Daniel Moreira de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3246457244246922
  • Última atualização do currículo em 22/03/2018


Daniel Moreira é Bacharel em Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrando em composição, sob a orientação de Pauxy Gentil-Nunes, na mesma instituição. Participa ativamente como compositor e organizador de diversos eventos voltados para a música contemporânea, dentre eles o Projeto Mostra 0800, do qual é um dos criadores, e o Fórum dos Compositores (FoCo), além de participações em eventos como Panorama da Música Brasileira, Bienal da Música Brasileira Contemporânea, Festival Villa-Lobos, Encontro Nacional de Compositores Universitários, entre outros. Recebeu Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional de Composição - Categoria Orquestra Sinfônica. Teve sua obra 'Fantasia para sax, trompete e percussão" premiada no prêmio Funarte de Composição Clássica 2012. Foi Professor Substituto de Composição da UFRJ entre 2014 e 2016. Atua nas áreas de composição e análise musical, editoração de partituras e faz parte do corpo editorial da Revista MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Moreira de Sousa
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, Daniel;SOUSA, Daniel Moreira de;DE SOUSA, Daniel Moreira


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Processos Criativos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: DESIGN TEXTURAL: UMA TEORIA PARA A ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS MUSICAIS,
Orientador: Pauxy Gentil-Nunes Filho.
2013 - 2015
Mestrado em Processos Criativos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Perspectivas para a análise textural a partir da mediação entre a Teoria dos Contornos e a Análise Particional,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Pauxy Gentil-Nunes Filho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2012
Graduação em Bacharelado em Música/Composição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Marcos Vinicio Nogueira.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Projeto Compositores. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
GT: Trabalho colaborativo na universidade. (Carga horária: 12h).
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Produção Cultural. (Carga horária: 54h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
GT: Autonomia da análise musical. (Carga horária: 12h).
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPPOM, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Composição Para Órgão. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Master Class de Composição com Morten Olsen. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Composição, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Canto Coral, Carga horária: 16

Atividades

03/2014 - 06/2014
Estágios , Escola de Música da UFRJ, .

Estágio realizado
Estágio Docente na Turma de Análise Harmônica I, ministrada pelo Prof. Dr. Pauxy Gentil-Nunes..
08/2011 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música da UFRJ, .



Linhas de pesquisa


1.
Pesquisador no projeto de pesquisa "GAUSS: Sistema de Composição Musical Baseado em Números Primos" coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Almada.


Projetos de pesquisa


2011 - 2012
GAUSS: Sistema de Composição Musical Baseado em Números Primos
Descrição: Este texto apresenta e descreve em linhas gerais um projeto de pesquisa em iniciação científica que consiste na elaboração, desenvolvimento e formalização de um sistema de composição musical cujos parâmetros construtivos-estruturais são orientados pelo conceito dos números primos. Tal orientação tem como objetivo não apenas restringir o universo de escolhas composicionais englobando os aspectos da forma (macro e micro), conteúdo melódico-harmônico, textura e ritmo como também fornecer elementos de coerência e coesão e, ao mesmo tempo, flexibilidade e variedade expressiva à composição musical. Algumas aplicações composicionais advindas de determinações e coerções derivadas dos parâmetros abaixo descritos seguirão procedimentos de engenharia reversa, isto é, tomando como referência informações obtidas a partir de análises, estudos empíricos e/ou de conceitos teóricos previamente estabelecidos na literatura (especialmente ligada à área da cognição musical). Acrescente-se ainda que o sistema encontra-se atualmente em estágio inicial de formalização, estando assim, portanto, sujeito a modificações, aperfeiçoamentos e refinamentos futuros, o que se pretende realizar no desenvolvimento do projeto. O sistema Gauss deve seu nome ao matemático, astrônomo e físico alemão Carl Friederich Gauss (1777-1855), um dos grandes contribuidores para o desenvolvimento da teoria dos numerais primos. Neste projeto, por mim coordenado, integram-se como orientandos os seguintes alunos de graduação do curso de Bacharelado em Composição Musical desta unidade acadêmica: Azael Ferreira de Carvalho Neto (DRE 109015516), Daniel Moreira de Sousa (DRE 108012400). Este texto apresenta e descreve em linhas gerais um projeto de pesquisa em iniciação científica que consiste na elaboração, desenvolvimento e formalização de um sistema de composição musical cujos parâmetros construtivos-estruturais são orientados pelo conjunto de propriedades dos Números Primos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniel Moreira de Sousa - Integrante / Azael Ferreira de Carvalho Neto - Integrante / Carlos de Lemos Almada - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Editoração Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arranjo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional da UFRJ na categoria Orquestra Sinfônica com a peça "A Queda", UFRJ.
2012
Obra 'Fantasia para sax trompete e percussão' Vencedora do Prêmio Funarte de Composição Clássica 2012, Funarte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, Daniel2014MOREIRA, Daniel. Contour Analyzer: Computational tool for the analysis of musical contours. ART MUSIC REVIEW, v. 027, p. 13, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
DE SOUSA, Daniel Moreira. Textural Contour: A Proposal for Textural Hierarchy Through the Ranking of Partitions lexset. Computational Music Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 199-206.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, Daniel. Intertextualidade aplicada ao processo criativo a partir da sagração da primavera e Prélude à L'après-midi d'un faune. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017, Campinas. Anais do XXVII do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2017. p. 1-10.

