Tatyane Caruso Fernandes

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Possui graduação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é docente do ensino básico, técnico e tecnológico - IFPR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tatyane Caruso Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, T. C.;CARUSO FERNANDES, TATYANE


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: ENSINO DE QUÍMICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO E DOS PROGRAMAS COMPUTACIONAIS PARA UM ENSINO MAIS INCLUSIVO,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Fabiana R. G. e Silva Hussein.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2004 - 2008
Graduação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Astronomia. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2011 - 2011
Como trabalhar com o Meio Ambiente, Cidadania e Te. (Carga horária: 4h).
Editora FTD, EDITORA FTD, Brasil.
2010 - 2010
Caminhos da Criação Teatral: do Texto à Cena. (Carga horária: 3h).
Secretaria do Estado de Educação (SC), SED, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Educação Digital. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação (SC), SED, Brasil.
2010 - 2010
Informática na Escola para Prática Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Secretaria do Estado de Educação (SC), SED, Brasil.
2007 - 2007
Química das Cores. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
Caracterização de Combustíveis Automotivos. (Carga horária: 5h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2006 - 2006
Estudos para a Organização do Trabalho Pedagógico. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2005 - 2005
Ciclo de Palestras de Geoquímica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
KimikArte: a utilização de HQs e teatro como método de ensino e divulgação científica
Descrição: Considerando-se a importância de se ensinar ciência para formar para o exercício da cidadania, destacada por diversos autores, bem como pelos parâmetros curriculares que norteiam o ensino de química, observa-se a necessidade de rever a metodologia com que essa disciplina vem sendo trabalhada na educação básica. Algumas das propostas já bem desenvolvidas na literatura dizem respeito ao lúdico, que nesse caso será aplicado na forma de histórias em quadrinho, que auxiliem não somente no aprendizado dos estudantes, mas também funcionem como um material de divulgação científica. Desta forma, pretende-se verificar se HQs com conteúdos científicos podem contribuir para o ensino de química na educação básica? E para divulgação científica? Utilizando-se da metodologia de pesquisa qualitativa, o projeto visa utilizar HQs com conteúdo científico como material paradidático, trabalhando conceitos de lúdico aplicados ao contexto de história em quadrinhos com futuros professores de química e também com alunos de ensino médio. Deste modo, procurar-se-á verificar se os materiais já existentes ajudam de fato os estudantes a compreenderem e se familiarizarem com conteúdos científicos. Isso será feito inicialmente analisando os materiais com alunos de licenciatura em química, seguido da elaboração de unidades didáticas que possam ser aplicadas em sala de aula na educação básica. Após análise destes resultados, serão elaborados roteiros e desenhos para a criação de HQs de autoria do próprio grupo, que poderão também ser utilizadas em sala de aula, bem como para distribuição no campus. Com o desenvolvimento do projeto, se busca contribuir com materiais para trabalhar alguns conceitos de forma lúdica no ensino médio, contribuindo também para colaborar com a divulgação e alfabetização científica, trabalhando a ideia da criação de um grupo de teatro científico futuramente. Também se pretende mostrar como a interdisciplinaridade pode surtir efeitos positivos no processo ensino-aprendizagem. Palavras ? chave: história em quadrinho, alfabetização científica, lúdico, interdisciplinaridade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARUSO FERNANDES, TATYANE2017 CARUSO FERNANDES, TATYANE; R. G. SILVA HUSSEIN, FABIANA ; C. P. RIZZO DOMINGUES, ROBERTA . Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação num enfoque multissensorial. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 195-203, 2017.

2.
FROIS, S. R.2011 FROIS, S. R. ; Marco Tadeu Grassi ; FERNANDES, T. C. ; Ronaldo Adriano dos Santos Barreto ; Gilberto Abate . PRÉ-CONCENTRAÇÃO DE Cr( III) E ANÁLISE DE ESPECIAÇÃO DE CROMO EMPREGANDO MONTMORILONITA SATURADA COM ÍONS POTÁSSIO. Química Nova (Online), v. 34, p. 462-467, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HUSSEIN, F. R. G. E. S. ; FERNANDES, T. C. ; XAVIER, C. R. . A UTILIZAÇÃO DO TEMA DROGAS PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013, Girona. IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 2013. p. 2907-2912.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, T. C.; HUSSEIN, F. R. G. E. S. . A utilização de modelos moleculares alternativos no ensino de hidrocarbonetos para alunos deficientes visuais. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ), 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ), 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA / X ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA. A utilização de modelos moleculares alternativos no ensino de hidrocarbonetos para alunos deficientes visuais. 2012. (Congresso).

2.
III Seminário de Teoria e Prática de Ensino "UNIVERSIDADE E ESCOLA: ESPAÇOS DE FORMAÇÃO".A Química das Bebidas. 2007. (Seminário).

3.
XIV Semana de Química da UFPR. 2007. (Oficina).

4.
14° SBQSul - "Química na Sociedade:significados e implicações". 2006. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARUSO FERNANDES, TATYANE2017 CARUSO FERNANDES, TATYANE; R. G. SILVA HUSSEIN, FABIANA ; C. P. RIZZO DOMINGUES, ROBERTA . Ensino de química para deficientes visuais: a importância da experimentação num enfoque multissensorial. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA (IMPRESSO), v. 39, p. 195-203, 2017.




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