Alcides Barrichello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2216801941988746
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Doutorado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI, área de concentração Gestão da Inovação, linha de pesquisa Estratégias de Mercado e Competitividade. Mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica / Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas ? USP. Executive MBA pela Business School São Paulo of International Management com módulo internacional na Rotman School of Management, University of Toronto, Canadá. Graduação em Farmácia e Farmácia e Bioquímica (Modalidade Alimentos) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas ? USP. Professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo ministrado disciplinas de Gerência e Administração Estratégica de Vendas, Gestão de Marketing, Posicionamento Estratégico de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Competitividade e Desempenho Empresarial, Inteligência competitiva, informações internas e suporte de marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Apreçamento para Vendas, Finanças e Contabilidade Gerencial, Finanças Corporativas, Tópicos de Finanças, e Contabilidade Empresarial, Gerencial e de Custos para os cursos de pós-graduação lato sensu Gestão Estratégica de Vendas, Gestão de Negócios em Serviços, Marketing Estratégico, Gestão de Pessoas (in company - Itaú-Unibanco), Administração de Marketing, Gestão Estratégica de Vendas, Gestão Estratégica de Negócios, Marketing e Relações Comerciais, Finanças de Empresas. Professor do programa FGV in company da Fundação Getúlio Vargas, tendo ministrado disciplina de Marketing e Vendas para o Executive MBA in company, e professor dos Programas de Educação Continuada. Especialista no uso dos softwares de dados quantitativos SPSS, AMOS, LISREL e SmartPLS. Sócio-proprietário da Katz & Barrichello Assessoria e Treinamento. Experiência profissional em cargos de Gerência e Diretoria de Negócios, Marketing e Vendas em empresas como Millipore, Becton Dickinson e Nipro, atuantes no segmento saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alcides Barrichello
Nome em citações bibliográficas
BARRICHELLO, A.;BARRICHELLO, ALCIDES

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Rua da Consolação, 930
Consolação
01302-907 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 21148000
URL da Homepage: http://www.mackenzie.com.br/portal/principal.php


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Administração.
Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Título: Antecedentes e consequentes da participação do vendedor no processo de desenvolvimento de produtos: proposta de um modelo integrador., Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Melby Karina Zuniga Huertas.
Palavras-chave: força de vendas; Processo de desenvolvimento de produtos; Vendedor e desenvolvimento de produto; Força de vendas e PDP.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Vendas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Gestão de Negócios.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
1980 - 1987
Mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Uso de membranas filtrantes na indústria de alimentos,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Angelo José Colombo.
Grande área: Ciências da Saúde
2002 - 2004
Especialização em Executive MBA. (Carga Horária: 520h).
Business School São Paulo for International Management, BSP, Brasil.
Título: BK no-dead space local manufacturing insulin syringe.
Orientador: Rita Engler.
2002 - 2002
Especialização em Managing in the Global Economy. (Carga Horária: 80h).
Joseph L. Rotman School of Management ? University of Toronto, ROTMAN, Canadá.
Título: Sony assignent - Europe.
Orientador: Luiz Roberto Carnier.
1977 - 1978
Graduação em Farmácia e Bioquímica - Modalidade Alimentos.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, FCF%20-%20USP, Brasil.
1973 - 1976
Graduação em Farmácia.
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, FCF%20-%20USP, Brasil.
1966 - 1972
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Estadual "Nossa Senhora da Penha", IEEPENHA, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros, FEI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12
Outras informações
Ministrar aulas teórico-práticas na disciplina Análise de Clientes, Mercado e Negociação para o curso MBA em Gestão Estratégica Empresarial. Ministrar aulas teórico-práticas nas disciplinas relacionadas a seguir para os respectivos cursos de Pós-Graduação lato sensu: 1) Gerência e Administração Estratégica de Vendas - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão Estratégica de Vendas. 2) Gestão de Marketing - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão de Negócios em Serviços. 3) Posicionamento Estratégico de Marketing - cursos de Pós-Graduação lato sensu Marketing Estratégico. 4) Planejamento Estratégico de Marketing - curso de Pós-Graduação lato sensu Marketing Estratégico. 5) Competitividade e Desempenho Empresarial - o curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão de Pessoas (in company - Itaú-Unibanco). 6) Inteligência competitiva, informações internas e suporte de marketing - curso de Pós-Graduação lato sensu Marketing Estratégico. 7) Comunicação Integrada de Marketing - curso de Pós-Graduação lato sensu Administração de Marketing. 8) Apreçamento para Vendas - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão Estratégica de Vendas. 9) Finanças e Contabilidade Gerencial - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão Estratégica de Vendas. 10) Finanças Corporativas - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão Estratégica de Negócios. 11) Finanças Corporativas - curso de Pós-Graduação lato sensu Gestão de Negócios em Serviços. 12) Tópicos de Finanças - curso de Pós-Graduação lato sensu Marketing e Relações Comerciais. 13) Contabilidade Empresarial, Gerencial e de Custos - curso de Pós-Graduação lato sensu Finanças de Empresas.


Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV - SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Ministrar aulas teórico-práticas na disciplina Marketing e Vendas para o curso Executive Master of Business Administration. Ministrar aulas nos Programas de Educação Continuada (PECs) do FGV Management.


Business School São Paulo for International Management, BSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Ministrar aulas teórico-práticas na disciplina Relações com mídia especializada, entidades públicas e associações de pacientes para o curso Máster em Gestão de Saúde.


Nipro Medical Ltda., NIPRO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing e Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação das rotinas de Marketing e Vendas de quatro Unidades de Negócio (Hemodiálise, Medical, Endovascular e Cárdio), comparação de resultados com os estimados quando da elaboração de budget, correção de distorções, melhoria de estratégias e procedimentos. Liderança das áreas de Marketing e Vendas na conquista de crescimento de dois dígitos (crescimento anual composto - CAGR - no período de três anos) com 10,2% em Vendas Líquidas e 36,3% em Lucro Bruto no conjunto das Unidades de Negócio Hemodiálise, Medical, Endovascular, Cárdio e Serviços Técnicos. Migração da Unidade de Negócio Serviços Técnicos da condição de prestação de assistência técnica para centro de lucro equivalente às demais Unidades de Negócio da empresa. P&L de R$ 95,4 milhões em vendas e R$ 23,3 milhões de lucro bruto (ano fiscal 2009 ? Actual). Preparação anual de budget e respectivas estimativas de vendas, estabelecimento de metas para diferentes linhas de produtos e estratégias para alcance dos resultados financeiros pretendidos. Desenvolvimento do programa Você S.A. e de relatórios específicos de Lucratividade em Vendas, através dos quais cada Gestor de Unidade de Negócios pode avaliar a rentabilidade bruta / líquida do total da carteira de cada Executivo de Vendas, assim como dos clientes individualmente, dando base financeira para novas negociações e/ou ajustes de preço. Este processo exigiu treinamento técnico-financeiro-comercial de toda equipe de vendas, treinamento este ministrado diretamente por mim. Desenvolvimento do conceito Análise de Vendas e Lucro Bruto e de relatórios específicos, através dos quais se tornou possível análise mensal do impacto do preço de venda, volume de venda e custo de inventário no lucro bruto em cada um dos grupos de produto das Unidades de Negócio sob minha responsabilidade.


