Francisco Wilson Nogueira Holanda Júnior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1740531616292377
  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Psicologia (UFRN). Psicólogo efetivo do quadro técnico da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Áreas de atuação e pesquisa: neuropsicologia clínica, psicobiologia, avaliação psicológica, psicopatologia e abordagens cognitivo-comportamentais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Wilson Nogueira Holanda Júnior
Nome em citações bibliográficas
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.;JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA HOLANDA;HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Campus Universitário Lagoa Nova
59078-970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (084) 33153125


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Escala de Flutuação Cognitiva em Demências: Versão adaptada para o contexto brasileiro e investigação de evidências de validade de conteúdo,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Katie Moraes de Almondes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Santa Maria Goretti, CSMG, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I. (Carga horária: 55h).
Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
2017 - 2017
Sistema para detecção do Uso e dependência de substâncias Psicoativas. (Carga horária: 150h).
UNIFESP e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, UNIFESP E SENAD, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Formação em Estagiários Conciliadores do TJRN. (Carga horária: 22h).
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, TJERN, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Neuropsicologia do Envelhecimento. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Urgência e Emergência. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Neuroanatomia aplicada à Clínica. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista interno, Enquadramento Funcional: Bolsista Interno



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS DE SONO, SONOLÊNCIA DIURNA E FUNCIONAMENTO EXECUTIVO EM ADOLESCENTES USUÁRIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS
Descrição: Entre as causas apontadas para a frequente sonolência diurna em adolescentes, destaca-se o desafio temporal vivenciado cotidianamente em função do conflito entre a tendência à vespertinidade, característica da idade, e os horários escolares. Dentre os fatores psicossociais que exacerbam a tendência biológica à vespertinidade na adolescência e as consequências negativas deste conflito, destaca-se o crescente uso de dispositivos eletrônicos associados à exposição à luz a noite levando a maior privação de sono, sonolência diurna e repercussões no funcionamento diurno e, principalmente, no desempenho cognitivo. Uma das áreas afetadas numa situação de privação de sono é o córtex pré-frontal, que tem como principais processos cognitivos alterados as funções executivas, que são responsáveis pelo planejamento e consecução de metas e objetivos. Diante desse quadro, as pesquisas não elucidaram com clareza o efeito do impacto do uso destes recursos de forma concomitante sobre os hábitos de sono, sonolência diurna e funções executivas em adolescentes no ambiente escolar. Portanto, este projeto tem como objetivo avaliar o efeito do uso de dispositivos eletrônicos (celular, computador, tablet, televisão, vídeo-game) sobre hábitos de sono, sonolência diurna e funções executivas em adolescentes de escolas privadas de Natal/RN. O estudo será realizado em 200 adolescentes de ambos os sexos do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas privadas do município de Natal/RN. Os hábitos de sono, as condições socioeconômicas, o cronotipo e a sonolência diurna serão avaliados pelos questionários ?A saúde e o sono?, Questionário de Classificação econômica, Questionário de Horne-Ostberg e Escala de sonolência de Epworth, respectivamente. Além disso, durante 10 dias serão registrados o uso de dispositivos eletrônicos (no Protocolo de atividades diárias), a exposição à luz, e os horários de início e fim do sono (por actímetros com sensores de iluminação). Paralelamente, os horários de deitar e levantar, e os níveis de sonolência diurna serão anotados no diário de sono. Para avaliação das funções executivas serão utilizados: Escala de inteligência Wechsler para crianças - WISC III; Torre de Hanói; Teste de atenção por cancelamento; Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; Wisconsin de classificação de cartas ? WCST; Teste da figura complexa de Rey. Espera-se que a caracterização do impacto do uso de dispositivos eletrônicos nos hábitos de sono, sonolência diurna e funções executivas em adolescentes possa fornecer subsídios para elaboração e implantação de intervenções no ambiente escolar levando à prática de hábitos mais saudáveis de sono, tais como a regularidade e maior tempo de sono, assim como a redução da sonolência diurna excessiva contribuindo para um melhor desempenho cognitivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Reconhecimento de Emoções Faciais em Pacientes Insones
Descrição: Os distúrbios de sono são considerados hoje um problema de saúde pública. A prevalência de transtornos do sono tem aumentado de forma marcante, e em torno de 30% a 50% da população geral apresentam alterações do sono. Um dos distúrbios de sono mais proeminentes é a insônia. Insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono com queixa de um sono não reparador que ocorre pelo menos três noites por semana, associado com prejuízo nas atividades diurnas. Dentre os prejuízos cognitivos mais significativos, encontram-se a percepção distorcida com efeitos como a irritabilidade, queda da atenção e concentração, diminuição na vigilância visual e acuidade visual e detecção visual. O objetivo deste projeto é avaliar se há alguma relação entre insônia e o processo de reconhecimento facial, haja vista que este é um processo que envolve atribuição de valor, atenção e tomada de decisão e principalmente devido aos insones apresentarem distorções cognitivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Idosos e Acidente Vascular Cerebral: uma avaliação da sintomatologia de depressão, ansiedade, alterações neuropsicológicas e capacidade funcional
