Rayane Cristina de Andrade Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8223610094191543
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Mestranda pela Programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e graduada em Direito na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atualmente é assessora na Comissão de direitos humanos, trabalho e minorias da Câmara Municipal de Natal (CMN). No âmbito da pesquisa, integra o Grupo de Estudos em Direito crítico, marxismo e América Latina (GEDIC) e o Grupo de pesquisa Constituição Federal Brasileira e sua concretização pela Justiça constitucional (GPCFJC), vinculada a linha de Normatividade da Constituição Federal Brasileira. Durante o bacharelado, foi monitora na disciplina de Ciência Política, estagiária do Centro de Referência em Direitos Humanos Semiárido e compôs a Incubadora de iniciativas sociais e solidárias do Oeste potiguar (INCUBAOESTE). Atuou ainda como extensionista no "Projeto Jetirana" Produção agroecológica e Direitos Humanos: instrumentos de fortalecimento da autonomia das mulheres camponesas do Semiárido Potiguar e no projeto Escritório de Assessoria Jurídica Popular Paulo Freire. Tem experiência com a assessoria jurídica a associações, cooperativas e demais organizações sociais e vem se dedicando a pesquisas voltadas aos debates sobre Constitucionalismo latinoamericano, democracia, gênero, raça e suas inflexões. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rayane Cristina de Andrade Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, R. C. A.;ANDRADE GOMES, R. C.;GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE;ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Direito.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Orientador: Leonardo Martins.
2011 - 2016
Graduação em Direito.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Título: De Tia-do-Café a parlamentar: A Sub-Representação das Mulheres Negras na Política e a Interseção entre Racismo e Sexismo.
Orientador: Gilmara Joane Macedo de Medeiros.




Formação Complementar


2012 - 2012
Direitos Humanos, Marxismo e América Latina.. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Educação Popular em Direito do Trabalho. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheira do Curso de Direito da UFERSA

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Câmara Municipal do Natal, CMN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor técnico legislativo I, Carga horária: 40
Outras informações
Assessora com lotação na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Trabalho e Minorias



