Crystina Di Santo D'Andrea

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6081650175089385
  • Última atualização do currículo em 18/12/2017


Atuou na formação continuada de professores dos anos iniciais da Educação Básica como FORMADORA de PROFESSORES ALFABETIZADORES, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, no PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC do Ministério da Educação, de 2010 a 2017. Atuou como tutora do MEC no Pró Letramento Alfabetização e Linguagem e como Ministrante do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem organizado pela Pref. de PoA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ALFABETIZAÇÃO, PLANEJAMENTO POR PROJETOS e AVALIAÇÃO (TRANS)FORMADORA. DOUTORA EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Pós-Graduação em CURRÍCULO POR ATIVIDADES (FAFIMC). Graduação em Licenciatura Plena em História e Licenciatura curta em Estudos Sociais (PUCRS). MAGISTÉRIO no Instituto de Educação General Flores da Cunha. Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde março de 2007, aposentando-se desta função em junho de 2014. Atuou como professora alfabetizadora, professora de Geografia, professora de Turmas de Progressão e como Coordenadora Pedagógica. Trabalha com ASSESSORIA PEDAGÓGICA para escolas, municípios e Estado. Realiza oficinas e palestras. Realiza Orientações e Avaliações de TCCs. Orientou e fez parte de Bancas de Pós-Graduação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Crystina Di Santo D'Andrea
Nome em citações bibliográficas
D'ANDRÉA, C. S.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: FAZENDO A DIFERENÇA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES INTEGRANTES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: HELENISE SANGOI ANTUNES.
Palavras-chave: Ambiência; CULTURA DA PROFESSORALIDADE; FENOMENOLOGIA DA EDUCAÇÃO; AUTOBIOGRAFIA; (TRANS)FORMAÇÃO.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2002
Mestrado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Das Relações com o Saber: Histórias de mães e filhos no mundo da cultura escrita,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Jaqueline Moll.
Grande área: Ciências Humanas
1987 - 1987
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM CURRÍCULO POR ATIVIDADES. (Carga Horária: 392h).
FACULDADE DE FILOSOFIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, FAFIMC, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS PROFESSORES EMFORMAÇÃO.
Orientador: VILMAR FIGUEIREDO DE SOUZA.
1980 - 1984
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1980 - 1983
Graduação em ESTUDOS SOCIAIS.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1976 - 1979
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação General Flores da Cunha, I.E., Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DO PACTO NAC. PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em V SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PROTAGONISMO DAS INSTIT. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
VII SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 20h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2014 - 2014
ii SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
SIMPÓSIO MEMÓRIA (AUTO)BIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA. (Carga horária: 24h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em EDUCAÇÃO INDÍGENA. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
CURSO INTENSIVO FOTOGRAFIA E EDUCAÇÃO DO OLHAR. (Carga horária: 8h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE, SMED/POA, Brasil.
2011 - 2011
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE OSASCO: C. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE OSASCO, SEO-SP, Brasil.
2011 - 2011
II SIMPÓSIO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. (Carga horária: 20h).
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DO ESPÍRI, NEPALES, Brasil.
2011 - 2011
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAI. (Carga horária: 30h).
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, PUCPR, Brasil.
2011 - 2011
III SINAL - ALFABETIZAÇÕES/LETRAMENTOS: DA EDUCAÇÃ. (Carga horária: 20h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2011 - 2011
II SIMPÓSIO EM ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2011 - 2011
V COLÓQUIO NACIONAL LEITURA E COGNIÇÃO. (Carga horária: 20h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2011 - 2011
II SIMPÓSIO EM ALFABETIZAÇÃO LEITURA E ESCRITA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em APERFEIÇOAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE TUTORES EM LING. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em APERFEIÇOAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE TUTORES EM LING. (Carga horária: 260h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
CURSO DE CINEMA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 8h).
SEC MUN DE EDUCAÇÃO - POA, SMED/POA, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS. (Carga horária: 120h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR DE ORIENTADORES DO PNAIC
Outras informações
PNAIC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA RECÉM MESTRE


Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40
Outras informações
Aposentadoria.