2.
MOREIRA, Daniel. Investigação dos princípios de variação progressiva e Grundgestalt no domínio textural na terceira das Três Peças para Piano op. 11, de Arnold Schoenberg. In: II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), 2017, Santa Catarina. Anais do II Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), 2017. p. 95-103.

3.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Planejamento composicional no domínio da textura a partir da expansão dos espaços musicais. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte (MG). Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2016.

4.
MOREIRA, Daniel. Relações entre textura, performance e superfície musical a partir do contorno textural. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2016, Belo Horizonte (MG). Anais do XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2016.

5.
MOREIRA, Daniel. Contornos musicais e textura: perspectivas para análise e composição. In: IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música/XII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2016, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música/XII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO, 2016. p. 99-109.

6.
MOREIRA, Daniel. Relações entre textura e orquestração a partir da análise da Promenade da suite Quadros em Exposição de Mussorgsky. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM-UFRJ), 2016, Rio de Janeiro. Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGM-UFRJ), 2016. v. 2. p. 46-61.

7.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. ; GENTIL-NUNES, P. . Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias Nº 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2015, Vitória. Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2015. p. 1-9.

8.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Ornamental Functions in Textural Domain from the Proposal for a Textural Contour. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2015, Vitória (ES). Anais do XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2015. p. 1-9.

9.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Contorno textural: ferramentas computacionais para análise da textura. In: 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGM-UFRJ), 2015, Rio de Janeiro. Anais do 13º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PGM-UFRJ), 2015. p. 40-47.

10.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2014. p. 1-8.

11.
MOREIRA, Daniel. Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais. In: I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), 2014, Salvador. Anais do I Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2014. p. 35-42.

12.
MOREIRA, Daniel. Poema sinfônico para 100 metrônomos: reflexões sobre os conceitos de temporalidade musical. In: III Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical (ETAM 3), 2013, São Paulo. Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical., 2013. v. 3. p. 359-366.

13.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. ; ALMADA, Carlos de L. . Contornos musicais aplicações no indexograma e na curva derivativa. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2013, Natal (UFRN). Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM), 2013. v. 1.

14.
MOREIRA, Daniel. Contornos particionais aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. In: 12º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro (UFRJ). Anais do 12º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Música da UFRJ, 2013. p. 27-34.

15.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. . Sistema Gauss: Os números primos e suas aplicações musicais.. In: XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2012, João Pessoa (UFPB). Anais do XXII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM, 2012. v. 1. p. 2083-2088.