Becton Dickinson Indústrias Cirúrgicas Ltda., BD, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor da Unidade de Negócios Diabetes Care, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gerenciamento das rotinas de Marketing e Vendas da América Latina Sul, comparação de resultados com os estimados quando da elaboração de budget, correção de distorções, melhoria de estratégias e procedimentos. Liderança das áreas de Marketing e Vendas na conquista de crescimento de dois dígitos (crescimento anual composto - CAGR - no período de cinco anos) com 12,7% em Vendas Líquidas e 30,2% em Lucro Operacional da Unidade de Negócios Diabetes Care. Para tanto, realizei treinamento técnico-comercial das equipes, parcerias com associações de diabéticos e indústrias farmacêuticas produtoras de insulina. P&L de US$ 24,4 milhões em vendas e US$ 9,4 milhões de lucro operacional (ano fiscal 2006 ? June FCST). Preparação anual de budget, estimativas de vendas em termos de pedidos e faturamento, estabelecimento de metas para diferentes linhas de produtos e estratégias para alcance dos números pretendidos. Redução racional de 30% no número de SKUs existentes (margem bruta abaixo de 25% e participação no faturamento menor que 5%) por meio de análise detalhada das necessidades dos clientes e propostas de alternativas de fornecimento que não trouxessem dano ao trabalho desenvolvido no mercado. Negociação junto ao time mundial de Logística de Diabetes Care sobre o processo de programação de produção, equalizando a oferta de produtos importados com a demanda da região América Latina Sul. Consegui resolver um problema crônico da Unidade de Negócios e, ao mesmo tempo, estreitei os vínculos com clientes e parceiros. Venda individual de US$ 400 mil, gerada a partir de estudo de custo detalhado e apresentação transparente ao cliente dos impactos que a taxa de câmbio (Real/Dólar) gerava no custo final do produto. Foi criada uma negociação ganha-ganha fundamental para a colocação de pedidos adicionais ao estimado.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor da Unid. de Negócios Infusion Therapy, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Complemento das atividades desenvolvidas como Diretor da Unidade de Negócios Diabetes Care (América Latina Sul): Participação ativa na abertura de mercado para dispositivos médico-hospitalares (cerca de 400 farmácias e seis distribuidores farmacêuticos) por meio de parceria com indústria farmacêutica que acabara de lançar produto para diabetes e de treinamento desenhado para o produto (100 Vendedores e 15 Consultoras Educacionais). Participação ativa no grupo de trabalho que desenhou o novo modelo logístico da empresa (Becton Dickinson), representando no grupo a voz do cliente (VOC). O objetivo era melhorar o atendimento tanto pela mudança de local do centro de distribuição como pelo estabelecimento de parcerias com empresas especializadas em modelos logísticos voltados para a área de Saúde. Criação de banco de dados e mailing list, com respectivas rotinas de atualização e remessa de correspondência, que possibilitaram aumentar o nível de conhecimento dos clientes a respeito dos produtos / serviços, assim como de atividades extra-comerciais, ampliando o nível de negócios para outras áreas de empresa.

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente da Unid. de Neg. Pharma Systems, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsabilidades e realizações incluídas nas descrições de "Diretor da Unidade de Negócios Diabetes Care (América Latina Sul)" e "Diretor da Unidade de Negócios Infusion Therapy Systems".


Millipore Indústria e Comércio Ltda., MILLIPORE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1997
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Vendas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo gerenciamento das rotinas de vendas nacionais, definição de metas para representantes e distribuidores, comparação dos resultados com os estimados quando da elaboração de budget, correção de distorções, melhoria de estratégias e procedimentos. Preparação anual de budget, estimativa de vendas em termos de pedidos e faturamento, estabelecimento de metas para diferentes linhas de produtos e estratégias para alcance dos números pretendidos. Criação de programa de treinamento técnico-comercial e capacitação de representantes latino-americanos com visitas a clientes públicos e privados para direcionamento de assuntos específicos e promoção de seminários técnicos para áreas como produção de vacinas e hemoderivados. Houve geração de vendas aproximadas de US$ 2 milhões. Realização de mudança de estratégia comercial por meio de processos de coaching e mentoring aos funcionários e desenvolvimento de programas de treinamento envolvendo aspectos técnicos de produtos e seu conseqüente potencial comercial. Foi obtida maior assertividade da equipe no momento do fechamento de pedidos e crescimento das vendas de US$ 5,2 milhões para US$ 9,3 milhões. Negociação vitoriosa com a casa matriz da Millipore e com o potencial cliente no Brasil para realização de teste in-process com equipamento supostamente mais eficiente, seguro e econômico do que o modelo tradicional. Para tanto, houve treinamento dos funcionários e acompanhamento das várias fases do projeto que gerou vendas semestrais de US$ 180 mil e a criação de um proof statement para uso em outras empresas do mesmo ramo. Desenvolvimento no Brasil de programa de treinamento composto por seminários, palestras e encontros técnicos que atingiu mais de mil clientes. A ferramenta tornou-se benchmark nas áreas de Marketing e Vendas e nos demais países da América Latina.

Vínculo institucional

1982 - 1988
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Produtos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Liderança do grupo de trabalho que desenvolveu, em 1989, processo pioneiro de automação para a Força de Vendas via laptops, aumentando o nível de comunicação com o escritório central. Houve redução do tempo despendido, incrementando a capacitação da equipe que passou a trabalhar remotamente com ferramentas sofisticadas (apresentações, e-mails, websites, transmissão eletrônica de pedidos, estudos de custo-benefício do uso de produtos etc.). Criação de sistema de budget, follow-up e remuneração de empresas-representantes / distribuidoras, com procedimentos que permitiram garantia de fluxo de caixa para as partes envolvidas no processo. Houve também aumento na qualidade do trabalho prestado às representantes e remuneração que respeitava e valorizava os diferenciais competitivos de cada empresa. Desta forma, foi garantido incremento quantitativo e qualitativo de vendas. Elaboração de processo interno para criação de peças técnico-comercial-promocionais, com aquisição de software específico e treinamento de pessoal. Obteve-se, com substancial redução de custo, a produção de 18 catálogos técnico-comerciais e um catálogo técnico-promocional do produto de maior venda da linha. Como efeito adicional, houve redução do nível de trabalho das áreas de Atendimento ao Cliente.


