira, Lívia M. F. ; DUARTE, Adriana M. C. ; MELO, Savana D. G. ; Marques-Silva, Danilo . Relatório da pesquisa 'Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase II'. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
DUARTE, Adriana M. C. ; MELO, Savana D. G. ; AUGUSTO, Maria Helena G. ; PINTO, S. N. S. ; Marques-Silva, Danilo . Políticas para o Ensino Médio Estadual em Minas Gerais: implicações sobre a gestão da escola.. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
MELO, S. D. G. ; PINHEIRO, C. H. L. ; SOUZA, J. B. ; ANDRADE, C. R. B. ; PINTO, S. N. S. ; Marques-Silva, Danilo . Relatório da pesquisa documental: Política Educacional nas redes públicas de ensino no estado de Pernambuco. 2013. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Seminário Educação e Formação Humana: Desafios do Tempo Presente e I Simpósio Educação,Formação.... 2018. (Seminário).

2.
Seminário Internacional "Trabalho docente para uma Educação democrática e Inclusiva". 2015. (Seminário).

3.
X Seminário Internacional da Rede Estrado -.Mesa de Comunicações. 2014. (Seminário).

4.
X Seminário Internacional da Rede Estrado - "Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa. 2014. (Seminário).

5.
36ª Reunião Nacional da ANPEd - "Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais". 2013. (Outra).

6.
5º Encontro de Educação Superior - Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais. 2013. (Encontro).

7.
36ª Reunião Nacional da ANPEd - "Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais". 2012. (Outra).

8.
Seminário Internacional "A investigação em trabalho, profissão e condição docente: aspectos teóricos e metodológicos". 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Dalila A. ; DUARTE, Adriana M. C. ; Marques-Silva, Danilo ; Clementino, Ana Maria ; SOUZA, Juliana F. ; DUARTE, A. ; JORGE, T. A. S. ; GOMES, H. S. O. . Seminario Internacional de la Red Estrado - Movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos de estandarización. 2016. (Outro).

2.
OLIVEIRA, D. A. ; Marques-Silva, Danilo . Seminário Internacional "Trabalho Docente para uma Educação Democrática e Inclusiva". 2015. (Outro).

3.
Marques-Silva, Danilo. X Seminário Internacional da Rede Estrado. 2014. (Outro).

4.
Marques-Silva, Danilo. 36ª Reunião Nacional da ANPEd - "Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: desafios para as políticas educacionais". 2013. (Outro).

5.
Marques-Silva, Danilo. 35ª Reunião Anual da ANPEd - "Educação, cultura, pesquisa e projeto de desenvolvimento: o Brasil do século XXI". 2012. (Outro).

6.
Marques-Silva, Danilo. Seminário Internacional "A investigação em trabalho, profissão e condição docente: desafios teóricos e metodológicos". 2012. (Outro).

7.
Marques-Silva, Danilo. XII Simpósio Nacional de Geografia Urbana - Ciência e Utopia: Por uma Geografia do Possível. 2011. (Outro).

8.
Marques-Silva, Danilo. FestiVelhas Manuelzão. 2011. (Festival).




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