Descrição: A velhice envolve o acometimento de certas condições causadoras de incapacidades físicas e mentais, dentre as quais há o acidente vascular cerebral (AVC), um evento agudo que tem grande potencial para gerar déficits no funcionamento físico, sensorial e cognitivo. Assim, este estudo objetiva avaliar a sintomatologia de depressão e ansiedade em idosos que sofreram AVC, bem como avaliar os sintomas relacionados a alterações neuropsicológicas nesses idosos. Para isso, será utilizado: questionário estruturado, Escala de Depressão Geriátrica, Inventário de Ansiedade de Beck, Inventário de Alterações Neuropsicológicas e Mini-Exame do Estado Mental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
NORMATIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DA BARRATT IMPULSIVENESS SCALE (BIS-11) PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Descrição: O objetivo desse estudo é validar no Brasil a Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11) que avalia a presença de manifestações da impulsividade tendo como base o modelo teórico proposto por Ernst Barratt. A versão original em inglês da BIS-11 já foi traduzida e adaptada para o português. A intenção é aplicar a escala em indivíduos residentes em 7 capitais brasileiras em diferentes regiões, Porto Alegre (Região Sul), Salvador/Natal (Região Nordeste), Porto Velho (Região Norte), Brasília (Região Centro-Oeste), Belo Horizonte/São Paulo (Região Sudeste)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Francisco Wilson Nogueira Holanda Júnior - Integrante / Katie Moraes de Almondes - Coordenador / Leandro Malloy-Diniz - Integrante / Antônio Pereira - Integrante / Juliana Moraes Peres - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2018
Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE)
Descrição: O Serviço de Neuropsicologia do Envelhecimento objetiva prestar atendimento à população idosa atendida pelo HUOL, sejam pacientes ambulatoriais ou usuários dos leitos hospitalares. O atendimento se assentará majoritariamente na avaliação neuropsicológica, um procedimento técnico-científico que utiliza entrevista, observação e testes para investigação da relação entre funções cognitivas, comportamentais e emocionais e o funcionamento cerebral do indivíduo. As medidas neuropsicológicas são indicadores diagnósticos úteis de disfunção cerebral para muitas condições neurológicas e neuropsiquiátricas. A avaliação neuropsicológica para a população idosa serve como auxílio diagnóstico e prognóstico para condições que afetam comumente aquela população, tais como demências neurodegenerativas, demências vasculares e outras doenças cerebrovasculares, tumores cerebrais, entre outras enfermidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
AMBSONO - PROGRAMA DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS COM DISTÚRBIOS DE SONO
Descrição: Trata-se de proposta de um ambulatório de avaliação, diagnóstico, tratamento e seguimento (follow up) de distúrbios de sono em crianças, adolescentes, adultos e idosos para Natal-RN. A proposta se justifica pelo indice alarmante de distúrbios de sono caracterizados nestas etapas do desenvolvimento, trazendo repercussões negativas para o desempenho cognitivo (memória, atenção, concentração, funções executivas declinam), para o desempenho laboral, provocando ausências no trabalho e acidentes de trânsito, além de prejuízos para saúde como hipertensão, doenças gastrointestinais, doenças cardiovasculares. Justifica-se também pelo fato de não termos em nossa cidade, serviço de tal magnitude, salvo serviço de rede privada para diagnóstico por imagem (polissonografia)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
"Trekking" como Estratégia de Qualidade de Vida e Acesso ao Direito de Inclusão Social dos Deficientes Visuais
Descrição: Este projeto tem por meta integrar o ensino-pesquisa e a extensão na UFRN, tomando como ponto de partida o desenvolvimento de um programa de "trekking" adaptado aos deficientes visuais, servindo este como estratégia de qualidade de vida e de fomento ao direito à inclusão social de deficientes visuais na sociedade brasileira. Para isso haverá uma integração entre universidade e o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte - IERC. Nesse sentido, se pretende desenvolver uma avaliação física e uma triagem psicológica dos deficientes visuais do Instituto, bem como integrar alunos da UFRN às atividades educacionais do referido instituto, aprofundando os conhecimentos dos participantes em psicologia, educação física, comunicação e direito, direcionado especificamente aos deficientes visuais. Com isso, tem-se como objetivo planejar e realizar estrategicamente um programa de "trekking" adaptado aos deficientes visuais, bem como a mensuração da qualidade de sono dos participantes, adaptando tal instrumento para o braile, pois é quase que inexistente instrumentos adaptados a essa população alvo. Igualmente, se almeja produzir material de vídeo e áudio sobre trekking para deficientes visuais, de forma a propor novas ações educativas de trabalho com deficientes visuais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neuropsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Psicologia do Envelhecimento.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Cronobiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA2017HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA. Evitação e proibição do incesto: fatores psicobiológicos e culturais. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO), v. 28, p. 287-297, 2017.