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor instrutor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrar aulas teórico-práticas nas disciplinas de Física Industrial e Supervisão de Produção, ambas para o curso Graduação em Farmácia.


Kibon S/A, KIBON, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1982
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Especialista em Pesquisas Técnicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de 70 diferentes tipos de produtos (60 para exportação e 10 para o mercado local) gerando otimização da capacidade de produção, maior equilíbrio entre custo e demanda de mercado e eliminação da ociosidade de máquinas. Estabelecimento de rotinas de produção, com documentação específica, visando a padronização de procedimentos. Redução de custos de confeitos de chocolates (Confeti) em 20%. Estudos para implementação de melhorias nos equipamentos de produção.

Vínculo institucional

1979 - 1980
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tecnólogo de Alimentos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsabilidades e realizações incluídas na descrição de "Especialista em Pesquisas Técnicas".

Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista da Garantia da Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração de normas, especificações e instruções para higiene e limpeza dos locais e equipamentos de produção, armazenamento e distribuição. Treinamento de pessoal através de palestras sobre ?Práticas Corretas de Processamento? (Good Manufacturing Practices). Acompanhamento da qualidade dos produtos, indicação de fontes de problemas através de análises químicas, físicas e microbiológicas, desde a chegada da matéria-prima, até o produto final, inclusive transporte e manuseio dos mesmos. Inspeção de qualidade e assessoria técnica a fornecedores de matérias-primas e material de embalagem. Inspeção de qualidade e assessoria técnica aos distribuidores dos produtos.



Outros Projetos


2017 - Atual
Grupo de Pesquisa IDE- Investimento Direto Estrangeiro em países emergentes
Descrição: Pesquisador do Grupo de Pesquisa IDE- Investimento Direto Estrangeiro (FDI- Foreign Direct Investment ) em países emergentes, registrado no DGP/CNPq e coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Feldmann (FEA/USP)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - Atual
Inovação em Ensino e Aprendizagem
Descrição: Este grupo composto por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tem como objetivo desenvolver novas metodologias de ensino e aprendizagem. O estudo se foca no desenvolvimento de novas tecnologias de aprendizagem vivencial que levem o educando a um maior envolvimento ao processo de aprendizagem, bem como capacitar os professores com novo ferramental e competências para desenvolver e aplicar tais metodologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Especialização: (7) / Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (10) .
Integrantes: Alcides Barrichello - Coordenador / Rogério Scabim Morano - Integrante / Celi Coimbra de Moraes - Integrante / Edmilson Alves de Moraes - Integrante / Edson Sadao Iizuka - Integrante / Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de Freitas - Integrante / Henry Julio Kupty - Integrante / Ivone Marchi Lainetti Ramos - Integrante / Jacques Demajorovic - Integrante / Maria Tereza Saraiva de Souza - Integrante / Paulo Cesar Pinto Calabria - Integrante / Roberto Carlos Bernardes - Integrante / Andrea Takayama - Integrante / Elsi do Rocio Cardoso Alano - Integrante / Jorge Ramón D'Acosta Rivera - Integrante / José Agostinho Baitello - Integrante / Monica Aparecida De Sordi Martão - Integrante / Patricia Podboi Adachi - Integrante / Rogério Marcos Orefice - Integrante / Susana Salomão - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: RGSA (ANPAD)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão de Negócios.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:20
Total de citações:30
A. Barrichello  Data: 02/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MELO, WALLACE2018MELO, WALLACE ; GATTO, THIAGO ALAGO ; MORANO, ROGÉRIO SCABIM ; DE AGUIAR, FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA ; BARRICHELLO, ALCIDES ; AMADEU, MARCUS VINICIUS ; PONTES, THAIS CALAÇA . COMPORTAMENTO DE COMPRA SUSTENTÁVEL: QUAL O GRAU DE INFLUÊNCIA DE SEUS ANTECEDENTES ?. SOUTH AMERICAN DEVELOPMENT SOCIETY JOURNAL, v. 4, p. 18-37, 2018.