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Marxismo e América Latina: lutas políticas e novos processos constituintes
Descrição: A presente proposta busca investigar as mudanças ocorridas na Bolívia e Venezuela nesse século XXI, onde, após duas décadas de neoliberalismo, há o crescimento da organização popular e dos movimentos sociais organizados da região. Após as várias crises de hegemonia nacionais, há a vitória eleitoral de candidatos vinculados a esses grupos e classes sociais historicamente desfavorecidos, com a posterior implementação de políticas públicas e mudanças constitucionais que estão sendo chamadas de neoconstitucionalismo transformador. Presenciam-se mudanças nos campos da democracia e da própria configuração do Estado, que supera todas as concepções anteriores ? Estado Neoliberal, Estado de Bem Estar Social, Estado Liberal, dentre outros ? ao prever a plurinacionalidade e a multiculturalidade. Tem-se por fim, portanto, analisar tais mudanças em suas diversas nuances, no campo normativo e político..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Normatividade da Constituição Federal Brasileira
Descrição: O direito constitucional brasileiro, especialmente a sua mais relevante parte dos direitos fundamentais, não goza no Brasil da mesma tradição e concretização normativa que têm outros ramos do direito público, como o direito penal, e, principalmente, do direito privado. Isso se deve, precipuamente, ao fato da história constitucional brasileira ter sido marcada por constantes rupturas institucionais e políticas que tiveram por consequência uma clara dificuldade em tratar a ciência do direito constitucional e o direito positivo do qual ela se ocupa com um mínimo de rigor metodológico típico das ciências jurídicas. Acresça-se ao panorama jurídico-constitucional que a CF de 1988 foi promulgada em meio a discurso político carregado de 'pathos' (Constituição ?cidadã?), até hoje não ultrapassado. É o que resta claro a partir da análise da jurisprudência do órgão judicante competente para interpretar a Constituição em última instância, o STF, caracterizada por não revelar uma linha coerente que servisse à concretização das normas constitucionais vigentes, especialmente dos direitos fundamentais. Mister se faz, portanto, investigar as causas históricas, sociológicas, políticas e jurídico-dogmáticas desta ciência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Grupo de estudos em Direito crítico, marxismo e América Latina
Descrição: O Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (GEDIC) visa estimular a pesquisa e extensão nos diversos campos do Direito, sendo este visto numa perspectiva transformadora, garantidora dos direitos humanos de classes e grupos sociais historicamente preteridos. Nesse sentido, de maneira dialética, volta-se essencialmente aos alunos do incipiente curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, que estão construindo suas linhas de pesquisa dentro do amplo leque de possibilidades do Direito, mas também engloba acadêmicos de outras instituições de ensino superior do RN, além profissionais das áreas jurídicas e sociais. Foca o Direito a partir de teorias críticas de fundamentação marxista e a relação daquele com os movimentos sociais. Ademais, busca investigar questões sociais, econômicas, jurídicas e culturais da América Latina, especialmente as mudanças que estão em curso neste século...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Escritório de Assessoria Jurídica Popular Paulo Freire
Descrição: O Projeto de extensão Escritório de Assessoria Jurídica Popular Paulo Freire tem como objetivo assessorar comunidades, movimentos, entidades e organizações da sociedade dicil que passem por violações de direitos humanos no Semiárido potiguar. Envolve estudantes dos cursos de Direito, Agronomia, Ecologia e Engenharia Florestal, além de docentes e técnicos administrativos das respectivas áreas. Atuou acompanhando sujeitos em contextos de violação de direitos humanos no âmbito do Sistema Penitenciário (Penitenciária Mário Negócio ­ núcleos feminino e masculino, Cadeia Pública de Mossoró), em comunidades rurais (Acampamento Cirilo, Assentamento Maisa, Assentamento do Santarém, Comunidade do Piató e Comunidade do Arrojado), assim como movimentos organizados (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas; Associações de Bairro; Associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis; Movimento de Criança e Adolescente; Movimentos urbanos e de comunidades tradicionais, quilombolas e de pescadores) que têm seus direitos humanos violados.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Projeto Jetirana: Produção agroecológica e Direitos Humanos, instrumentos de fortalecimento da autonomia das mulheres camponesas do Semiárido Potiguar
Descrição: O Projeto Jetirana: Produção agroecológica e Direitos Humanos, instrumentos de fortalecimento da autonomia das mulheres camponesas do Semiárido Potiguar tem como objetivos promover a formação de mulheres rurais do Semiárido potiguar em agroecologia e Direitos humanos, realizando diagnóstico dos potenciais produtivos das comunidades onde atua.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Centro de Referência em Direitos Humanos Semiárido
Descrição: O Centro de Referência de Direitos Humanos CRDH UFRN/UFERSA é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com a Universidade Federal Rural do Semiárido, financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com Sede em Mossoró (UFERSA), que visa contribuir para o cenário de promoção dos Direitos Humanos no Semiárido Potiguar, através de atendimento jurídico e social e ações de educação em Direitos Humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
Projeto Ser-tão: assessoria jurídica e educação popular
Descrição: O Projeto Ser-tão tem por objetivo prestar assessoria jurídica e realizar atividades de Educação Popular junto a Movimentos Sociais e entidades que atuem na área de Direitos Humanos. Entre os grupos assessorados estão o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi - STTR, onde são desenvolvidas as atividades junto às comunidades rurais, assentamentos e acampamentos dos Municípios de Mossoró-RN e Apodi-RN.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Programa de Ação da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE)
Descrição: O Programa de Ação da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE) visa consolidar as ações de de ensino, pesquisa e extensão iniciados pela INCUBAOESTE no âmbito da UFERSA visando subsidiar o fomento a Economia Solidária na região Oeste do Rio Grande do Norte. Busca-se o fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES?s) através do fortalecimento e consolidação da Incubadora de Iniciativas Sociais e Solidárias do Oeste Potiguar (INCUBAOESTE), responsável pela formação de docentes, técnicos e discentes em economia solidária e tecnologias sociais. Assim, estão previstas as seguintes atividades:Atividades formativas de natureza sócio-política e técnica com a equipe da Incubadora;Promover atividades de mobilização, sensibilização e formação de docentes, técnicos, discentes e técnicos de entidade de apoio e fomento a economia solidária; Promover formações Sociopolíticas e Técnicas. Ao fim do programa espera-se como resultado interno o compartilhamento e institucionalização das ações no campo da Economia Solidária na UFERSA e no âmbito externo o fortalecimento dos empreendimentos Econômicos Solidários e promoção da temática Economia Solidária em parceria com as organizações não-governamentais da região.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Lições de Cidadania no Semiárido
Descrição: O presente programa busca atuar na promoção da educação e assessoria popular, especialmente jurídica, aos grupos e movimentos sociais (MST, ACREV, COAFAAP, Mulheres em ação, Grupo de Jovens PDA) que lutam pela efetivação de direitos humanos no semi-árido do RN. Por fim, ressalte-se que tal proposta dialoga com a pesquisa e o ensino, inserindo-se nas atividades do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina - GEDIC.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Rayane Cristina de Andrade Gomes - Integrante / Daniel Araújo Valença - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA2018ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA. De 'Tia-do-Café' a parlamentar: a sub-representação das mulheres negras e a reforma política. REVISTA SOCIAIS E HUMANAS, v. 31, p. 49-80, 2018.