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR DE ORIENTADORES DO PNAIC

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR DE ORIENTADORES DO PNAIC

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador PNAIC

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR DE ORIENTADORES DO PNAIC

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formador PNAIC

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratação MEC, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR E AVALIADOR DE TCC

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TUTOR DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO P


CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: MINISTRANTE
Outras informações
DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO.


Prefeitura Municipal de Viamão, PMV, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Cedência - FG, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Cedência - FG, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Cedência, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: cedência, Enquadramento Funcional: Diretora da CRC, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES - PNAIC.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA\.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AVALIAÇÃO (TRANS)FORMADORA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PLANEJAMENTO/PROJETOS.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO 1º CICLO.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
D'ANDRÉA, C. S.2015D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALFABETIZAR NA IDADE CERTA. Presença Pedagogica, v. 21, p. 36-40, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
D'ANDRÉA, C. S.; DENISE VALDUGA BATALHA ; MARQUEZAN, L. I. P. ; HELENISE SANGOI ANTUNES . REVISITANDO A EPISTEMOLOGIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. In: SÍLVIA MARIA DE OLIVEIRA PAVÃO; BRUNA PEREIRA ALVES FIORIN; ANA CLÁUDIA PAVÃO SILUK. (Org.). APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 1ªed.SANTA MARIA: UFSM, 2013, v. 27, p. 224-234.

Apresentações de Trabalho
1.
D'ANDRÉA, C. S.. PARA ALÉM DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: OS PROJETOS E A EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
D'ANDRÉA, C. S.. PARA ALÉM DAS SEQUÊNCIAS DISÁTICAS: OS PROJETOS E A EDUCAÇÃO INTEGRAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
D'ANDRÉA, C. S.. SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA IDADE CERTA - PNAIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
D'ANDRÉA, C. S.. DIÁRIOS DE BORDO NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. COMO FORMAR UM FORMADOR?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
D'ANDRÉA, C. S.; HELENISE SANGOI ANTUNES . CAMINHAR PARA SI...TRILHAR PARA O OUTRO... HISTÓRIAS DE VIDAS CRUZADAS ENTRE ALFABETIZADORAS DO PNAIC. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
D'ANDRÉA, C. S.. Currículo e Planejamento no E.F.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; Líndice Pedroso ; BOLZAN, M.T. . Conversas Impactantes. O Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a Formação do Formador.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
D'ANDRÉA, C. S.. SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PNAIC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
D'ANDRÉA, C. S.. O PNAIC MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO FORMADOR: UM QUESTIONAMENTO NECESSÁRIO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
D'ANDRÉA, C. S.. NAS PRÁTICAS DE (AUTO)FORMAÇÃO, DIÁRIOS DE BORDO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . O PNAIC E A FORMAÇÃO DOCENTE EM DEBATE: CONSIDERAÇÕES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
D'ANDRÉA, C. S.. DIÁRIO DE BORDO, PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇAO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . DIÁRIO DE BORDO:ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO, PRÁTICA DE (AUTO)FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO POPULAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
D'ANDRÉA, C. S.. 'CANTO DE CICATRIZ'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
D'ANDRÉA, C. S.. LETRAMENTO: NOVAS POSSIBILIDADES EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
D'ANDRÉA, C. S.. CANTO DE CICATRIZ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
D'ANDRÉA, C. S.. A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:COMO FORMAR UM FORMADOR?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
D'ANDRÉA, C. S.. lITERATURA INFANTIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
D'ANDRÉA, C. S.. A LEITURA COMO PRODUÇÃO NA, DA E PARA A CULTURA ESCRITA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
D'ANDRÉA, C. S.. BRINCAR PARA LETRAR:A LUDICIDADE DO CURRÍCULO DAS CRIANÇAS NO PRIMEIRO CICLO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
D'ANDRÉA, C. S.. A EXPERIÊNCIA COMO TUTORA DO PRÓ-LETRAMENTO/ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM: INVERTENDO O PARADIGMA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; PONTES, K.S. ; KONRAD, V.A. ; TERRA, M. . A importância do lúdico para a alfabetização e o letramento de crianças de seis anos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; PONTES, K.S. ; KONRAD, V.A. ; TERRA, M. . Desafios no fazer acontecer do pró-letramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
D'ANDRÉA, C. S.; PONTES, K.S. ; SABRINA GARCEZ ; TERRA, M. ; KONRAD, V.A. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; KONRAD, V.A. ; PONTES, K.S. ; TERRA, M. . OS DESAFIOS NO FAZER ACONTECER DO PROLETRAMENTO 2011, NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
D'ANDRÉA, C. S.; PONTES, K.S. ; SABRINA GARCEZ ; KONRAD, V.A. ; TERRA, M. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
D'ANDRÉA, C. S.. A LEITURA E SUA DIMENSÃO CULTURAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . BRINCART PARA LETRAR: A LUDICIDADE DO CURRÍCULO DAS CRIANÇAS NO PRIMEIRO CICLO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
D'ANDRÉA, C. S.. LETRAMENTO: NOVAS POSSIBILIDADES EM MÚLTIPLAS LINGUAGENS. PORTO ALEGRE: FAPA, 2012 (CADERNO DE RESUMOS).