2.
1RIVERA, JORGE RAMÓN D?ACOSTA2018RIVERA, JORGE RAMÓN D?ACOSTA ; JACOMOSSI, RAFAEL RICARDO ; BARRICHELLO, ALCIDES ; MORANO, ROGERIO SCABIM . Using structural equation modeling: patterns and trends of publications in Brazilian journals. REGE REVISTA DE GESTAO, v. 25, p. 291-302, 2018.

3.
4RODRIGUES, A. L.2017 RODRIGUES, A. L. ; BARRICHELLO, A. ; Irigaray, Helio Arthur Reis ; Soares, Donaldson Resende ; MORIN, E. M. . O trabalho e seus sentidos: um estudo com peritos criminais da Polícia Federal. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 51, p. 1058-1084, 2017.

4.
3Ferrarini, Ana Carolina Ferraz2017Ferrarini, Ana Carolina Ferraz ; MORANO, R. S. ; BARRICHELLO, A. . Containers flow of LPG P-13 among different companies in a market. GEPROS.Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 12, p. 226-247, 2017.

5.
7RODRIGUES, A. L.2016 RODRIGUES, A. L. ; BARRICHELLO, A. ; MORIN, E. M. . OS SENTIDOS DO TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO MULTIMÉTODOS. RAE. Revista de Administração de Empresas, v. 56, p. 192-208, 2016.

6.
5MORANO, ROGÉRIO2016MORANO, ROGÉRIO ; BARRICHELLO, ALCIDES ; JACOMOSSI, RAFAEL . A ação da identidade social sobre o comportamento discricionário de funcionários: uma perspectiva brasileira. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 22, p. 283-305, 2016.

7.
6BARRICHELLO, A.2016BARRICHELLO, A.; MORANO, R. S. ; RIVERA, J. R. ; JACOMOSSI, R. R. . Intenção de recompra on-line e seus determinantes: uma perspectiva brasileira. Revista Gestão & Tecnologia, v. 16, p. 199-217, 2016.

8.
8AGUIAR, F. H. O.2015AGUIAR, F. H. O. ; BARRICHELLO, A. ; MORANO, R. S. ; PIRES, F. F. ; SCHEWE, G. P. ; BRANCAGLION, R. K. . Análise de custeio baseado em atividades: um estudo comparativo em empresa concreteira. Ciências Sociais em Perspectiva, v. 14, p. 54-75, 2015.

9.
9JACOMOSSI, RAFAEL RICARDO2015JACOMOSSI, RAFAEL RICARDO ; MORANO, ROGÉRIO ; BARRICHELLO, ALCIDES . O COMPORTAMENTO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO: UM MODELO INTERNACIONAL DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS APLICADO AO CONTEXTO BRASILEIRO.. RGSA: Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 8, p. 106-117, 2015.

10.
10AGUIAR, F. H. O.2015AGUIAR, F. H. O. ; MORANO, R. S. ; BARRICHELLO, A. . O poder criativo e inovador das empresas: quais fatores do clima organizacional podem influenciar a criatividade e a inovação?. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), v. 14, p. 200-224, 2015.

11.
13VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO2014VELUDO-DE-OLIVEIRA, TÂNIA MODESTO ; AGUIAR, FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE ; QUEIROZ, JOSIMEIRE PESSOA DE ; BARRICHELLO, ALCIDES . Cola, plágio e outras práticas acadêmicas desonestas: um estudo quantitativo-descritivo sobre o comportamento de alunos de graduação e pós-graduação da área de negócios. RAM. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE (ONLINE), v. 15, p. 73-97, 2014.

12.
11AGUIAR, F.H.O.2014AGUIAR, F.H.O. ; BARRICHELLO, A. ; MORANO, R.S. ; SILVA, D.L. ; OLIVEIRA, G.M. ; SEABRA, V.B. . Avaliação da Usabilidade de Telefones Celulares no Mercado Brasileiro: Gênero, Idade, Escolaridade e Renda Familiar têm Alguma Influência?. REVISTA DE ADMINISTRACAO IMED, v. 4, p. 144-160, 2014.