2.
PAIVA, ILANA LEMOS2017 PAIVA, ILANA LEMOS ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA ; VALENÇA, DANIEL ARAÚJO . Sistema Socioeducativo Potiguar: um debate sobre violações de direitos de crianças e adolescentes em âmbito internacional. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais (FDV), v. 17, p. 327-352, 2017.

3.
2LUCAS, A. M. B.2016LUCAS, A. M. B. ; ANDRADE GOMES, R. C. ; MAIA JUNIOR, R. M. . A privação de liberdade socioeducativa potiguar e o estatuto da criança e do adolescente: anacronias e resistências. Revista INCLUDERE, v. II, p. 147-150, 2016.

4.
1DIAS, THIAGO FERREIRA2016DIAS, THIAGO FERREIRA ; VALENÇA, DANIEL ARAÚJO ; DE ARAÚJO, IRIANE TERESA ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE ; MAIA JR., RONALDO MOREIRA . Water Resources Management: Coexistence and Conflict in Semiarid Brazil. Desenvolvimento em Questão, v. 14, p. 91, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
LUCAS, A. M. B. ; ANDRADE GOMES, R. C. ; MAIA JÚNIOR, R. M . Em defesa dos direitos LGBT's no Semiárido Potiguar: A atuação do CRDH semiárido. In: Oona de Oliveira Caju; Rodrigo Vieira Costa. (Org.). Semiárido: Espaço de violações de direitos humanos e potencial de lutas. 1ed.Mossoró: Queima Bucha, 2017, v. 1, p. 180-201.

2.
VALENÇA, D. A. ; MAIA JÚNIOR, R. M ; ANDRADE GOMES, R. C. . Crise de representação e reforma política: aspectos introdutórios ao debate. In: Luiz Otávio Ribas. (Org.). CONSTITUINTE EXCLUSIVA: Um outro sistema político é possível. 1ed.: Expressão Popular, 2013, v. , p. 196-210.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA. Coisa de preto todo mundo tem: classe informa raça, raça informa classe. Justificando, 16 nov. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, ILANA LEMOS ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA ; VALENÇA, D. A. . O protagonismo das mulheres no Proceso de Cambio na Bolívia: a articulação entre lutas particulares e globais. In: 56.º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2018, Salamanca. MEMORIA DEL 56.º CONGRESO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS: Estudios de Género. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018. p. 550-559.