16.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. . Sistema Gauss de composição Musical com Números Primos: Teoria das partições primas. In: 11º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Música da UFRJ, 2012, Rio de Janeiro (UFRJ). Anais do 11º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Música da UFRJ, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Contornos musicais e os operadores particionais: aplicações computacionais. In: 38º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, 2013, Goiânia. Caderno de resumos do 38º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, 2013. v. 1. p. 35-38.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, Daniel. Intertextualidade aplicada ao processo criativo a partir da sagração da primavera e Prélude à L'après-midi d'un faune. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MOREIRA, Daniel. Processo Criativo a partir da Textura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, Daniel. Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na Primavera. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Planejamento composicional no domínio da textura a partir da expansão dos espaços musicais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, Daniel. Relações entre textura, performance e superfície musical a partir do contorno textural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Ornamental Functions in Textural Domain from the Proposal for a Textural Contour. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. ; ALMADA, Carlos de L. . Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. . Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOREIRA, Daniel. Contorno textural: ferramentas computacionais para análise da textura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOREIRA, Daniel. Textural Contour: A Propostal for Textural Hierarchy through the Ranking of Partitions Lexset. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOREIRA, Daniel. Poema sinfônico para 100 metrônomos: reflexões sobre os conceitos de temporalidade musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P. ; ALMADA, Carlos de L. . Contornos musicais aplicações no indexograma e na curva derivativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, Daniel. Contornos particionais aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. ; GENTIL-NUNES, P. . Grupo de pesquisa MusMat: modelos matemáticos e composição musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. . Sistema Gauss: Os números primos e suas aplicações musicais.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. . Sistema Gauss de composição musical com números primos: teoria das partições primas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO NETO, A. F. ; ALMADA, Carlos de L. ; MOREIRA, Daniel . Sistema Gauss de composição musical com números primos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOREIRA, Daniel. Música e Humor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOREIRA, Daniel. Música Construída através de intenções extra-musicais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MOREIRA, Daniel. Jacquard. 2015.

2.
MOREIRA, Daniel. Contour Analyzer. 2014.

3.
GENTIL-NUNES, P. ; MOREIRA, Daniel . Operadores Particionais. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, Daniel; ASSIS, Nariá ; CARVALHO NETO, A. F. ; FERREIRA, Alexandre . Mostra 0800 no programa 'Música e Músicos do Brasil' da Rádio Mec. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMADA, Carlos ; MOREIRA, Daniel ; GENTIL-NUNES, P. ; PITOMBEIRA, L. . Musmat: Aplicações de Modelos Matemáticos à Composição e Análise Musical. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOREIRA, Daniel. Editoração Eletrônica das Partituras - Festival Brasil Vocal CCBB - I Concurso de Arranjos para Grupos Vocais a cappella (Arranjos Selecionados). 2012. (Editoração/Outra).

3.
MOREIRA, Daniel. Transcrição e extração das partes da Ópera Pigmalião de J. P. Rameau. 2012. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
MOREIRA, Daniel. Epílogo. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
MOREIRA, Daniel. Ausência. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
MOREIRA, Daniel. Entre o Passado e o Futuro. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

4.
MOREIRA, Daniel. Sagração de um Fauno na Primavera. 2016. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
MOREIRA, Daniel. Skyline. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
MOREIRA, Daniel. Devir. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

7.
MOREIRA, Daniel. Sina. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
MOREIRA, Daniel. Sina. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
MOREIRA, Daniel. Folhas Mortas Que o Tempo Esquece. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
MOREIRA, Daniel. Mímesis. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco ; ASSIS, Nariá ; CAVALCANTI, F. ; GARRIDO, Rudi. . Mímesis. 2014. Interpretação.

12.
MOREIRA, Daniel. Infância. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
MOREIRA, Daniel. Mímesis. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

14.
MOREIRA, Daniel; SOARES, C. E. ; VENTURA, Felipe Pacheco ; COSTA, E. ; CAVALCANTI, F. ; DANTAS, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; COHEN, S. ; ASSIS, Nariá . Ponto, Linha e Plano. 2013. Interpretação.

15.
MOREIRA, Daniel; COHEN, S. ; TENORIO, H. ; VANDAL, L. ; CHIARADIA, H. . Divas. 2013. Interpretação.

16.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco ; GENTIL-NUNES, P. ; DANTAS, P. ; SOARES, C. E. . Mímesis. 2013. Interpretação.

17.
MOREIRA, Daniel; CAVALCANTI, F. ; VAL, R. ; FUKS, L. . Devaneios. 2013. Interpretação.

18.
MOREIRA, Daniel. Prisma. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

19.
MOREIRA, Daniel. Eneagrama - Recital de Formatura de Daniel Moreira (Composição). 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

20.
MOREIRA, Daniel. Fantasia para sax trompete e percussão. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

21.
MOREIRA, Daniel. A Queda. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

22.
MOREIRA, Daniel. Música e Memória - O Patrimônio Musical Brasileiro. 2012. Interpretação.

23.
MOREIRA, Daniel. Limiar. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

24.
MOREIRA, Daniel. Prisma. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

25.
MOREIRA, Daniel. Monólogo I. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

26.
MOREIRA, Daniel; CABRAL, C. . Ideias. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

27.
MOREIRA, Daniel. Suite Perdida. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

28.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco ; CARVALHO NETO, A. F. ; SOARES, C. E. . TAL - 4 Movimentos. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