13.
15MORANO, R. S.2014MORANO, R. S. ; BARRICHELLO, A. ; JACOMOSSI, R. R. . O impacto do ERP na gestão da cadeia de suprimentos: uma adaptação ao contexto brasileiro. Gestao e Planejamento, v. 15, p. 521-536, 2014.

14.
12AGUIAR, F. H. O.2014AGUIAR, F. H. O. ; MORANO, R. S. ; BARRICHELLO, A. ; BARROS, H. L. ; FEITOSA, L. H. ; ZOTTIS, P. H. . Avaliação de implementação de ERP através de estudo de casos múltiplos. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e de Gestão Tecnológica, v. 4, p. 19-39, 2014.

15.
14AGUIAR, F. H. O.2014AGUIAR, F. H. O. ; MORANO, R. S. ; BARRICHELLO, A. . Estudo de caso para identificação das causas de ruptura de estoque de uma empresa varejista têxtil. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (Online), v. 9, p. 29-41, 2014.

16.
16BARRICHELLO, A.;BARRICHELLO, ALCIDES1997BARRICHELLO, A.. Teste de esterilidade e liberação paramétrica. Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1516-9332 RBCF. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v. 33, p. 33-39, 1997.

Capítulos de livros publicados
1.
BARRICHELLO, A.; José Muradian Filho . Água pura. In: Raul Peragallo Torreira. (Org.). Salas limpas - projeto, instalação, manutenção. 1ed.São Paulo: Hemus Editora Limitada, 1990, v. , p. 265-279.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORANO, R.S. ; BARRICHELLO, A. ; JACOMOSSI, R. R. ; RIVERA, J. R. D. . Street food: factors influencing perception of product quality.. RAUSP-E (SÃO PAULO), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BARRICHELLO, A.; RODRIGUES, A. L. ; Baltazar, K. ; Melo, F. E. . Minority stress: Does sexual orientation really matter? Challenges to sexual diversity management in Brazilian society. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Moraes, L.F.S. ; Cusciano, D. T. ; BARRICHELLO, A. ; Laruccia, M. M. . Desconstruindo o senso comum: a motivaçâo e a insatisfaçâo na perspectiva dos servidores públicos brasileiros.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Silva, R. G. ; Moraes, L.F.S. ; Cusciano, D. T. ; Aquino, J. D. ; Laruccia, M. M. ; Santos, S. A. ; BARRICHELLO, A. . Fatores de Motivação para a Melhoria da Segurança e Saúde no Trabalho_A Percepção dos Dirigentes Sindicais no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARRICHELLO, A.; Huertas, M. K. Z. . Ele sabe o que o cliente quer ! Proposta e validação de uma escala para avaliar a participação do vendedor no processo de desenvolvimento de produtos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, A. L. ; BARRICHELLO, A. . Em Busca da Substantivação do Conceito de Sentidos do Trabalho: Um Estudo com Profissionais de Enfermagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RODRIGUES, A. L. ; BARRICHELLO, A. ; MORIN, E. M. . The Meanings of Work for Professionals from a Symphony Music Foundation. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RODRIGUES, A. L. ; BARRICHELLO, A. . The Meaning of Work for Health Professionals: A Study at SUS Hospitals. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BARRICHELLO, A.; Huertas, M. K. Z. . A força de vendas na cocriação de valor: estudo exploratório para proposta de uma tipologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BARRICHELLO, A.. BAR - Brazilian Administration Review - código do artigo: BAR-2017-0131. 2018.

2.
BARRICHELLO, A.. RAD - Revista Administração em Diálogo - código do artigo: 36445-100662. 2018.

3.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2018 - FEA - USP - código do artigo: 997. 2018.

4.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2018 - FEA - USP - código do artigo: 1044. 2018.

5.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2018 - FEA - USP - código do artigo: 2264. 2018.

6.
BARRICHELLO, A.. RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental - código do artigo: 1526. 2018.

7.
BARRICHELLO, A.. RAE - Revista de Administração de Empresas - código do artigo: 2018-0490. 2018.

8.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - código do artigo: 1165-3806. 2018.

9.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - código do artigo: 1274. 2017.

10.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - código do artigo: 1278. 2017.