2.
DIAS, M. C. C. ; COSTA, J. M. ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA ; PIRES, A. D. M. ; ALMEIDA, I. P. S. . A resistência da jetirana: processos formativos em direitos humanos e agroecologia e o protagonismo das mulheres da Comunidade Bela Vista Piató e da Agrovila Santarém, Rio Grande do Norte, Brasil. In: VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, 2017, Brasília. Anais do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia; X Congresso Brasileiro de Agroecologia; V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno;, 2017. v. 13.

3.
DIAS, Thiago Ferreira ; SERAFIM, N. K. P. ; GOMES, R. C. A. . As Mulheres na Economia Solidária: os desafios da Coopermups, Mossoró-RN.. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2013, Belém. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. Belém: UNAMA, 2013.

4.
SERAFIM, N. K. P. ; GOMES, R. C. A. ; PINTO, M. S. D. . Mulher bonita é a que luta: A resistência feminina ao Projeto da Morte em Apodi, Rio Grande do Norte.. In: VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, XIII Seminário Estadual e XII Seminário Internacional sobre Agroecologia e V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia, 2013, Porto Alegre. Caderno de Agroecologia, 2013. v. 8.

5.
GOMES, R. C. A.; MAIA JÚNIOR, R. M . Assessoria Jurídica Popular: impasses e possibilidades de uma nova práxis jurídica no estado do Rio Grande do Norte - A Experiência do GEDIC. In: II SEMINÁRIO DIREITO, PESQUISA E MOVIMENTOS SOCIAIS, 2012, Goiás Velho. Anais do II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. Goiás Velho: IPDMS, 2012.

6.
DIAS, Thiago Ferreira ; GOMES, R. C. A. ; SERAFIM, N. K. P. . As Mulheres do Paraíso: rupturas no espaço rural contemporâneo.. In: V Ciclo de Estudos em Ciências Sociais, 2012, Natal. Anais do V Ciclo de Estudos em Ciências Sociais. Natal: EDUFRN, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE. Democracia, raça, mulheres e a participação legislativa brasileira contemporânea. In: III Seminário Marx Hoje: pesquisa e transformação social, 2019, Natal. Anais do III Seminário Marx Hoje: pesquisa e transformação social, 2018. p. 70-70.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA. Democracia, raça, mulheres e os limites da participação legislativa brasileira contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA; MAIA JÚNIOR, R. M . A politização do Supremo Tribunal Federal e a ilusão do Direito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ANDRADE GOMES, R. C.. Sub-representação das Mulheres Negras no Legislativo Federal Brasileiro e a efetivação dos Direitos Políticos previstos na Constituição de 1988: Limites e Possibilidades.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIAS, M. C. C. ; COSTA, J. M. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE ; PIRES, A. D. M. ; ALMEIDA, I. P. S. . A resistência da jetirana: processos formativos em direitos humanos e agroecologia e o protagonismo das mulheres da comunidade Bela Vista Piató e da agrovila Santarém- RN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SERAFIM, N. K. P. ; ANDRADE GOMES, R. C. . Meritocracia e o Sistema de Cotas nas Universidades Brasileiras: Um estudo de caso com estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LUCAS, A. M. B. ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA ; MAIA JÚNIOR, R. M . A PRIVAÇÃO DE LIBERDADE SOCIOEDUCATIVA POTIGUAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: ANACRONIAS E RESISTÊNCIAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SERAFIM, N. K. P. ; GOMES, R. C. A. ; Pinto, Maria do Socorro D. . Mulher bonita é a que luta: A resistência feminina ao Projeto da Morte em Apodi, Rio Grande do Norte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
DIAS, Thiago Ferreira ; SERAFIM, N. K. P. ; GOMES, R. C. A. . As Mulheres na Economia Solidária: os desafios da Coopermups. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GOMES, R. C. A.; MAIA JÚNIOR, R. M . Assessoria Jurídica Popular: impasses e possibilidades de uma nova práxis jurídica no estado do Rio Grande do Norte - A Experiência do GEDIC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
DIAS, Thiago Ferreira ; GOMES, R. C. A. ; SERAFIM, N. K. P. . As Mulheres do Paraíso: rupturas no espaço rural contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA; BARBOSA, G. H. F. ; PESSOA, Daniel Alves . Ativismo Judicial. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
GOMES, R. C. A.. O que é Movimento Estudantil, como e por que participar.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
GOMES, R. C. A.. Mesa sobre Direito no II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
GOMES, R. C. A.. O Estado Socioambiental e a consideração de novos sujeitos para a realização dos direitos humanos. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA; BARBOSA, G. H. F. . Marxismo e questão racial. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LUCAS, A. M. B. ; PIRES, A. D. M. ; MAIA JUNIOR, R. M. ; GOMES, R. C. A. ; LEITE, M. S. S. ; COSTA, J. M. ; OLIVEIRA, O. C. ; ARAUJO, P. M. F. C. ; GUIMARAES, M. N. D. . União Homoafetiva: Orientações para Cartórios. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