2.
HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA2017HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA; ALMONDES, KATIE MORAES DE ; SILVA, RODRIGO ALENCAR E . Severe episodic memory impairment after strategic infarct: A case report. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v. 11, p. 454-458, 2017.

3.
HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA2016HOLANDA JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA; ALMONDES, KATIE MORAES DE . Sleep and executive functions in older adults: A systematic review. Dementia & Neuropsychologia, v. 10, p. 185-197, 2016.

4.
DE ALMONDES, KATIE MORAES2015DE ALMONDES, KATIE MORAES ; JÚNIOR, FRANCISCO WILSON NOGUEIRA HOLANDA ; ALVES, NELSON TORRO . Sleep deprivation and implications for recognition and perception of facial emotions. Sleep and Biological Rhythms (Print), v. 14, p. 13-22, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, S. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. . Sono e memória. In: Almondes, K. M.. (Org.). Neuropsicologia do Sono: aspectos teóricos e clínicos. 1ed.São Paulo: Pearson, 2017, v. , p. 83-127.

2.
ALMONDES, K. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. . Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para Transtornos do Sono: história e princípios básicos. In: Almondes, K. M.; Pinto Júnior, L. R.. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental para os Transtornos de Sono. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. , p. 49-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAIA, Eulália Maria Chaves ; Ferreira, Camomila Lira ; LIMA, S. G. ; DANTAS, J. R. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; PEREIRA, Beatriz Mendes ; MOURA, L. A. ; Leonardo, Maria Emanuela Matos ; OLIVEIRA, H. K. M. ; AVILA, G. M. G. . La Literatura sobre la Relación entre Accidente Cerebral Vascular y Capacidad Funcional en los Ancianos.. In: XIII Congreso Virtual de Psiquiatria.com - Interpsiquis 2012, 2012. Anais do XIII Congreso Virtual de Psiquiatria.com, 2012.