11.
BARRICHELLO, A.. RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental - código do artigo: 1243. 2017.

12.
BARRICHELLO, A.. EnANPAD 2017 - código do artigo: MKT2084. 2017.

13.
BARRICHELLO, A.. EnANPAD 2017 - código do artigo: MKT2220. 2017.

14.
BARRICHELLO, A.. EnANPAD 2017 - código do artigo: MKT2447. 2017.

15.
BARRICHELLO, A.. EnANPAD 2017 - código do artigo: MKT2897. 2017.

16.
BARRICHELLO, A.. RGSA - Revista de Gestão Social e Ambiental - código do artigo: 1287. 2017.

17.
BARRICHELLO, A.. RAE - Revista de Administração de Empresas - código do artigo: 0005. 2017.

18.
BARRICHELLO, A.. RAC - Revista de Administração Contemporânea - código do artigo: 0287. 2017.

19.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2017 - FEA - USP - Código do artigo: 424. 2017.

20.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2017 - FEA - USP - Código do artigo: 2228. 2017.

21.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2017 - FEA - USP - Código do artigo: 2326. 2017.

22.
BARRICHELLO, A.. Revista Gestão & Planejamento - código do artigo 4202. 2017.

23.
BARRICHELLO, A.. Revista Gestão & Planejamento - código do artigo 4842. 2017.

24.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2017 - FEA - USP - Código do artigo: 1927. 2017.

25.
BARRICHELLO, ALCIDES. Ciências Sociais em Perspectiva - Código do artigo: 15285. 2016.

26.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - código do artigo: 1134. 2016.

27.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2015 - FEA - USP - Código do artigo: 158. 2015.

28.
BARRICHELLO, A.. Ciências Sociais em Perspectiva - Código do artigo: 12055. 2015.

29.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - Código do artigo: 920. 2015.

30.
BARRICHELLO, A.. Revista Gestão e Planejamento - Código do artigo: 2902. 2014.

31.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2014 - FEA - USP - Código do artigo: 218. 2014.

32.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2014 - FEA - USP - Código do artigo: 299. 2014.

33.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2014 - FEA - USP - Código do artigo: 734. 2014.

34.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2014 - FEA - USP - Código do artigo: 1183. 2014.

35.
BARRICHELLO, A.. Ciências Sociais em Perspectiva - Código do artigo: 9686. 2014.

36.
BARRICHELLO, A.. Revista de Administração IMED - Código do artigo: 646. 2014.

37.
BARRICHELLO, A.. RAU - Revista de Administração da UNIMEP - Código do artigo: 816. 2014.

38.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2013 - FEA - USP - Código do artigo: 33. 2013.

39.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2013 - FEA - USP - Código do artigo: 298. 2013.

40.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2013 - FEA - USP - Código do artigo: 299. 2013.

41.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2013 - FEA - USP - Código do artigo: 328. 2013.

42.
BARRICHELLO, A.. CLAV 2012 - EAESP - FGV - Código do artigo: 3501. 2012.

43.
BARRICHELLO, A.. CLAV 2012 - EAESP - FGV - Código do artigo: 3588. 2012.

44.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2012 - FEA - USP - Código do artigo: 216. 2012.

45.
BARRICHELLO, A.. SemeAd 2012 - FEA - USP - Código do artigo: 346. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho - EnGPR. The Meanings of Work for Health Professionals: a Study at SUS Hospitals. 2015. (Congresso).

2.
XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD. The Meanings of Work for Professionals from a Symphony Music Foundation. 2015. (Congresso).

3.
XXXIX Encontro da ANPAD - EnANPAD. Em Busca da Substantivação do Conceito de Sentidos do Trabalho: Um Estudo com Profissionais de Enfermagem. 2015. (Congresso).

4.
IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.A força de vendas na cocriação de valor: estudo exploratório para proposta de uma tipologia. 2014. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
VADILLO, Patricia Cecilia Incola de Gumucio. Programa lúdico de educação e prevenção de Diabetes Mellitus para crianças. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: Alcides Barrichello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
AFONSO, Manuela de Fátima Varelas. Utilização de membranas filtrantes em processos de esterilização. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Química) - Faculdades Oswaldo Cruz. Orientador: Alcides Barrichello.



Outras informações relevantes


Viagens internacionais profissionais
EUA, França, Áustria, Itália, Inglaterra, Irlanda, Portugal, México, República Dominicana, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia, Canadá e Venezuela.

	Associações	 
Membro da International Society for Pharmaceutical Engineering

	Trabalho voluntário 
Membro do Conselho de Administração e ex-Primeiro Secretário da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 17:49:21