3.
LUCAS, A. M. B. ; GUIMARAES, M. N. D. ; COSTA, J. M. ; GOMES, R. C. A. ; MAIA JÚNIOR, R. M ; PIRES, A. D. M. ; LEITE, M. S. S. ; ARAUJO, P. M. F. C. ; OLIVEIRA, O. C. . Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido: Relatório Final 2013-2014. 2014. (Relatório de pesquisa).

4.
LUCAS, A. M. B. ; GUIMARAES, M. N. D. ; COSTA, J. M. ; MAIA JR., RONALDO MOREIRA ; PIRES, A. D. M. ; LEITE, M. S. S. ; ARAUJO, F. C. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . Reciclar e Ser-Mais: Orientações para catadores de material reciclável. 2014. (Cartilha).

5.
LUCAS, A. M. B. ; GUIMARAES, M. N. D. ; COSTA, J. M. ; MAIA JR., RONALDO MOREIRA ; PIRES, A. D. M. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE ; LEITE, M. S. S. ; ARAUJO, P. M. F. C. ; ARAUJO, F. C. . A pessoa com deficiência e a universidade. 2014. (Cartilha).

6.
LUCAS, A. M. B. ; GUIMARAES, M. N. D. ; COSTA, J. M. ; MAIA JR., RONALDO MOREIRA ; PIRES, A. D. M. ; LEITE, M. S. S. ; ARAUJO, F. C. ; ARAUJO, P. M. F. C. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . União Homoafetiva: Orientações para cartórios. 2014. (Cartilha).

7.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA. Institucionalização e criminalização de crianças e adolescentes no Brasil e contexto atual no Ceará. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
LUCAS, A. M. B. ; ARAUJO, F. C. ; BRILHANTE, L. S. F. ; GOMES, R. C. A. ; MAIA JÚNIOR, R. M ; LEITE, M. S. S. ; PIRES, A. D. M. ; ARAUJO, P. M. F. C. ; OLIVEIRA, O. C. . Anais do II Seminário de Direitos Humanos no Semiárido: Construindo uma Cultura de direitos. 2013. (Editoração/Anais).

9.
VALENÇA, D. A. ; RIBAS, L. O. ; OLIVEIRA, A. C. ; VESTENA, C. A. ; LIMA, D. F. ; MUNIZ, I. N. S. ; ANDRADE, L. V. ; OLIVEIRA, L. A. D. ; PINTO, M. S. D. ; WEBER, M. H. ; GOMES, R. C. A. ; MAIA JUNIOR, R. M. ; NUNES, T. G. . Anais do II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais. 2013. (Editoração/Anais).