29.
MOREIRA, Daniel; MORAES, M. . Monólogo I. 2011. Interpretação.

30.
MOREIRA, Daniel. Missa de Santa Cecília de José Maurício Nunes Garcia. 2011. Interpretação.

31.
MOREIRA, Daniel. Série 50Anos OSN UFF. 2011. Interpretação.

32.
MOREIRA, Daniel. Recital de Formatura de Cyrano Sales (Regência Coral). 2011. Interpretação.

33.
MOREIRA, Daniel. Coral da Escola de Mùsica da UFRJ. 2011. Interpretação.

34.
MOREIRA, Daniel. Suite para Piano e Violino. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

35.
MOREIRA, Daniel. Infância. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

36.
MOREIRA, Daniel. Adolescência. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

37.
MOREIRA, Daniel. Suite para Piano e Violino. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

38.
MOREIRA, Daniel. Danças e Canções do Mundo. 2010. Interpretação.

39.
MOREIRA, Daniel. Recital de Formatura de Rafael Pires Caldas (Regência Coral). 2010. Interpretação.

40.
MOREIRA, Daniel. Coro Sinfônico da UFRJ. 2010. Interpretação.

41.
MOREIRA, Daniel. Coral da Escola de Mùsica da UFRJ. 2010. Interpretação.

42.
MOREIRA, Daniel. O Ilusionista. 2009. Apresentação de Obra (para compositores).

43.
MOREIRA, Daniel. Ciclo Haydn & Handel - A Criação de Haydn. 2009. Interpretação.

44.
MOREIRA, Daniel. Acervo Cleofe Person de Mattos. 2009. Interpretação.

45.
MOREIRA, Daniel. Recital de Formatura de Guilherme Barroso (Regência Coral). 2009. Interpretação.

46.
MOREIRA, Daniel. Concerto de Natal. 2009. Interpretação.

47.
MOREIRA, Daniel. Coral da Escola de Mùsica da UFRJ. 2009. Interpretação.

48.
MOREIRA, Daniel. Canções do Mundo. 2009. Interpretação.

49.
MOREIRA, Daniel. Um Réquiem Alemão Op. 45 - Sobre textos das Sagrada Escritura. 2008. Interpretação.

50.
MOREIRA, Daniel. Música Sacra. 2008. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUEIRA, M. V.; MOREIRA, Daniel; COHEN, S.. Participação em banca de Felipe Pacheco Ventura.Trabalho de Conclusão de Curso (Recital de Formatura de Felipe Ventura). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MOREIRA, Daniel; SCHUBERT, A.; FUKS, L.. Participação em banca de Rafael Reed Sperling.Trabalho de Conclusão de Curso (Recital de Formatura de Rafael Sperling). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MOREIRA, Daniel; NOGUEIRA, M. V.. Participação em Banca Examinadora do Teste de Habilidade Específica - Vestibular 2016. 2015.

2.
MOREIRA, Daniel; RIBEIRO, S. J. G.. Participação em Banca Examinadora do Teste de Habilidade Específica - Vestibular 2015. 2014.

Outras participações
1.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L.; GENTIL-NUNES, P.; AGUIAR, Ernani; RIBEIRO, Roberto Macedo; FERRARO, Mario; BIATO, Eduardo. 4º Concurso Nacional de Composição Escola de Música da UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MOREIRA, Daniel; GENTIL-NUNES, P.. Participação em Banca de Manutenção de Vínculo e Mudança de Habilitação. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MOREIRA, Daniel; SCHUBERT, A.. Participação em Banca de Manutenção de Vínculo e Mudança de Habilitação. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estratégias Composicionais Baseadas em Modelos Psicoacústicos com Rafaell Valle (I FoCo). 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. ; PITOMBEIRA, L. ; GENTIL-NUNES, P. . II Congresso Nacional de Música e Matemática. 2017. (Congresso).

2.
MOREIRA, Daniel; MATOS, V. . Série Música Sacra de Todos os Tempos - Concerto 'Em Busca do Sagrado'. 2016. (Concerto).