2.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; KONRAD, V.A. ; PONTES, K.S. ; TERRA, M. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis.. VITÓRIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2012 (CADERNO DE RESUMOS).

3.
D'ANDRÉA, C. S.. A FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:COMO FORMAR UM FORMADOR?. PORTO ALEGRE: FAPA, 2012 (CADERNO DE RESUMOS).

4.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; KONRAD, V.A. ; PONTES, K.S. ; TERRA, M. . Desafios no fazer acontecer do pró-letramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre.. VITÓRIA: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, 2011 (CADERNO DE RESUMOS).

5.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; PONTES, K.S. ; TERRA, M. ; KONRAD, V.A. . . Os desafios presentes no fazer acontecer do Proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre. SANTA CRUZ DO SUL: UNISC, 2011 (CADERNO DE RESUMOS).

6.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; KONRAD, V.A. ; PONTES, K.S. ; TERRA, M. . A importância do lúdico para a alfabetização e o letramento de crianças de seis anos.. PORTO ALEGRE: FAPA, 2011 (CADERNO DE RESUMOS).

7.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ ; PONTES, K.S. ; KONRAD, V.A. ; TERRA, M. . Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis.. SANTA CRUZ DO SUL: UNISC, 2011 (CADERNO DE RESUMOS).


Demais tipos de produção técnica
1.
D'ANDRÉA, C. S.; JÚLIA BOLSSONI . OFICINA SOBRE LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFS DOS ANOS INICIAIS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
D'ANDRÉA, C. S.; SABRINA GARCEZ . PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PRÓ-LETRAMENTO - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM. 2011. .