10.
GOMES, R. C. A.. Perímetros Irrigados, Chapada do Apodi e Movimentos Sociais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
DIAS, Thiago Ferreira ; GOMES, R. C. A. ; SERAFIM, N. K. P. ; LIRA, T. T. . Uma alternativa: Cooperar!. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

12.
DIAS, Thiago Ferreira ; SERAFIM, N. K. P. ; LIRA, T. T. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . Uma alternativa: Cooperar!. 2012. (Cartilha).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VALENÇA, D. A.; COSTA, Rodrigo Vieira; GOMES, R. C. A.. Participação em banca de Rewer Antônio de Araújo Dantas."Escola sem partido": educação sem doutrinação ou censura a liberdade de expressão e pensamento? Uma análise constitucional do Projeto de Lei nº 867/2015. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

2.
VALENÇA, D. A.; COSTA, Rodrigo Vieira; GOMES, R. C. A.. Participação em banca de Jefferson Santos Teixeira da Silva.Dilemas da inclusão no modelo de formação universitária em ciclos: uma análise das dimensões da efetividade e eficácia da Lei Nº12.711/2012. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debate sobre Violência doméstica no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto. Elementos para compreender a violência doméstica. 2017. (Exposição).

2.
I Congresso de pesquisadores/as negros/as nordeste ? I COPENOR,. SUBREPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NO LEGISLATIVO FEDERAL BRASILEIRO E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988: limites e possibilidades. 2017. (Congresso).

3.
Curso de Educação Popular e Metodologia de Trabalho com Adolescentes e Crianças.Análise da conjuntura política atual do Brasil. 2016. (Outra).

4.
Usos livres de obras intelectuais: domínio público, limites e exceções aos direitos autorais, creative commons e licenças compulsórias. 2016. (Outra).

5.
Direitos intelectuais e interesse público o semiárido na era digital e informacional. 2015. (Seminário).

6.
Gestão coletiva de direitos autorais no Brasil e no mundo. 2015. (Oficina).

7.
I Conferência Municipal de Direitos Humanos com o tema ?Direitos Humanos para todas e todos: Democracia, Participação e Igualdade. 2015. (Outra).

8.
III SEMINÁRIO DE AÇÃO AFIRMATIVA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO SOCIAL e III FÓRUM DE ACESSIBILIDADE.Inclusão e diversidade. 2015. (Seminário).

9.
Reforma Política Democrática. 2015. (Outra).

10.
Semana de integração do Centro Acadêmico de Direito da UFERSA. Reforma Política Democrática. 2015. (Exposição).

11.
VI Seminário de Direitos Humanos ?A consolidação da política nacional em direitos humanos: perspectivas e desafios atuais?. 2015. (Seminário).

12.
Direito Penal Econômico Estratégico: linhas e princípios. 2014. (Outra).

13.
Encontro Regional dos Estudantes de Direito da Regional NE I.Movimento estudantil / Reforma Politica e Movimento de Mulheres Movimento estudantil / Reforma Política e Movimento de Mulhere. 2014. (Encontro).

14.
Semana Mundial do Rotaract 2014.Políticas para a Mulher. 2014. (Outra).

15.
Seminário Brasileiro de Justiça Juvenil: Homenagem aos 25 anos da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e contribuições ao Congresso Mundial de Justiça Juvenil. 2014. (Seminário).

16.
Abordagem a grupos Vulneráveis. 2013. (Oficina).

17.
Corrupção e o Direito Fundamental a Boa Administração: a responsabilidade dos agentes políticos. 2013. (Outra).

18.
Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Outra).

19.
Seminário UFERSA - Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão. 2013. (Seminário).

20.
Seminário UFERSA - Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão.Panorama das políticas públicas de inclusão e ações afirmativas: interfaces. 2013. (Seminário).

21.
V Encontro de Mulheres da União Nacional dos e das Estudantes. 2013. (Encontro).

22.
33º Encontro Nacional dos Estudantes de Direito. 2012. (Encontro).

23.
I Ciclo de Palestras: A Questão Agrária no Brasil, o campo em debate?.Quando os trabalhadores entram em cena: experiências de lutas e defesa de um outro projeto para o campo. 2012. (Seminário).