2.
MAIA, Eulália Maria Chaves ; Ferreira, Camomila Lira ; MOURA, L. A. ; LEONARDO, M. E. M. ; OLIVEIRA, H. K. M. ; AVILA, G. M. G. ; LIMA, S. G. ; DANTAS, J. R. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; PEREIRA, Beatriz Mendes . La Depresión Posterior al Accidente Cerebral Vascular en Ancianos: una revisión de la literatura.. In: XIII Congreso Virtual de Psiquiatria.com - Interpsiquis 2012, 2012. Anais do XIII Congreso Virtual de Psiquiatria.com - Interpsiquis 2012, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Beatriz Mendes ; LEONARDO, M. E. M. ; TRAJANO, M. A. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; Ferreira, Camomila Lira . O AVC no Processo de Envelhecimento: uma avaliação da capacidade funcional em estudo de caso-controle.. In: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. Anais do III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013.

2.
PEREIRA, Beatriz Mendes ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; Maricélia Alves Trajano ; Ferreira, Camomila Lira . Depressão e AVC no Processo de Envelhecimento Humano: um estudo de caso-controle.. In: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. Anais do III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, C. L. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; MAIA, E. M. C. . Alterações neuropsicológicas e acidente vascular cerebral em idosos: um estudo transversal com grupo comparativo. In: VIII Congresso Iberoamericano de Alzheimer, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Alzheimer, 2015.

2.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; FERNANDEZ-CALVO, B. ; ALMONDES, K. M. . Caso neuropsicológico associado a transtorno bipolar no idoso. In: XIV Congresso Brasileiro da SBNp, 2015, Natal. Anais do XIV Congresso Brasileiro da SBNp, 2015.

3.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; FERNANDEZ-CALVO, B. ; ALMONDES, K. M. . Transtorno de aprendizagem não verbal na meia-idade. In: XIV Congresso Brasileiro da SBNp, 2015, Natal. Anais do XIV Congresso Brasileiro da SBNp, 2015.

4.
MOTA-ROLIM, S. A. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LOPES-DOS-SANTOS, V. ; FERNANDES, C. R. ; PESSOA, J. ; FABER, J. . Portal Neurociências - Um site de divulgação neurocientífica. In: Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade, 2014, Natal. Comunicação Pública sobre CT&I e Criatividade, 2014.

5.
PESSOA, J. ; SOUSA, C. ; SOUZA, B. ; MOTA-ROLIM, S. A. ; SEQUERRA, E. ; IZAC, D. ; PANTOJA, A. ; VIEGAS, R. ; MAGALHAES, J. ; ANOMAL, R. ; FAUSTINO, R. ; MARTINS, Y. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; PINHEIRO, S. ; FRAZON, R. ; PEREIRA, A. ; KOSHYAMA, D. . III Semana do Cérebro: Neurociência e Sociedade. In: XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC, 2014, Rio de Janeiro. Anais da XXXVIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento - SBNeC, 2014.

6.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; FERREIRA, C. L. ; LEONARDO, M. E. M. ; MAIA, E. M. C. . Alterações neuropsicológicas autorrelatadas, sintomatologia depressiva e de ansiedade em idosos acometidos por Acidente Vascular Encefálico. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. Anais da V Reunião Anual do IBNeC, 2014.

7.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; FERREIRA, O. D. L. ; LEONARDO, M. E. M. ; ALMONDES, K. M. . Avaliação da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório em pessoas com transtorno de insônia. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. Anais da V Reunião Anual do IBNeC, 2014.

8.
FERREIRA, C. L. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; MAIA, E. M. C. . Acidente Vascular Cerebral e alterações neuropsicológicas em idosos: um estudo transversal com grupo controle. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. Anais da V Reunião Anual do IBNeC, 2014.

9.
FERREIRA, C. L. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; MAIA, E. M. C. . Acidente Vascular Cerebral e envelhecimento: um estudo da sintomatologia depressiva e da capacidade funcional em um município do nordeste brasileiro. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. Anais da V Reunião Anual do IBNeC, 2014.