3.
D'ANDRÉA, C. S.. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE APOIADORES E ANIMADORES DO MOVA. 2000. .

4.
D'ANDRÉA, C. S.. EDUCAÇÃO POPULAR E O MOVIMENTO ALFABETIZADOR (MOVA). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
D'ANDRÉA, C. S.. PSICOGÊNESE E EDUCAÇÃO POPULAR. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de NAURA SOUZA DE OLIVEIRA. GESTÃO ESCOLAR COMO MEDIADORA ENTRE DISCIPLINA E APRENDIZADO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
D'ANDRÉA, C. S.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA; DANIELE RORATO SAGRILLO. Participação em banca de ROSÂNGELA NUNES DA SILVA. O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR NUMA ESCOLAPÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO (RS). 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de JULIANA HOLTZ LUZ. CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO: A EXPERIÊNCIA E O APRENDIZADO DEMOCRÁTICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ESTEIO/RS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; DANIELE RORATO SAGRILLO. Participação em banca de FABIANE CARPES. SUPERVISÃO ESCOLAR: SINUOSOS CAMINHOS NESSA PRÁTICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de NEIDA MARIA CAMPONOGARA DE FREITAS. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA MARIA-RS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de ÉDERSON AYRES CASTRO. REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA A FAVOR DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
D'ANDRÉA, C. S.; DANIELE RORATO SAGRILLO; FORNO, J. P. D.. Participação em banca de ÉRICA BRESSAN. O PAPEL DOS PAIS NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. UM ESTUDO DE CASO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de DEISE COSTA MARTINS. A GESTÃO ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
D'ANDRÉA, C. S.; DANIELE RORATO SAGRILLO; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de KÁTIA THAÍS MACHADO. DAS LUTAS À CONQUISTA DEMOCRÁTICA: A TRAJETÓRIA DA ESCOLHA DIRETA DOS DIRETORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SAPUCAIA DO SUL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; DANIELE RORATO SAGRILLO. Participação em banca de LUCIMARI ALVES NUNES. GESTÃO ESCOLAR E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
D'ANDRÉA, C. S.; DANIELE RORATO SAGRILLO; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de VANESSA MARIA VERÍSSIMO. O CONSELHO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

12.
D'ANDRÉA, C. S.; FORNO, J. P. D.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA. Participação em banca de SILVANA SILVEIRA SCHIES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E OS PARADIGMAS DO ENSINO NA GESTÃO EDUCACIONAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
D'ANDRÉA, C. S.; OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA; DANIELE RORATO SAGRILLO. Participação em banca de LAÍS MARIA PELLEGRINI DA SILVA. ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PORTO ALEGRE/RS E A ONG CATAVENTUS: UM ESTUDO SOBRE PARCERIAS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EDUCACIONAL/EAD) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E FÓRUM REGIONAL DO CENTRO E SUL DO RS. 2014. (Seminário).

2.
I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 2014. (Seminário).

3.
I SEMINÁRIO REGIONAL SUL DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO DO PNAIC. 2014. (Seminário).

4.
V ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS. 2014. (Seminário).

5.
XI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO DO CAMPO. COMO FORMAR UM FORMADOR?. 2014. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVANA SILVEIRA SCHIES. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES E OS PARADIGMAS DO ENSINO NA GESTÃO EDUCACIONAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC. GESTÃO EDUCACIONAL/EAD/SAPUCAIA/RS) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

2.
ÉRICA BRESSAN. O PAPEL DOS PAIS NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. UM ESTUDO DE CASO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC. GESTÃO EDUCACIONAL/EAD/SAPUCAIA/RS) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

3.
ÉDERSON AYRES CASTRO. REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA A FAVOR DE UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC. GESTÃO EDUCACIONAL/EAD/SAPUCAIA/RS) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

4.
FABIANE CARPES. SUPERVISÃO ESCOLAR: SINUOSOS CAMINHOS NESSA PRÁTICA. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC. GESTÃO EDUCACIONAL/EAD/SAPUCAIA/RS) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

5.
DEISE COSTA MARTINS. A GESTÃO ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPEC. GESTÃO EDUCACIONAL/EAD/SAPUCAIA/RS) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

6.
VERA MARIA MENNET LEAL. EQUILÍBRIO ENTRE LIMITES, LIBERDADE E VIDA EM SOCIEDADE.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INS) - FACULDADE DOM ALBERTO. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

7.
NEUSA CELOI SOUZA DA SILVA. A SUPERVISÃO IDEAL DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INS) - FACULDADE DOM ALBERTO. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.

8.
JULIANA VARGAS CORRÊA. FRACASSO ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE O TEMA. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INS) - FACULDADE DOM ALBERTO. Orientador: Crystina Di Santo D'Andrea.



Outras informações relevantes


Integrante do Programa PRÓ-LETRAMENTO/UFSM (2010), para Formação de Professores/Tutores, das Redes Públicas, como aluna.
Integrante do Programa PRÓ-LETRAMENTO/Porto Alegra (2011), para Formação de Professores, como TUTORA.
Integrante do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa-PNAIC 2012/2017, como FORMADORA.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 8:44:00