24.
II Seminário Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais.Impasses e possibilidades de uma nova práxis jurídica no estado do Rio Grande do Norte - A Experiência do GEDIC. 2012. (Seminário).

25.
Seminário de Direitos Humanos no Semiárido: Tecendo uma cultura de Direitos. 2012. (Seminário).

26.
Seminário em Educação Jurídica e Revisão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Direito da Ufersa. 2012. (Seminário).

27.
I Semana Jurídica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 2011. (Encontro).

28.
XV Encontro da Rede Nacional de Advogados/as populares. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Medeiros, Gilmara Joane Macêdo de ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA . Cine Direitos Humanos. 2018. (Outro).

2.
Medeiros, Gilmara Joane Macêdo de ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA . Direitos Humanos em Debate. 2018. (Outro).

3.
Medeiros, Gilmara Joane Macêdo de ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . Encontro de Articulação com Entidades Promotoras de Direitos Humanos. 2017. (Outro).

4.
Oliveira Caju, Oona ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA . Lançamento do livro do CRDH - Semiárido: espaço de violações de direitos humanos e potencial de lutas. 2017. (Outro).

5.
VALENÇA, DANIEL ARAÚJO ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . II Seminário Marx Hoje: Pesquisa e Transformação Social. 2016. (Outro).

6.
Oliveira Caju, Oona ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA . Seminário Direitos Fundamentais, Violências e Riscos à Ordem Democrática. 2016. (Outro).

7.
ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA; MAIA JÚNIOR, R. M . III Festival de arte e cultura do Semiárido. 2016. (Festival).

8.
LUCAS, A. M. B. ; ANDRADE GOMES, R. C. . Comemoração aos 80 anos da insurreição comunista de 1935 no RN. 2015. (Outro).

9.
COSTA, Rodrigo Vieira ; ANDRADE GOMES, R. C. . Direitos intelectuais e interesse público o semiárido na era digital e informacional. 2015. (Outro).

10.
BEZERRA, Maria Taynara ; ANDRADE GOMES, R. C. . IV SEJUD - Reforma processual e acesso à Justiça. 2015. (Outro).

11.
MENDES, M. M. ; GOMES, RAYANE CRISTINA DE ANDRADE . I Congresso de Estudantes da UFERSA/ I Ciclo de Oficinas Culturais e Artísticas/ I Feira de Economia Solidária/ II Festival Cultural. 2015. (Festival).

12.
Oliveira Caju, Oona ; ANDRADE GOMES, RAYANE CRISTINA . Pré-Conferência dos delegados da conferência dos direitos da criança e do adolescente. 2015. (Outro).

13.
PAIVA, I. L. ; GOMES, R. C. A. . Seminário Marx Hoje: Pesquisa e Transformação Social. 2014. (Outro).

14.
ESTEVAO, A. C. S. ; GOMES, R. C. A. . Seminário UFERSA - Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão. 2013. (Outro).

15.
GOMES, R. C. A.. Seminário de Lançamento do Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido. 2013. (Outro).

16.
OLIVEIRA, L. C. S. ; GOMES, R. C. A. . I Seminário Interdisciplinar do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais - SIDACS. 2013. (Outro).

17.
GOMES, R. C. A.. Morte e Vida no Campo - A questão Agrária Brasileira. 2013. (Outro).

18.
GOMES, R. C. A.. Seminário de Direitos Humanos no Semiárido: construindo uma cultura de direitos. 2012. (Outro).

19.
GOMES, R. C. A.. Ciclo de Palestras A questão Agrária no Brasil: o campo em debate. 2012. (Outro).

20.
GOMES, R. C. A.. O Estado Socioambiental e a consideração de novos sujeitos para a realização dos direitos humanos. 2011. (Congresso).

21.
GOMES, R. C. A.. Curso de Formação em Democracia, Marxismo e Direito Crítico.. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Recebeu, em 2017, a Comenda Zumbi dos Palmares, concedida pela Câmara Municipal de Natal



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 8:50:28