10.
OLIVEIRA, M. L. C. ; BELISIO, A. S. ; ALMONDES, K. M. ; VALDEZ, P. ; AZEVEDO, C. V. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; SILVA, S. D. . Influência do uso de mídias nos hábitos de sono, sonolência diurna e funções executivas em adolescentes de escolas privadas em Natal/RN. In: XIII Simpósio Brasileiro de Cronobiologia, 2014, Barbacena. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Cronobiologia, 2014.

11.
FERREIRA, O. D. L. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; ALMONDES, K. M. . Os insones apresentam dificuldades em tomar decisões? Comparativo entre medicados e não medicados. In: V Reunião Anual do IBNeC, 2014, João Pessoa. Anais da V Reunião Anual do IBNeC, 2014.

12.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; Ferreira, Camomila Lira ; MAIA, Eulália Maria Chaves . Alterações Neuropsicológicas em Idosos Decorrentes de Doenças Neurodegenerativas e Neuropsiquiátricas: aspectos importantes revisados na literatura. In: XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012.

13.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; Ferreira, Camomila Lira ; MAIA, Eulália Maria Chaves . Alterações Neuropsicológicas no Processo de Envelhecimento: limites entre o saudável e o patológico. In: XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2012.

14.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; ALMONDES, K. M. ; ALVES, N. T. . Reconhecimento das emoções faciais e insônia: Revisão de literatura. In: III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC, 2012.

15.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.; ALMONDES, K. M. . Córtex Pré-frontal e Reconhecimento Facial: Achados clínicos e experimentais. In: III Reunião Anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento, 2012, Florianópolis. Anais da III Reunião Anual do IBNeC, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.. Depressão no contexto universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PEREIRA, Beatriz Mendes ; Ferreira, Camomila Lira ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. ; MAIA, Eulália Maria Chaves . A depressão e o processo de envelhecimento humano diante do acidente vascular cerebral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.. Portal Neurociências. 2013; Tema: Temas em Neurociências. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Reunião Anual do IBNeC. 2014. (Congresso).

2.
Colóquio Internacional de Neurociência Cognitiva. 2013. (Encontro).

3.
Encontro Norteriograndense de Neuropsicologia. 2013. (Encontro).

4.
II Semana do Cérebro. 2013. (Simpósio).

5.
Ciclo de Palestras: Desvendando o Comportamento Humano. 2012. (Encontro).

6.
III Curso e Conferências em Neurociências e Comportamento. 2012. (Seminário).

7.
III ENPSI - Encontro de Psicologia da UFRN. 2012. (Encontro).

8.
I Semana do Cérebro da UFRN. 2012. (Outra).

9.
Reabilitação neuropsicológica do TDAH - Uso de video game como ferramenta de treino cognitivo. 2012. (Encontro).

10.
XXX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2012. (Congresso).

11.
Abordando o Sono: Perspectivas Atuais. 2011. (Simpósio).

12.
II ENPSI - Encontro de Psicologia da UFRN. 2011. (Encontro).

13.
II Jornada de Memória da UFRN. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMONDES, K. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. . III Encontro Abordando o Sono: O Impacto da Tecnologia no Sono. 2014. (Outro).

2.
ALMONDES, K. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. . I Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e Demências. 2013. (Congresso).

3.
ALMONDES, K. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; Leonardo, Maria Emanuela Matos . II Encontro Abordando o Sono: Sono e Processos Cognitivos. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMONDES, K. M. ; HOLANDA JÚNIOR, F. W. N. ; LEONARDO, M. E. M. . I Congresso de Neuropsicologia do Envelhecimento e Demências. 2013. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
HOLANDA JÚNIOR, F. W. N.. Portal Neurociências. 2013; Tema: Temas em Neurociências. (Site).



Outras informações relevantes


Aluno laureado pelo curso de Psicologia (turma 2015.2) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aprovado em primeiro lugar na seleção da Residência Multiprofissional em Saúde, Psicologia/Programa em Cardiologia (HUOL) (2016).

Aprovado em primeiro lugar no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRN (2016). 

Aprovado em primeiro lugar no concurso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Edital Nº 031/2016, Cargo Psicólogo - Nível E (2016).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 12:34:05