3.
MOREIRA, Daniel; ALMADA, Carlos de L. ; PITOMBEIRA, L. ; GENTIL-NUNES, P. . I Congresso Nacional de Música e Matemática. 2016. (Congresso).

4.
SCHUBERT, A. ; ALMADA, Carlos de L. ; MOREIRA, Daniel ; NOGUEIRA, MARCOS ; GENTIL-NUNES, P. . XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 2016. (Festival).

5.
AGUIAR, Ernani ; SCHUBERT, A. ; ALMADA, Carlos de L. ; MOREIRA, Daniel ; NOGUEIRA, M. V. ; GENTIL-NUNES, P. . 4º Concurso Nacional de Composição Escola de Música da UFRJ. 2016. (Concurso).

6.
MOREIRA, Daniel; CARVALHO NETO, A. F. ; BEZERRA, R. S. . Mostra 0800 de Composições - 7ª Edição. 2015. (Concerto).

7.
MOREIRA, Daniel. Tao Solos e Duos. 2015. (Concerto).

8.
MOREIRA, Daniel. Tao Convida Duo Ferreira Richter. 2015. (Concerto).

9.
ALMADA, Carlos ; MOREIRA, Daniel ; GENTIL-NUNES, P. ; PITOMBEIRA, L. . Curso de Extensão - Musmat: Aplicações de Modelos Matemáticos à Composição e Análise Musical. 2015. (Outro).

10.
NETO, Azael ; MOREIRA, Daniel . Mostra 0800 de Composições - 6ª Edição. 2014. (Concerto).

11.
MOREIRA, Daniel. Tao Duos. 2014. (Concerto).

12.
SCHUBERT, A. ; MOREIRA, Daniel ; GENTIL-NUNES, P. ; NOGUEIRA, M. V. ; PITOMBEIRA, L. ; CICCHELLI, R. . XXII Panorama da Música Brasileira Atual. 2014. (Festival).

13.
MOREIRA, Daniel. Eneagrama - Recital de Formatura de Daniel Moreira (Composição). 2013. (Concerto).

14.
MOREIRA, Daniel; SOARES, C. E. ; VENTURA, Felipe Pacheco ; ASSIS, Nariá ; GONZAGA, T. ; FORTES, R. ; DANTAS, P. ; CARON, J. ; MARCONI, R. ; VIEIRA, L. A. . 10º Encontro Nacional de Compositores Universitários (ENCUN). 2012. (Outro).

15.
CARVALHO NETO, A. F. ; MOREIRA, Daniel ; SOARES, C. E. ; REIS, L. . Mostra 0800 de Composições - 5ª Edição Limiar Ensemble. 2012. (Concerto).

16.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco ; Carlos Eduardo Soares ; NETO, Azael . Mostra 0800 de Composições - 4ª Edição. 2011. (Concerto).

17.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco ; Carlos Eduardo Soares . Mostra 0800 de Composições - Ensemble 0800. 2011. (Concerto).

18.
MOREIRA, Daniel; FORTES, R. ; GONZAGA, T. ; GENTIL-NUNES, P. ; VENTURA, Felipe Pacheco ; DANTAS, P. ; SCHUBERT, A. ; SOARES, C. E. . I Fórum dos Compositores (FoCo). 2011. (Outro).

19.
MOREIRA, Daniel; Carlos Eduardo Soares ; VENTURA, Felipe Pacheco . Mostra 0800 de Composições - 3ª Edição. 2011. (Concerto).

20.
MOREIRA, Daniel; ASSIS, Nariá . Concerto do Grupo 0800 no XXV Panorama da Música Brasileira Atual. 2010. (Concerto).

21.
MOREIRA, Daniel; Carlos Eduardo Soares . Mostra 0800 de Composições - 1ª Edição. 2010. (Concerto).

22.
MOREIRA, Daniel; Carlos Eduardo Soares ; VENTURA, Felipe Pacheco . Mostra 0800 de Composições - 2ª Edição. 2010. (Concerto).

23.
MOREIRA, Daniel; VENTURA, Felipe Pacheco . Recital de Composição de Alunos da Escola de Mùsica. 2010. (Concerto).

24.
MOREIRA, Daniel; Carlos Eduardo Soares . Recital de Composição de Alunos da Escola de Mùsica. 2009. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Reed Sperling. Recital de Formatura de Rafael Sperling. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música - Composição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Daniel Moreira de Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 11:17:59